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quarta-feira, julho 9, 2025

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Universidade alemã oferece bolsas para jornalistas de Ciências

O Berlin Science Communication Award, inciativa da Universidade Humboldt de Berlim, está selecionando jornalistas para um programa de dois meses na capital alemã.

Podem candidatar-se especialistas em jornalismo científico de Brasil, Singapura e Estados Unidos. Os selecionados terão contato com instituições de pesquisa, pesquisadores e divulgadores científicos da Alemanha.

A programação de cada jornalista escolhido será individualizada, montada de outubro a novembro de acordo com o tema de especialização do profissional.

Para ajudar nos custos, será oferecida uma bolsa de € 2.500 por mês a cada selecionado; também terão custeadas as despesas de viagem ao local do evento.

Os interessados em participar devem ter pelo menos dois anos de experiência em comunicação em ciência e inglês com proficiência para falar e escrever, e apresentar ideias de publicação crossmedia do período em que participarão do curso.

A submissão de propostas está aberta até 17 de abril. O programa tem apoio do Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha, por meio da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG). Veja mais detalhes.

Cristina Padiglione assina com a TV Gazeta (SP)

A colunista de tevê Cristina Padiglione é a nova colaboradora do programa Todo seu, da TV Gazeta. Ao lado de Ronnie Von, a partir desta semana ela passa a comentar no programa as novidades e os bastidores da televisão. Cristina chega para substituir José Armando Vannucci, que migrou para o time de colaboradores do Domingão do Faustão, da TV Globo. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, ela passou pelos jornais Folha da Tarde, Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo e Estadão.

Roberto Kovalick será apresentador na Globo-SP

Roberto Kovalick, repórter especial do Jornal Nacional e ex-correspondente da TV Globo em Nova York, Tóquio e Londres, prepara-se para ser o novo apresentador da TV Globo em São Paulo.

A informação é de Daniel Castro, do Notícias da TV. Segundo ele, Kovalick já teria gravado um piloto do SP-TV e sido bem avaliado. A previsão é de que ele seja escalado para apresentar o telejornal local nos plantões de fim de semana e feriados a partir de 8 de abril.

“A Globo decidiu investir em Kovalick porque falta um jornalista homem para substituir de César Tralli e Carlos Tramontina”, diz a nota publicada no UOL. “Atualmente, só dispõe de Tramontina e de três mulheres (Gloria Vanique, Michelle Barros e Izabella Camargo) para os plantões do SP-TV, já que Tralli foi promovido no ano passado para a bancada do Jornal Hoje aos sábados”.

Twitter e Estadão lançam projeto especial de educação financeira

Estadão e Twitter lançaram nessa segunda-feira (20/3) o projeto de educação financeira #FGTSEstadao, para aproveitar o interesse atual pelas novas regras para uso dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pelos próximos três meses, o perfil do jornal no Twitter produzirá materiais para serem veiculados na plataforma, como vídeos com orientações sobre finanças pessoais e Moments, além de programas semanais de 30 minutos transmitidos ao vivo pelo Periscope, sempre às sextas-feiras, às 11 horas. “A liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS abriu espaço para uma conversa mais ampla sobre educação financeira no Twitter”, afirma Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para a América Latina. “O Estadão percebeu essa demanda e vai oferecer um conteúdo bastante didático sobre o assunto. Os programas ao vivo pelo Periscope vão ser a oportunidade perfeita para tirar dúvidas mais específicas”. Desde o início dos saques das contas do FGTS, em 10/3, o assunto se destacou entre os mais comentados pelos brasileiros na plataforma. Somente entre os dias 10 e 13 foram registrados mais de 40 mil tweets sobre o tema. “O assunto despertou o interesse das pessoas”, diz Luís Fernando Bovo, editor executivo de conteúdos digitais do Estadão. “A ideia é ajudá-las a usar de maneira consciente o dinheiro das contas inativas, com dicas de especialistas e sugestão dos nosso time editorial”. O projeto inclui ainda a possibilidade de uso do Amplify, modelo de negócio oferecido pelo Twitter que permite que marcas promovam os conteúdos produzidos pelo parceiro. Dessa forma, os tweets atingem uma audiência ampliada. E as marcas, por sua vez, aproveitam um material de alta qualidade para entrar nas conversas sobre o tema e aumentar sua presença na plataforma.

Auto Motor troca TV Clube por Rede Tribuna em Pernambuco

Depois de 17 anos na TV Clube, afiliada da TV Record em Pernambuco, o Auto Motor, programa dirigido e apresentado por Jorge Moraes, ganha casa nova a partir de 2 de abril.

Nesta data a atração passará a ser exibida pela Rede Tribuna, afiliada da TV Bandeirantes no Estado. “Com isso inclusive eu amplifico o sinal do programa para estados que já atuamos, como Rio Grande do Norte e Piauí, e outras regiões em Alagoas e Maranhão” comemora Jorge, que segue paralelamente como editor do suplemento de veículos (DPAuto), do Diário de Pernambuco, e como apresentados do CBN Motor, na CBN Recife. “Tem mais novidades por aí que vou contar depois”, promete.

RSF divulga relatório sobre censura e vigilância a jornalistas

A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou em 12/3, Dia Mundial contra a Censura na Internet, o relatório Censura e vigilância de jornalistas: um negócio sem escrúpulos. Da América Latina, o documento da RSF destaca o México como um dos países que realiza tais práticas de ciberespionagem. Segundo o relatório, a empresa israelense NSO Group e a italiana Hacking Team, que vendem suas ferramentas de espionagem digital exclusivamente para governos, teriam o México entre seus principais clientes. Em 2015 foi descoberto que diferentes entidades do governo mexicano teriam realizado compras de cerca de 6 milhões de euros (6,4 milhões de dólares) da Hacking Team, segundo o informe. A respeito, Emmanuel Colombié, responsável pelo escritório da RSF na América Latina, afirmou: “Ao constatar as relações comerciais que existem entre múltiplos organismos governamentais mexicanos e um dos principais exportadores de tecnologia de vigilância nos perguntamos que margem se deixa aos jornalistas para investigar de forma independente e para proteger as suas fontes”. “A opacidade das autoridades sobre o uso que planejam dar a essa tecnologia faz com que esta preocupação aumente. Elas devem dar garantias para proibir que seja usada de forma sistemática contra todos os atores da informação, profissionais de meios de comunicação, blogueiros e defensores dos direitos humanos”, afirmou. Isso deixaria os jornalistas, blogueiros e ciberativistas em situação de vulnerabilidade frente aos abusos do governo mexicano, alertou a organização em seu relatório. A RSF também mencionou o caso de Rafael Cabrera, jornalista investigativo mexicano do site Aristeguinoticias.com, que teria sido espionado pelo governo do México por meio do programa Pegasus, da NSO, por causa do especial investigativo Casa Blanca – sobre corrupção envolvendo o presidente mexicano. O relatório da ONG também oferece uma lista detalhada de medidas que os jornalistas podem tomar para proteger a privacidade das suas comunicações contra qualquer tipo de espionagem. Por exemplo, o relatório sugere encriptar as mensagens de e-mail e recomenda que, para isso, o jornalista e suas fontes usem a ferramenta de codificação Cryptocat.

Buzzfeed News anuncia a chegada de Filipe Coutinho

O Buzzfeed News anunciou em 16/3 a chegada Filipe Coutinho à redação. Ex-repórter de Política de Época em Brasília, responderá para o editor do BuzzFeed News Brasil Graciliano Rocha e trabalhará com Severino Motta, cobrindo o cenário político na Capital Federal.

“Estamos orgulhosos em receber um jornalista tão estabelecido na nossa equipe, e esperamos colaborar com ele para continuar a reforçar a marca do jornalismo do BuzzFeed News no Brasil”, disse Graciliano em nota.

O modelo do BuzzFeed personaliza o conteúdo que será consumido e compartilhado em múltiplas plataformas, alcançando 7 bilhões de visualizações por mês. Mais de 100 milhões de visualizações únicas por mês vêm de fora dos Estados Unidos.

Tempos de Abril

* Por Ângela Pimenta

 

Corria o ano de 1996 no prédio da Abril na Marginal do Tietê. Por volta da uma da tarde tomamos o elevador no 7º andar, onde ficava a redação da Veja, rumo ao Lixão, o bandejão que servia o pessoal da gráfica, da distribuição, do Dedoc e os jornalistas. Um andar abaixo, a porta do elevador se abriu. Para nossa surpresa, apareceu o então prefeito de São Paulo Paulo Maluf, acompanhado do diretor de Redação de Veja Mario Sergio Conti e de Carlos Maranhão, que dirigia a Veja São Paulo. 

– Bôa tarrde! – bradou Maluf com a voz anasalada. 

Devolvemos um boa tarde minimalista, tentando manter os olhos pregados no chão. Postado em frente ao painel do elevador, o colega Celso Masson, crítico de música da Veja, apertou um  botão com o indicador direito para manter a porta aberta até que todos embarcassem.

Mas assim que entrou, Maluf não se fez de rogado. Estendeu a mão pra cumprimentar o Masson, que continuava com o dedo pressionando o botão. O suspense congelou a cena por alguns segundos: Maluf com a mão no ar, o Masson com o dedo no botão do elevador. “Não larguei  até ele desistir”, lembra Masson. 

Aguentamos firmes em silêncio até descer no térreo. Mas assim que viramos à direita para pegar o labirinto que levaria ao Lixão, caímos na gargalhada, imitando o Maluf com a mão no ar e o Masson com o dedo no botão do elevador.

Naquele tempo, a redação da Veja tinha uma mesa de luz, onde as fotos produzidas eram convertidas em slides e editadas com uma lupa. Escrevíamos no sistema DOS em computadores que pareciam aparelhos portáteis de TV. As letras cor de âmbar despontavam na tela cinzenta da máquina.

Como não havia internet, o Dedoc produzia pesquisas que podiam levar dias para ser entregues em calhamaços de xerox. A diagramação era riscada em papel e as fotos prismadas nos diagramas. Para tanto, os diagramadores entravam num cubículo onde enfiavam o rosto debaixo de um pano preto. 

Penávamos nos fechamentos semanais, que não raro varavam a madrugada de sexta-feira. Na editoria de Artes e Espetáculos, além do Masson, havia feras como Geraldo Mayrink (1942-2009), João Gabriel de LimaRinaldo Gama e Ricardo Valladares.

Certa vez, a madrugada avançava, mas a matéria do Geraldo continuava parada no editor executivo Paulo Moreira Leite. Depois de jantar, acender alguns cigarros e contar piadas, Geraldo começou a ficar angustiado. O tempo passava e nada. Depois de um suspiro, ele soltou essa: “Podiam tanto me ligar de Juiz de Fora dizendo que a minha mãe morreu. Só assim eu ia poder sair daqui…” Apesar do humor negro, Geraldo era muito ligado à mãe, então viva. Ambos sobreviveram àquele e a tantos outros fechamentos.

 

Ângela Pimenta trabalhou na editoria de Artes e Espetáculos de Veja entre 1991 e 1999. Foi editora sênior da revista Exame em Brasília (2007-2011) e representante da Online News Association no Brasil (2009-2014). É mestre em Jornalismo pela Columbia University School (2001) e presidente do Projor desde julho de 2015.

Incertezas rondam jornal baiano A Tarde

A série de demissões anunciadas na última semana voltou a agitar os bastidores do jornal A Tarde, um dos mais antigos no Brasil. A empresa não confirma, mas fala-se que 16 profissionais foram demitidos. A informação que circula na Bahia é que o jornal estaria novamente sendo negociado com um grupo paulista. Se confirmada, não será a primeira vez. Em 15 de janeiro de 2016 a venda chegou a ser anunciada para o grupo paulista Piatra Participações. Porém, após uma série de desentendimentos, e problemas com documentação, o acordo foi desfeito 45 dias mais tarde.

Com um ano e meio de vida, Metrópoles é líder de audiência no DF

De acordo com o Google Analytics, o site Metrópoles recebeu dois milhões de visitas em apenas 24 horas. A boa notícia, segundo a diretora de Redação Lilian Tahan, foi anunciada em 6/3, “uma despretensiosa segunda-feira pós-carnaval”: “Estatisticamente, alcançamos o melhor resultado em número de páginas visualizadas desde a inauguração do site, há exatos 18 meses. (…) Nossos consumidores são exigentes, nos cobram cotidiana e ostensivamente em todos os nossos canais abertos. Pedem variedade, disponibilidade, querem atenção e respostas rápidas. E nós nos sentimos muito honrados e motivados a atender a todas essas expectativas. Escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e dar retorno à sociedade são especialidades do Metrópoles, que nós fazemos questão de dividir com você, quem tornou tudo isso possível. O nosso muito obrigado, agora multiplicado por 30 milhões de vezes”.

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