A partir desta segunda-feira (16/4), Raul Ferreira passa a comandar a equipe do Band Mulher-RS. O programa tem a edição de Karina Chaves, produção de Cindy Vitali, apoio na produção de Gabriela Dias, chefia de Reportagem de Aline Rimolo, direção de imagens de Claudio Araújo e gerência de telejornalismo de Ciça Kramer.
“Vamos fazer um programa diferente. Preparem-se. Band Mulher estará em lugares inimagináveis, com entrevistados interessantes e com muito conteúdo”, afirma Raul.
Nascido em Pelotas (RS), com mais de 30 anos de carreira, ele se formou pela UFRGS em 1982 e venceu três prêmios ARI de Jornalismo.
As mulheres descobriram tardiamente as redações dos jornais e no interior, onde geralmente o machismo está mais enraizado, observa-se uma árdua luta feminina por reconhecimento. Nas coberturas locais em diversas regiões no interior, entre elas o Sul de Minas, as mulheres ocupam cargos importantes, garantindo relevante representatividade feminina na mídia.
Michele Pacheco
Um dos destaques no interior mineiro é a repórter Michele Pacheco. Com mais de 20 anos de experiência em televisão, atua na Rede Mais, afiliada da Rede Record em Varginha. Ela relembra que escolheu ser jornalista por gostar de contar histórias e, que ao longo da carreira, teve a oportunidade de apresentar muitas: “Algumas foram marcantes, como a cobertura das inundações no Sul de Minas, em 2000, quando fomos a única equipe de reportagem a entrar na cidade de Santa Rita do Sapucaí por terra, passando por trilhas perigosas”.
Vanessa Nunes, locutora e apresentadora da rádio Itatiaia no Sul de Minas, destaca que o melhor de trabalhar no interior é estar perto das pessoas, numa relação mais estreita com o público, sendo que já foi até madrinha de casamento de uma ouvinte: “Apesar do trabalho ser mais árduo que na capital, a proximidade com as pessoas torna a profissão mais especial. Trato com atenção e gratidão todos que me abordam na rua, que pedem para tirar uma foto ou dar um autógrafo. É uma forma de agradecer a gentileza e o carinho de quem prestigia o meu trabalho”.
Letícia Reis
As mulheres também estão abrindo espaço na cobertura esportiva no interior. Letícia Reis já trabalhou cobrindo times do interior paulista e também o Boa Esporte, clube da cidade de Varginha. Hoje, é responsável por apresentar o bloco de esportes do jornal Mais Notícias, exibido de segunda a sexta-feira na Rede Mais. Segundo ela, o jornalismo esportivo representa a união entre o amor pela comunicação e o antigo desejo de ser atleta. No início da carreira, quando era repórter, relata ter sido vítima de discriminação de gênero: “Temos que lidar com o preconceito diariamente e, infelizmente, no jornalismo esportivo, também é assim. Em 2010, em um jogo válido pela fase final da série A3 do Campeonato Paulista, houve uma confusão e fui xingada, desrespeitada e até agredida com pedaços de concreto arremessados das arquibancadas. Precisei de auxílio da PM para continuar trabalhando. Confesso que fiquei com medo, quis desistir, mas o episódio acabou me dando ainda mais força para lutar e conquistar meu espaço”.
Michele Pacheco ressalta que é importante a igualdade entre homens e mulheres na cobertura jornalística: “A competência não pode ser avaliada pelo gênero, pois ambos têm a mesma capacidade de contar histórias e informar. Como em todos os setores da sociedade, a presença feminina no jornalismo é importante e deve ser respeita”.
A Approach tem nova conta, a marca Noi, que compreende a Cervejaria Noi e a rede de restaurantes Noi Gastronomia. Nascida em 2008, em Niterói, a marca destaca-se pela qualidade e variedade de estilos das suas cervejas artesanais, além do serviço de excelência nos nove restaurantes da rede (sete na cidade-sede, além das casas em Búzios e no Rio, no Leblon).
O atendimento está a cargo de Saulo Campos ([email protected] e 21-991-138-784), sob supervisão de Sérgio Pugliese.
Será sobre fake news a segunda edição do ciclo A comunicação, a empresa cidadã e os desafios do Brasil de 2018, que tem por objetivo abrir as páginas da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas para uma reflexão com formadores de opinião sobre o papel das organizações nos grandes temas contemporâneos e o impacto que estes produzem na imagem, nos negócios e nos relacionamentos com os vários públicos de interesse. Programada para circular em 28/5, abordará o tema Fake news e o mundo empresarial – Credibilidade em xeque, prejuízos à vista e reputação maculada.
O foco da edição será mostrar como combater o fenômeno no mundo empresarial, que pode entrar em colapso, dependendo do grau e da repercussão da falsa notícia; como se prevenir, vigiar permanentemente e tomar decisões ágeis, para eliminar o mal pela raiz; o que nossas empresas estão fazendo nesse sentido; como a imprensa tem reagido; e como identificar os focos e as origens das fake news.
A exemplo da primeira edição, que abordou a diversidade e a inclusão social nas empresas, também essa será conduzida por Sérgio Lüdtke, que até 2015 coordenou o Master em Jornalismo Digital no Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e é proprietário e editor da empresa e siteInteratores. Ele coordenou ainda programas de treinamento in company para jornalistas em empresas como Grupo Globo, Grupo RBS e Rede Gazeta (ES).
O ciclo está aberto à participação das empresas e os interessados podem obter informações com Silvio Ribeiro ([email protected]) ou Vinícius Ribeiro ([email protected]), pelo 11-3861-5280. Já confirmaram adesão a esta segunda edição as empresas Vale e CNH.
Os temas que virão a seguir são:
30/7 · Inteligência artificial – A ciência que está invertendo a lógica do mundo, inclusive empresarial
24/9 · Redes sociais – Relacionamentos e negócios – Protagonismo que mexeu com conceitos, verbas, audiências e retorno do investimento
26/11 · Sustentabilidade – Uma causa comum a unir organizações e sociedade
E vem aí também o Especial Dia da Imprensa. Aguardem!
14/4 (sábado) – Mais uma edição da série Conversa Pública, desta vez sob o tema Tempos de intervenção. Silvia Ramos, coordenadora do Observatório da Intervenção, a jornalista comunitária Buba Aguiar e Rubem César Fernandes, do Viva Rio, serão entrevistados ao vivo por Rafael Soares, do jornal Extra.
Os entrevistados vão discutir o andamento da intervenção federal na segurança do Estado do Rio e o impacto que esses acontecimentos históricos deixarão no Brasil. Às 16h, na Casa Pública (rua Dona Mariana, 81). O evento é aberto, mas pede-se confirmação de presença.
Luiz Santoro ([email protected]) organiza um encontro dos ex-TV Manchete. Marcado para 16 de junho, um sábado, das 12h às 18 h, no restaurante Graça da Vila (rua do Catete, 133, ao lado da estação Catete do metrô) tem as instruções no Facebook.
A confirmação da presença dos “mancheteiros” interessados se dá por um depósito de R$ 90, com direito ao bufê completo da casa, incluindo as bebidas. O depósito pode ser feito na Caixa Econômica Federal ou em qualquer lotérica, agência 2264 Méier, conta poupança 013-29810-0, em nome de Marcos V. Fontes Carvalho. Este é o terceiro encontro do pessoal, o que não acontecia desde 2015, e marca os 35 anos que a TV Manchete teria se estivesse no ar.
Na semana em que o Governo Federal anunciou sua intenção de privatizar a Infraero – ou pelo menos parte da estatal que comanda 54 aeroportos no Brasil –, a Edelman informa que seu mais novo cliente é a concessionária RioGaleão, empresa responsável pela administração e operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio.
Após ganhar uma concorrência iniciada no ano passado, a Edelman vai responder pelo planejamento de comunicação da empresa, incluindo mídia paga online e offline, ativações da marca e relacionamento com a imprensa. A agência Café das 4 continua com a gestão das redes sociais. Ambas estão subordinadas à equipe interna do RioGaleão, formada pela gerente de Comunicação Uyara Assis e a gerente de Marketing Maria Elisa Ferreira.
Com o novo cliente, o escritório do Rio da Edelman amplia seu portfólio para o segmento de infraestrutura. A atuação estende-se pelos setores de embalagens (Ball), energia (Eneva, Modec e Shell), farmacêutico (GSK), financeiro (Zetra), de turismo (Booking.com e Iberostar), entre outros. Ana Julião, diretora-geral da Edelman no Rio, afirma: “O aeroporto já reverteu sua imagem, com os investimentos em melhorias e comunicação feitos nos últimos três anos. O desafio, agora, é de conquista de novos negócios, e estamos muito empolgados em fazer parte desse momento”.
A terceira edição da temporada 2018 do Clube da Imprensa vai reunir grandes fotógrafos da imprensa para discutir as encruzilhadas do novo fotojornalismo. O encontro será na próxima terça-feira (17/4), no Bar Brahma, no famoso cruzamento das avenidas Ipiranga e São João.
Com mediação de César Itiberê (Fotos Públicas), participarão dos debates os fotógrafos Jorge Araújo (Folha de S.Paulo), Monica Maia (DOC Galeria) e João Wainer, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa. Os encontros começam com uma happy hour, às 18h, com um som ambiente nas picapes. Os convidados serão recebidos com um chope oferecido pelo Bar Brahma, e os debates começam por volta das 20h.
O Clube da Imprensa é um projeto criado por Denize Bacoccina, Clayton Melo, Helio Gomes, Milton Gamez, Edson Franco, Cesar Itiberê e Rica Ramos, e conta com apoio de mídia de Jornalistas&Cia, Comunique-se e A Vida no Centro.
Desenvolvendo Ideias, centro de liderança através do conhecimento da Llorente & Cuenca, publicou o estudo Contra as fake news na empresa: Real advocacy, que aborda o impacto político e midiático causado pelas fake news, destacando como elas representam um grave problema para as companhias,não só pelo que é citado diretamente sobre a marca, mas também em que contexto ela está inserida.
O material foi escrito por Eva Pedrol Medialdea, diretora da área de comunicação corporativa e crise da Ll&C em Barcelona; María Obispo, gerente da área digital na agência em Madrid; Mar Velasco Baron, consultora sênior da área digital em Barcelona; e Vanessa Álvarez, consultora sênior da área digital em Madrid. Confira a íntegra.
No último final de semana (7 e 8/4), a Rede Globo reuniu em sua sede de São Paulo o Editors Lab, projeto destinado a fomentar a inovação digital e o jornalismo sustentável. Realizado há seis anos, e pela primeira vez no Brasil, é um programa idealizado por Global Editors Network (GEN), entidade internacional com mais de 750 associados de 70 países.
Nessa etapa brasileira do projeto estavam USP, Faculdade Cásper Líbero, PUC-Rio, Aos Fatos, Voz das Comunidades, Zero Hora, G1, e Infoglobo, entre outros participantes. A equipe de cada um desenvolveu um protótipo para combater as fake news e as ferramentas que as disseminam. Entre as ideias apresentadas havia soluções para instruir e alertar usuários sobre o que estão compartilhando, contribuir para que anunciantes não invistam em fake news, e informar moradores de comunidades quais notícias são falsas.
A banca que avaliou os projetos apresentados no pitching final era formada por Evangeline Bourgoing, diretora de conteúdo do GEN; Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil; Camila Achutti, do Master Tech; e Cristiano de Araújo, professor da UFPE.
Além de várias palestras, o professor da ECA/USP Eugênio Bucci falou sobre a compreensão do que realmente são as fake news: “Há uma grande distinção entre o trabalho da imprensa – que sim, comete erros – e a intenção das notícias falsas – que se apropriam da credibilidade que uma matéria de imprensa consegue representar e encarnar”.
Marco Túlio apresentou ferramentas que auxiliam na verificação de conteúdo em texto, foto ou vídeo: “Para identificar se uma foto de um acontecimento publicada em uma rede social é verdadeira, por exemplo, você pode cruzar informações com imagens de satélite e street view […] e analisar se coincide com as informações da imagem publicada. É uma forma de verificação em tempo real de algo que foi compartilhado naquele momento”.
Márcia Menezes, diretora de Conteúdo do G1, falou sobre atitudes que evitam que jornalistas caiam nas pegadinhas e destacou a atenção ao que acontece ao redor como premissa essencial: “Não pode ter nicho, ter gueto, não pode achar que acessando uma url vai descobrir tudo. É necessária uma boa dose de obsessão”.