25.9 C
Nova Iorque
quarta-feira, julho 9, 2025

Buy now

Início Site Página 849

Tatiana Vasconcellos e Cássia Godoy estreiam na CBN em abril

Tatiana Vasconcellos deixou a BandNews FM e se apresenta nesta segunda-feira (13/3) à CBN, de onde havia saído justamente para lá há cerca de 11 anos.

A partir de abril ela estará à frente do Estúdio CBN, programa que alternará noticiário com entrevistas, debates, comentaristas e analistas. Ele irá ao ar de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h, por causa do novo talk show da emissora: o Moreno no Rádio, comandado por Jorge Bastos Moreno, que estreou em 10 de março.

O Estúdio CBN substituirá o CBN Total, hoje sob comando de Fernando Andrade, que permanece na emissora. Outra que retorna à CBN, igualmente após passagem na BandNews FM, é Cássia Godoy, considerada “cria da casa”. Cássia estará na bancada do Jornal da CBN 1ª edição, ao lado de Milton Jung, diariamente, das 6h às 9h30. Ela estreia também em abril. ellos , até agora no posto, passará a desempenhar novas funções na emissora.

Grupo Estado descontinua a Rádio Estadão

O Grupo Estado anunciou a seus colaboradores na tarde desta sexta-feira (10/3) a decisão de encerrar as atividades da Rádio Estadão (92,9 FM). Em sua freqüência, a partir de 18 de março, passará a ser veiculado conteúdo da Comunidade Cristã Paz e Vida.

Ainda não há informações oficiais sobre demissões, mas segundo o comunicado, a Rádio Eldorado (107,3 FM), que também integra o grupo, passará a apresentar novos conteúdos jornalísticos em sua programação.

Em menos de uma semana, será a segunda emissora de um grande grupo de comunicação a encerrar suas atividades, uma vez que neste domingo (12/3) a Bradesco Esportes FM, do Grupo Bandeirantes, também sairá do ar.

Confira a íntegra do comunicado:

“Com o objetivo de concentrar ainda mais os seus investimentos no segmento digital, o Grupo Estado anuncia que deixa de veicular a programação da Rádio Estadão (92,9 FM). A Rádio Eldorado (107,3 FM) segue operando normalmente e passa a apresentar novos programas jornalísticos em sua programação.

A frequência 92,9 FM passará a veicular conteúdo da Comunidade Cristã Paz e Vida, que entrará no ar no dia 18 de março. O Grupo Estado tem focado seus investimentos numa estratégia multiplataforma em meios como jornal, portal, mobile, redes sociais, e-commerce e eventos proprietários, como os Summits e Fóruns Estadão.

O grupo é líder no mercado de informações financeiras em tempo real com a AE Broadcast, que produz mais de 1.000 notícias diárias sobre os mais variados setores da economia e conecta cerca de 10 mil profissionais. O conteúdo qualificado de todas as plataformas tem aberto inúmeras possibilidades de crescimento para os mais diferentes canais.

No mês passado, o grupo lançou o Media Lab Estadão, plataforma que reúne projetos de publicidade voltados para Brand Content. O objetivo foi reunir num mesmo guarda-chuva os serviços de marketing e expertise editorial. Agora, as marcas podem ter acesso a conteúdos inovadores, que integrem informação e tecnologia, como por exemplo, reportagens especiais feitas em Realidade Virtual (RV).

O Grupo Estado tem investido também em empresas digitais como o Moving, site de venda de imóveis, a Genial Seguros, site de venda de seguros, e em breve anunciará o lançamento de uma nova empresa de e-commerce.”

24×7 firma parceria com o grupo chinês BlueFocus

A 24×7, agência dirigida por Fábio Cardo e Antônio Costa Filho, acaba de assinar parceria com a BlueFocus, maior grupo de comunicação da China e um dos dez maiores do mundo. O acordo servirá como porta de entrada para a companhia em outros países da América Latina. “O Brasil é um mercado parecido com o da China e as empresas chinesas estão tendo uma presença cada vez maior no País”, disse em entrevista ao Valor Econômico Holly Zheng, presidente da BlueFocus International, divisão que responde pelos negócios fora da China. Atualmente, a operação responde por um terço dos clientes e por 20% da receita anual de US$ 1,8 bilhão da companhia. Segundo Holly, a fatia pode chegar a 50% nos próximos anos. Além de atuar no mercado de relações públicas, a BlueFocus navega por outros segmentos, como publicidade, análise de dados, comércio eletrônico e até design industrial. Sua expansão internacional começou em 2014, a maior parte por meio de aquisições. Até agora, foram oito companhias nos Estados Unidos e na Europa. Para o Brasil, a estratégia, segundo o executivo, será diferente. “A opção por uma parceria com uma agência local fez mais sentido inicialmente como uma forma de conhecer as particularidades do mercado. Mas outros formatos, como joint ventures, aquisições ou compra de participação societária, também estão no radar”, destacou. “O Brasil está experimentando um aprofundamento do relacionamento com a China e um nível de investimento nunca antes visto”, destaca Fábio Cardo. “A velocidade com que isso está acontecendo dificulta a execução de estratégias efetivas de comunicação e marketing a muitos negócios chineses ao desenvolver suas atividades empresariais no Brasil

Motorpress encerra atividades no Brasil e títulos são negociados

Após mais de 20 anos atuando no Brasil, a Motorpress Brasil Editora, braço local do Grupo Motorpress Internacional, informou nessa terça-feira (7/3) o encerramento de suas atividades no Brasil. A medida, segundo o comunicado, visa a “minimizar o impacto da crise mundial para a empresa, que pretende reduzir a quantidade de países nos quais o grupo atua”.

Até o final de 2016 a editora era responsável pela publicação de quatro revistas impressas, além de seus respectivos sites e uma série de eventos relacionados a cada marca. Porém no começo de 2017, já como reflexo desse novo posicionamento, um de seus títulos, a Transporte Mundial, foi repassado para a Editora GG, que edita entre outros a revista O Carreteiro.

O mesmo molde agora será aplicado aos três títulos restantes. Com isso, a revista Carro, o site Carro Online, suas mídias sociais e outros produtos agregados, além da pesquisa Best Cars no Brasil, passam a ser controlados pela Infini Editora, que publica a revista O Mecânico, que circula há mais de 32 anos.

“A aquisição do título Carro fortalecerá ainda mais nosso posicionamento técnico em informações para o setor automotivo”, destaca o presidente da Infini Fábio Antunes de Figueiredo. “Agora, poderemos difundir também nosso trabalho para o consumidor final”.

Já as revistas Motociclismo e Racing, seus sites, mídias sociais, e eventos como Moto de Ouro e Capacete de Ouro, além dos catálogos dos salões, edições customizadas e outros especiais, seguem sob os cuidados de Isabel Reis, sócia-fundadora e vice-presidente da Motorpress Brasil. Para tocar a operação, ela se associou à Matel, de Eduardo Ribeiro (não confundir com o Eduardo Ribeiro deste Portal dos Jornalistas).

Com 45 anos no mercado de comunicação e eventos, a empresa é responsável pela organização de eventos automotivos como o Auto Show (para venda de automóveis usados) e Auto Show Collection (exposição de carros antigos). Dessa união, surgirá uma nova empresa, com soluções de conteúdo e de varejo voltadas para o consumidor, que será apresentada ao mercado em breve.

CEO das operações no Brasil e na Argentina, Adrian Lualdi seguirá tendo alguns compromissos com a Motorpress Brasil até o encerramento total da empresa, mas sua participação no país vizinho seguirá inalterada. Nos próximos dias deverão ser anunciados outros detalhes da operação, incluindo o destino dos profissionais de redação e a nova estrutura das revistas.

Fernando Luna deixa a direção editorial e a sociedade na Trip

Fernando Luna está deixando a direção editorial e a sociedade na Trip Editora depois de 16 anos. Em comunicado ao Portal dos Jornalistas sobre o assunto, assinado por Paulo Lima, fundador da editora, Carlos (Califa) Sarli, diretor superintendente e sócio, além do próprio Luna, a Trip afirma que esse foi um “período relevantíssimo” na história da editora e dá como exemplos o fato de que ela levou definitivamente sua revista para outras plataformas, criou a marca TPM (batizada pelo próprio Luna, aliás) e se consolidou como a produtora de branded content – desenvolvendo estratégias de comunicação, conteúdo impresso, digital, vídeos e eventos para grandes empresas. “Foi uma jornada incrível, com desafios e oportunidades únicos”, diz Luna. “A editora cresceu muito em tamanho e reputação, sem nunca deixar de inovar. Só deu certo graças a, literalmente, centenas de pessoas muito talentosas e, em especial, à confiança, habilidade e parceria dos meus sócios e amigos Paulo e Califa. Minha decisão de sair foi amadurecida durante o ano passado. Em dezembro, começamos a planejar como fazer essa transição acontecer da maneira mais tranquila possível. Este momento de transformação da mídia é altamente estimulante e aponta novos horizontes para todos que fazem comunicação”. Para Paulo Lima, “a contribuição do Luna foi fundamental em mais de uma década e meia de dedicação irrestrita ao projeto Trip. Sempre com elegância e competência, nos ajudou a tornar a marca Trip algo muito mais abrangente e relevante do que imaginávamos nas nossas melhores projeções. Só temos a agradecer pelo talento, lealdade e amizade, nesse fechamento de um ciclo realmente especial. Tenho certeza que o Luna continuará por perto, colaborando, frequentando e curtindo as coisas que fazemos”. Sarli ressalta que “Luna participou de um período decisivo de crescimento e consolidação dos produtos e serviços que desenvolvemos na Trip, primeiro como colega, depois como sócio e, sempre, como amigo. Seu permanente sorriso, postura colaborativa e competência profissional contribuíram muito para o reconhecimento da qualidade, prêmios e o prestígio que a Trip vem construindo há décadas. Somos gratos pela energia, pelo conhecimento e pela boa vibe que ele dedicou ao nosso projeto nesses anos”. Os diretores dos núcleos de conteúdo Rafaela Ranzzani (Trip/TPM), Claudio Govêa (customizado 1) e Renata Leão (customizado 2) passam a se reportar interina e diretamente ao editor/presidente Paulo Lima, que em breve deve anunciar o novo diretor editorial da empresa.

Moura Reis assume a Diretoria de Jornalismo da ABI

Antonio Epifânio Moura Reis, de todos conhecido como Moura Reis, foi eleito no final de fevereiro novo diretor de Jornalismo da ABI, passando a integrar a diretoria executiva da instituição, cargo que acumulará com o de membro do Conselho Deliberativo e diretor da Seção São Paulo. Moura assume no lugar de José Luis Laranjo Duarte, que renunciou ao cargo. A decisão foi aprovada na última reunião do Conselho Deliberativo, realizada na sede da entidade, em 20 de fevereiro. Moura Reis tem mais de 50 anos de estrada, tendo passado por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País, caso do jornal O Globo, onde atuou por muitos anos. Dirigiu, por último, a Redação do Diário do Comércio, de São Paulo, e, na sequência, foi editor do Diário de S.Paulo/Diário Popular. Vai liderar a equipe integrada pelos jornalistas Claudia Sanches e Edir Lima e pela designer Ana Paula Aguiar.

Luciano Suassuna é o novo secretário de Imprensa da Presidência da República

Luciano Suassuna assumiu em 6/3 a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, em substituição a Douglas De Felice, que ocupou o cargo até o final de fevereiro. De Felice, que disse estar negociando sua saída desde o início do ano por motivos pessoais, começará, provavelmente a partir da próxima semana, a assessorar o presidente nacional do Sebrae Guilherme Afif Domingos. Suassuna é paraibano, graduado em Jornalismo e em Cinema, Rádio e TV pela UnB. Começou como repórter do Correio Braziliense, em 1985. Agora, na mesma Brasília em que se formou e começou no Jornalismo, assume um dos mais importantes cargos de comunicação do País, com a responsabilidade de pilotar o relacionamento do Governo Federal com a imprensa regional, nacional e internacional, reportando-se ao Secretário de Comunicação Márcio de Freitas. Seu desafio será o de construir uma agenda positiva junto à mídia, priorizando os temas de maior impacto e interesse do governo, sobretudo as reformas em andamento e as conquistas que começam a dar o ar da graça na economia, em que pesem os números desastrosos de encolhimento do PIB divulgados nesse início de semana pelo IBGE.  Ele vem de uma curta temporada como secretário de Imprensa do Governo do DF, cargo em que ficou por volta de oito meses, e leva consigo para o Governo Federal uma bagagem das mais consistentes, que inclui passagens por campanhas eleitorais (Alexandre Padilha, ao Governo do Estado de São Paulo, pelo PT), direção de Conteúdo (iG), direção adjunta de Jornalismo (revista IstoÉ e demais publicações da Editora Três), jornada como correspondente internacional em Paris (Zero Hora). Foi vencedor de dois Esso e publicou três livros: O repórter e o poder: Uma autobiografia (Alegro, 1999), com Fernando Bardawil; Como Fernando Henrique foi eleito presidente (Contexto, 1994), com Luiz Antônio Novaes; e Os fantasmas da Casa da Dinda (também Contexto 1992), com Luís Costa Pinto, que venceu o Jabuti de Melhor Livro-Reportagem. A experiência e o amplo relacionamento construído nesses mais de 30 anos de carreira serão agora colocados à prova, num governo até certo ponto de transição e que, se de um lado começa a colher frutos na economia, ainda sofre profundamente com a questão política, sobretudo tendo o fantasma da Lava Jato nos seus calcanhares.

Ilimar Franco deixa O Globo e Lydia Medeiros assume Panorama Político

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

Responsável por algumas das principais coberturas do poder político na Capital Federal, Ilimar Franco, que estava há 17 anos em O Globo, dez dos quais na coluna Panorama Político, uma das mais prestigiadas do jornalismo brasileiro, deixou o jornal em 16 de fevereiro. A coluna é publicada na página 2, e o blog, de mesmo nome, é veiculado na edição online.

Segundo o diretor de Redação Ascânio Seleme, Lydia Medeiros, também colunista de O Globo, assume a coluna na próxima terça-feira (14/3): “A coluna terá algumas mudanças, Será mais leve, mais amigável e de leitura mais fácil. Mas continuará tratando de Política”.

Lydia contará com o apoio de Amanda Almeida, que já vinha atuando por lá. Ao Portal dos Jornalistas, Ilimar disse que não falaria do assunto, mas afirmou não ter do que reclamar: “Se tivesse não trabalharia lá por 17 anos. Cabe à direção da publicação definir com quem quer contar. E quanto a isso não há o que se possa questionar”.

Geração dos 30 ganha protagonismo (ainda maior) na Folha

A Folha de S.Paulo anunciou nessa terça-feira (7/3) três mudanças estratégicas em postos de relevância do jornal: as nomeações de Daniela Lima, para o cargo de editora do Painel; de Giuliana Vallone, para o de secretária assistente de Redação da área de Edição; e de Matheus Magenta, para o de editor do núcleo de Cultura, com Ivan Finotti incorporando-se à equipe de repórteres da Secretaria de Redação. São mudanças que dão continuidade ao movimento de promover uma nova geração, a sub-40, a posições chave dentro do jornal, como de tempos em tempos a empresa faz, apostando em novos nomes, sem prejuízo de profissionais mais experientes em funções igualmente estratégicas. As mudanças anunciadas estão todas dentro dessa linha: Daniela e Matheus têm 31 anos e Giuliana, 30. Eles se juntam ao novo diretor da sucursal de Brasília, Leandro Colon, que tem 36; ao secretário de Redação Roberto Dias, que assumiu no ano passado e tem 38, sendo um dos braços direitos do editor executivo Sérgio Dávila (o outro é o Vinícius Mota, ambos ex-trainées do jornal); e a Uirá Machado, que acaba de assumir a Ilustríssima e tem 31.   No caso da Giuliana, vale ressaltar que ela ficou em evidência por ter sido baleada perto do olho, com bala de borracha, pela PM, quando cobria os protestos de junho de 2013. Virou personagem até de um documentário da própria Folha, em julho de 2013, feito por João Wainer. Agora, vai editar a mesma Primeira Página que um dia trouxe a foto dela ferida.

Cristina Alves começa no BNDES

Cristina Alves é a mais nova integrante da equipe de assessores da presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques. O convite partiu de Mariza Louven, que chefia a comunicação e completa agora um time de peso para o tratamento com a imprensa: lá estão Lucila Soares, Eliane Velloso e Alexandre Rodrigues. Cristina se licenciou de sua empresa, a Nau Comunicação, e a sócia Regina Eleutério cuida do negócio após seu afastamento, no final de fevereiro.

pt_BRPortuguese