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domingo, dezembro 21, 2025

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O adeus a Gilberto Gardesani

Morreu neste sábado (19/4), aos 86 anos, Gilberto Gardesani. Um dos mais experientes e respeitados profissionais da imprensa automotiva, começou sua carreira em 1958 atuando nas áreas de vendas e marketing de fabricantes do setor.

Com passagens por General Motors, Scania e ZF, ele lançou e dirigiu por anos a revista Jornauto, que encerrou suas atividades em 2020, durante a pandemia. Em 2017, durante as celebrações dos 60 anos da Scania no Brasil, também colaborou como colunista da newsletter Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva com uma série especial em memória à fabricante.

Seu velório acontece até às 14h, em São Caetano (Rua Rio Grande do Sul, 790), partindo na sequência para cremação no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo.

Confissões de um torturador resgata última entrevista do coronel Ustra

Confissões de um torturador resgata última entrevista do coronel Ustra

Em 2014, Cleidi Pereira, então repórter de Zero Hora, entrevistou por duas horas e meia o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra. Um ano depois da reportagem publicada no jornal gaúcho, o militar, que ficou marcado por chefiar o DOI-Codi de São Paulo, um dos centros de tortura e assassinato de pessoas que se opunham à ditadura militar, faleceu vítima de pneumonia, seguida de falência múltipla de órgãos.

Agora, dez anos depois, a história contada em sua última entrevista virou livro, Confissões de um torturador − A última entrevista do coronel Ustra (Insular). Segundo a autora, tanto a entrevista como o livro foram, sem dúvida, os trabalhos mais desafiadores que já fez como repórter, e o que a moveu foi uma sensação de dever histórico e jornalístico. “Em um país em que a lei da anistia, que garantiu a transição democrática, foi uma espécie de pacto de amnésia coletiva, é fundamental preservar a memória do período de ditadura. Lembrar para que não se repita, especialmente nesses tempos de flerte com o fascismo”, defendeu Cleidi, em conversa com o portal Coletiva.net.

Ela participará na próxima terça-feira (22/4) de uma sessão de autógrafos para o lançamento do livro no Bar da Associação Riograndense de Imprensa (av. Borges de Medeiros, 915, 8º andar), em Porto Alegre, a partir das 20 horas.

 

Ricardo Dilser começa na Volkswagen

Ricardo Dilser começa na Volkswagen

Após um ano atuando como apresentador do programa Auto Esporte, da TV Globo, Ricardo Dilser está de volta ao setor corporativo. Ele foi anunciado na última semana como o novo gerente de Imprensa, Comunicação Digital e Clássicos da Volkswagen. Na função, responderá diretamente ao diretor de Comunicação e Sustentabilidade Cláudio Rawicz, que ocupou o cargo até dezembro do ano passado, quando foi promovido à liderança da área.

“A chegada de um profissional com o talento e a experiência de Ricardo Dilser fortalece ainda mais o compromisso da Volkswagen do Brasil com uma comunicação próxima, transparente e de qualidade com os jornalistas e influenciadores digitais”, destacou Rawicz.

Com passagens por Quatro Rodas, Oficina Mecânica, Motor Show e Auto & Técnica, Dilser teve boa parte de sua carreira ligada ao trabalho com a Fiat e demais marcas do grupo, tendo atuado como gerente de projetos na engenharia de motores da FPT Industrial, assessor de imprensa na Fiat Automóveis, gerente de imprensa na FCA e Head de Imprensa Produto no Grupo Stellantis.

“Fazer parte do time de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil me traz um sentimento de absoluta felicidade e empolgação, não só pela história vencedora da empresa no mercado brasileiro, mas também por fazer parte da construção de um futuro conectado, inovador e sustentável por meio dos atuais produtos e daqueles incríveis que estão por vir”, comemorou Dilser. Ele passa a atender pelo [email protected].

Maria Fernanda anuncia saída da Globo após quase 30 anos de casa

Maria Fernanda anuncia saída da Globo após quase 30 anos de casa
Crédito: Reprodução/Bom Dia DF

Após quase 30 anos na Globo, a repórter Maria Fernanda anunciou em 15/4 sua saída da emissora. Conhecida como Mafê, a jornalista destacou-se na cobertura local do Distrito Federal, com passagens por programas como Bom Dia DF e DF1.

No Instagram, ela revelou que a decisão de deixar o canal foi difícil, mas afirmou encerrar esse ciclo com a “sensação de dever cumprido”. Maria Fernanda também relembrou sua trajetória com gratidão, embora tenha considerado a mudança necessária: “Já contei tantas histórias! Mudei tantas vidas! Dei nome a crianças, filhos de pais que me admiram! Mas senti que precisava mudar o roteiro da minha história”.

Ela encerrou o texto sem mencionar os próximos passos na carreira, mas agradeceu aos que a acompanharam ao longo dos anos.

Google lança programa gratuito de IA para apoiar 100 veículos jornalísticos brasileiros

Google lança programa gratuito de IA para apoiar 100 veículos jornalísticos brasileiros
Crédito: Google

Estão abertas até 25/4 as inscrições para o Jornada de IA para Negócios Jornalísticos, programa gratuito do Google que apoiará a transformação digital de 100 veículos brasileiros ao longo de 2025. A iniciativa capacitará veículos na adoção de soluções em inteligência artificial para aumentar a receita, o engajamento da audiência e a eficiência operacional.

O projeto promoverá uma série de ações, uma delas em parceria com a Blue Engine Collaborative, referência em estratégia digital. Serão realizados cinco laboratórios ao longo do ano. Na primeira fase, serão selecionados 40 participantes para as duas primeiras turmas, que começam em maio. Os laboratórios abordarão desde conceitos básicos de machine learning até aplicações avançadas de IA generativa, ferramentas de personalização e estratégias de monetização.

Os participantes também contarão com mentorias individuais e uma avaliação personalizada da FT Strategies, voltada ao aprimoramento das estratégias de uso de tecnologia e IA. Ao final dos treinamentos, os veículos poderão apresentar seus projetos desenvolvidos para receber consultoria técnica dedicada à implementação das soluções em suas rotinas.

Inscrições abertas para o evento sobre Políticas de comunicação no setor público promovida pela ABCPública

Webinário debate Inteligência Artificial e Comunicação Pública em lançamento de e-book

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) promove, no dia 29 de abril, das 19h30 às 21h, o evento “Política de Comunicação: da teoria à prática”, com transmissão online e participação gratuita mediante inscrição. Voltado a profissionais, gestores e pesquisadores da área, o encontro busca debater caminhos para a formulação e implantação de políticas de comunicação em instituições públicas.

Em síntese, uma política de comunicação social reúne um conjunto de princípios, diretrizes e estratégias que orientam como esse órgão se comunica com a sociedade e com os públicos de interesse, sejam internos ou externos. Ela define o que comunicar, como comunicar, para quem e com qual propósito. Não basta criar uma política, é fundamental que ela seja retirada do papel e, para isso, um dos requisitos é estabelecer um processo de diálogo para a sua elaboração.

“A Política de Comunicação é resultado de um processo participativo e democrático que deve congregar gestores e profissionais de comunicação de uma organização”, enfatiza o professor Wilson Gomes que vai compartilhar com os participantes sua experiência em uma série de consultorias oferecidas para instituições públicas e privadas que culminaram na implementação de políticas de comunicação.

“Especialmente no que se refere ao setor público, a política de comunicação é fundamental para assegurar direitos como transparência, acesso à informação, estimular a participação social e permitir que as áreas de comunicação funcionem com interferência mínima de gestores. Que não atuem para a promoção pessoal e que os programas, ações e projetos tenham continuidade independente de troca de gestores”, destaca o presidente da ABCPública, Jorge Duarte.

O evento é uma iniciativa do Comitê de Regulamentação da ABCPública, com apoio das diretorias regionais e nacional, e terá como destaque a palestra do professor doutor Wilson da Costa Bueno, referência nacional em comunicação organizacional. Jornalista e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP), Wilson é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela própria USP, com trajetória consolidada como consultor em comunicação institucional para universidades, institutos federais e empresas públicas e privadas. É autor de mais de vinte livros e centenas de artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior.

Na sequência, três cases práticos serão apresentados por gestores de comunicação de diferentes instituições públicas:

•            Tribunal de Contas de Rondônia, representado por Wendell Rodrigues, assessor-chefe de Comunicação do TCE-RO;

•            Câmara dos Deputados, com apresentação de Cláudia Lemos, supervisora do Escritório de Gestão Estratégica da Diretoria de Comunicação e Mídias Digitais, e Ana Marúsia Lima, supervisora de Relacionamento e Participação;

•            Instituto Federal de Pernambuco, representado por Carlos Augusto Domingos, chefe do Departamento de Comunicação do IFPE.

Os convidados vão compartilhar experiências sobre a construção e a execução das políticas de comunicação em seus órgãos, abordando os desafios enfrentados, limitações, avanços e impactos percebidos. A mediação será feita pela jornalista Rachel Gonçalves, coordenadora do Comitê de Regulamentação da ABCPública.

Programação:

🕢 19h30 – Abertura

🗣️ 19h35 – Palestra: Wilson Bueno

📌 19h55 – Case 1: Tribunal de Contas de Rondônia – Wendell Rodrigues

📌 20h05 – Case 2: Câmara dos Deputados – Cláudia Lemos e Ana Marúsia Lima

📌 20h15 – Case 3: Instituto Federal de Pernambuco – Carlos Augusto Domingos

❓ 20h25 – Perguntas e Respostas

✅ 20h55 – Encerramento

Inscrições gratuitas:

https://doity.com.br/webinar-politicas-de-comunicacao


ABCPública lança Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária 2025

Aracaju/SE – 12 de abril de 2025 – Estão abertas, a partir do dia 21 de abril, as inscrições para o Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária 2025, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). A iniciativa reconhece e premia as melhores produções jornalísticas de emissoras universitárias brasileiras que contribuam para o debate público sobre emergência climática e direito à informação.

A premiação homenageia a jornalista Neuza Meller, servidora da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da UnBTV por uma década. Referência na comunicação pública e uma das responsáveis pela criação do Canal Universitário de Brasília, Neuza faleceu em 2021, vítima da COVID-19, deixando um legado de comprometimento com a democratização da informação.

Podem concorrer equipes de emissoras de radiodifusão vinculadas a instituições de ensino superior brasileiras, públicas ou privadas, que integrem consórcios de canais universitários regulamentados pela Lei do Acesso Condicionado (SeAC) ou que tenham concessões próprias.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 23 de maio de 2025, exclusivamente pelo site do III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, na seção “Prêmios”.

Serão aceitos trabalhos jornalísticos veiculados entre 1º de julho de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Cada emissora poderá inscrever apenas uma produção, sendo considerada válida apenas a última submissão registrada.

As inscrições devem conter:

  • Nome da instituição e da equipe produtora;
  • Dados do responsável (nome, CPF, e-mail e telefone);
  • Resumo do trabalho (apresentação, justificativa e repercussão – até 3 mil caracteres);
  • Link do material publicado. 

A avaliação será realizada por uma comissão composta por três especialistas em comunicação pública. Os critérios analisados incluem:

  • Potencial de promoção da cidadania;
  • Originalidade técnica e criatividade;
  • Atualidade e relevância do tema;
  • Uso de linguagem simples e recursos de acessibilidade. 

Serão premiadas as três melhores produções, classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. O anúncio dos vencedores ocorre até 20 de agosto, e a entrega dos prêmios será realizada durante o III ComPública, em 20 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão/SE.

Para a ABCPública, o Prêmio Neuza Meller reforça o compromisso com a valorização da radiodifusão universitária e com a formação cidadã por meio da comunicação. “Queremos reconhecer práticas que ampliem o acesso à informação de interesse público e que contribuam para enfrentar desafios contemporâneos, como a emergência climática”, destaca o presidente da associação, Jorge Duarte.

Leia o edital e se inscreva, mais informações através do site https://doity.com.br/iii-compublica

Sobre o III ComPública

Em outubro de 2025, será realizado o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (III ComPública) no Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento discutirá diversos temas relevantes para a comunicação pública no Brasil, com ênfase no papel dos profissionais de comunicação frente à emergência climática e no direito à informação. O congresso é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais da área.

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) é uma associação civil instituída em 2016, com o objetivo de fortalecer e promover a comunicação pública no Brasil.

 

SERVIÇO

III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Emergência Climática e Direito à Informação

 

Tema: Emergência Climática e Direito à Informação

Local: Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão/SE

Data: 20, 21 e 22 de outubro de 2025

Plataforma oficial: https://doity.com.br/iii-compublica/

Mais informações: abcpublica.org.br4

Redes sociais: @abcpublica

Mais informações: abcpublica.org.br

Redes sociais: @abcppublica (Instagram e YouTube)

Observatório da Violência contra Jornalistas define Comissão de Avaliação

Observatório da Violência contra Jornalistas define Comissão de Avaliação
Crédito: The Climate Reality Project/Unsplash

O Conselho Consultivo do Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais realizou em 9/4 sua primeira reunião plenária de 2025. Criado após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o Observatório tem como objetivo monitorar casos de violência contra profissionais da imprensa e da comunicação. Desde então, já foram registrados 82 casos, seis deles ainda em análise.

O encontro, realizado no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), marcou a indicação dos cinco representantes que irão compor a Comissão de Avaliação Preliminar, responsável por analisar denúncias, conduzir procedimentos e elaborar relatórios prévios. Para organizar seu funcionamento, foi instituído o regimento interno por meio da Portaria nº 116/2025, que definiu a criação da comissão com três representantes do governo e dois da sociedade civil.

No colegiado, o Governo Federal é representado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), pela Secretaria de Direitos Digitais (Sidigi), ambas do MJSP, e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Já a sociedade civil está representada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O canal de denúncias pode ser acessado pelo Fala.Br.

Notícias da TV lança site Economia Real

Notícias da TV lança site Economia Real
Crédito: Notícias da TV/Economia Real

O Notícias da TV, site sobre entretenimento e o universo da televisão, lançará na quarta-feira (16/4) o Economia Real, plataforma focada em notícias sobre economia que terá o objetivo de explicar o “economês” de forma simples e direta. O projeto, que será parceiro do UOL, explicará informações sobre economia com uma linguagem simplificada e prática, a mesma utilizada no Notícias da TV.

“A economia está presente em todas as decisões dos brasileiros, desde o pagamento de uma conta até a compra do pão na padaria. Porém, nem todos entendem os impactos das decisões econômicas na vida e nos negócios”, declarou Daniel Castro, publisher e sócio-fundador do Economia Real, além de criador do Notícias da TV. “O Economia Real nasce com a missão de mudar essa realidade, proporcionando ao nosso leitor conteúdos de qualidade e em português, não em ‘economês'”.

O Economia Real terá as seguintes editorias: Dinheiro, Economia, Negócios, Carreira e Finde, além de páginas temáticas para os setores de Comércio, Serviços, Indústria, Agro, Infra e Tecnologia.

A plataforma conta também com um time de colunistas especializados no setor de economia: Cultura na Prática por Marcela Zaidem, sobre como cultura e comportamento impactam o empreendedorismo; Experiências de Milhões por Matheus Ceballos, sobre os bastidores da construção de produtos digitais; Gestão sem Mistério por Vitor Rossi Sampaio, que traz dicas para empreendedores sobre gestão do seus negócios; Hub do 30 Menos por Erick Matheus Nery, sobre as novas relações de trabalho, os desafios e as oportunidades para jovens profissionais; e Por Dentro do Dinheiro por Elaine Bast, que trará análises macroeconômicas e conteúdos sobre psicologia financeira.

Também fazem parte da equipe do Economia Real o editor-chefe e sócio-fundador Erick Matheus Nery; os designers Matheus Pio e André Vinicius Cordeiro; e o engenheiro de Computação Arley Andrada Maria.


DW Brasil encerra programa de estágios e lança novo formato em 2026

DW Brasil encerra programa de estágios e lança novo formato em 2026
Crédito: Reprodução/Logotipo da DW Brasil

A Deutsche Welle Brasil (DW Brasil) anunciou que encerrará no final deste ano seu tradicional programa de estágios, que leva jornalistas para atuar na redação em Bonn, na Alemanha. A partir de 2026, a iniciativa ganhará um novo formato: o Programa de Jornalistas Visitantes, voltado exclusivamente a profissionais já formados, deixando de aceitar estudantes de Jornalismo, como ocorre atualmente.

O novo programa também passará a priorizar candidaturas que promovam a diversidade, incluindo pessoas LGBTQIA+, pretas e pardas, indígenas e com deficiência. Além do diploma em Jornalismo, é exigido que o candidato tenha o português brasileiro como língua materna.

As inscrições continuam a ser feitas por e-mail até 30 de junho do ano anterior à participação, com seleção baseada no currículo. A DW não cobre os custos de viagem, visto ou seguro, mas poderá auxiliar com as passagens em casos de comprovada dificuldade financeira.

Mais informações aqui.

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