Na Rádio Capital de São Paulo (1040 AM), a estreia do programa Show de Bola em 13/3 marcou a reativação do Departamento de Esportes da emissora. A atração, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, conta com as participações dos ex-jogadores Zetti, Velloso e Basílio, além de reportagens de Douglas Araújo (ex-Rádio Estadão) e Marcello Lima (ex-Jovem Pan), e apresentação e coordenação de Weber Lima. A emissora também voltará a transmitir partidas de futebol às quartas e quintas-feiras e aos sábados e domingos, com narração de Hugo Botelho (ex-105 FM, Bradesco Esportes e Estadão-ESPN).
Sandro Rego é o novo diretor executivo da FleishmanHillard Brasil
Sandro Rego começou em 8/3 como diretor executivo da FleishmanHillard Brasil, em substituição a Junia Nogueira de Sá, agora General Manager da agência. Sandro terá como principais responsabilidades a gestão e o desenvolvimento de equipes de atendimento, a comunicação institucional da marca FH, a liderança de projetos de crescimento orgânico e novos negócios, e o apoio no desenvolvimento de novos produtos e serviços, em sintonia com a FH internacional e demais agências do Grupo In Press.
Segundo Junia, “desde a chegada da nossa agência, em 2014, estamos permanentemente trabalhando para ter uma estrutura cada vez mais robusta, que nos permita estar atentos a oportunidades de negócios dentro e fora dos nossos clientes e, ainda, ter uma troca intensa com a FH internacional, buscando o que de melhor existe em termos de produtos, treinamentos e contatos lá fora. Essa postura é liderada e incentivada pelo Grupo In Press, que continua fazendo na FH Brasil um investimento ousado, acreditando que mais uma marca forte de RP será estratégica para o crescimento nos próximos anos. É nesse contexto que estamos trazendo Sandro Rego para se somar à equipe da FH Brasil: Ele vem reforçar um time excepcional, que em dois anos colocou de pé uma agência que precisa seguir crescendo, se organizando e se preparando para os desafios que nunca foram tão grandes no nosso mercado”.
Agora como General Manager, Junia diz que continua com a responsabilidade integral pela operação da FH Brasil e que “terá mais tempo para apoiar as equipes de atendimento em consultoria focada no C-level e na identificação de novos projetos, novos produtos e serviços que antecipem as necessidades e surpreendam nossos clientes, além de novos negócios da FH”. Com mais de 20 anos em comunicação corporativa em empresas como CSN, Bunge Brasil, Grupo Boticário e, mais recentemente, Grupo Safra, Sandro (11-3185-9900) é formado em Jornalismo pela Universidade de Barra Mansa (RJ), tem especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM/SP e Business Management pela Universidade de Toronto, de onde acaba de voltar, agora para ficar em São Paulo. Em 2014, recebeu o Prêmio Top Mega Brasil, na categoria Executivo de Comunicação e foi eleito Comunicador do Ano pela Aberje.
Mariana Segala produz manual sobre jornalismo, dados e economia
Com mestrado recém-conquistado em Tecnologia, Comunicação e Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Mariana Segala apresenta sua obra de conclusão de curso: Siga os números, um manual online sobre jornalismo de dados aplicado à cobertura de economia, especificamente de finanças e negócios.
“É destinado a estudantes de jornalismo e a jornalistas não familiarizados com uma ou com a outra área (ou com as duas)”, diz a autora. “Há cada vez mais materiais disponíveis na rede tanto sobre jornalismo de dados quanto sobre jornalismo econômico. Eles estão referenciados aqui (em muitos links, para deixar bem claro). O que esse e-book tenta fazer diferente é juntar uma coisa com a outra, mostrando onde encontrar e como usar dados para escrever sobre economia”, explica na apresentação do manual, que está disponível gratuitamente.
Catarinense de Brusque, Mariana trabalhou por sete anos nas redações de Agência Estado, Brasil Econômico e Exame. Atua como freelance desde 2013, a partir de Uberlândia (MG) e colabora regularmente com publicações como Exame, Valor e Capital Aberto.
Planalto divulga cessão de fotos oficiais
O Departamento de Produção e Divulgação de Imagens da Presidência da República colocou à disposição dois endereços para download de imagens presidenciais, um no site do Planalto e outro no Flickr. Em comunicado, o órgão ressalta que todas as fotografias estão liberadas para uso jornalístico e divulgação das ações governamentais. Para outras finalidades, é necessária autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Os interessados podem reproduzir as imagens desde que citados os créditos, conforme determina a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais.
Glauco Lucena estreia coluna semanal no iG Carros
Poucos dias após seu desligamento da Comunicação do Grupo FCA, Glauco Lucena começou a definir seus novos rumos profissionais. Após três anos atuando na área corporativa, retorna às redações com uma coluna semanal publicada no iG Carros.
“Foi um convite que me fez o André Jalonetsky, publisher do iG, assim que soube de minha saída da FCA”, explica Glauco. “Nesse novo espaço pretendo debater o setor automotivo, analisando o que ele precisa para se adaptar aos novos tempos, fomentando um debate em todas as fases de sua cadeia produtiva”.
O espaço leva o nome de AutoBuzz e, apesar da pretensão de ser semanal, poderá contar com colunas especiais de acordo com novidades mais quentes do mercado. “A própria estreia do espaço é um caso desses. Nossa ideia era lançar a página só na próxima semana, quando já teremos inclusive a logomarca de nida, mas como eu consegui um importante furo sobre um novo compacto da Hyundai que pode chegar ao Brasil, então decidimos já publicar e antecipar o lançamento”.
Antes do Grupo FCA, Glauco esteve por pouco mais de dez anos no Jornal do Carro, quando este era do Jornal da Tarde, foi editor do Carsale por outros dois, e entre 2002 e 2013 foi redator-chefe da Autoesporte.
Bruno Boghossian e Mariana Carneiro começam na sucursal da Folha em Brasília
A convite do diretor da sucursal da Folha de S.Paulo Leandro Colon, Bruno Boghossian, vindo da revista Época, e Mariana Carneiro, transferida do jornal em São Paulo, onde atuava como repórter de Economia, passam a fazer parte da equipe do jornal em Brasília. Bruno, que começa na próxima segunda-feira (13/3), na cobertura de Política e Economia, já trabalhou na Folha antes, como repórter do Painel.
Ainda por lá, Julianna Sofia, secretária de Redação da sucursal, começou a escrever uma coluna sobre Política e Economia e os bastidores de Brasília aos sábados. Com isso, a que Colon publicava nesse dia passou para a segunda-feira. Na edição impressa, ela fica na página A2.
Na Folha desde 2000, Julianna foi coordenadora de Economia e atuou como repórter da área. É vencedora dos prêmios SIP de Excelência Jornalística, Grande Prêmio CNT e CNH. Sobre sua nova função, disse: “Com a efervescência que tem tomado Brasília, a coluna buscará juntar apuração com análise e opinião sobre temas da Política e da Economia”.
Tatiana Vasconcellos e Cássia Godoy estreiam na CBN em abril
Tatiana Vasconcellos deixou a BandNews FM e se apresenta nesta segunda-feira (13/3) à CBN, de onde havia saído justamente para lá há cerca de 11 anos.
A partir de abril ela estará à frente do Estúdio CBN, programa que alternará noticiário com entrevistas, debates, comentaristas e analistas. Ele irá ao ar de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h, por causa do novo talk show da emissora: o Moreno no Rádio, comandado por Jorge Bastos Moreno, que estreou em 10 de março.
O Estúdio CBN substituirá o CBN Total, hoje sob comando de Fernando Andrade, que permanece na emissora. Outra que retorna à CBN, igualmente após passagem na BandNews FM, é Cássia Godoy, considerada “cria da casa”. Cássia estará na bancada do Jornal da CBN 1ª edição, ao lado de Milton Jung, diariamente, das 6h às 9h30. Ela estreia também em abril. ellos , até agora no posto, passará a desempenhar novas funções na emissora.
Grupo Estado descontinua a Rádio Estadão
O Grupo Estado anunciou a seus colaboradores na tarde desta sexta-feira (10/3) a decisão de encerrar as atividades da Rádio Estadão (92,9 FM). Em sua freqüência, a partir de 18 de março, passará a ser veiculado conteúdo da Comunidade Cristã Paz e Vida.
Ainda não há informações oficiais sobre demissões, mas segundo o comunicado, a Rádio Eldorado (107,3 FM), que também integra o grupo, passará a apresentar novos conteúdos jornalísticos em sua programação.
Em menos de uma semana, será a segunda emissora de um grande grupo de comunicação a encerrar suas atividades, uma vez que neste domingo (12/3) a Bradesco Esportes FM, do Grupo Bandeirantes, também sairá do ar.
Confira a íntegra do comunicado:
“Com o objetivo de concentrar ainda mais os seus investimentos no segmento digital, o Grupo Estado anuncia que deixa de veicular a programação da Rádio Estadão (92,9 FM). A Rádio Eldorado (107,3 FM) segue operando normalmente e passa a apresentar novos programas jornalísticos em sua programação.
A frequência 92,9 FM passará a veicular conteúdo da Comunidade Cristã Paz e Vida, que entrará no ar no dia 18 de março. O Grupo Estado tem focado seus investimentos numa estratégia multiplataforma em meios como jornal, portal, mobile, redes sociais, e-commerce e eventos proprietários, como os Summits e Fóruns Estadão.
O grupo é líder no mercado de informações financeiras em tempo real com a AE Broadcast, que produz mais de 1.000 notícias diárias sobre os mais variados setores da economia e conecta cerca de 10 mil profissionais. O conteúdo qualificado de todas as plataformas tem aberto inúmeras possibilidades de crescimento para os mais diferentes canais.
No mês passado, o grupo lançou o Media Lab Estadão, plataforma que reúne projetos de publicidade voltados para Brand Content. O objetivo foi reunir num mesmo guarda-chuva os serviços de marketing e expertise editorial. Agora, as marcas podem ter acesso a conteúdos inovadores, que integrem informação e tecnologia, como por exemplo, reportagens especiais feitas em Realidade Virtual (RV).
O Grupo Estado tem investido também em empresas digitais como o Moving, site de venda de imóveis, a Genial Seguros, site de venda de seguros, e em breve anunciará o lançamento de uma nova empresa de e-commerce.”
24×7 firma parceria com o grupo chinês BlueFocus
A 24×7, agência dirigida por Fábio Cardo e Antônio Costa Filho, acaba de assinar parceria com a BlueFocus, maior grupo de comunicação da China e um dos dez maiores do mundo. O acordo servirá como porta de entrada para a companhia em outros países da América Latina. “O Brasil é um mercado parecido com o da China e as empresas chinesas estão tendo uma presença cada vez maior no País”, disse em entrevista ao Valor Econômico Holly Zheng, presidente da BlueFocus International, divisão que responde pelos negócios fora da China. Atualmente, a operação responde por um terço dos clientes e por 20% da receita anual de US$ 1,8 bilhão da companhia. Segundo Holly, a fatia pode chegar a 50% nos próximos anos. Além de atuar no mercado de relações públicas, a BlueFocus navega por outros segmentos, como publicidade, análise de dados, comércio eletrônico e até design industrial. Sua expansão internacional começou em 2014, a maior parte por meio de aquisições. Até agora, foram oito companhias nos Estados Unidos e na Europa. Para o Brasil, a estratégia, segundo o executivo, será diferente. “A opção por uma parceria com uma agência local fez mais sentido inicialmente como uma forma de conhecer as particularidades do mercado. Mas outros formatos, como joint ventures, aquisições ou compra de participação societária, também estão no radar”, destacou. “O Brasil está experimentando um aprofundamento do relacionamento com a China e um nível de investimento nunca antes visto”, destaca Fábio Cardo. “A velocidade com que isso está acontecendo dificulta a execução de estratégias efetivas de comunicação e marketing a muitos negócios chineses ao desenvolver suas atividades empresariais no Brasil
Motorpress encerra atividades no Brasil e títulos são negociados
Após mais de 20 anos atuando no Brasil, a Motorpress Brasil Editora, braço local do Grupo Motorpress Internacional, informou nessa terça-feira (7/3) o encerramento de suas atividades no Brasil. A medida, segundo o comunicado, visa a “minimizar o impacto da crise mundial para a empresa, que pretende reduzir a quantidade de países nos quais o grupo atua”.
Até o final de 2016 a editora era responsável pela publicação de quatro revistas impressas, além de seus respectivos sites e uma série de eventos relacionados a cada marca. Porém no começo de 2017, já como reflexo desse novo posicionamento, um de seus títulos, a Transporte Mundial, foi repassado para a Editora GG, que edita entre outros a revista O Carreteiro.
O mesmo molde agora será aplicado aos três títulos restantes. Com isso, a revista Carro, o site Carro Online, suas mídias sociais e outros produtos agregados, além da pesquisa Best Cars no Brasil, passam a ser controlados pela Infini Editora, que publica a revista O Mecânico, que circula há mais de 32 anos.
“A aquisição do título Carro fortalecerá ainda mais nosso posicionamento técnico em informações para o setor automotivo”, destaca o presidente da Infini Fábio Antunes de Figueiredo. “Agora, poderemos difundir também nosso trabalho para o consumidor final”.
Já as revistas Motociclismo e Racing, seus sites, mídias sociais, e eventos como Moto de Ouro e Capacete de Ouro, além dos catálogos dos salões, edições customizadas e outros especiais, seguem sob os cuidados de Isabel Reis, sócia-fundadora e vice-presidente da Motorpress Brasil. Para tocar a operação, ela se associou à Matel, de Eduardo Ribeiro (não confundir com o Eduardo Ribeiro deste Portal dos Jornalistas).
Com 45 anos no mercado de comunicação e eventos, a empresa é responsável pela organização de eventos automotivos como o Auto Show (para venda de automóveis usados) e Auto Show Collection (exposição de carros antigos). Dessa união, surgirá uma nova empresa, com soluções de conteúdo e de varejo voltadas para o consumidor, que será apresentada ao mercado em breve.
CEO das operações no Brasil e na Argentina, Adrian Lualdi seguirá tendo alguns compromissos com a Motorpress Brasil até o encerramento total da empresa, mas sua participação no país vizinho seguirá inalterada. Nos próximos dias deverão ser anunciados outros detalhes da operação, incluindo o destino dos profissionais de redação e a nova estrutura das revistas.








