-0.3 C
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 16, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 866

Albino Castro e Ricardo Melo estreiam programa na Rádio Trianon de SP

Albino Castro e Ricardo Melo preparam a primeira edição do Contraponto, jornalístico que estreia na Rádio Trianon de São Paulo na próxima segunda-feira (17/7), das 8h às 9h30.

Ricardo, ex-presidente da EBC e ex-colunista da Folha de S.Paulo, vai ancorar o programa, que irá ao ar de segunda a sexta-feira com direção de Albino (ex-Telemontecarlo, SBT, TV Gazeta SP, TV Cultura SP e EBC).

Participam da bancada Paulo Moreira Leite (ex-Veja, Época, Diário S. Paulo e EBC), Alberto Villas (ex-TV Globo e SBT) e André Basbaum (ex-TV Globo, SBT e Record).

Com o objetivo de ser arejado e progressista, Contraponto abordará temas de Política, Economia e Cultura. Terá entradas ao vivo de Brasília. Seu roteiro inclui comentários, debates e entrevistas.

Grupo RIC aposta na convergência da informação

Como parte do projeto de ampliar a convergência da informação entre suas plataformas de notícias (portal RIC Mais, RICTV | Record TV e Rádio Jovem Pan Curitiba), o Grupo RIC Paraná estreou em 3/7 o RIC Mais Notícias, que substitui o RIC Notícias Pan.

O programa manteve a apresentação de Denian Couto e recebeu o reforço dos jornalistas Marc Sousa e Francielle Colpani, trazendo a primeira pauta do dia para as cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. Ele ampliou em 30 minutos sua veiculação na Jovem Pan, que vai de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, e também tem transmissão ao vivo na fanpage do portal RIC Mais no Facebook.

Na RICTV | Record TV, o RIC Mais Notícias vai ao ar em programetes com aproximadamente um minuto em diversos horários ao longo da programação. O conteúdo dos vídeos é personalizado de acordo com a região de exibição: Curitiba, Londrina, Maringá e Oeste paranaense. “Nosso objetivo é informar os telespectadores com as notícias que sejam realmente relevantes para a realidade onde eles se encontram”, explica Ivete Azzolini, gerente de Jornalismo do Grupo RIC Paraná.

Festival Piauí GloboNews de Jornalismo confirma convidados internacionais

A revista piauí anunciou para 7 e 8 de outubro, no auditório do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, a realização da edição 2017 do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que já tem nove profissionais de cinco diferentes nacionalidades confirmados para falar sobre recentes episódios políticos mundo afora.

Com o tema O que aprendi, editores e repórteres comentarão as lições assimiladas pela imprensa depois da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, a ascensão de Tayyip Erdogan na Turquia e a cruzada de Vladimir Putin na Rússia, entre outros temas. A curadoria do Festival é de Daniela Pinheiro, editora de estratégia digital e novos projetos da piauí.

Confirmaram participação David Fahrenthold, repórter do Washington Post e ganhador de um Pulitzer este ano; Jacob Weisberg, editor-chefe do conglomerado The Slate Group e criador do Trumpcast, série de podcasts que analisa e discute o governo Trump; Michael Oreskes, vice-presidente de notícias e diretor editorial da rádio pública norte-americana NPR, ex-editor do New York Times, do International Herald Tribune e da Associated Press; Ryan Lizza, correspondente da revista The New Yorker em Washington; a venezuelana Nathalie Alvaray, editora de estratégias digitais da Univision em Miami; o francês Samuel Laurent, diretor de Les Décodeurs, seção de checagem de fatos do jornal Le Monde; a cientista política e jornalista russa Yevgenia Albats, editora-chefe da revista New Times e apresentadora do programa Full (On) Albats da rádio Echo of Moscow, ambos veículos de oposição ao governo Putin; e Gulsin Harman, coordenadora do projeto On the Line, do Instituto Internacional de Imprensa na Turquia, que monitora ataques online contra jornalistas e fornece assistência jurídica naquele país.

Haverá uma mesa extra patrocinada pela Universidade Columbia, de Nova York, apresentada por Steve Coll, reitor da Escola de Jornalismo da Columbia, colaborador da New Yorker e duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer. E serão realizados novamente dois eventos paralelos que fizeram sucesso nas edições anteriores do Festival: a Conversa com a fonte e a Oficina de checagem da Agência Lupa. Os ingressos estarão à venda a partir de agosto.

Eleição dos +Admirados de Economia, Negócios e Finanças começa em setembro

Eduardo Ribeiro, idealizador do projeto e diretor deste Portal dos Jornalistas, durante almoço de premiação do +Admirados 2016
Eduardo Ribeiro, idealizador do projeto e diretor deste Portal dos Jornalistas, durante almoço de premiação do +Admirados 2016
Serão dois turnos de votação, abrangendo um colégio eleitoral com 52 mil profissionais

 

Jornalistas&Cia e Maxpress renovaram acordo operacional para a realização da edição 2017 do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças e iniciarão a votação no próximo dia 1º de setembro. J&Cia responderá pela organização e a Maxpress, pela gestão do processo eleitoral, que contará com dois turnos: o primeiro, de livre indicação, para indicar os finalistas, e o segundo para a definição dos 50 +Admirados do País.

“Queremos repetir a bela festa de 2016, reunindo as feras do jornalismo econômico e outros convidados ilustres, e com isso também homenagear esse estratégico segmento da imprensa brasileira, um dos mais organizados do País”, diz Eduardo Ribeiro, idealizador do projeto e diretor de Jornalistas&Cia e deste Portal dos Jornalistas.

Segundo Fabiano Manso, diretor da Maxpress, a nova edição do prêmio terá um colégio eleitoral da ordem de 53 mil nomes: “Convidaremos a votar nos dois turnos os jornalistas em atividade nas centenas de redações de todo o País, cadastrados no Mailing de Imprensa Maxpress, e os profissionais de comunicação corporativa e áreas afins de agências, grandes corporações e do serviço público, do Mailing da Jornalistas Editora”.

Interessados em votar podem pedir a inclusão do nome no colégio eleitoral pelo [email protected].

Fernando Miragaya começa na Ancine

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro 

 

Fernando Miragaya começou em 3/7 como coordenador da assessoria de comunicação da Agência Nacional do Cinema (Ancine), com atenção especial para o conteúdo digital da entidade, como site e mídias sociais.

Em comunicação corporativa, Miragaya trabalhou na Selulloid AG e na assessoria de imprensa da Petrobras. Por último, foi editor da sucursal Rio do jornal paulista DCI.

Com 25 anos de profissão, teve passagens também por Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, agência Carta Z Notícias e rádios Nacional, Rio de Janeiro e Grande Rio. Foi editor-chefe da revista Auto Fácil e editor terceirizado do CarroEtc, de O Globo; atuou como colaborador da Folha de S.Paulo e de veículos online especializados. Seu novo contato é [email protected].

Coletiva.net prepara novo título para agosto

Capa da revista Tendências Inovação, que o Coletiva.net lançou em maio
Capa da revista Tendências Inovação, que o Coletiva.net lançou em maio

O Coletiva.net está preparando o lançamento de mais um título para agosto. A revista Tendências Academia vem para traçar um panorama entre o mercado profissional e os estudantes universitários. “Aproximar esses dois públicos está entre os pilares da nova gestão do portal, e nada como uma publicação para coroar essa ação”, destaca a editora Gabriela Boesel.

Entre os destaques da nova produção estão uma entrevista internacional com o professor argentino Ruben Rico, diretor do curso de Inovação e Criatividade da Universidade Federal de Buenos Aires, uma pesquisa com cerca de 20 faculdades de Comunicação, uma enquete com estudantes que recém-ingressaram nos cursos e com formandos. Os estudantes também poderão contribuir com artigos para a revista, de modo a enriquecer o conteúdo com o público foco do título.

O conteúdo abordado no próximo Coletiva Debates, que se realizará na próxima segunda-feira (10/7), subsidiará a matéria de abertura da publicação. A publisher Márcia Christofoli comemora mais essa conquista: “É gratificante ver que estamos colocando em prática alguns projetos que estabelecemos quando assumimos o portal. Nossa equipe, certamente, entregará mais um produto de qualidade aos leitores de Coletiva.net”.

A equipe do veículo edita, anualmente, a revista Tendências Comunicação que, em 2017, irá para a oitava edição. Em maio, lançou a Tendências Inovação, com curadoria de conteúdo do time do Black Sheep Project.

Elaine Rodrigues é promovida a VP de Operações da Burson-Marsteller

Elaine Rodrigues
Elaine Rodrigues

A Burson-Marsteller anunciou na última semana a promoção de Elaine Rodrigues a vice-presidente de Operações no Brasil. A nomeação acompanha a mudança da liderança da agência, que passou às mãos de Patrícia Ávila em maio deste ano, depois que Francisco Carvalho assumiu a posição de CEO das operações da rede na América Latina.

“Estamos em um momento muito importante de transformação, com a oferta de novos produtos e serviços e mudanças na nossa abordagem de trabalho para um modelo de content performance”, destacou Patrícia Ávila, CEO da B-M. “Com o novo cargo, Elaine será meu braço direito nesta nova etapa”.

Elaine Rodrigues ingressou na B-M em 2008 como atendimento sênior, e suas áreas de atuação incluem programas de relações públicas, relações com mídia, treinamentos para executivos e gerenciamento de crises.

Com 20 anos de experiência no setor de comunicação corporativa, já esteve à frente de projetos em clientes como Accenture, Electrolux, Gerdau, Bloomberg, Mattel, Motorola e entidades como FMI. Antes de iniciar na Burson-Marsteller, atuou em outras grandes agências de relações públicas do mercado.

Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Elaine tem pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM).

Zero Hora segue líder de engajamento nas redes sociais

Com a marca de 3,32%, o gaúcho Zero Hora se manteve à frente dos seus 11 concorrentes na taxa média de engajamento nas redes sociais em junho, segundo levantamento do Torabit. No entanto, dos doze veículos pesquisados pelo instituto, somente dois conseguiram melhorar a taxa em relação ao mês anterior: O Globo, na sexta posição, que cresceu 6%, atingindo a taxa de 1,76%; e a revista Época, em décimo, que registrou crescimento de 7,4%, chegando à taxa de 0,58%. O Estadão continua em segundo lugar com 2,97% de taxa média, mas teve uma queda de 8% de um mês para o outro.

Em quantidade de seguidores nas plataformas, o R7 continua líder, com 13,2 milhões de fãs no Facebook, seguido pelo UOL, com quase 7,7 milhões. No Twitter a liderança é da Veja, com quase 7,9 milhões de seguidores, seguida pela Folha de S.Paulo, com 5,8 milhões. Já no Instagram o líder também é o R7, com 1,8 milhão de seguidores, acompanhado em segundo lugar por O Globo, com quase 790 mil seguidores.

Para calcular a taxa, o Torabit elabora uma equação composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo nessa rede ao final de cada dia. O resultado, em percentuais, é o índice diário de engajamento em cada rede. A taxa de engajamento num período é a média das taxas de engajamento de cada dia do período.

O resultado permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo em cada uma das plataformas sociais analisadas.

Audálio Dantas recebe homenagens por seus 85 anos

Perto de 200 pessoas prestigiaram no último sábado (8/7), na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a homenagem aos 85 anos de Audálio Dantas, que presidiu a entidade na época da morte sob tortura de Vladimir Herzog nos porões da ditadura em 1975 e que desde então se notabilizou por sua atuação na defesa dos direitos humanos. Na cerimônia, ele recebeu o Troféu Indignação-Coragem-Esperança, uma iniciativa de Agência Sindical, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Oboré Projetos Especiais, com patrocínio do Hospital Premier e apoio do Sindicato, da Fenaj e do Instituto Vladimir Herzog, entre outras entidades.

“O troféu é uma imagem de São Jorge no corcel branco enfrentando o dragão na condição de repórter, com lança transformada em microfone, gravador na cintura e uma câmera no capacete adaptados pelo designer Roger Matua“, informou Sérgio Gomes, diretor da Oboré e organizador do evento. A ideia original é da cartunista Laerte Coutinho, a partir de um desenho criado em 1996 para ser capa de um dos cadernos de jornalismo do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré. Uma das esculturas foi entregue a Audálio e outra ficou na redação do jornal Unidade, na Secretaria de Comunicação do Sindicato.

Sérgio explicou ainda que, além do reconhecimento à dedicação e às lutas de Audálio, o objetivo é que o troféu, com apoio de entidades e parcerias, seja transformado no Prêmio Audálio Dantas, para prestigiar profissionais que se dedicam à imprensa sindical e à comunicação popular. Ele também mandou estampar 85 camisetas com a imagem do troféu para distribuir aos presentes e produzir uma placa com as marcas dos apoiadores para ser entregue ao homenageado. Empresas ou entidades que ainda quiserem ter registrado o seu apoio podem entrar em contato com ele pelo [email protected], até esta quinta-feira (13/7).

Audálio disse a J&Cia que ficou “meio abestado” ao pôr o pé no espaço Vladimir Herzog, no sábado: “Estava lotado, como o vi muitas vezes em outubro de 1975, quando o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo virou trincheira da resistência contra a ditadura militar que acabara de cometer mais um assassinato, o de Vladimir Herzog. Naqueles dias estávamos fazendo História; no último sábado, simplesmente uma demonstração de bem-querer. Espalhando o olhar pelo auditório lotado vi os rostos de velhos companheiros de luta e de gente que avistava pela primeira vez. Deveria agradecer a todos. E foi, então, que procurei palavras e não encontrei. Tive antes que, penosamente, engolir o pranto”.

Participaram da homenagem, entre outros, Carlos Chaparro, Eduardo Ribeiro, Eliane Brum, Fernando Morais, Geisa Diaféria, JAL, José Genoíno, José Luiz Del Royo, Juca Kfouri, Paulo Teixeira (deputado), Rogerio Sotilli (novo diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog) e Samir Salman (Hospital Premier).

 

Crédito imagem: Cadu Bazilevski

Sergio Quintanilha começa como colunista no iG Carros

Vai ganhando corpo o time de colunistas do iG Carros. Depois de Gabriel Marazzi (Cultura da Motocicleta), Glauco Lucena (AutoBuzz) e Renato Bellote (Garagem do Bellote), nessa quinta-feira (6/7) foi a vez de Sérgio Quintanilha, redator-chefe da revista Motor Show, estrear seu espaço na página do portal iG.

Em Planeta Carro ele abordará semanalmente aspectos mais variados do mundo do automóvel. “Recentemente, André Jalonetsky, publisher do iG, me convidou para fazer uma coluna que tivesse um pouco a ver com a pegada da minha pesquisa acadêmica na USP”, explica Quintanilha. “Assim, vou aproveitar o espaço para eventualmente falar do automóvel como símbolo da “modernidade líquida” que vivemos atualmente. Mas haverá colunas bem mais pés no chão também”.

Embora o novo espaço, ele segue com suas atribuições na revista da Editora Três, onde também mantém a coluna República do Automóvel, publicada nos sites da Motor Show e da IstoÉ Dinheiro. “Nessas duas, aí sim, meu foco é a análise de mercado e posicionamento de marcas e modelos”.

Carlos Guimarães, editor do iG Carros, diz que a meta agora é ter pelo menos mais um colunista, para que um novo material seja publicado a cada dia da semana: “Tomamos o cuidado de escolher temas diferentes para cada um, diversificando o conteúdo do portal, que vem mostrando aumento de audiência mês a mês”.

(Com informações do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva)

 

Publicidade

Últimas notícias

pt_BRPortuguese