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quinta-feira, dezembro 25, 2025

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J&Cia, Amazon.com.br e Editora Record lançam prêmio de livro-reportagem

Autor de melhor livro-reportagem receberá R$10 mil e proposta de contrato com a Editora Record. Estudantes e recém-formados concorrerão a R$ 5 mil

 

Em uma parceria entre Jornalistas&Cia, Amazon.com.br e a Editora Record, foi lançado nesta quarta-feira (20/6) o Prêmio Livro-Reportagem Amazon. Com o objetivo de reconhecer títulos do gênero, a iniciativa avaliará obras publicadas até 31 de outubro de 2018 por meio do Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta de autopublicação da Amazon. O vencedor receberá R$ 10 mil, além da oportunidade de ter seu livro impresso editado e publicado pela Editora Record. Outra novidade será o Destaque Universitário, para estudantes de jornalismo e recém-formados, com graduação a partir de dezembro de 2015. O vencedor dessa categoria receberá R$ 5 mil.

Para participar, os interessados devem publicar seu livro gratuitamente pelo KDP e inserir o termo #PremioReportagemAmazon no cadastro de palavras-chave. Estudantes e recém-formados devem incluir também o termo #DestaqueUniversitario. Para serem elegíveis, os livros não podem ter sido previamente publicados e comercializados por uma editora. Além disso, precisam ficar exclusivos para venda na Amazon em formato digital, devendo ser inscritos no programa KDP Select.

Seleção

Os finalistas e vencedores serão selecionados por uma comissão julgadora formada por executivos e jornalistas de Amazon, Jornalistas&Cia e Editora Record. Os livros serão avaliados com base na originalidade, atualidade e relevância do tema. Aspectos como veracidade e profundidade dos fatos, diversidade e relevância das fontes, qualidade literária e viabilidade comercial, também serão diferenciais. Na composição do júri estarão, entre outros, Carlos Andreazza, editor executivo de não-ficção e literatura brasileira do Grupo Editorial Record, e Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia e deste Portal dos Jornalistas.

“Na Amazon, nos esforçamos para encorajar autores a compartilhar o seu trabalho e ideias com o mundo, enquanto os ajudamos a encontrar novos leitores”, afirma Talita Taliberti, gerente do KDP na Amazon.com.br. “O KDP foi criado para oferecer aos autores uma ferramenta de autopublicação fácil e aberta a todos para permitir isso”.

“Este prêmio valoriza o trabalho jornalístico. Nossa ideia é colocá-lo em destaque, ampliando o conhecimento sobre este gênero e buscando descobrir talentos em nosso meio”, diz Marina Zveibil, gerente de Comunicação da Amazon.com.br.

“A Record tem uma longa tradição na publicação de livros-reportagem que vem de muito anos. Está no DNA da editora”, afirma Carlos Andreazza, da Editora Record. “Apostamos no gênero e acreditamos que hoje o livro é o espaço onde o jornalista tem tempo e total liberdade para investigar e contar uma história da forma que ela deve ser contada. Estamos muito felizes em poder participar dessa iniciativa, descobrir e publicar novos talentos da literatura jornalística no Brasil”.

“Estamos empolgados em oferecer esse prêmio de livro-reportagem, ao lado da Amazon.com.br e da Editora Record. Será uma iniciativa que nos permitirá descobrir e reconhecer novos e talentosos profissionais do jornalismo brasileiro”, destaca Fernando Soares, editor do Jornalistas&Cia. “É também uma ótima oportunidade para jornalistas e estudantes compartilharem seus trabalhos, além de terem um retorno financeiro com isso”.

Sobre o KDP

O KDP é uma ferramenta gratuita e simples para escritores e editoras publicarem seus livros em todo o mundo. Todos os títulos participantes do Prêmio estarão à venda na loja Kindle e disponíveis gratuitamente aos clientes do Kindle Unlimited. Os e-books podem ser lidos pelo aplicativo gratuito Kindle para computadores, tablets e smartphones e em e-readers Kindle.

Pesquisa revela maior preocupação com notícias falsas em todo o mundo

Ranking
Ranking

Brasil lidera ranking da desconfiança

A edição deste ano da pesquisa Digital News Report, do Instituto de Estudos de Jornalismo da Reuters, feita por meio online com 74 mil pessoas entre 18 e 55 anos, em 37 países, revela que mais da metade desse universo (54%) diz estar preocupada com o que é real e falso na internet. Nos países com forte polarização e intenso uso de redes sociais, esses índices são maiores. O Brasil, que terá eleições gerais neste ano, lidera esse ranking, com um índice de 85%. Portugal (71%), Espanha (69%), Chile (66%) e Estados Unidos (64%) são outros países com altas taxas de preocupação em relação à desinformação na web.

Esse temor sustenta uma forte desconfiança das pessoas em relação às redes sociais. Apenas 23% afirmaram confiar nas notícias encontradas nessas mídias. De forma geral, o nível médio de confiança nas notícias permanece relativamente estável em 44%, diz o estudo. Mas confiança é maior (51%) quando se trata das mídias usadas com frequência pelas pessoas. O índice cai (34%) no caso das informações encontradas por meio de pesquisa. O levantamento demonstra ainda que as pessoas com níveis mais altos de alfabetização tendem a preferir as marcas de jornais, e usam as mídias sociais para notícias de forma muito diferente da população em geral.

Ao mesmo tempo, o uso do WhatsApp e do Instagram cresceu. O Brasil tem a segunda maior base de usuários no Instagram, com 50 milhões de usuários ativos por mês, enquanto o WhatsApp tinha 120 milhões de usuários no País em maio de 2017. Esse movimento explica-se pelo forte crescimento do uso de smartphones para notícias nos últimos cinco anos. Embora os números estejam mudando lentamente, a TV continua sendo a mídia mais poderosa do País. Um dado curioso no Brasil é o do crescimento no uso de bloqueadores de anúncios, quase um terço no último ano, o que denota maior preocupação com questões de segurança e privacidade.

Bolsa de estudos leva jornalistas a redações nos Estados Unidos

logo da Alfred Friendly

A bolsa de estudos da Alfred friendly oferece seis meses de estadia nos Estados Unidos para os participantes aperfeiçoarem habilidades de reportagem, aprenderem mais sobre a cobertura de negócios e política e conhecerem a fundo a cultura norte-americana. Eles serão mandados para redações em diferentes regiões do país. Os escolhidos participarão de uma série de treinamentos na Universidade do Missouri e deverão manter um blog para registrar suas experiências.

São aceitas inscrições de jornalistas em início de carreira que tenham nível avançado de inglês, entre 25 e 35 anos, e pelo menos três anos de experiência profissional. A organização cobrirá os gastos com a viagem e oferecerá ajuda de custo mensal para os participantes, além de cobertura de plano de saúde.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição e enviá-la com os documentos necessários para [email protected], com o assunto “AFPP Fellowship Application”. Mais informações no site do PressPartners (em inglês).

Marisa Kwiatkowski é destaque no 13º Congresso da Abraji

Marisa Kwiatkowski
Marisa Kwiatkowski

A repórter norte-americana Marisa Kwiatkowski, que revelou casos de abuso sexual na equipe de ginástica dos EUA, contará todos os detalhes da investigação no painel Investigando abusos sexuais: o caso Larry Nassar, no 13º Congresso da Abraji, no sábado (30/6), das 11h às 12h30.  A repórter do IndyStar, de Indiana. investigava suspeitas de abuso sexual de crianças nas escolas do estado quando recebeu uma dica sobre a política de acobertamento de casos do tipo adotada pela Federação de Ginástica dos Estados Unidos (USAG, na sigla em inglês).

Após recolher os primeiros documentos, Kwiatkowski juntou-se a Mark Alesia e Tim Evans, também repórteres do IndyStar, e mergulhou em uma extensa investigação sobre as práticas da USAG. O trabalho resultou no especial Out of Balance, publicado um dia antes do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A reportagem revelou detalhes sobre como a Federação sistematicamente deixou de alertar as autoridades sobre alegações de abusos sexuais cometidos por técnicos. Inscrições no site do congresso, que tem apoio de divulgação deste Portal dos Jornalistas e do J&CIa. Ele será realizado em São Paulo de 28 a 30/;6, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi.

Livro de Andrea Dip analisa força da bancada evangélica no Congresso

Andrea Dip: “A bancada evangélica, apesar de heterogênea, tem se movimentado de forma alinhada com as ideias e partidos de direita e extrema direita”

Repórter especial da Agência Pública, Andrea Dip acaba de lançar Em nome de quem (Civilização Brasileira). Desdobramento da reportagem investigativa Os pastores do Congresso, a obra analisa a manutenção e ampliação de privilégios das igrejas, como a isenção fiscal dos templos e de produtos culturais ligados a eles, e o controle dos corpos, por meio da aprovação de leis que coíbem avanços nos chamados novos direitos humanos, principalmente das mulheres e da comunidade LGBTQ.

Segundo a autora, em 2014 os brasileiros elegeram o Congresso mais conservador do País desde 1964. “Avançam nas duas casas projetos de leis como os que visam proibir o aborto inclusive em caso de estupro – e que aumentam as penas para as mulheres –, projetos que querem derrubar o direito ao nome social de pessoas transexuais, os que querem criminalizar a ‘heterofobia’, os que querem a volta do projeto que ficou conhecido como a ‘cura gay’, a proibição do casamento civil homoafetivo, o Estatuto da Família que entende por família apenas a composta por mãe, pai e filhos – sendo que o último censo do IBGE mostra outra realidade”, alerta a autora. “A bancada evangélica, apesar de heterogênea, tem se movimentado de forma coesa nesses assuntos e esteve totalmente alinhada com as ideias e partidos de direita e extrema direita”.

No livro, o leitor encontrará entrevistas e conteúdo jornalístico baseado em dados que revelam o número de evangélicos no País e os projetos em pauta e em votação no Congresso Nacional. Com a experiência, a autora adianta que o debate sobre as questões de gênero, que tinham por objetivo o combate à homofobia e à violência contra as mulheres, foi totalmente desvirtuado: “Ele (o livro) quer alertar a população – inclusive os evangélicos – de um projeto de poder que está se construindo com pautas e motivações nada espirituais”.

Nexo lança a escola N

O site Nexo está lançando a escola N, espaço de formação, reflexão e debates, que a partir de agosto oferecerá cursos livres, destinados a profissionais e estudantes de diferentes áreas. Os cursos abordarão questões artísticas, políticas, econômicas, sociais, antropológicas, literárias, filosóficas, históricas e jornalísticas, entre outras. O objetivo é promover o encontro e a interação, trazendo novas perspectivas e ferramentas para interpretar e lidar com os desafios da contemporaneidade.

Segundo o site, os professores serão pesquisadores e profissionais que estão pensando e atuando em suas áreas de forma inovadora. Os cursos serão ministrados na redação do Nexo em São Paulo (rua Araújo, 216, 8º). As inscrições estão abertas no site da escola N.

Cobertura da Lava Jato será tema de painel no Congresso da Abraji

Logo

O 13 º Congresso internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji vai debater no sábado (30/6) a Operação Lava Jato. Três repórteres que acompanharam (e acompanham) de perto as investigações farão um balanço da cobertura jornalística sobre a operação, com moderação de Guilherme Amado (JSK Stanford/O Globo), no painel Os erros e acertos da cobertura da Lava Jato.

Os repórteres convidados são Rubens Valente, autor da reportagem sobre as conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com Romero Jucá, José Sarney e Renan Calheiros, quando falaram sobre “estancar a sangria” e em “um grande acordo nacional” com “o Supremo, com tudo”; Andreza Matais, editora da Coluna do Estadão, que revelou que o ex-presidente Lula usava a cobertura em São Bernardo que foi comprada por primo de José Carlos Bumlai, amigo pessoal do político e preso na Operação; e Thiago Prado, repórter de O Globo, que deu o furo sobre um apartamento do então diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. Inscrições no site do congresso, que tem apoio de divulgação deste Portal dos Jornalistas e do J&CIa. Ele será realizado em São Paulo de 28 a 30/;6, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi.

Jornal de Jundiaí passa a circular de terça a domingo

Capa do Jornal de Jundiaí Regional

Desde o início do mês o Jornal de Jundiaí Regional passou a circular de terça-feira a domingo. Segundo informou o próprio veículo, a decisão “faz parte da estratégia para manter a sustentabilidade do jornal, após intensa negociação para obter os insumos necessários, como papel, tinta e chapa. Há uma nova realidade do mercado editorial e publicitário e estamos preparados para manter atuação firme e de liderança”.

O portal segue atuando em tempo real, com cobertura de esportes, polícia e matérias especiais, além do noticiário do País e do mundo. O jornal informou que os assinantes serão compensados com edições extras ao final do contrato.

Julia Duailibi acerta com a GloboNews

Julia Duailibi
Julia Duailibi

Julia Duailibi aceitou convite da GloboNews e está deixando a Band para trabalhar no novo jornal comandado por José Roberto Burnier, cuja estreia está prevista para 16 de julho. A edição, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 9h, será ancorada de São Paulo.

Julia é conhecida por sua participação no Café com Jornal, informativo matinal da Band e por suas entrevistas políticas no canal BandNews. Formada em Jornalismo pela Cásper Libero e em Administração Pública pela FGV, ex-Folha, Estadão, Veja e piauí, ela é também bailarina clássica.

Priscilla Piva deixa a Harley-Davidson

Priscilla Piva

Depois de três anos à frente da área de Relações Públicas da Harley-Davidson, e cinco na Printer Press, agência responsável pelo atendimento, Priscilla Piva despediu-se da marca na última terça-feira (12/6). Em reestruturação, o setor deverá ter nova configuração, que a Printer Press anunciará nos próximos dias.

“Meu ciclo na companhia encerrou-se, na certeza de ter realizado um trabalho importante de Comunicação durante os três anos em que estive à frente da área de Press Relations da marca”, destaca Priscilla. “Agradeço imensamente à Printer Press, especialmente a Rosângela Ribeiro e Fernando Saliba, pelos cinco anos de empresa e por todas as oportunidades profissionais”.

Formada em Jornalismo, com pós-graduação e mestrado em Comunicação Empresarial, Priscilla atendeu anteriormente, ainda pela Printer, às contas de Michelin e John Deere. Em busca de novos desafios profissionais, ela atende pelos 11-996-563-775 e [email protected].

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