Think Olga, ONG dedicada ao empoderamento feminino por meio de informação, lançou mais um capítulo doMinimanual de Jornalismo Humanizado. Com o tema LGBT, o documento avalia como a cidadania é tratada na mídia e dá dicas aos jornalistas de como melhorar a cobertura quando lida com as temáticas de sexualidade e gênero.
“É como se fosse um guia mesmo. A natureza dele é falar com gente que a gente nem imagina que está lendo”, explica Nana Soares, responsável pela elaboração do conteúdo. “É uma iniciativa importante, dada a cobertura jornalística que a gente tem do tema e o modo como as pessoas LGBT são tratadas. Não é porque o jornalismo está falando do assunto que ele está sendo responsável”.
O capítulo é o último de uma série de cinco edições que trata também de violência contra a mulher, pessoas com deficiência, racismo e estereótipos nocivos. Em todos os livros, Think Olga avalia erros e acertos da imprensa e dá dicas aos jornalistas de como melhorar a cobertura com base na consulta a membros de organizações que representam grupos minoritários.
Para Cláudia Fusco, gerente de conteúdo e comunidades da Think Olga, o propósito dos Minimanuais é indicar à imprensa caminhos que não ferem e sim incluem tantas parcelas da população na hora da cobertura: “Entendemos que os meios de comunicação são veículos poderosos para a perpetuação de estereótipos nocivos e preconceitos. Mas, da mesma forma que a comunicação veicula esse tipo de mensagem, ela também tem o poder de transformá-la”.
Novidades no site do Jornal do Carro, do Estadão. A página está ampliando o número de blogs hospedados em sua plataforma. Depois de Rafaela Borges, com o Primeira Classe, Diego Ortiz, com Onboard e de Roberto Bascchera, com Placa Amarela, agora é a vez das estreias do Blog do HP, de Hairton Ponciano, e o Blog do Boris, de Boris Feldman.
Nesta semana será a vez de Gerson Campos estrear seu espaço semanal. “O objetivo dessa investida é ampliar ainda mais a pluralidade de opiniões sobre o setor e fortalecer a oferta de conteúdo da plataforma Jornal do Carro”, explica o editor Tião Oliveira.
Editor da revista Autoesporte desde outubro de 2013, Leandro Alvares se despediu da publicação no início da última semana, após dispensa por parte da Editora Globo.
“Eu pedi por isso e agradeço a compreensão da equipe”, explica Leandro. “Foram três anos e nove meses recheados de conquistas, matérias especiais e enorme amadurecimento profissional, sem falar das centenas de carros testados. Mas é como na Formula 1: parcerias não são para sempre. Posso até voltar um dia, quem sabe, porém, preciso conquistar títulos por um novo time e colocar em prática projetos ousados em que venho trabalhando”.
Antes da revista, onde também fazia com frequência boletins ao vivo para as rádios Globo e CBN como comentarista de Formula 1, Leandro também teve passagens pelo Jornal do Carro, revistas Carro Hoje e Racing e site Moto.com.br.
“Além de almejar parceria com uma nova “escuderia”, continuarei alimentando o perfil De Carona com Leandro, no Instagram e Snapchat, e apresentando/produzindo o programa semanal Papo Acelerado, na rádio StartFM, toda terça-feira, das 21h às 22h. Tenho tido um ótimo retorno por parte de meus seguidores e ouvintes. Um público seleto que, graças a Deus, me acompanhará nos próximos trajetos da minha carreira”, conclui.
Poucos meses após reposicionamento no mercado, quando assumiu 100% sua marca global no País, a Weber Shandwick comemora a conquista de duas contas relevantes. Desde o início de julho a agência cuida da comunicação digital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, grupo de saúde privado que tem como um dos principais desafios o reposicionamento de sua tradicional marca. A agência responde pela gestão de plataformas proprietárias e criação de campanhas digitais para a BP.
Outra conquista é a conta de Relações Públicas da Coty, uma das líderes mundiais no mercado de beleza. A Weber Shandwick será responsável pelo escopo corporativo e por desenvolver estratégias de engajamento para as categorias de produtos de beleza de varejo e profissional.
“Empresas nacionais e internacionais reconhecem hoje em nossa agência uma larga expertise para liderar a evolução do engajamento e construir relevância local para grandes marcas globais”, comemora Zé Schiavoni, CEO da Weber Shandwick Brasil.
Estão abertas as inscrições para nova turma no programa Early Childhood Development Reporting Fellows, iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ/EUq), em parceria com o Children’s Investment Fund Foundation (CIFF) e apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Os selecionados receberão bolsa integral, mentoria individualizada, treinamento virtual (webinars) e participarão de duas viagens internacionais para países que implementaram com sucesso programas de apoio ao desenvolvimento infantil. Cada uma delas deve durar de sete a dez dias e os custos com vistos, passagens, hotéis e transportes locais serão totalmente cobertos pelo ICFJ. As inscrições para o programa vão até 6 de agosto.
Interessados devem ser fluentes em inglês, incluir em seu currículo trabalhos mais recentes sobre desenvolvimento infantil e apresentar uma proposta de projeto com os principais assuntos que pretendem abordar no programa.
A Direção de Redação da Folha de S.Paulo divulgou na semana passada a criação do programa Estude com a Folha, um fundo para financiar projetos de estudo de seus profissionais em universidades estrangeiras em 2018.
Segundo comunicado do editor executivo Sérgio Dávila, os candidatos podem escolher o tema, o período e a instituição que gostariam de frequentar: “A única exigência é que seja uma universidade ou centro de pesquisa de referência. O programa privilegiará projetos a serem desenvolvidos no ano que vem que possam ser úteis tanto para o profissional quanto para o jornal”.
O fundo financiará de 20% a 90% dos custos envolvidos (matrícula, mensalidade, passagens, moradia, transporte e alimentação) e o candidato deverá usar folgas, férias e período sabático e/ou pedir licença não-remunerada. Uma comissão formada por ele, os secretários de Redação Roberto Dias e Vinicius Mota e a editora de Treinamento Suzana Singer julgará os projetos. Não há prazos estabelecidos para inscrição; as propostas devem ser enviadas para avaliação tão logo o profissional receba sinalização positiva da instituição que deseja frequentar.
“A Folha se dispõe a financiar os programas aprovados até o limite de recursos do fundo”, prossegue o comunicado. “Caberá apenas ao candidato obter do centro de estudos o aval para o curso pretendido, mas a Editoria de Treinamento pode ajudar com a documentação necessária. Trata-se de uma experiência-piloto, para substituir no ano que vem a bolsa de Michigan, suspensa temporariamente a pedido da universidade”.
Em prosseguimento a um trabalho de restruturação organizacional e de branding, a Airbus está consolidando as estratégias de comunicação na América Latina com a JeffreyGroup.
Por quase dez anos, a agência tem sido parceira da Airbus em toda a região no segmento de aviação comercial e agora passa a atuar também com as áreas de Defesa & Espaço e Helicópteros (que no Brasil opera com a marca Helibras). “A Airbus tem trabalhado para aumentar sua presença na América Latina e agora está colocando o foco na unificação dos negócios, impulsionando melhores práticas e desenvolvendo novas iniciativas de comunicação na região”, afirma Liana Sucar-Hamel, Head of Communications para América Latina da Airbus. “Com o passar dos anos, a JeffreyGroup tem se mostrado um parceiro confiável e com grande conhecimento da nossa indústria e do mercado no qual operamos, além de ter infraestrutura regional e expertise para liderar nossas variadas e crescentes necessidades de comunicação”.
Os profissionais da JeffreyGroup envolvidos nas atividades da conta são Rodrigo Pinotti (Managing Director – [email protected]), Thiago Massari (diretor de grupo – tmassari@), Leandro Brasil (gerente de contas – lbrasil@), Moisés Canton (executivo de contas – mcanton@) e Barbara Bende (estagiária – bbende@). Os telefones são 11-3185-0850 / 0818 / 0860.
“Estamos orgulhosos da nossa longa e bem-sucedida parceria com a Airbus e estamos honrados por representar as três principais linhas de negócios da companhia”, explica Brian Burlingame, CEO da JeffreyGroup. “Navegar em ambientes complexos nos quais a Airbus opera na América Latina requer investimento significativo em conhecimento especializado e construção de relacionamento. Ambos desempenham um papel central na forma de trabalho da agência. Estamos animados para aplicar essas ferramentas na ampliação de produtos e serviços da Airbus na região”.
A Aos Fatos, plataforma exclusivamente dedicada à checagem de fatos e à verificação do discurso público, completou seu segundo aniversário em 7 de julho. Em comunicado, o veículo afirmou que se trata de um fato a ser celebrado por dois motivos fundamentais: “O primeiro é que 33% dos novos negócios brasileiros, em qualquer área, encerram suas atividades em menos de dois anos; o segundo é que, segundo levantamento preliminar do Duke Reporters’ Lab, liderado nos EUA por Mark Stencel, a média de sobrevida de uma iniciativa jornalística de fact-checking em todo o mundo também é de menos de dois anos”.
Para celebrar a data, a publicação prepara uma série de novidades para o segundo semestre, como a automatização de seus processos de distribuição de reportagens por meio de widgets, plug-ins, extensões e outros dispositivos.
A ideia, segundo o comunicado, é dar tração ao banco de dados, que já indexou quase 400 declarações, documentos, currículos e peças publicitárias checados desde 2015. A inciativa seguirá o exemplo do grupo liderado pelo vencedor do Prêmio PulitzerBill Adair, que lançou na última semana mais uma etapa do projeto Share The Facts, que engloba veículos como Washington Post, PolitiFact, FactCheck.org e Pagella Politica.
“Trata-se de um widget (uma interface gráfica) integrado aos algoritmos do Google que torna mais fácil compartilhar uma declaração checada ao mesmo tempo em que melhora sua indexação na ferramenta de busca”, segue o documento. “Isso significa que ficará mais fácil identificar uma informação já checada, sobretudo nas redes sociais. Parte do desenvolvimento da versão em português para o Brasil ficou a cargo de Aos Fatos, que passará a compartilhá-los a partir da próxima semana”.
Outra novidade será a adoção de novas técnicas para aperfeiçoar a checagem das informações. Dentre elas está uma seção fixa chamada Às Leis, que será responsável pela conferência dos dados que constam de projetos que tramitam na Câmara e no Senado.
O objetivo, além de detectar argumentos potencialmente equivocados, é gerar impacto efetivo: é necessário desenvolver políticas públicas a partir de informações confiáveis. Recentemente, uma série de reportagens de Aos Fatos mostrou que ao longo dos últimos dois anos propostas feitas por deputados e cidadãos apresentam erros essenciais que podem prejudicar a premissa do projeto.
Entusiasmado pelo memorável artigo da jornalista Mônica Paula (Prévia Eleitoral Jovem Pan: Jânio na cabeça!), publicado neste Memórias da Redação, conto a vocês este meu causo na emissora.
Era um domingo de plantão de 1990. Estávamos lá no 24° andar do Edifício Winston Churchill quando Fernando Vieira de Mello ligou para a Redação. Claudio Maurício comandava a chefia de Reportagem naquela tarde – Marcelo Parada de folga. A determinação do nosso saudoso e genial diretor de Jornalismo era uma só: “Encontrem a Rose Saldiva”.
Lembro-me de pouco antes ter voltado de uma “padoca” próxima da emissora, onde eu e Valmir Salaro almoçamos pão com mortadela, tomamos algum refrigerante e conversamos sobre a tragicomédia ao redor.
O primeiro verso de uma das épicas e docemente combativas letras das canções de Belchior – “Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior” – aplicava-se com precisão cartesiana a este caipira que vos escreve.
Havia sido contratado pelo Fernando depois de ele ter lido uma carta na qual eu demonstrava interesse pela Pan, se fosse para encarar o batente numa rádio na Paulicéia Desvairada.
Bem! Fato é que na segunda-feira a Saldiva&Associados revelaria o resultado de uma das suas lendárias pesquisas comportamentais: Um arquipélago chamado São Paulo; na qual a rádio Jovem Pan fora eleita com 75% dos votos como a rádio com a cara de São Paulo.
Assim que Claudio Maurício nos deu o recado do chefe eu vasculhei, feito cão perdigueiro, agendas, listas telefônicas, etc. e tais. E, nesse vaivém frenético, grudado ao telefone, acabei convencendo uma atendente da companhia telefônica a me passar um único número que fosse de alguém com o sobrenome Saldiva. O da Rose, proprietária da agência, era blindado.
Amparado por anjos, arcanjos e querubins disquei o número e do outro lado da linha ouvi a elegante voz de uma simpática e terna senhora. Era uma tia querida da Rose Saldiva.
Mansamente contei a ela que a minha carreira estava em jogo – “Somente a Rose Saldiva poderia me ajudar no cumprimento da minha pauta”, reiterei.
– Filho! Mas, pelo amor de Deus, jamais diga à Rose que fui eu quem lhe forneceu o número dela.
Ufa! Pálido, respirei fundo e liguei. Mal ouvi o alô da Rose e disparei a falar sem ponto de corte.
– Rose Saldiva! É o Paulo de Tarso da Jovem Pan. Perdoe-me a invasão. É imprescindível gravarmos com você sobre a pesquisa. O meu diretor Fernando Vieira de Mello manda-lhe um abraço e toda gratidão pela sua atenção. Dedicaremos a semana à campanha, levando ao ar entrevistas com os principais personagens. Agora o nosso chefe de Reportagem deste plantão vai falar com a senhora, para já gravarmos a primeira sonora. Por favor, Rose, um só instante. Por gentileza, não deixe de nos atender novamente caso a linha caia.
Bradei algo como: “Claudio Maurício, atenda a linha dois, é urgente”.
– Quem é? – respondeu ele.
– A Rose Saldiva – falei.
Quase nem dormi naquela noite inteira de tanta euforia.
Dizem que os fins justificam os meios. De todo modo, a Pan saiu na frente.
Antes da reunião de pauta da segunda-feira cedo recebi os cumprimentos do Fernando Vieira de Mello e do Marcelo Parada.
Os positivos desdobramentos desse case de sucesso da Saldiva&Associados via Jovem Pan vocês já conhecem.
Paulo de Tarso Porrelli – Foto: Davi Negri
* Paulo de Tarso Porrelli ([email protected]) é ex-presidente da rádio Educativa de Piracicaba (SP), e teve passagens, entre outras, pelas tevês Globo, Band e EPTV e rádio Jovem Pan, além de ter atuado em comunicação corporativa.
Ana Paula Padrão aceitou convite da Editora Abril e assumirá em 1º/8 o cargo de diretora de Redação de Claudia. Com ela chega também Guta Nascimento, que será diretora adjunta.
Esta será praticamente a primeira experiência de Ana Paula no jornalismo impresso, já que, à exceção de uma breve passagem pela revista Senhor no início da carreira, toda a trajetória profissional dela foi na televisão. Começou na Globo em 1987, tendo lá passado 18 anos, pelas equipes de Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. Foi ainda comentarista de Economia e correspondente em Londres e Nova York. Esteve depois no SBT e na Rede Record até chegar à Band, onde estreou em 2014 à frente do reality show MasterChef.
Em paralelo ao trabalho na TV, comanda negócios próprios, como a Touareg Agência de Conteúdo, focada em documentários e reportagens especiais, que abriu em 2006, o portal Tempo de Mulher e a plataforma de empoderamento feminino Escola de Você.
“Em meio a tantas tendências no diálogo com a mulher, Claudia é um porto seguro”, afirma Ana Paula. “Depois de quase duas décadas estudando o assunto, posso dizer que a revista representa a mulher brasileira. Nesse sentido, assumir seu comando, para mim, é como chegar em casa – o confortável lugar do feminino plural”.
Guta Nascimento tem mais de 20 anos de carreira, com passagens por TV Globo, SBT e Band. Trabalha com Ana Paula desde a Record, inclusive no desenvolvimento e implantação de projetos femininos.
Claudia integra o grupo de publicações da diretora editorial Paula Mageste.