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terça-feira, julho 22, 2025

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A reinvenção do jornalista ? #4 Ensinar e empreender

Novos tempos, novas necessidades, novos formatos, novas ferramentas e o empreendedorismo como solução cada vez mais palpável para quem quer viver de jornalismo. Para alguns, agrupar essas ideias e vendê-las no formato how to do tornou-se o próprio empreendimento. É o caso de Verônica Machado. Ex-repórter do Correio Braziliense, ganhou gosto pelo empreendedorismo online quando montou seu primeiro negócio, o Delícia Pronta, em parceria com sua mãe e chef de cozinha. Em seguida veio o projeto Vidas Contadas, esse sim de jornalismo, no qual exercita o que diz ser sua maior vocação (constatada pelo amigo Arthur): ouvir e contar histórias de pessoas comuns. “Tive a ideia de fazer vídeos incríveis, com pessoas comuns e colocá-las na internet. As histórias estavam ao meu redor”, conta em vídeo. O Vidas Contadas foi monetizado inicialmente por financiamento coletivo, até que Verônica começou a fazer palestras para contar sua experiência com o projeto e surgiram as propostas de patrocínio e apoio de instituições: “Eu fazia o que amava e passava a mensagem em que acreditava. Mas olhei para o lado e vi que os colegas jornalistas continuavam reclamando das condições de trabalho. Estavam mal-humorados, frustrados e infelizes”. A partir dessa constatação, enxergou uma oportunidade de negócio. Ajudar a reconectar colegas com o que chama de “essência do jornalismo”, colaborar para que seus projetos pessoais engavetados saiam do papel. Foi aí que nasceu o blog Jornalista 3.0, em que compartilha conhecimentos e possibilidades de desenvolver jornalismo na internet. Com o sucesso do blog, veio a ideia de criar um programa online para estimular o protagonismo digital em jornalistas, o Realize: “Dessa maneira, posso impactar a vida de milhares de jornalistas com sede de mudança, autoconhecimento e inovação”. Na prática, o Realize consiste em um programa online com 40 aulas, cinco webinários ao vivo com discussão de conteúdo e outros quatro com convidados. Por ser totalmente online, possibilita a participação de profissionais de todo o País. Como bônus, o oferece videoaulas sobre a técnica Personal Kanban, com Alisson Vale, que ajuda profissionais (e principalmente os novos empreendedores!) na organização de tarefas. “A ideia é que em cada aula o aluno realize uma etapa do seu projeto. Por isso, após dois meses de curso a pessoa estará com o projeto no ar e apoiado por uma rede de jornalistas, onde um vai alavancar o negócio do outro espontaneamente. Ao chegar nesse ponto, a motivação, o reconhecimento e o propósito não vão faltar na vida desse novo jornalista”, explica a criadora do projeto. O Realize começa sua primeira turma – batizada de Joseph Campbell – na próxima segunda-feira (9/5) e ainda está com inscrições abertas. O investimento é de R$ 497, com possibilidade de parcelamento (com juros). A proposta é que, ao longo do ano, duas turmas sejam formadas. Outra iniciativa interessante, que agrega ensino, jornalismo e empreendedorismo, é a de Mattheus Rocha. Jornalista por formação, Mattheus atua na área de Marketing Digital desde 2006, é diretor executivo da agência Fizzy Marketing Digital e fundador do site Novo Jornalismo. No site, ele compartilha com estudantes, profissionais e empreendedores suas experiências no mercado digital e propõe uma nova visão da Comunicação Social, a partir de técnicas e ferramentas que colaborem para a reinvenção e a modernização do jeito tradicional de se fazer jornalismo. Mattheus divide o conteúdo de seus artigos técnicos em seis categorias: ascom, comunicação corporativa, jornalismo colaborativo, jornalismo digital, jornalismo opinativo e marketing de conteúdo. Além disso, ministra palestras, aulas e workshops sobre o tema. Com o Novo Jornalismo, recebeu o prêmio de Melhor Conteúdo Digital na categoria Media & News do World Summit Award 2015, etapa Brasil.

Hoje: coletiva sobre caso Vladimir Herzog na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Familiares de Vladimir Herzog, o Centro pela Justiça e o Direito Internacional e o Instituto Vladimir Herzog convidam para coletiva de imprensa sobre o Caso Vladimir Herzog e outros Vs. Brasil, da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O encontro será nesta quinta-feira 5/5, às 15h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (rua Rêgo Freitas, 530, República, São Paulo). Beatriz Affonso (diretora do CEJIL/Brasil) e Ivo Herzog apresentarão as informações sobre o caso, desde os fatos denunciados contra o Estado brasileiro perante a CIDH, seu trâmite durante os últimos quase sete anos e as recomendações do Relatório Final da CIDH, cujo descumprimento motivou o envio do caso à Corte. Por fim, será apresentada uma projeção de datas e as próximas etapas do processo na Corte, bem como os resultados esperados pelos peticionários e familiares de Herzog. Interessados devem confirmar presença pelo claudia.bogossian@cdicom.com.br  ou 11-3817-7921.

Jorge Eduardo começa no Jornal de Brasília

Jorge Eduardo Marques da Silva mais conhecido como Jorge Eduardo Antunes, que deixou no final de abril a Diretoria de Comunicação das Organizações Paulo Octavio, onde estava há quatro anos e meio, está de volta ao jornalismo diário, como editor executivo do Jornal de Brasília, em sua segunda passagem por lá. Carioca, ele atuou em Rádio Tupi, Rádio Globo, Manchete, A Notícia e Jornal do Commercio, além de assessorias de imprensa. Chega ao Jornal de Brasília a convite do editor-chefe e amigo Paulo Gusmão, assumindo a gestão editorial do portal e colaborando com a edição impressa. Paralelamente ao trabalho no jornal, Jorge escreve um livro sobre a vida de Henrique França, um brasiliense filho de pioneiros que foi preso em Paris com 15 quilos de cocaína, chegou a morar na rua e se viciar em crack, mas deu uma virada na vida e hoje dirige uma comunidade terapêutica para atendimento da população de rua no DF. “Os direitos serão doados integralmente à Salve a Si, ONG de atendimento que ele dirige, para ajudar os dependentes químicos carentes – até por fazer com ele um trabalho toda quinta-feira, distribuindo sopa e dando chance de internação a vários deles”.

DCI muda diretor-geral

Raphael Muller, ex-sócio da consultoria Resultado, está assumindo a direção-geral da empresa no lugar de Rubens Pedretti; que estava lá há mais de dois anos, depois de passagens, entre outros, por Valor Econômico e Agência Estado. Na Redação, a repórter Paula Cristina assume como editora de Comércio e Serviços, em substituição a Camila Abud, que se despediu do jornal. Ângela Ferreira, frila, também saiu, após cobrir férias.

IstoÉ promove Sergio Pardellas e Amauri Segalla

Os editores Sergio Pardellas e Amauri Segalla foram promovidos a redatores-chefes da revista IstoÉ, subordinados ao diretor de Redação Mário Simas, tendo assumido os respectivos cargos nesta semana. Amauri passa a coordenar os trabalhos das editorias de Comportamento, Cultura, Tecnologia, Internacional, Economia e Medicina, e Pardellas responderá pela produção da editoria de Brasil e sucursais.

A promoção deles ocorre dentro de um projeto de rearrumação de papéis na redação para tornar mais ágil e eficaz o fechamento. A revista também prepara uma reformulação gráfica para marcar seus 40 anos (a serem completados neste ano), que deverá ser implementada nas próximas semanas. Também dentro do bojo das comemorações, até o início da próxima semana deve estrear o novo portal da revista, mais dinâmico e moderno.

Exame lança aplicativo de notícias pago

Apresentação ao mercado geral será em 16/5. Equipe própria tem oito profissionais Após quase dois anos de desenvolvimento, num trabalho que envolveu a Redação de Exame e as áreas de Tecnologia, Comercial e Marketing da Abril, a empresa lança em 16/5 o aplicativo de notícias de economia, finanças e negócios para dispositivos móveis Exame Hoje, cujas principais características são conteúdo premium exclusivo (não será compartilhado no site ou na versão impressa), atualização diária e o fato de ser pago desde a origem. Segundo André Lahoz, diretor de Redação de Exame, na prática o aplicativo já foi lançado: “Em 7 de abril informamos a disponibilidade dele aos assinantes do combo digital+papel; e no dia 21, a todos os assinantes de Exame. Eles têm um mês de degustação. Ainda estamos acertando a precificação, mas serão dois preços: um para tudo e outro só para o app”. Para o lançamento do dia 16 haverá uma campanha publicitária abrangendo diversos meios, orçada em R$ 12 milhões, mas com ações específicas para clientes de outros produtos da Abril. Basicamente, Exame Hoje é composto das seguintes seções, no sentido vertical: Às Sete, que, como o próprio nome indica, tem atualizações às 7h e às 19h, para que o leitor comece e termine o dia com as principais informações à mão; depois, cinco matérias novas por dia, material premium, que não está na revista ou no site; em seguida, uma entrevista diária; vêm então as seções Números e Para entender, que abordam temas importantes, respectivamente, em gráficos e em textos analíticos, não necessariamente diários; depois, três colunistas por dia; O melhor da Abril na web (links para 10 a 15 matérias de outras publicações da Abril, exceto de economia, finanças e negócios); e, por fim, a edição da revista (para quem assina) São de 15 a 20 notas, informa André, contra 250 do site: “Este, aliás, com 16,4 milhões de visitantes únicos, já estaria no azul não fosse a crise. A revista está consolidada, tira até 200 mil exemplares por quinzena, com cinco leitores por exemplar. O conteúdo do app é um híbrido dos dois – e no futuro pode subir para o site com paywall”. Exame Hoje tem uma equipe própria formada por oito profissionais: Lucas Amorim, editor-chefe, que era editor de Negócios de Exame; Rafael Kato, editor executivo, que comandava Info; os repórteres Camila Almeida (ex-Superinteressante), Luciano Pádua (ex-Veja e O Antagonista), Leticia Toledo (ex-exame.com), Gian Kojikovski (ex-Exame), Thiago Lavado (ex-Curso Abril) e o estagiário Rafael Ihara. Com o site e a revista, são cerca de 100 profissionais. A eles se somam repórteres de renome como frilas: David Cohen, José Fucs, Lourival Sant’Anna, Sérgio Teixeira, Tom Cardoso e Maria Luiza Mendes, entre outros, que propõem e/ou executam pautas. Os colunistas somam 15: os brasileiros Silvio Genesini, Mendonça de Barros, Celso Toledo, Eduardo Moreira, Monica de Bolle, Ricardo Sennes, Romero Rodrigues, Renato Meirelles e Sérgio Vale, e os estrangeiros Andrés Velasco, Bjorn Lomborg, Carmen Reinhart, Christopher Garman, Mohamed El-Erian e Michael Spence.

Em O Globo, Vivian Oswald troca Londres por Pequim

Vivian Oswald é a nova correspondente de O Globo em Pequim. Ela passou os últimos três anos como correspondente em Londres e, antes disso, em Bruxelas e em Moscou. Foi repórter de Economia na sucursal de Brasília. Na nova função, estreou com comentários nas editorias de Mundo e Economia de O Globo no domingo (1º/5). Vivian comenta: “É aquela sensação de saber que precisa aprender tudo de novo”. Esteve no Brasil em março, para dar a notícia à família, e chegou a Pequim no final de abril – seu marido é diplomata e ela o acompanhou. 

Ricardo Pereira de Melo é o novo presidente da EBC

Edinho Silva deixa o comando do Conselho e é substituído por Olavo Noleto Alves

A presidente Dilma nomeou Ricardo Pereira de Melo para o cargo de diretor-presidente da EBC, com mandato de quatro anos. A nomeação dele foi publicada nessa terça-feira (3/5), no Diário Oficial da União.

Ricardo, que segue respondendo pela Diretoria de Jornalismo, onde está há oito meses, substitui Américo Martins, que deixou a empresa em fevereiro. Colunista político da Folha de S.Paulo, Ricardo Melo atuou no veículo como redator, editor assistente e editor adjunto de Mundo, editor de Opinião, secretário assistente de Redação, repórter especial, editor da Primeira Página, coordenador da integração das plataformas impressa e digital da Folha e produtor executivo da TV Folha.

Também foi chefe de Redação do SBT, editor executivo do Diário de S.Paulo, do Jornal da Band, do Jornal da Globo, do Jornal da Tarde e do Jornal da Lilian, no Portal Terra. Foi ainda editor da revista Brasil Invest, no Valor Econômico, e repórter especial da Exame. A mesma edição do DOU publica a saída do ministro Edinho Silva da presidência do Conselho de Administração da EBC. Segundo o decreto, deixa a função “a pedido”. No lugar dele assume Olavo Noleto Alves, até recentemente subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República.

O Povo lança especial multimídia sobre a transposição do São Francisco

O jornal O Povo (CE) publicou nessa segunda-feira (2/5) a primeira parte do especial multimídia À espera de Francisco, em que os repórteres Cláudio Ribeiro e Fábio Lima atualizam o cenário e a expectativa pela obra de transposição do Rio São Francisco, que está 85% concluída. No impresso, um caderno especial com projeto gráfico do editor de Arte Gil Dicelli e edição de Fátima Sudário. Na internet, um webdoc e uma websérie em quatro episódios, com roteiro e direção de Émerson Maranhão, editor do Núcleo de Audiovisual. Um site especial, com edição digital de Michel Victor, reúne os conteúdos web, impresso mais fotogaleria e bastidores. O tema também é destaque na rádio O Povo/CBN e na TV O Povo. Os repórteres percorreram o Eixo Norte da obra, de 260 km, que sai de Cabrobó (PE) até Cajazeiras (PB). É o lado do projeto que levará água para o Ceará. O Eixo Leste, com mais 217 km, vai de Floresta (PE) até Monteiro (PB). O rio fará seu novo trajeto por canais, aquedutos, estações de bombeamento, túneis e novos reservatórios.

Fernando Scheller lança O amor segundo Buenos Aires

Fernanco Scheller, editor do Estadão, lança O amor segundo Buenos Aires, seu primeiro romance. A obra celebra a capital argentina a partir de histórias de amor ocorridas em pontos reais de Buenos Aires, apontadas em um mapa no início de cada capítulo. A obra está disponível nas versões impressa e e-book.

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