A fotógrafa Stela Martins organiza um rolé fotográfico em Petrópolis, às vésperas do Carnaval, neste domingo (24/2).
No roteiro desta expedição em busca de imagens estão visitas ao Museu Imperial, ao Palácio de Cristal, ao Relógio de Flores e à Casa de Santos Dumont. Informações pelo [email protected] ou 21-996-027-515.
A Lupa Educação, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e O Povo, realiza em 22/3, no Espaço O Povo de Cultura & Arte, o curso presencial Como checar imagens falsas?. Serão duas turmas: manhã (9h30 às 11h30) e tarde (14h às 16h).
Cristina Tardáguila
O curso ministrado por Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, ensina a utilizar ferramentas básicas de checagem de imagem, presentes no dia a dia de trabalho de um fact-checker (verificador de fatos). As inscrições custam R$ 110.
A Abert lança nesta quarta-feira (20/2), às 10h, em sua sede em Brasília (SAF Sul Quadra 02- Ed. Via Esplanada, Sala101), o Relatório Abert sobre Violações à Liberdade de Expressão no Brasil, que aborda os casos de assassinatos, agressões, ameaças, intimidações e ataques a profissionais da comunicação ocorridos em 2018. Paulo Tonet Camargo, Presidente da entidade, falará sobre o assunto em entrevista à imprensa. Mais informações pelos [email protected] e [email protected] ou 61-2104-4600
Organizações internacionais que atuam em
defesa da liberdade de imprensa e de expressão, como Repórteres sem Fronteiras
(RSF) e Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), incluem o Brasil na lista
dos países mais perigosos para a prática do jornalismo. Em 2018, o País ficou
na 102º posição entre 180 países avaliados no Ranking Mundial da Liberdade de
Imprensa da RSF.
Rafael
Fiuza
despediu-se em janeiro do programa Auto
Esporte, da Rede Globo, onde estava desde 2017, e desde 4/2 passou a
integrar a equipe de atendimento da Audi. Contratado pela Index, agência de
comunicação que atende à marca, chega para atuar na área de Produto e Frota,
alocado na sede da Audi.
“Estou bastante motivado e feliz em
retornar para a comunicação corporativa”, comemora Rafael. “A bagagem que
adquiri no Auto Esporte, aprendendo diariamente
com profissionais extremamente capazes e familiarizados com a indústria, como Milene Rios e Portuga Tavares, me ajudarão bastante nessa nova etapa. Teremos um
desafio imenso na Audi, com objetivos claros e agressivos. A equipe é bastante
qualificada e a Index oferece as melhores ferramentas e serviços para isso.
Acredito que vai ser uma experiência única”.
Antes do AE,
Rafael teve passagens por Estadão e Máquina Cohn Wolfe, onde atendeu à conta do
BMW Group Brasil. Os novos contatos dele são [email protected]
e 11-967-126-645.
Talita Scotto (Contatto) e Thamiris Rezende (Hug) lançaram o ComunicarPod. Destinado a empreendedores, empresários e pequenas empresas, o podcast ganha um episódio novo todas as segundas-feiras, a partir das 6h, e está disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, aplicativos como iTunes para usuários do sistema operacional iOS e aplicativos do Android.
Depois de seis anos e meio na Samsung, onde
era gerente sênior de Relações Públicas, Claudia
Góes começou na área de Assuntos Corporativos e Relações com a imprensa da Volkswagen
América Latina, dirigida por Priscilla
Cortezze.
Ela chega para comandar a recém-criada
Gerência de Comunicação Digital, e terá, segundo comunicado da empresa, “o
desafio de expandir a atuação da área no mundo digital e ampliar o foco no
segmento de tecnologia, já que os temas automóveis e tecnologia estão cada vez
mais interligados”.
“A área de comunicação está mergulhada nas
transformações digitais, seja no conteúdo, seja na audiência. Da mesma forma,
os carros são cada vez mais sinônimo de tecnologia”, destaca Priscilla. “Este é
um movimento fundamental para complementar o trabalho que já vem sendo
realizado pela área de Relações com a Imprensa da Volkswagen Brasil. Teremos um
olhar mais dedicado para a digitalização, para influenciadores, para as novas
mídias. Queremos trazer muita inovação ao mercado”.
Há mais de 20 anos no mercado de Comunicação
Corporativa e Relações Públicas, Claudia é formada em Jornalismo pela
Universidade Católica de Santos, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação
Getulio Vargas. Antes da Samsung, passou pelas agências Weber Shandwick e In
Press Porter Novelli. Em 2018, foi finalista do Prêmio Comunique-se na categoria Executivo de Comunicação. Ela atende pelo [email protected].
“Estou muito feliz com este novo desafio”,
comemora Claudia. “Minha experiência com o mundo de tecnologia vai se somar a uma
equipe de comunicação de altíssimo nível na Volkswagen. Minha missão será
trazer a mídia de tecnologia para o mundo dos automóveis e construir uma
estratégia sólida de relacionamento com influenciadores digitais”.
Roberto Constante foi nomeado diretor de Estratégia Digital na Secretaria de Comunicação Social do Governo do Rio. No final de janeiro, ele deixou a Chefia da Assessoria de Comunicação Social no Ministério do Esporte, em Brasília.
Formado em Relações Públicas, com especialização em Marketing Político na USP, foi diretor de Atendimento na FSB em Brasília, antes de ir para o Ministério.
A exposição fotográfica Olhares sobre a Mata Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica, permanece no Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), em São Paulo, até 22 de fevereiro.
A mostra retrata a visão de 30 pessoas sobre a Mata Atlântica em várias partes do Brasil, além dos mais diversos contextos socioambientais.
Segundo José Alberto Lovetro (JAL), presidente da entidade, Boechat adorava desenhar cartuns e até caricaturas: “No fundo,era um chargista. Seu bom humor não nos deixa pensar de outra forma. A forma de confrontar governos e as incoerências de acontecimentos sem nexo que vivemos hoje em dia farão muita falta.
Saiu nessa terça-feira (12/2) o aguardado
relatório Cairncross, elaborado com o objetivo de salvaguardar o jornalismo de
qualidade na era digital. Com 157 páginas, faz uma profunda análise do cenário
da imprensa no Reino Unido e pode transformar 2019 em um ano decisivo para a
atuação das empresas de tecnologia, como Google e Facebook, principalmente na
sua relação com os grupos de imprensa tradicional.
Dame Frances Cairncross
O relatório, com potencial de
provocar mudanças na legislação local capazes de se estender a outros países,
leva o nome da respeitada jornalista, escritora e acadêmica Dame Frances Cairncross. Ela foi
nomeada pelo Governo em março do ano passado para liderar uma comissão
independente dedicada a produzir a análise.
Com o apoio de um painel de
especialistas e sugestões de representantes de vários segmentos ouvidos em consultas
públicas, o grupo examinou o cenário da mídia, as ameaças à sustentabilidade
financeira, o impacto das ferramentas de busca e das mídias sociais, e o papel
da publicidade digital.
Entre as principais recomendações
está a criação de uma entidade (Institute for Public Interest News), que teria
entre suas atribuições o gerenciamento de um fundo de inovação para incentivar
a modernização das empresas. Também foi sugerida a redução da carga tributária
– chegando a zero para publicações digitais – ou até o financiamento direto,
sobretudo para a imprensa regional (que vem encolhendo dramaticamente por
aqui), de forma a não deixar morrer a cobertura sobre temas que não encontram
espaço na mídia nacional.
Quanto à atuação das mídias
sociais, o relatório é incisivo. Defende que passem a ser supervisionadas por
um órgão regulador especificamente criado para tal, e que tenham a obrigação de
prover notícias de qualidade.
Recomenda ainda a criação de um
código de conduta para equilibrar a relação entre as empresas jornalísticas e
as de tecnologia. E uma investigação por parte do órgão de defesa do consumidor
sobre as receitas publicitárias, a fim de assegurar competição mais justa, já
que hoje as companhias de tecnologia absorvem a maior parte do bolo. Segundo o
relatório, isso afeta a capacidade das empresas jornalísticas de se
desenvolverem nesse novo cenário.
A partir da publicação, o Governo
anunciou que vai acionar os órgãos relacionados ao tema para que iniciem os
trabalhos recomendados pelo relatório. Por tratar-se de uma iniciativa dele
próprio, pode-se esperar celeridade na implantação de algumas das medidas.
Confira a íntegra do documento.
Vitória daliberdade
de Imprensa – No momento em que o relatório Cairncross é divulgado, o
jornalismo do Reino Unido comemora duas vitórias nos tribunais. A primeira
assegurou ao Sunday World, da Irlanda do Norte, o direito de não revelar as
fontes de uma reportagem investigativa que havia publicado.
A segunda permitiu ao Daily
Telegraph veicular uma reportagem sobre um poderoso empresário do ramo da moda
acusado de assédio sexual, moral e racismo. Philip Green, dono da Topshop,
tinha conseguido em outubro uma decisão favorável impedindo que a matéria
saísse. O jornal iniciou uma cruzada para revogar a decisão, e tornou pública a
briga judicial, provocando uma série de especulações sobre quem seria o pivô do
caso.
Só que não adiantou a proteção da
justiça: no dia seguinte à revelação da história, um parlamentar foi à tribuna
de Westminster e anunciou o nome do empresário envolvido, por ser ele um
detentor do título de Sir (Cavaleiro da Ordem Britânica). O caso continuou
tramitando até que na semana passada, às vésperas de uma audiência, Green
retirou o processo, tendo que pagar uma multa de £ 3 milhões.
E, assim, em 8/2 o Daily
Telegraph saiu finalmente com a história completa. São cinco funcionários que
deixaram a empresa com indenizações devido aos abusos praticados, mas não
puderam levar o caso a autoridades por terem assinado previamente acordos de
confidencialidade.
Além de denunciar as más práticas
e as ameaças feitas pelo empresário ao jornal, o Daily Telegraph luta agora
para que acordos desse tipo não possam impedir quem os assina de prestar queixa
às autoridades. O Governo já sinalizou a intenção de colocar em pauta a revisão
da atual legislação sobre tais acordos. Um belo exemplo de bom jornalismo
contribuindo para transformar a sociedade.