-2.4 C
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 22, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 698

Verônica Machado cria Clube de Realizadores para ajudar jornalistas

Verônica Machado
Verônica Machado

Verônica Machado começou o ano implantando o projeto Clube de Realizadores, que tem por finalidade ajudar jornalistas a descobrir novas possibilidades na profissão e realizar projetos e negócios na internet.

Ela, que foi repórter do Correio Braziliense, além de ter tido diversas iniciativas de negócios, explica que o Clube é composto de um grupo online de apoio a profissionais com os seguintes propósitos: auxiliar quem quer colocar projetos no ar mas não sabe dar o primeiro passo; tem um projeto ou negócio e quer crescer com presença digital; está sem rumo mas gostaria de inspiração para empreender; ou para aqueles que têm ideias demais e precisam de foco. “Meu objetivo para 2019 é servir o máximo de pessoas com minhas habilidades. É um modelo de assinatura que custa R$ 37 por mês. Todos os que tiverem vontade de concretizar projetos na internet são bem-vindos”, diz Verônica ([email protected] e @veronica.machado). J&Cia conversou com ela sobre o empreendimento.

Jornalistas&Cia – Você vem atuando no segmento de mídias digitais há um tempo. Como nasceu essa ideia? Já ministrou outros cursos?

Verônica Machado – Atuo nessa área há quatro anos. Ultimamente trabalhei com jornalistas que desejavam enxergar novas possibilidades na profissão. Percebi que, por mais cursos online que compre ou eventos motivacionais a que vá, nada ajuda mais a fazer o que precisa ser feito do que a necessidade e compromisso com outras pessoas, do que estar em comunidade. Tenho três cursos de empreendedorismo para comunicadores, além de ministrar palestras e ajudar na concretização de 70 projetos de jornalistas no Brasil e no exterior. Agora veio o Clube, criado para ajudar quem precisa de acompanhamento constante e motivação nos projetos.

J&Cia – Como funciona o Clube na prática?

Verônica– Temos encontros online semanais para eliminar dúvidas, encontrar soluções e buscar ideias. Além disso, teremos um grupo de leitura, mentorias e outros.

J&Cia – Quais foram esses cursos? E no que diferem do Clube?

Verônica– Tudo começou em 2014 com o blog Jornalista 3.0. Em seguida, criei os cursos de apoio e motivação a projetos direcionados para profissionais de comunicação. Hoje já são mais de 300 jornalistas atendidos.

J&Cia – Como os jornalistas vêm respondendo a essa iniciativa? E quanto a você, tem percebido bons resultados nesse empreendimento em nível pessoal?

Verônica – Sim, os jornalistas vêm se aprimorando e buscando novas ideias no empenho da profissão. E eu encontrei minha missão nesse trabalho. Além de ajudar colegas, eu me aprimoro e reciclo meus conhecimentos.

“Vítimas da Abril” mostra como a demissão afetou ex-funcionários

Vítimas da Abril
Vítimas da Abril- Canal no Youtube

Profissionais de diversas categorias que foram demitidos e não receberam as verbas rescisórias da Editora Abril compartilham em vídeo o relato das agruras que estão vivendo desde agosto, quando a empresa anunciou o corte de 804 funcionários.

Outros cerca de 200 freelances também foram afetados, dispensados sem receber pelos serviços prestados. Veja aqui .

Rádio Metrópoles FM lança o Bike Repórter, com boletins de trânsito

Afonso Morais
Afonso Morais

A Rádio Metrópoles FM lançou o Bike Repórter, com Afonso Morais, de 45 anos, que já atuou em vários veículos da cidade, abandonou o carro há cinco anos, pedala 80 km por dia e diz ser “ciclista por paixão e jornalista por profissão”.

Para Toninho Pop, diretor da rádio, a ideia do projeto foi do próprio Afonso. Aproveitando a novidade, a rádio lançou uma promoção: quem fotografar Afonso pedalando em uma das vias do DF e enviar para o WhatsApp da emissora ganhará prêmios. O número é 61-982-201-041.

PUCRS e Grupo RBS lançam curso Master Class Planeta Atlântida

Master Class

Com a proposta de inspirar e capacitar profissionais para atuação na indústria do entretenimento, o curso de extensão Master Class Planeta Atlântida já recebe inscrições. As aulas unem a qualidade acadêmica da PUCRS com a expertise do Grupo RBS, e vão permitir que os participantes vivenciem a produção do Planeta Atlântida, um dos maiores festivais de música do Brasil, que a RBS realiza.

As inscrições podem ser feitas diretamente neste link. Até 25/1, os inscritos poderão fazer a visita técnica no local do evento, no Parque Planeta, localizado na Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (Saba). Mais informações pelo hotsite, pelo 51-3320-3727 ou [email protected].

A capacitação nos dias 29 de março (sexta-feira), das 13h30 às 22h30, e 30 de março (sábado), das 8h às 14h30. São 30 horas de duração e os alunos recebem um certificado. O curso é dirigido a produtores de eventos, profissionais de comunicação, audiovisual, marketing e demais interessados na área de produção de grandes eventos.

Imprensa que eu gamo abre inscrições para o samba deste ano

Imprensa que eu gamo – Crédito Berg Silva

Imprensa que eu gamo – Crédito Berg Silva

O bloco Imprensa que eu gamo aproveitou o grito de Carnaval dos blocos do Rio, no dia 6/1, para convocar os que desejarem concorrer com samba para o desfile deste ano. O tema é livre e a única exigência é a presença de um jornalista entre os compositores. As inscrições podem ser feitas pelo [email protected] e basta enviar os nomes dos autores até o último minuto do dia 11 de fevereiro.

O calendário para 2019 tem, no dia 12/2, a escolha do samba no Baródromo (rua do Lavradio, 163, no Centro). E no dia 16/2, um sábado, desfile triunfal pelas ruas de Laranjeiras.

Abracom terá diretoria estadual em São Paulo

Logo Abracom

Uma resolução da diretoria da Abracom determinou a criação da diretoria estadual de São Paulo, destinada a organizar a agenda dos associados paulistas.

A escolha do representante do Estado na diretoria nacional será feita em plenária marcada para 29/1, das 17h às 18h, no auditório do Centro Cultural B_Arco (rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, em Pinheiros). Outras informações com Nicole Contier pelo 11-3079.6839 ou [email protected] .

TPA patrocina dicas da startup A Vida no Centro

Gustavo Manso de Pádua (marketing da TPA, esq.), Clayton, Denize e Mauro Teixeira Pinto (diretor da TPA)


Gustavo Manso de Pádua (marketing da TPA, esq.), Clayton, Denize e Mauro Teixeira Pinto (diretor da TPA)

A TPA Empreendimentos firmou parceria com A Vida no Centro, startup de informação e impacto social no Centro de São Paulo, para a produção de conteúdo com dicas sobre a região. O acordo prevê também apoio à plataforma, que produz reportagens sobre cultura, lazer, bares e restaurantes.

Para Denize Bacoccina, cofundadora da startup, “o projeto com a TPA surge para que mais pessoas conheçam a aproveitem esse novo momento do Centro”. E segundo Clayton Melo, também cofundador da startup, “a tendência de esvaziamento da região já foi revertida, num processo que tem reflexos em diferentes setores da economia, principalmente no de serviços e imobiliário”. Ele diz que, só para dar uma ideia, entre 2014 e 2017, cerca de 18% dos lançamentos imobiliários ocorreram no Centro, enquanto em 2009 a região respondia por apenas 3%, conforme dados da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

Poder 360 contrata repórter sênior

Logo Poder 360

Poder360 e o Drive estão contratando jornalista com mais de dez anos de experiência para trabalhar como repórter sênior em Brasília. O profissional deve ter fontes nos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e trafegar com desenvoltura nos assuntos da política e economia. A prioridade serão as notas para o Drive, newsletter para assinantes do Poder360, e reportagens especiais para o site. A meta é entregar informação exclusiva diariamente.

O profissional deve ser extremamente organizado e espera-se que, além de apurar informações para texto, grave áudios e vídeos. O repórter deverá utilizar a estrutura do Poder360 para produzir conteúdo especial, gravar entrevistas e participar de eventos.

Interessados devem enviar e-mail com currículo anexo em PDF para [email protected].

ONU abre inscrições para bolsas de jornalistas em Nova York

Bolsas da ONU

A ONU, por meio do Dag Hammarskjöld Fund for Journalists, abriu inscrições para bolsas dirigidas a profissionais de imprensa de países em desenvolvimento de África, Ásia, América Latina e Caribe e que estejam trabalhando em organização de mídia (rádio, TV, veículo impresso ou internet). Serão selecionados quatro jornalistas entre os concorrentes, que devem estar na faixa etária entre 25 e 35 anos.

As bolsas incluem custos com viagem e acomodação, assim como ajuda de custo diária. É necessário ter autorização da organização de mídia para que o candidato passe até três meses nos Estados Unidos. Todos os critérios para a inscrição e documentos solicitados estão disponíveis neste link. Perguntas sobre o programa, critérios de inscrição e processo de seleção devem ser enviados para [email protected].

Lúcio Flávio Pinto encerra Jornal Pessoal

Lúcio Flávio Pinto
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto, jornalista mais premiado da Região Norte e um dos mais conceituados profissionais brasileiros, decidiu no final do ano encerrar a edição impressa do seu Jornal Pessoal, que, como o próprio título indica, fazia sozinho desde 1987. Ele passa a concentrar no site Jornal do Lúcio Flávio Pinto – Uma agenda amazônica todo o conteúdo que produz em seus blogs, noticiário cotidiano, a coleção do JP, livros e vídeos.

No texto Jornalismo de combate, em que conta a trajetória do JP e explica os motivos do encerramento da edição impressa, Lúcio informa que o acesso ao conteúdo completo é possível mediante o pagamento mensal de R$ 13, renovável a cada 30 dias: “Sigo o rumo que me dizem ser inevitável como um desafio a mais na minha vida e com a nítida sensação de que muito de mim ficou pelo caminho rumo à atualização tecnológica, mas ainda em busca de um mundo melhor, um Brasil à altura da sua grandeza e uma Amazônia com direito de ser o que é. Se possível, na companhia dos meus leitores”.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese