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quinta-feira, dezembro 18, 2025

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Oficina para profissionais da voz no Rio de Janeiro

Kleber Vieira
Kleber Vieira

Kleber Vieira ministra nesta quinta-feira (17/5),  a oficina Como ser um profissional da voz. A ênfase é na comunicação verbal, com atenção para a correta dicção em português e termos em outros idiomas. Dirigida para profissionais de comunicação, vai abordar as diferenças entre programas ao vivo e gravados. Também para profissionais de eventos, prepara para apresentar eventos públicos, sociais e corporativos.

Jornalista há 33 anos, Vieira trabalhou em rádio, jornal, agência de notícias e assessoria de comunicação. Como editor da agência Sport Press, ganhou o prêmio Bola de Ouro. Atualmente é assessor da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol, além de cerimonialista e mestre de cerimônias, trabalhando com apresentação, planejamento e organização de eventos.

Das 8h às 12h30, no auditório do Centro Empresarial BarraShopping (av. das Américas, 4.200, bloco 9, ala B), ao custo de R$ 65. Inscrições e outras informações no [email protected] ou 21-973-907-421.

A revolução paulista de 1932 pelos olhos de Luiz Octavio de Lima

Capa do livro
Capa do livro

Autor do best-seller A Guerra do Paraguai (2016) e finalista do Prêmio Jabuti com Pimenta Neves – Uma reportagem (2013), Luiz Octavio de Lima está lançando 1932: São Paulo em chamas, sobre a chamada Revolução Constitucionalista, que pôs em xeque o primeiro governo Vargas, atravessou fronteiras e ainda é objeto de apaixonadas discussões. Com personagens históricos como o inventor Santos Dumont, Juscelino Kubitschek, o jornalista Roberto Marinho e literatos como Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Guilherme de Almeida, Guimarães Rosa e Rubem Braga, o livro tem boa parte de sua força nas experiências dos combatentes anônimos, transmitidas a seus parentes ou registradas em diários que ficaram como legados para as novas gerações. Esses depoimentos de quem esteve nas trincheiras e viveu a guerra civil em primeira mão permeiam a narrativa.

Um abrangente relato, fartamente ilustrado com mapas, fotos e cartazes, permite ao leitor conhecer e analisar o episódio que sacudiu o Brasil, deixando um legado de valores e discussões. O livro será vendido nas livrarias por R$ 56,90.

ICFJ lança bolsa para empreendedores digitais

O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), com o apoio do Professional Fellows do Departamento de Estados dos EUA, oferece o programa A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America (Um caminho digital para empreendedorismo e inovação para a América Latina). Jornalistas empreendedores digitais de 12 países da América Latina, incluindo Brasil, e que tenham fluência em inglês, poderão participar do programa, de 8/10 a 17/11, nos Estados Unidos.

Ele vai selecionar candidatos para criar modelos de empreendimentos de mídia que aproveitem o poder das ferramentas digitais para gerar uma receita sustentável. Os bolsistas aprenderão o que há de mais novo no mundo digital para ajudar a implementar seus planos de negócios.

Os candidatos escolhidos viajarão a Washington para uma orientação de cinco dias, seguida por um estágio de quatro semanas em uma organização americana. Os participantes voltarão a se reunir no programa Professional Fellows Congress em Washington. As inscrições ficam abertas até 20 de maio.

TV1 contrata Renata Saraiva e reposiciona área de RP

Renata Saraiva assume como Diretora Executiva da TV1 Brand PR
Renata Saraiva assume como Diretora Executiva da TV1 Brand PR
Agora chamada TV1 Brand PR, área reforça e explicita sua visão de RP com foco em atitude de marca e em resultados de negócios para clientes

 

O Grupo TV1 anunciou a mudança de posicionamento de sua unidade de Relações Públicas, agora chamada TV1 Brand PR. O novo momento acompanha a chegada de Renata Saraiva ([email protected]), que assume a posição de diretora executiva da unidade após atuar por nove anos como diretora-geral da Ogilvy PR no Brasil. Ela substitui a Elisa Prado, que seguiu para a Telefônica.

“Nosso novo posicionamento em RP – estratégias de relacionamento e influência que elevam o valor das marcas – acompanha o planejamento estratégico do Grupo, que tem como foco pessoas e negócios em transformação”, diz Sérgio Motta Mello, presidente do Grupo TV1. “Ficamos gratificados em ter identificado em Renata a profissional movida a valores e desafios que buscávamos para fortalecer o time, não apenas liderando uma disciplina estratégica como RP, mas contribuindo para o desenvolvimento do Grupo como um todo”.

“Dada a natureza holística e estratégica da visão de RP, vemos a TV1 Brand PR como a unidade com maior potencial de integrar todas as áreas de expertise do Grupo sob uma ótica multipúblicos e multidisciplinar”, acrescenta Selma Santa Cruz, vice-presidente do Conselho.

“A partir do novo posicionamento, desenhamos uma arquitetura de soluções baseada em três dimensões – reputação, engajamento e influência”, explica Renata. “Entendemos que vivemos tempos disruptivos e que os diversos públicos não estão mais meramente em torno das marcas, mas convivem com elas em redes relacionais e de influência. Nos vemos como designers do comportamento das marcas nessas redes”.

A arquitetura de soluções da TV1 Brand PR inclui serviços e produtos nas áreas de estratégias de atitude da marca, employee engagement, social & media influence, atitude para crise e marketing de causa. “Usando um pensamento abrangente para online e offline – o mundo é um só e não se pensa mais real sem digital e vice-versa – e guiados por uma visão de Social by Design, concebemos campanhas e programas que vão da formação de embaixadores internos a engajamento de públicos externos como acionistas, comunidades, consumidores, formadores de opinião e mídia”, diz Renata.

Entre os clientes atendidos pela TV1 Brand PR estão Aché, Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Bradesco, Bradesco Seguros, CEMPRE (Compromisso Empresarial da Reciclagem), Localiza Hertz, Oracle e Somos Plural.

Palestra sobre pesquisas marca lançamento do Brasilis em SP

Alberto Carlos Almeida
Alberto Carlos Almeida

O cientista político e sociólogo Alberto Carlos Almeida, sócio-fundador do Brasilis, instituto de pesquisa e estudos de public affairs que passa a integrar a HSR Specialist Researchers, ministra nesta quarta-feira (16/5) em São Paulo uma Master Class exclusiva para jornalistas sobre metodologia e análise de pesquisas eleitorais e de opinião.

A ação, que faz parte do lançamento do instituto, será às 8h30, na sede da HSR (av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 / Edifício Montreal). Credenciamento na GBR, com Laís Fernandes ([email protected]).

Mais sobre os novos ministros e suas respectivas assessorias

Seguimos com a publicação das assessorias dos novos ministros, que iniciamos em J&Cia 1.151.

Angelo Fernandes de Souza acompanha o novo ministro do trabalho Helton Yomura e chefia a Ascom ([email protected] e 61-2021-5449 – plantão: 99247-6246).

Mirtis Matsuura (61-2027-3538) está na assessoria direta do ministro de Direitos Humanos Gustavo do Vale. Janete Lemos comanda a assessoria de Imprensa ([email protected]); e Alexandre Ferreira ([email protected]) coordena a área de cerimonial e agenda.

Patrícia Mesquita assessora o ministro do Planejamento Esteves Colnago. Thaisis Souza ([email protected]) chefia a Ascom e Vânia Cristino ([email protected]) coordena a área de Imprensa ([email protected])

Bruno Monteiro e Jaqueline Rocha ([email protected]) estão assessorando o novo ministro da Integração Nacional Antônio de Pádua Andrade. A Ascom é chefiada por Ricardo Castelo Branco ([email protected]).

Luciana Guedes ([email protected]) comanda a Ascom da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba – Codevasf, entidade vinculada do Ministério da Integração.

Letícia Palma e Luciana Salimen estão assessorando o novo ministro do Desenvolvimento Social Alberto Beltrame. Valéria Fazzura comanda a Ascom. Contatos pelos [email protected]; atendimento 61-2020-1505 e plantão 992-296-773.

Roberto Constante está na Chefia da Ascom do Ministério do Esporte, na gestão do novo ministro   ([email protected]); e Hélida Costa ([email protected]), na coordenação de Informação e Mídia.

SuperAção conversa sobre impactos da saúde financeira na saúde física

15/5 (terça-feira) – SuperAção é uma roda de conversa sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, promovida pelo portal Vida & Ação. Nesta segunda edição, sob o tema Equilibrando corpo, mente e bolso, pretende mostrar como a saúde financeira impacta a saúde integral, e apontar algumas estratégias e soluções.

Os convidados para o debate são o coach financeiro Alexandre Prado (www.nucleoexpansao.com.br), o consultor em vendas e marketing Humberto Gondin, o especialista em produtividade digital Raoni Luna (www.cerebrando.com), a psicóloga Renata Viegas (www.equipesaudeplena.com.br) e o empreendedor Tarcísio Melo (www.facebook.com/doutorinovacao). Das 17h30 às 21h30, no Espaço Ideal (rua Santa Luzia, 760). As inscrições estão abertas, com contribuição simbólica de R$ 20.

Abril teve prejuízo de R$ 331,6 milhões em 2017, diz Poder360

O site Poder360, de Fernando Rodrigues,  informou nesta sexta-feira (11/5) que a Abril Comunicações S.A. registrou  prejuízo consolidado de R$ 331,6 milhões em 2017, valor 140% maior do que os R$ 137,8 milhões de prejuízo apurados em 2016. O site teve acesso ao balanço da empresa, divulgado em 30/4, e ao relatório de avaliação em que a PwC (PricewaterhouseCoopers) afirma que “os prejuízos foram impactados por receitas e despesas ‘não recorrentes’ e que visam a reequilibrar suas finanças”.

Segundo o Poder360, “as despesas não recorrentes somaram R$ 139,8 milhões em 2017. Entraram nessa conta perdas com indenizações trabalhistas para redução do quadro de funcionários (R$ 23,7 milhões), consultorias para reestruturação financeira (R$ 7,9 milhões), baixa com ágio e mais valia da marca Casa Cor (R$ 45,1 milhões) e o programa de regularização tributária (R$ 63 milhões). A auditoria da PwC, no entanto, aponta o que chama de ‘incerteza relevante’ nos dados do balanço da Abril com relação à continuidade das operações do grupo. Parte disso estaria relacionada ao patrimônio líquido negativo de R$ 715,93 milhões da empresa no fim de 2017. No ano anterior, esse valor estava negativo em R$ 414,2 milhões. Ainda de acordo com a PwC, ‘as demonstrações financeiras não incluem quaisquer ajustes em virtude dessas incertezas. Essa situação, entre outras (…), indica a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa sobre sua continuidade operacional'”.

A propósito, comenta-se no mercado que a empresa pode entrar em recuperação judicial até o final do semestre.

Confira a íntegra do artigo do Poder360.

Jota lança repórter-robô para monitorar STF

Ilustração Rui
Ilustração Rui

O Jota, site especializado na cobertura de instituições públicas, criou um robô para monitorar o tempo que o STF leva para julgar processos. A ferramenta, denominada Rui, idealizada por Felipe Recondo e desenvolvida por Guilherme Duarte, respectivamente diretor de conteúdo e cientista de dados do site, emite alerta automático e envia mensagens via Twitter quando os trâmites fazem aniversário ou completam períodos específicos sem movimentação.

As informações podem ser vistas no @ruibarbot no Twitter e podem servir como base para pautas

Marcelo Rêgo deixa a Secom do Governo de Santa Catarina

Marcelo Rego
Marcelo Rêgo

Depois de 70 dias à frente da Secretaria de Comunicação do Governo de Santa Catarina, Marcelo Rêgo deixou o posto em 4 de maio. Segundo o site AcontecendoAqui, os motivos que levaram à sua decisão estariam relacionados a dificuldades para implementar o projeto que desenhou ao assumir a secretaria e divergências internas sobre a campanha publicitária da Secretaria de Segurança que está no ar.

Ex-secretário de Comunicação de Blumenau, Marcelo foi por mais de seis anos diretor de Divulgação da Secom do Governo de Santa Catarina. Ele deve ir para uma das diretorias do Badesc. O novo secretário, promovido pelo governador Eduardo Pinho Moreira, é Gonzalo Charlier Pereira, que já vinha atuando na Secom, na equipe coordenada por Chico Alves.

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