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sábado, agosto 23, 2025

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Approach abre escritório em Portugal, aos cuidados de Hérica Marmo

Hérica Marmo
Hérica Marmo

A Approch acaba de abrir um escritório em Lisboa, onde opera desde o final de abril. Instalado no LACS, um cluster criativo para empresas, profissionais e empreendedores, o escritório está a cargo de Hérica Marmo, que foi por 18 anos do jornal carioca Extra, até 2016 como editora do núcleo de cultura e variedades e integrante da equipe que implementou a estratégia digital do veículo – portal e gestão das redes sociais.

O desejo da agência é atender, em Portugal, a empresas brasileiras e estrangeiras que acompanham o crescente afluxo de brasileiros ao país, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. “A Approach pretende fazer uma entrega local de conteúdo corporativo em diferentes plataformas, usando a experiência que acumulamos, fazendo também uma triangulação da demanda de comunicação portuguesa para o mercado brasileiro’’, explica Beth Garcia, CEO do Grupo Approach. Calcula-se que mais de 130 mil brasileiros vivam formalmente em Portugal, onde trabalham, estudam, empreendem e, principalmente, consomem.

A Approach já tem em seu portfólio diversas marcas que atuam no Brasil e em Portugal, como Rock in Rio Lisboa, L’Oréal, Accor Hotels e Grupo Boticário, entre outras. “É sabido que, mesmo morando fora, o brasileiro mantém-se fiel a seus hábitos e comportamentos”, diz Beth. “Por isso, é fundamental agregar à comunicação a linguagem e o jeito de ser brasileiros. Nosso intuito é facilitar a colaboração com os futuros clientes e a comunicação entre marcas portuguesas e os potenciais clientes brasileiros, que residem e trabalham no país”.

Hérica Marmo é jornalista, pós-graduada em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa, tem especialização em jornalismo digital pelo IICS e em desenvolvimento de executivos pelo IBMEC. É autora dos livros A vida até parece uma festa – Toda a história dos Titãs (Record) e A canção do mago: a trajetória musical de Paulo Coelho (Futuro).

JeffreyGroup assume a conta da Mastercard no Brasil

Na frente, a partir da esquerda: Barbara Forato, Michelle Rodrigues, Leticia Suzuki e Mariana Neves; atrás, Thiago Massari e Fernanda Alvares
Equipe da JeffreyGroup para atendimento da Mastercard. Na frente, a partir da esquerda: Barbara Forato, Michelle Rodrigues, Leticia Suzuki e Mariana Neves; atrás, Thiago Massari e Fernanda Alvares

A JeffreyGroup foi escolhida para ser a agência de comunicação corporativa da Mastercard no Brasil. O escopo do trabalho inclui relacionamento com imprensa, formadores de opinião e influenciadores digitais, comunicação interna e public affairs.

A conta integra o núcleo de Inovação & Lifestyle do diretor de Grupo Thiago Massari e tem direção de Leticia Suzuki, gerência de Fernanda Alvares e equipe de atendimento formada por Michelle Rodrigues, Barbara Forato e Mariana Neves. O time ainda tem uma posição em aberto e em breve estará completo. Os contatos são mastercard@jeffreygroup.com / 11-3185-0800, ramais 821, 851, 833 / Sala de imprensa: https://newsroom.mastercard.com/latin-america/pt-br/. A Mastercard tem Sarah Buchwitz como vice-presidente de Marketing e Comunicação para Brasil e Cone Sul e Pedro Alves como diretor de Comunicação Corporativa para Brasil e Cone Sul.

STF cassa censura ao blog de Marcelo Auler

Blog Marcelo Auler
Blog Marcelo Auler

Em decisão que reafirma a liberdade de imprensa e beneficia a todos os sites noticiosos, a 1ª Turma do STF cassou, na sessão de segunda-feira (5/6), a censura imposta ao blog de Marcelo Auler, por decisão judicial, a pedido da delegada federal Erika Mialik Marena. Com isso, os ministros do Supremo condenaram uma prática que tem se repetido em diversos juízos: de determinar a retirada de reportagens e postagens nos sites noticiosos. Para três dos ministros, isso só pode acontecer se ficar caracterizado dolo no noticiário, o que não encontraram nas reportagens consideradas ofensivas pela delegada.

A censura havia sido determinada cautelarmente em 10/5 pelo juiz Nei Roberto de Barros Guimarães, do 8º Juizado Especial Cível do Paraná, com base apenas no que foi alegado pela delegada, que, à época, estava à frente da operação Lava Jato. Como o acórdão da decisão da ainda não foi publicado, e tampouco os votos dos ministros estão disponíveis no site do STF, Marcelo informa que manterá fora do acesso público as duas reportagens censuradas até que se conheça o inteiro teor da decisão. Confira os detalhes.

Inscrições para o Fórum Estadão Faap Campanha Eleitoral

Logo do curso

Termina nesta sexta-feira (8/6) o credenciamento para participar do Fórum Estadão Faap Campanha Eleitoral e Fake News, que o Estadão realiza no auditório da universidade, em São Paulo, na próxima segunda-feira (11/6), das 8h30h às 12h15. A abertura do encontro será uma palestra com Luiz Fux, presidente do TSE e ministro do STF.

O primeiro painel, Como fazer campanha com mais ética e menos dinheiro, contará com as participações de Lula Guimarães, coordenador da campanha online de Alckmin; Caio Magri, presidente do Instituto Ethos; Rafael Cortez, cientista político da consultoria Tendências; e Celso Matsuda, professor de marketing político da Faap.

O segundo painel, O uso das redes sociais na disputa pelo voto, tem presenças confirmadas de Marco Aurélio Ruediger, diretor da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV-Rio; Eugênio Bucci, professor da ECA-USP; Daniel Bramatti, presidente da Abraji e editor do Estadão Dados; e Fabio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo.

Os painéis serão mediados, respectivamente, por Vera Magalhães, colunista do Estadão, e Edilamar Galvão, coordenadora do Laboratório de Jornalismo da Faap.

É necessário confirma presença com Paula Angelo, na Ideal H+K Strategies (paula.angelo@idealhks.com – 11-4873-7621 / 999-909-870).

Mariana Kalil acerta com a Band RS e Fabiano Brasil, com a RDC TV

Mariana Kalil
Mariana Kalil

Mariana Kalil vai reforçar os times de BandNews FM, TV Bandeirantes e Band Mulher. A estreia dela no quadro Por Aí está marcada para esta sexta-feira (8/6), com informações que facilitam o dia a dia sobre estilo de vida e moda. A ideia é que ela possa apresentar novidades e antecipar tendências em temas que incluem o universo feminino.

Mariana trabalhou nas redações das revistas Época e IstoÉ Gente e dos impressos Zero Hora, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. É autora dos livros Peregrina de araque – Uma jornada de fé e ataque de nervos no Oriente Médio (2011), Vida peregrina – Uma jornada de desequilíbrios, tropeços e aprendizado (2013) e Tudo tem uma primeira vez (2015), todos publicados pela editora Dublinense.

Fabiano Brasil assinou em 1º/6 contrato com a RDC TV, emissora que tem previsão de estreia em 2 de julho. Ele apresentará Inteligência Emocional, de variedades, e o esportivo Clube Esporte Bar, dirigirá o Na Pelada e será presença constante no esportivo diário 2 Toques, com Cadu Oliveira. Paralelamente, seguirá apresentando Conversa de Bar, no Canal Bah!, bem como com suas atividades de live marketing e produção de eventos culturais.

Rodrigo Hornhardt passa a chefe de Redação no SBT

Rodrigo Hornhardt
Rodrigo Hornhardt

Rodrigo Hornhardt assumiu em 1º/6 o posto de segundo chefe de Redação do SBT, agora recriado. Passa a fazer dupla com Cilene Frias, no mesmo nível e com as mesmas responsabilidades. Com a promoção, fica extinta a função de redator-chefe que ele vinha exercendo nos últimos anos. Segundo José Occhiuso, diretor Nacional de Jornalismo, faro jornalístico, preocupação com a qualidade e a correção da informação, além de empenho e dedicação, levaram à promoção de Rodrigo.

Brasil conquista prêmios no Data Journalism Awards 2018

Logo do prêmio Data Journalism Awards

O Monitor da Violência, do G1, e o Stateless in Brazil, da Revista Resiliente, estão entre os 13 vencedores dos prêmios internacionais do Data Journalism Awards 2018, anunciados pela Global Editors Network em 31 de maio na GEN Summit, em Lisboa. O Monitor da Violência ganhou em duas categorias: Prêmio Microsoft por escolha do público e Prêmio Startup Lisboa para investigação do ano. O projeto é uma parceria de G1, Centro de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os repórteres do G1 registraram todas as mortes violentas no País durante uma semana. A maioria é de crimes que geralmente são esquecidos, como homicídios, roubos, feminicídios, mortes por intervenção policial e suicídios. Mais de 230 jornalistas colaboraram nas histórias produzidas como parte desse projeto.

O Stateless in Brazil conquistou o Prêmio SEMRush de site de jornalismo de dados do ano. O projeto é da revista digital Resiliente, escrito por Cintia Alves. O principal objetivo do site é relatar a trajetória de pessoas apátridas do Oriente Médio residentes no território brasileiro, a fim de compreender sua jornada para o País, sua integração social e apresentar fatos que tentam responder às razões pelas quais as pessoas são consideradas apátridas e suas consequências. Foram entrevistados especialistas de diversas áreas de ressocialização, como: saúde, educação, trabalho e jurídico; além de ONGs de apoio à causa e órgãos oficiais, como o Comitê Nacional de Refugiados (Conare), a Polícia Federal e o ACNUR.

Definidos os finalistas do Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo

Troféu

A Comissão Julgadora do Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo definiu em 30/5 os 12 finalistas da primeira edição do concurso. Iniciativa deste Jornalistas&Cia e de Hamilton Almeida, biógrafo de Landell, a premiação foi criada com o apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB) e tornou-se Projeto de Lei pela Câmara Municipal de São Paulo. Seu objetivo é reconhecer profissionais e atrações do radiojornalismo paulistano em quatro categorias: Âncora, Comentarista, Repórter e Programa Jornalístico.

Dividido em duas fases, o certame contou em sua primeira etapa com a livre indicação do público. A apuração revelou indicações de mais de 300 profissionais e quase 100 programas das principais emissoras que atuam na cidade de São Paulo. Na segunda fase, um júri especializado definiu os vencedores.

Integraram o júri: Adhemar Altieri, Álvaro Buffarah Jr., Filomena Salemme, Geraldo Nunes, Luciana Freitas, Marco Antonio Rossi, Paulo Vieira Lima, Roseli Tardelli e Ulisses Rocha.

Confira a relação dos finalistas em ordem alfabética:

  • Âncora: Marcio Bernardes (Transamérica), Ricardo Boechat (BandNews) e Tatiana Vasconcellos (CBN);
  • Comentarista: Claudio Zaidan (Bandeirantes), Reinaldo Azevedo (BandNews) e Vera Magalhães (Jovem Pan).
  • Repórter: Agostinho Teixeira (Bandeirantes), Aiana Freitas (BandNews) e Maiara Bastianello (BandNews)
  • Programa: Jornal da Bandeirantes, Jornal da BandNews e Jornal da Jovem Pan.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação no próximo dia 20/6, a partir das 19h30, no auditório do 1º andar da Câmara Municipal (viaduto Jacareí, 100). No dia 30 completam-se 90 anos da morte do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, verdadeiro inventor do rádio.

Acerto próximo? Afiliada da Globo deve trocar de mãos

Logo Rede Globo

Negociação entre grupos Jaime Câmara (GO, DF e TO) e Zahran (MS e MT) deve ser anunciada nos próximos dias

 

Depois de longa negociação, o Grupo Zahran, que atua nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está próximo de anunciar a compra das operações do Grupo Jaime Câmara. Segundo notícia publicada por Euler de França Belem, do jornal Opção, o acordo passaria a vigorar a partir de 1º de julho.

O acerto selaria a saída completa do Grupo Jaime Câmara do mercado de comunicação, envolvendo a venda de 24 veículos sediados nos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Entre eles estão a TV Anhanguera e os jornais O Popular, Daqui e Jornal do Tocantins, além de operações de G1, Globoesporte.com e CBN.

Para comandar o Jornalismo do conglomerado está sendo especulado o nome de Orlando Loureiro, que já havia passado pela própria TV Anhanguera, mas que desde abril de 2015 vem dirigindo o Jornalismo das tevês Morena e Centro-América, afiliadas da Rede Globo nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente.

Um anúncio oficial deve ser realizado pelas organizações nos próximos dias.

Projor lança segunda fase do Atlas da Notícia

Atlas

O Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo anuncia nesta quarta-feira (6/6) o início de uma parceria com o Facebook Brasil para patrocinar a segunda fase do Atlas da Notícia, que visa a mapear veículos jornalísticos nos 5 570 municípios brasileiros. Ela prevê a atualização e expansão da base de dados estatísticos publicada inicialmente em 2017. A pesquisa, análise e publicação dos dados será novamente realizada pelo Volt Data Lab.

A atualização prevê também uma nova campanha de arrecadação e a formação de uma rede de pesquisadores nas cinco regiões brasileiras para auxiliar o trabalho do Volt identificação e verificação de veículos jornalísticos. O Atlas tem apoio institucional da Abraji.

A publicação do primeiro levantamento, incluindo veículos de radiodifusão, está prevista para 30/6 no site do Observatório da Imprensa. A segunda edição completa sairá em novembro. O projeto inclui também a publicação de uma série de cinco artigos transmídia sobre a imprensa local brasileira, seja nos chamados “desertos de notícias”, cidades que não dispõem de veículos jornalísticos, seja em municípios com experiências bem-sucedidas e inovadoras na cobertura de temas de interesse público.

O Atlas da Notícia inspira-se no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review.

Projeto Credibilidade

Desde maio, o Facebook apoia também o eixo de educação midiática do Projeto Credibilidade, que compreende atividades independentes e complementares ao eixo do consórcio de mídia patrocinado pelo Google Brasil desde 2016. O eixo de educação midiática prevê a realização de 30 palestras em escolas públicas, associações de pais e mestres, coletivos estudantis e de comunicação, congressos e seminários, além da aplicação de uma pesquisa para avaliar a percepção pública sobre a credibilidade da imprensa diante do fenômeno da desinformação.

Realizado em parceria do Projor com a Unesp, o Projeto Credibilidade é o capítulo brasileiro de The Trust Project e tem coordenação de Angela Pimenta (angela.pimenta@projor.org.br) e Francisco Belda (belda@faac.unesp.br).

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