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sábado, dezembro 27, 2025

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Raul Costa Júnior deixa a TV Globo e vai para os EUA

Raul Costa Júnior
Raul Costa Júnior

Após cerca de uma década vivendo no Rio de Janeiro, Raul Costa Júnior despede-se da Rede Globo, onde é diretor executivo de Eventos, e segue ainda este mês para Orlando, onde deve ter sua base a partir do próximo ano. A decisão, conforme Coletiva.net apurou, foi tomada de comum acordo com a empresa e resulta da vontade de Raul de estar próximo da família, que vive nos Estados Unidos há cerca de dois anos. Aos amigos, ele tem deixado claro que não é uma aposentadoria nem uma despedida do mercado brasileiro. Será um período para dedicar-se à família, refletir, atualizar-se sobre as tendências e buscar novos projetos.

Nos últimos dez anos, Raul foi responsável por conduzir coberturas esportivas como três Copas das Confederações, três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas – entre campeonatos de inverno e de verão. Formado pela Faculdade de Comunicação da PUC-RS e pós-graduado em Gestão Empresarial, Raul construiu sua carreira sempre na televisão. A trajetória começou pela TVE-RS, passando ao Grupo RBS, onde esteve por cerca de 25 e chegou a diretor de Telejornalismo e Programação de RBS TV e TVCom. Em 2009, assumiu a direção do canal SportTV no Rio de Janeiro.

Fecap abre inscrições para cursos de férias

Logo Fecap

Estão abertas até 2/2 as inscrições para os cursos de férias da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) na capital paulista, nas áreas de idiomas, finanças, informática e comunicação. Com curta duração, as aulas serão ministradas no Campus Liberdade (av. da Liberdade, 532), e os temas abordados são: design thinking, storytelling, planejamento de comunicação, planejamento e compra de influenciadores digitais, YouTube para iniciantes e edição, entre outros.

Os valores variam de R$ 96 a R$ 1.200, dependendo do curso, assim como a carga horária, que pode ser de 4 a 26 horas/aula. Alunos da instituição têm desconto especial. Mais informações e inscrições no site da Fecap.

BNDES lança agência de notícias com seção de checagem de fatos

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta quinta-feira (13/12) a Agência BNDES de Notícias. Destinada às pautas internas de temas do banco, compõe-se de 15 editorias: Administração Pública, Agricultura, Comércio e Serviços, Cultura, Educação, Indústria, Infraestrutura, Inovação, Institucional, Internacional, Meio Ambiente, Mercado de Capitais, Micro, Pequenas e Médias, Saúde e Segurança.

O material – notícias, reportagens, entrevistas, fotos, áudios e vídeos –, produzido pela equipe do Departamento de Comunicação do banco, será fornecido gratuitamente para todo o Brasil e poderá ser acessado por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets) por qualquer pessoa, não sendo necessário nenhum tipo de cadastro.

Um dos destaques é a seção Fato e boato, dedicada à checagem de fake news. O objetivo é disponibilizar para os leitores conteúdo verificado e oficial sobre o que é veiculado sobre o banco, reduzindo, assim, os impactos da circulação de notícias falsas na internet e nas redes sociais. Na agência também está hospedado o Blog do Desenvolvimento, para veicular conteúdos noticiosos sobre estudos, publicações, boletins, artigos e relatórios, produzidos pelos técnicos do BNDES, sobre economia, desenvolvimento e diferentes setores econômicos em que o banco atua.

A decisão de criar uma agência de notícias própria alinha-se com o propósito de dar mais visibilidade à atuação do banco, definida por seu Planejamento Estratégico, e segue a tendência de outras organizações. Também com foco em comunicação, em março deste ano, o BNDES criou a Área de Comunicação e Relacionamento Institucional, ligada à presidência. Segundo a superintendente Helena Tenório, “com linguagem acessível, a Agência BNDES de Notícias busca atender à crescente demanda da sociedade por transparência, ampliando o diálogo do banco com jornalistas e também com o cidadão comum, menos acostumado com o ‘economês’”.

Sindicato debate liberdade de expressão nos 50 anos do AI-5- DF

Logo Sindicato dos Jornalistas DF

Nesta quinta-feira (13/12), data que marca os 50 anos do AI-5, o Sindicato dos Jornalistas do DF promove, às 20h, em seu auditório, o debate Jornalistas, liberdade de expressão e o futuro do País. O evento contará com a participação de representantes da Fenaj, da UnB, da ONG Artigo 19, além de Congresso em Foco e Brasil de Fato.

Na ocasião, o Sindicato realizará assembleia para eleição dos integrantes da Comissão de Liberdade de Expressão, que auxilia a diretoria na defesa do exercício do jornalismo e da ampla liberdade de pensamento e expressão no DF.

Faculdade Cásper Libero promove curso de férias

Logo Cásper Libero

A Faculdade Cásper Líbero vai promover em janeiro cursos livres com temas ligados a mídias sociais, entre eles os de Relacionamento com influenciadores e Gestão de crises em redes sociais. A mediação será da professora Carolina Frazon Terra.

Inscrições e mais informações disponíveis no site da Faculdade.

Número de jornalistas assassinados em 2017 foi o maior em dez anos

Jornalistas

Em 2017, 78 jornalistas morreram durante o ofício, enquanto outros 326 foram presos. Segundo a ONG britânica Article 19, esse é o maior número de assassinatos de profissionais da imprensa desde 2008. Os dados, divulgados pela instituição, voltada à preservação dos Direitos Humanos, são liderados por Turquia, Rússia e Hungria. Ela diz que também se percebeu um aumento à caça aos jornalistas em países governados por extremistas.

Em paralelo, outra ONG que monitora atividades relacionadas à repressão de jornalistas e profissionais de mídia ao redor do mundo, o CPJ (Comitê para Proteção dos Jornalistas), já contabilizou 48 mortes em 2018.

E segundo a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), o Brasil é o segundo país da América Latina que mais mata jornalistas. A avaliação é de 2010 até 2017. O ranking considera somente pessoas que foram mortas por causa da profissão. Em sete anos, 26 comunicadores foram assassinados enquanto trabalhavam. Esse número só não é o maior entre os países latino-americanos pois no México foram 52 vítimas no mesmo período.

Apesar de ter a LAI (Lei de Acesso a Informação), que trouxe maior transparência, o Brasil é o 103º na Classificação Mundial de Liberdade de Imprensa. A violência é um dos fatores que se destacaram na colocação do País.

Empresas unem-se para lançar o jornal coletivo 140

Logo Jornal 140

A Art Presse, 140 Online e a ZionLab anunciam o lançamento do Jornal 140, um coletivo de notícias online com informações e reflexões sobre o universo de comunicação (RP, digital, Social Media, Marketing, RH e Tecnologia). O canal foi criado com o propósito de refletir sobre os impactos da digitalização na comunicação e nos negócios, oferecendo uma série de matérias, tutoriais e curadorias em diversas disciplinas. Dentre os colaboradores estão Jaime Troiano (branding), João Perez (relações comerciais), Marco Darvas (desenvolvimento pessoal), Rodrigo Lanari (marketing de vinhos), Thomas Brieu (comunicação produtiva) e Claudio Cardoso (analytics).

Segundo Ricardo Braga, diretor da Art Presse, a meta é chegar a um milhão de page views até 2019. Sugestões de pauta pelo [email protected].

As mulheres, na visão de Palmério Dória

Livro Empoderadas
Capa do livro Empoderadas

Palmério Dória acaba de lançar o livro Empoderadas! – Mulheres eternas, corpo a corpo com a vida, dedicado às mulheres que explicam a sua presença neste mundo, o círculo de amor da infância em Santarém, oeste do Pará, formado por sua mãe Nazaré e mães suplementares, que lhe deram a base para enfrentar os trancos da vida em qualquer lugar do planeta. Firmou-se, então, um eterno e irremovível pacto com a alegria delas.

Fala, entre outras, da combatente social Marielle Franco, da psicanalista Nise da Silveira, da anarquista Juana Buela, da compositora Chiquinha Gonzaga, da escritora Patrícia Galvão, da revolucionária Tina Modotti, da cantora Dolores Duran, da atriz Leila Diniz, das guerrilheiras do Araguaia, da pintora Tarsila do Amaral, da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, da pop star Madonna, das astronautas soviéticas e da presidenta Dilma Rousseff. Para ele, todas são mulheres eternas presentes nos séculos XX e XXI – elas e mais de 150 outras importantes mulheres. Com 136 páginas, está à venda por R$ 64,90.

Imprensa Oficial promove feira de livros

Livros

A Imprensa Oficial promoverá de 13 a 15 de dezembro, em sua sede (rua da Mooca, 1.833), a primeira edição da sua feira de livros. Com a participação das editoras de Unesp (Universidade Estadual Paulista), Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), oferecerá ao público mais de dois mil títulos, com descontos que variam de 30 a 75%.

Além da venda de livros, haverá roda de conversa com convidados especiais. No dia 14/12 (sexta-feira), às 15h, estarão presentes o escritor e sociólogo José de Souza Martins, vencedor do Prêmio Jabuti, e o fotógrafo German Lorca. Em 15/12 (sábado), às 10h, Gabriel Chalita conversa com o público. A entrada é gratuita.

Carioquice tem edição 2019

Carioquice

A Insight lançou, para o Instituto Cravo Albin, a edição 2019 do Almanaque Carioquice, uma síntese da pluralidade cultural e histórica do Rio de Janeiro. Ao longo de 180 páginas, o leitor encontra dicas sobre como degustar um pescado bom e barato no Centro do Rio (Bar do Peixe), conhecer obras de arte criadas por pacientes com transtornos mentais (Museu de Imagens do Inconsciente) e onde encontrar relíquias barrocas sem precisar ir até Ouro Preto (Igreja de São Francisco da Prainha) e muito mais.

A edição, também em audiolivro, está disponível online, gratuitamente.

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