2.4 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 18, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 738

Deloitte confirma apoio ao Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia

Prémio+ Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças

A Deloitte confirmou nesta semana o apoio ao Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, de Jornalistas&Cia, somando-se a Gerdau e BTG Pactual, que já estão ao lado da Jornalistas Editora no projeto.

O primeiro turno de votação começa no próximo dia 10/9, com um colégio eleitoral de aproximadamente 54 mil profissionais de redação e comunicação corporativa, com coordenação da Maxpress. Essa etapa é de livre indicação, com cada pessoa apontando até cinco jornalistas da área econômica e até três nomes das categorias Jornal, Revista, Rádio, TV, Site/Blog e Agência de Notícia. Os mais votados seguirão para o segundo turno, de onde sairão os Top 50 profissionais e os veículos campeões.

O prêmio, que segue para a terceira edição, reúne ainda o apoio institucional de Abracom, Abrasca e Ibri e a colaboração da Mestieri PR.

Outras informações pelo 11-3861-5280, com Silvio Ribeiro ([email protected]) ou Fernando Soares ([email protected]).

Otavio Frias Filho será homenageado em cerimônia inter-religiosa

Otavio Frias Filho
Otavio Frias Filho

Uma cerimônia inter-religiosa em homenagem ao jornalista Otavio Frias Filho, morto na última terça-feira (21/8), será celebrada às 12h desta segunda-feira (27), na Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima (av. Dr. Arnaldo, 1.831), zona oeste de São Paulo.

No evento, que terá participação de dom Fernando Antônio Figueiredo, bispo da diocese de Santo Amaro, entre outros líderes religiosos, a atriz Bete Coelho lerá trechos de peças escritas por Otavio e Sérgio Davila, editor executivo da Folha de S.Paulo, falará em nome dos funcionários da empresa.

Otavio tinha 61 anos e foi vítima de um câncer no pâncreas. Durante 34 anos, ele ocupou o cargo de diretor de Redação da Folha de S.Paulo, período em que o jornal tornou-se o maior e mais influente do Brasil. Foi mentor do Projeto Folha, que modernizou o jornalismo brasileiro na década de 1980.

* Com informações da FolhaPress

Cásper Libero promove 2ª Semana de Comunicação

Foto de divulgação

Com o tema A transformação social, a Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, promove de 27 a 31/8 sua 2ª Semana de Comunicação. A programação inclui um bate-papo com Konrad Dantas, mais conhecido como KondZilla, que atualmente tem um dos maiores canais do Youtube no Brasil; uma mesa sobre jornalismo internacional, com Patrícia Campos Mello, Sonia Blota e Marie Naudascher, e outras atividades.

Aberto ao público externo, o evento abordará temas ligados a Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet. A programação completa está disponível no site da Faculdade. Para inscrever-se é necessário enviar e-mail com nome completo e RG para [email protected] e aguardar confirmação.

Matraca realiza quarta edição da feira de recrutamento de estudantes 

logo Matraca

A quarta edição da feira de recrutamento Matraca para estudantes de Comunicação do Brasil será em 28 e 29/8 no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (ECA USP), das 12h às 21h, com a participação de 21 empresas e 12 apoiadores. Na feira, o público poderá se informar sobre as oportunidades de estágio diretamente nos estandes de recrutamento das empresas. Haverá também palestras, lounges e workshops que visam a promover o diálogo direto entre o público e as companhias, com conteúdos exclusivos e interativos acerca dos novos rumos da comunicação.

Entre os temas que serão debatidos estão: Benchmark internacional nas redes sociais; Conexão entre marcas e pessoas; Papel do feminismo nas novas dinâmicas entre mulheres e marcas; e Pesquisa digital. Para se inscrever é necessário preencher o formulário no site e levar 1 kg de alimento não perecível para doação.

Agência Lupa terá ombudsman durante a cobertura eleitoral

Fernanda Escóssia
Fernanda de Escóssia

A Agência Lupa terá até novembro a jornalista e professora universitária Fernanda de Escóssia exercendo a função de ombudsman. Ela foi contratada para ouvir as críticas dos leitores/ouvintes/espectadores da agência e repassá-las à redação, de forma a aprimorar o trabalho oferecido. Até o fim da campanha eleitoral, acompanhará de perto a produção da Lupa, assim como as críticas dos leitores. Realizará uma auditoria independente sobre todo o conteúdo publicado, apontando falhas, ressaltando acertos e propondo melhorias. Ela foi apresentada à metodologia de trabalho da Lupa, aos cinco pontos do código de ética da International Fact-checking Network (IFCN) e já dispõe de um e-mail público ([email protected]) para ouvir os leitores.

Fernanda foi repórter em O Povo (Fortaleza), Folha de S.Paulo e O Globo, diário em que também trabalhou como editora de Política/País. Leciona no Ibmec Rio, foi professora da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora Fellow da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas. Atualmente, integra a equipe de jornalistas da Associação dos Docentes da UFRJ.

Amon Borges lança o blog Lineup

Amon Borges
Amon Borges

Amon Borges, que na Folha de S.Paulo responde pelo blog Inteligência de Mercado, sobre publicidade e marketing, também estreou no site do jornal o blog Lineup, que traz notícias sobre os principais shows e festivais no Brasil e no mundo. Dedicado ao público que gosta de música e de viajar, tem agenda de shows, notícias sobre música, entrevistas, listas, além de vídeos e playlists.

Desde 2011 na Folha, Amon passou pelo Guia e pela revista sãopaulo e atualmente está na Espanha para um mestrado em produção jornalística multiplataforma na MPXA/Universidad de Coruña. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, cursou filosofia na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e tem um MBA em marketing digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Edilamar Galvão é a nova coordenadora do Curso de Jornalismo da Faap

Edilamar Galvão
Edilamar Galvão

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutoranda em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades no núcleo Diversitas, da USP, Edilamar Galvão é a nova coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Também é professora da graduação e pós-graduação da instituição, nas áreas de Estética e Jornalismo, e responsável pela criação e coordenação do laboratório de produção de conteúdos jornalísticos, LabJor FAAP, além de ter coordenado parcerias com grandes veículos de comunicação, como o Debates & Provocações Época/Faap e o Ciclo Faap/El País.

Weber Shandwick passa a atender ao Tinder Brasil

Weber Shandwick

A Weber Shandwick é a nova agência de relações públicas no Brasil do aplicativo de relacionamentos Tinder. As duas empresas iniciaram a parceria em julho, com foco no planejamento de estratégias e relacionamento com as mídias de consumo e tecnologia. A Weber Shandwick terá a missão de dar suporte a oportunidades orgânicas e em parceria com influenciadores e veículos.

A conta é liderada por Verônica De Zorzi e Daniela Braun, diretoras de consumo e tecnologia, respectivamente, além de Ian Castelo Branco, vice-presidente de Insights.  Os responsáveis pela gestão são Jessica Ramalho, gerente de Client Experience, Tatiana Puzzovio, líder da equipe de Analytics, e Vinicius Costa, executivo sênior para Integrated Media. os contatos para a imprensa são [email protected] e 11-3027-0200.

Atlas da Notícia faz nova campanha de levantamento colaborativo

Atlas

O Atlas da Notícia, projeto inédito de mapeamento de veículos de jornalismo – especialmente local – no Brasil, busca expandir e atualizar o seu banco de dados por meio de uma nova campanha de crowdsourcing (levantamento colaborativo), para complementar a pesquisa que já está em curso. Lançada em novembro de 2017, a iniciativa é uma realização do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e tem a pesquisa, análise e publicação dos dados desenvolvida pela agência Volt Data Lab.

A nova etapa do projeto inclui uma rede de pesquisadores nas cinco regiões do País. Marcela Donini (Sul), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Juan Torres (Nordeste) e Loraine França (Centro-Oeste) auxiliarão o Volt na identificação e verificação de veículos jornalísticos. Segundo Sergio Spagnuolo, editor do Volt, “o objetivo é avançar o nível de conhecimento que temos sobre os veículos existentes no Brasil, estejam eles ou não já presentes em nosso banco de dados. Também queremos confirmar informações existentes e ampliar nossa base”. Para ele, ao “se obter conhecimento sobre vazios de notícia e sobre a característica de veículos no interior do Brasil, fora dos grandes centros de mídia, será possível orientar iniciativas, programas e políticas que possam fortalecer o jornalismo local”.

Angela Pimenta, presidente do Projor, considera que a atualização vai consolidar o projeto: “Vamos começar a registrar fechamento e abertura de veículos jornalísticos anualmente. Dessa forma, conseguiremos documentar os chamados desertos de notícias”. Segundo ela, o direito humano universal de receber informações de interesse público sobre o poder local fica comprometido com a ausência de jornalismo local: “Trocando em miúdos, uma cidade sem veículos noticiosos – um deserto de notícias – é um lugar onde a prefeitura, a Câmara Municipal, a fila do SUS, as escolas, a pavimentação e iluminação pública, para ficar em alguns exemplos, não têm cobertura. Ali não existe escrutínio e cobrança”.

A publicação da segunda edição completa do Atlas da Notícia está prevista para novembro. O projeto inclui também a veiculação de uma série de cinco artigos transmídia sobre a imprensa local brasileira, seja nos desertos de notícias, seja em municípios com experiências bem-sucedidas e inovadoras na cobertura de temas de interesse público.

O Atlas da Notícia inspira-se no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review. Com apoio do Facebook Brasil, o Atlas conta com parceria institucional da Abraji.

Ana Brambilla vai lecionar em Dubai

Ana Brambilla
Ana Brambilla

Ana Brambilla seguiu para Dubai em 18/8 onde vai lecionar no programa de Mestrado em Liderança e Inovação em Mídia Contemporânea da American University naquele país. Integrará a equipe de Pedro Sellos, do ISE, com quem já havia trabalhado no Master em Jornalismo Digital da entidade, em São Paulo. Com isso, deixou de dar aulas na Cásper Libero e a pós que coordenava em Ciências do Consumo no Senac.

Doutorada em Jornalismo e Redes Sociais na Universidade Austral, da Argentina, Ana ([email protected]) foi editora de mídias sociais e estratégia de conteúdo digital nas editoras Globo e Abril e no portal Terra. Na área acadêmica, também foi professora em cursos de graduação e pós-graduação em SP, RS, PR, MG, BA e GO. É autora do livro SMO – Social Media Optimization e organizadora dos e-books Para entender as mídias sociais – volumes 1, 2 e 3.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese