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terça-feira, dezembro 23, 2025

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Marcos Santos assume o Marketing da Unisys para a AL

Marcos Santos assumiu a Diretoria de Marketing da Unisys para a América Latina. Ele já exercia a função de gerente de Comunicação Corporativa da empresa para a região, sendo responsável pelo relacionamento com imprensa e analistas.

Na nova função, cuidará do planejamento, execução e otimização das atividades de marketing e comunicação com o mercado para a América Latina, em linha com a estratégia de crescimento e os objetivos traçados pela organização, acumulando as áreas de eventos, marketing digital, campanhas, comunicação interna, imprensa e relacionamento com analistas.

Na Unisys desde 2012, Marcos tem mais de 15 anos de experiência nas áreas de comunicação corporativa, relacionamento com analistas de tecnologia, redes sociais e demais áreas da comunicação. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo fez ainda MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje.

Associação da Imprensa Italiana tem nova diretoria

Giuseppe Arnò, da Gazzetta Italo-Brasiliana, do Rio de Janeiro, foi eleito para presidir a Associação da Imprensa Italiana no Brasil (Asib) no triênio 2017-2019. Antonio Carlos Spaletta, de São Paulo, assume a Vice-Presidência e Miguel Ângelo Gobbi, de Santa Catarina, a Secretaria Geral. A entidade era presidida pela empresária paulista de jornais de bairros Ana Lúcia Donnini.

Também foram eleitos quatro vice-presidentes regionais, representando Minas Gerais, Brasil Sul, Espírito Santo e Pará/Amazônia. Venceslao Soligo, jornalista italiano radicado no Brasil, que por vários anos exerceu a Presidência da Asib, foi distinguido com o título de Presidente Emérito. O Conselho Consultivo da entidade é composto por 28 membros, entre jornalistas e assessores de imprensa do Brasil e da Itália, além de três membros do Conselho Arbitral.

A Pauliceia nas letras de José de Souza Martins

O escritor e sociólogo José de Souza Martins lança O coração da Pauliceia ainda bate, uma coedição da Editora Unesp e Imprensa Oficial que traz crônicas inéditas ao lado de uma seleção de textos publicados no Estadão e na Folha de S.Paulo, de 2004 a 2013.

“Não sou o transeunte distraído, que se deixa levar pelo acaso de trajetos. Mas faço de conta que me perco para melhor aprender com as ricas e muitas lições do acaso”, escreve Martins. Ele recolhe a cidade em várias fotografias e pedaços de papel anotados que guarda nos bolsos. “Busco depois informações documentais que me permitam aprofundar no tempo as constatações feitas na horizontalidade do espaço”, explica. “O tempo de São Paulo é uma superposição de idades”. E, a partir delas, a obra se divide em cinco capítulos: a São Paulo Colonial, o momento da passagem pelo século da Independência do Brasil, a São Paulo romântica, outra da Revolução de 1932 e da vida comum, e, por fim, a Pauliceia imaginária.

Dessa forma, o escritor passeia pelo presente e por suas intersecções com o passado, palmilhando as ruas do Centro Velho, as antigas rotas de comerciantes, escravos, ouvindo seus sussurros, que ficaram em textos, em monumentos, em sacristias e presbitérios, em capelas, e também nas ruas, nas esquinas, nas praças, nos barulhos e silêncios. “O mestre da Sociologia vê a cidade com olhos de poeta”, completa o poeta Paulo Bonfim, a quem o livro é dedicado de forma especial. “A Pauliceia revive ora palpitante, ora melancólica, nas andanças evocativas do autor”.

Atualmente, Martins é colunista do suplemento Eu & Fim de Semana, do Valor Econômico.

Mauro Zanatta deixa a assessoria de Henrique Meirelles

Mauro Zanatta ([email protected]) deixou depois de quase um ano a Chefia da Assessoria de Comunicação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e associou-se a Luiz Villar e Felipe Barreto, da CasaDigital. Eles criaram a CasaAgro, empresa de comunicação, consultoria, marketing digital e RP para o mundo do agronegócio. “Era meu plano original quando deixei a Chefia da sucursal do Estadão, em maio de 2016”, disse Mauro ao Portal dos Jornalistas. “Mas congelei para aceitar o convite do Meirelles”.

Ele informou ainda que manterá um pé em redação, como comentarista de política e economia do Canal Rural, posto que foi de Fernando Rodrigues (Poder 360), e como titular do Blog do Zanatta. “Cobri agro por 15 anos e queria voltar ao setor. Essa foi a forma bacana de fazer isso. Vou mantê-los informados sobre as aquisições de contas que fizermos daqui em diante, mas estou aberto a parcerias e costuras profissionais na área”.

Arnaldo Galvão (ex-Bloomberg), que atuava com Zanatta na assessoria ao ministro, segue na função. Quem agora divide o trabalho com ele é Ana Cristina Flor, embora não esteja oficialmente no cargo. Érica Maria Teixeira de Andrade é a chefe da Ascom. Os contatos de lá são 61-3412-2545 e [email protected].

Bebeto Souza Queiroz registra em livro suas histórias no Estadão

Assíduo colaborador da seção Memórias da Redação, de Jornalistas&Cia, Luiz Roberto de Souza Queiroz, o Bebeto, decidiu registrar em livro as histórias que nos enviou e muitas outras, sob o título Os bastidores da notícia: Histórias da Redação do Estadão. Ele está disponível desde a semana passada, exclusivamente em formato e-book, no site da Amazon,

“Na obra, reuni casos relatados no Memórias e na comunidade eXtadão do Facebook, que a generosidade de alguns leitores sugeriu fossem preservados”, diz Bebeto. “É que representam uma espécie de resgate de fatos do passado memorável de O Estado de S. Paulo e histórias de companheiros que hoje só vivem na nossa saudade.

E como ‘jornalista escreve para jornalista’, com diz a Táta Gago Coutinho, que fez o livro comigo, não valia a pena fazer edição impressa. Assim, meu 17º livro é só digital. Pode ser visto e comprado por R$ 3,14 (um dólar, pois a editora exige preço) no site da Amazon. Basta colocar meu nome (Bebeto não vale) ou o do livro e baixá-lo.

Dá para ler também uma amostra, sem comprar. S são memórias de 44 anos vividos na redação do Estadão e por muitas viagens por esse mundão sem porteira, várias das quais compartilhadas com a repórter e esposa Táta, companheira de toda uma vida bem vivida, com quem construí uma história de amor que é só nossa. Essa, nunca será escrita”.

À queima-roupa

Crédito: Jesse/Flickr
* Por Sandro Villar

 

Jornalista e policial civil, Ronaldo Lopes, o Pantera, era repórter policial na Rádio Record, lá no bairro do Aeroporto, e radioescuta na TV Cultura. Trabalhava mais do que lenhador canadense no século 19 e, se cabe outro comparativo, suava mais do que marcador do Neymar para ganhar a vida. Ou para ganhar o pão nosso de cada dia e de cada noite, coisa cada vez mais difícil nestes tempos temerários. Encurtando a historinha: era um tremendo pé de boi, que é como é chamado o sujeito que trabalha demais.

Claro que, como policial, além dos empregos no rádio e na tevê Pantera cumpria a sua jornada em delegacias. Não sei se já se aposentou e mantém uma rotina de ficar em seus aposentos, que é para onde o nosso amado governo quer mandar, aos 65 anos, os aposentados, esses ricos que choram de abdômen cheio.

Grande figura, o Pantera, com seu jeitão de jogador de basquete americano. Era muito querido na TV Cultura. Todo mundo lá gostava dele. Pantera trabalhou com as equipes comandadas pelos jornalistas Fernando Pacheco Jordão, Vladimir Herzog, Demétrio Costa, Paulo Roberto Leandro e Tito Lima.

Todo santo dia, na Rádio Record, um colega de trabalho, muy amigo, zombava do Pantera por ele ser policial. Era deboche pesado, atitudes malévolas – confesso que adorei tal expressão, as tais atitudes malévolas.

Quando os dois se cruzavam nos corredores da rádio, o provocador não perdia a oportunidade de caçoar do Pantera. “Ainda vou pegar esse teu revólver e enfiar na tua boca”, dizia o sujeito, que na verdade dizia outra coisa e não boca. Como J&Cia é de família, acho de bom alvitre não citar a palavra que o provocador dizia no fim da frase.

A princípio, o repórter até achava engraçado, mas, com o passar do tempo e cansado das chacotas, resolveu reagir dando uma lição no sujeito. Antes, porém, advertiu o provocador: “É bom parar com isso, você ainda vai se dar mal”.

Num belo dia o repórter cumpriu a promessa e foi à forra com ferro e fogo. Assim que o colega começou a falar as bobagens de sempre, o Pantera sacou o revólver e deu um tiro na cara do abusado.

Isso mesmo: assim na lata, tiro à queima-roupa ou, no caso, tiro à queima-pele. Foi só um susto. Era bala de festim.

Depois dessa, o colega, abalado com o susto, nunca mais dirigiu gracinhas ao Pantera, que riu por último, de orelha a orelha, com um “festim diabólico”. É como dizia o grande repórter policial Octávio Ribeiro, o Pena Branca: “Terrorismo só respeita terrorismo”.

 


Sandro Villar construiu a maior parte da carreira em rádios, nas quais foi desde discotecário até diretor, passando por reportagem e edição. Por muitos anos atuou como correspondente do Estadão em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. É crítico, cronista e editorialista para vários jornais, com textos que trazem um toque de humor para os fatos do dia a dia.

Leslie Leitão acerta com a TV Globo

Leslie Leitão sai da Veja no Rio para reforçar o Núcleo de Investigação da TV Globo no Rio. Entra no lugar de Ângelo Tortelli, que, com Flávia Duarte, deixou a emissora. Leslie foi do Extra e de O Dia. Na Veja, trabalhava com o editor Thiago Prado e se destacou por levantar episódios do governo Sérgio Cabral que contribuíram para a derrocada do político.

O Núcleo de Investigação foi criado formalmente há cerca de três anos, depois de funcionar por muito tempo de maneira informal, desde a morte de Tim Lopes, quando cada repórter contribuía com suas fontes para determinadas pautas.

A sede fica num prédio próximo à Rede Globo, no Jardim Botânico. Chefiado por Marcelo Moreira, conta com Tíndaro Menezes e Cecília Mendes, entre outros, além de repórteres vindos da CBN. E deve aumentar, com novas contratações em vista.

Os responsáveis vêm pedindo indicações e, em geral, o jornal O Dia é visto como um grande celeiro de repórteres investigativos. Em Brasília, a emissora mantém também um Núcleo de Investigação específico para política e Operação Lava Jato.

Globo seleciona jornalistas recém-formados para cobrir a Copa do Mundo

A Rede Globo está com inscrições abertas até 30/4 para o processo seletivo do projeto Passaporte. Os jornalistas selecionados farão parte do time que cobrirá a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, para os canais Globo, SporTV e globoesporte.com.

Podem participar profissionais formados entre 2014 e o 1º semestre de 2017, no Brasil ou em outros países. Além do gosto por esporte, os interessados devem ser fluentes em inglês, ter nível intermediário em outro idioma e disponibilidade para mudança, pois poderão ser alocados em outro país durante o projeto.

O processo seletivo incluirá avaliações online e encontros presenciais, testes de vídeo, inglês, atualidades, conhecimentos gerais e entrevistas. As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto.

Definidos os vencedores do Top Mega Brasil 2017

Com expressiva votação em todo o Brasil e uma renovação de quase 50% nos ganhadores, chega ao final o Top Mega Brasil 2017, premiação que destaca e premia as feras da Comunicação Corporativa

Com o dobro de votos em relação a 2015, encerrou-se em 13/4 o segundo turno do Top Mega Brasil, definindo os Top 10 Brasil e os Top 5 Regional (de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), nas categorias Executivos de Comunicação Corporativa Agências de Comunicação. Os 70 vencedores receberão um certificado especial e 16 deles (os três primeiros classificados do Brasil e os campeões de cada uma das cinco regiões, nas duas categorias) receberão também o Troféu Top Mega Brasil, com a silhueta da onça pintada, maior felino das Américas e que, nessa premiação, representa as feras da Comunicação Corporativa.

“Serão, na verdade, 55 vencedores, pois 15 (três executivos e cinco agências) ganharam em mais de uma categoria”, informa Luiz Rigo, diretor da Maxpress, empresa parceira da Mega Brasil na organização do prêmio. Ele lembra que a votação surpreendeu tanto no primeiro quanto no segundo turno, mesmo com a exigência de cadastramento dos interessados: “Tivemos praticamente o dobro de votantes em relação a 2016, número que já crescera mais de 50% sobre 2015, o que mostra o interesse cada vez maior da comunidade de comunicação pela premiação. Foram muitas campanhas, sobretudo pelas redes sociais, e isso contribuiu imensamente para a ampliação do número de votantes. Mas, em compensação, nos obrigou a redobrar os cuidados com a apuração, sobretudo em relação aos e-mails não corporativos e aos poucos casos de cadastramento duplicado. O resultado final retrata de fato o que foi a eleição e os eleitos estão, de fato, de parabéns”.

Para Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil, o que mais chamou a atenção nessa terceira edição, além da expressiva votação, foi o alto índice de renovação dos vencedores: “Entre os 70 premiados, temos a estreia de 34 nomes, sendo 21 executivos e 13 agências. Alguns, claro, até figuraram nas premiações anteriores, mas não na mesma categoria. Isso mostra não só o interesse do mercado, mas também a quantidade de bons executivos e boas agências existentes no País”.

“São as feras da Comunicação Corporativa”, diz Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, “pois foram submetidas a um duplo escrutínio, num mercado altamente competitivo. Para se ter uma ideia, foram indicados no primeiro turno pouco mais de mil executivos e mais de 370 agências; e passaram para o segundo 138 executivos e 106 agências. Figurar entre os Top 10 Brasil e entre os Top 5 Regional é uma conquista que entra para a história de cada um deles”.

A solenidade de premiação será em 25 de maio, às 19h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, após o encerramento do 20º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Será um jantar por adesão. Na ocasião serão anunciados o Pódio Brasil, destacando 1º, 2º e 3º classificados na contagem geral; e os campeões regionais (1os colocados) de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – nas categorias Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa.

Confira a seguir os vencedores, em ordem alfabética. Outras informações pelo [email protected] ou 11-5576-5600.

 

TOP 10 Brasil

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Adriana Lutfi (Mercado Livre)
  • Antonietta Varlese (AccorHotels)
  • Bruno Rossini (Facebook)
  • Daniele Lopes Rodrigues (Coca-Cola Femsa Brasil)
  • Estela Matsumoto (Grupo Boticário)
  • Fabio Sabba (Uber)
  • Flavia Sekles (Google)
  • Nelson Silveira (General Motors)
  • Vivianne Funcia Simões (Iguatemi Empresa de Shopping Centers)
  • Wallace Faria (Boticário)

 

Agências de Comunicação

  • Agência de Textos (BA)
  • CDI Comunicação Corporativa (SP)
  • CDN (SP)
  • Edelman Significa (SP)
  • FleishmanHillard (SP)
  • FSB (RJ)
  • In Press Porter Novelli (RJ)
  • Ketchum (SP)
  • Printer Press (SP)
  • RP1 Comunicação (SP)

 

TOP 5 Regionais

Sudeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Nelson Silveira (General Motors)
  • Paulo Marinho (Itaú)
  • Rozália Del Gaudio (C&A)
  • Viviane Mansi (Votorantim)
  • Vivianne Funcia Simões (Iguatemi Empresa de Shopping Centers)

 

Agências de Comunicação

  • CDN (SP)
  • Edelman Significa (SP)
  • In Press Porter Novelli (RJ)
  • Printer Press (SP)
  • RP1 (SP)

 

Sul

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Cristiane Irigon (O Boticário)
  • Daniela Kraemer (General Motors)
  • Estela Matsumoto (Boticário)
  • Renato Gasparetto (Gerdau)
  • Wallace Faria (Boticário)

 

 Agências de Comunicação

  • CDN (RS)
  • Fábrica de Comunicação (SC)
  • Martha Becker Comunicação (RS)
  • Moglia Comunicação (RS)
  • Usina de Notícias (RS)

 

Centro-Oeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • César Alves (Fast Açaí)
  • Diego Recena (Fecomércio-DF)
  • Jorge Duarte (Embrapa)
  • Maíra Garcia (Taguatinga Shopping – Brasília Shopping)
  • Virgínia Pessoa (Grupo Santa)

 

Agências de Comunicação

  • DGBB (DF
  • In Press Oficina (DF)
  • Proativa Comunicação (DF)
  • RP1 (DF)
  • Zelus Assessoria (GO)

 

Nordeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Amine Darzé (Coelba)
  • Ana Maria Xavier (FIEC)
  • Ayeska Azevedo (Grupo Boticário)
  • Mirela Gedeon Cubilhas (Enashopp)
  • Sílvia Fragoso (Grupo Ser Educacional)

 

Agências de Comunicação

  • Agência de Textos (BA)
  • Brava Comunicação (PE)
  • Darana (BA)
  • Dupla Comunicação (PE)
  • Texto & Cia (BA)

 

Norte

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Daniel Nardin (Governo do Pará)
  • Elen Neris (Sistema Fiepa)
  • Erica Ferreira Martins (MRN)
  • Livia Amaral (Vale)
  • Mônica Alvarez (Alubar Metais e Cabos)

 

Agências de Comunicação

  • Eko (PA)
  • Gaby (PA)
  • Press Comunicação (AM)
  • Temple (PA)
  • Três Comunicação & Marketing (AM)

Tecnologia, jornalismo e os impactos dessa relação

O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) está realizando uma pesquisa sobre tecnologia nas redações e como a mídia de notícias está abraçando a revolução digital. Com apoio de Storyful e Google News Lab, o estudo tem por objetivo identificar tendências em produção e distribuição de notícias.

O ICFJ produzirá um relatório com base nos resultados, destacando tendências regionais e discutindo quais tecnologias têm os maiores impactos. Os participantes terão acesso a todos os dados da pesquisa – que não leva mais de quinze minutos para ser respondida.

Os dados das respostas serão usados no agregado e nenhum indivíduo ou organização será identificado. Serão sorteados doze vales-presente de US$ 100 da Amazon para os participantes.

A pesquisa está disponível em doze idiomas: árabe, bahasa, chinês, inglês, francês, alemão, japonês, coreano, português, russo, espanhol e turco.

Mais informações com Fatima Bahja, coordenadora de pesquisa do ICFJ ([email protected]); dra. Diana Owen, pesquisadora principal, Departamento de Comunicação, Cultura e Tecnologia da Universidade de Georgetown ([email protected]); ou com a International Review Board da Universidade de Georgetown ([email protected]).

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