-2.5 C
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 16, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 676

Abracom divulga manifesto pelo direito à comunicação

Logo Abracom

Com o pressuposto de que empresas, governos, associações e ONGs têm o dever de se comunicar com a sociedade, prestar contas de seus atos e o direito de veicular suas mensagens para vender produtos e serviços divulgar ideias, promover causas; e de que esses deveres e direitos ficam sob ameaça quando há incompreensão sobre o trabalho dos profissionais e das empresas especializadas em comunicação estratégica; a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) divulgou um manifesto em defesa do direito à comunicação.

Representante de mais de 170 empresas de um setor que gera 16 mil empregos diretos em todo o País, ela prega a legitimidade e a legalidade das atividades de consultoria estratégica em uma sociedade democrática, pautada pela liberdade de expressão e pela livre circulação de ideias e debates. Leia o manifesto na íntegra.

Delação é o sexto romance de Márcio ABC 

Capa do livro

Márcio ABC, ex-diretor de Redação da extinta Rede Bom Dia de jornais, do interior paulista, lança na próxima semana Delação, seu sexto romance, em que expõe uma das feridas humanas que mais latejam sem que possa ser efetivamente curada, pois está aberta em um núcleo muitas vezes impenetrável: a própria família.

Segundo ele, a narrativa é inspirada numa história real que ele ouviu em momento de intimidade com uma de suas protagonistas verdadeiras: “Uma história que eu decidi, por muito tempo, apagar da minha mente”, escreve no apêndice do livro. “De fato, os acontecimentos que me foram narrados em cima da cama permaneceram adormecidos, mas, como se sabe, tudo o que é falado vale para sempre. Não tem volta, não se pode simplesmente apagar”. Três décadas depois, ele resolveu revisitar essa história dolorosa, situada em meio aos reflexos da escandalosa política nacional.

A sinopse da obra dá a dica: “O drama aqui escrito pode estar ao lado de qualquer um de nós”. A narração é conduzida por um jovem cineasta, que refaz os passos da época em que foi asfixiado pelo obscuro cotidiano familiar, quando o abuso que vitimava os três irmãos vinha de onde não se podia imaginar. Já adulto, o narrador busca exorcizar os fantasmas que assombraram a infância dele e dos irmãos e continuam a atormentá-los. Toda a trama é perpassada pela tensão resultante de uma delação premiada, como tantas levadas a cabo durante investigações relacionadas a políticos e empresários brasileiros.

Márcio estreou na literatura em 2002, com Parabala. Na sequência, publicou Desrumo (2010), Pater (2012), Na pele dos meninos (2014) e Estado bruto (2018). Delação tem lançamento marcado para 11/4, às 19h, na sede da Editora Kazuá, em São Paulo (rua Ana Cintra, 26, Campos Elíseos).

Inscrições abertas para bolsa de reportagem sobre meio ambiente

Meio Ambiente

Estão abertas até 15/5 as inscrições para bolsas de até US$ 5 mil para a produção de reportagens sobre biodiversidade e desafios enfrentados por comunidades ao redor do mundo. Os candidatos deverão apresentar sua pauta em até 1.000 palavras, um currículo profissional de no máximo duas páginas, uma carta de recomendação e o orçamento da reportagem.

A bolsa cobre custos de viagem, alimentação, tradução, produção multimídia, design gráfico e outros recursos que compõem visualmente a reportagem. Gastos com compra e manutenção de equipamentos não são contemplados.

Membros da Sociedade de Jornalistas Ambientalistas (SEJ, na sigla em inglês) não pagam pela inscrição. Não-membros podem se associar ou pagar taxa de inscrição (US$ 40). Interessados devem submeter suas propostas de reportagem em inglês pelo site.

Gabriel Ferreira é o novo sócio da Pineapple Hub

Gabriel Ferreira ,Helena Prado e Ivan-Netto
Gabriel Ferreira ,Helena Prado e Ivan-Netto

Gabriel Ferreira, Head de Comunicação e Conteúdo da aceleradora Ace, é o novo sócio da agência de relações públicas Pineapple Hub, especializada no ecossistema empreendedor e de inovação. Além dele, Ivan Netto também passa a integrar o quadro societário, deixando a Gerência de Contas da agência e assumindo o cargo de Head de Operações. Comandada há dez anos por Helena Prado, a empresa tem como objetivo ampliar ainda mais a qualidade do atendimento ao cliente, entrega e mensuração de resultados. 

Gabriel, que passou por veículos como Exame, Brasil Econômico e Você S/A, deixa a Ace para responder pela área de negócios e inovação da Pineapple, que tem em seu portfolio empresas como Pipefy, 500 Startups, Duolingo, Social Capital, Omie, Cuponeria, Dunnhumby, além de varejistas como Casa Santa Luzia e supermercado Pague Menos. 

Mauri König protagoniza documentário sobre jornalismo investigativo

Mauri König
Mauri König

O ex-diretor da Abraji Mauri König foi escolhido como protagonista do primeiro de uma série de documentários sobre jornalismo investigativo ao redor do mundo.

O longa The Thinnest Border (A fronteira mais tênue, em tradução livre) contará a história da investigação feita por König, Diego Ribeiro, Felippe Aníbal e Albari Rosa sobre irregularidades no gerenciamento de recursos da Polícia Civil no Paraná, que resultou na reportagem Polícia fora da lei, publicada na Gazeta do Povo em 2012.

O filme foi produzido pela Ecocinema, plataforma de comunicação que atua em diversos países da América Latina, com o apoio da Transparência Internacional, entidade que luta contra a corrupção, e o Ministério de Relações Exteriores do Canadá. O lançamento está previsto para junho.

Antecipe-se, a chave da nova comunicação da Llorente & Cuenca

Antecipe-se

A Llorente y Cuenca apresentou na última terça-feira (2/4) sua nova proposta: Antecipe-se. Embrace Disruption. Com ela, resume a forma pela qual considera que as organizações devam encarar a incerteza do cenário atual, com o objetivo de aproveitar as oportunidades e minimizar os riscos implicados pela disrupção na maneira como nos relacionamos em um mundo de mudança permanente.

Para acompanhar essa evolução, a agência adota uma marca mais curta e mais forte, LLYC, que também traz uma nova identidade visual; e implementa um novo foco em suas credenciais (por exemplo, em seu novo site) sobre o que faz hoje para centenas de empresas nas 16 unidades de negócio dos 13 países em que opera.

Nas palavras do presidente José Antonio Llorente, “desde 1995, quando nasceu a agência, nunca deixamos de evoluir e de planejar como nos tornar a consultoria de comunicação e assuntos públicos de que nossos clientes precisam. Neste momento, no qual nossos clientes, o mercado e nosso setor atravessam mudanças profundas, foi preciso refletir e questionar se estávamos nas melhores condições para seguir como uma marca insubstituível. O resultado dessa reflexão é uma proposta de valor muito mais afinada ao contexto disruptivo, que se antecipa para oferecer as melhores soluções aos desafios de nossos clientes. Antecipe-se é a resposta”.

Segundo ele, vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, no qual estar um passo à frente é essencial: “A profunda transformação oferece enormes oportunidades. Ao mesmo tempo, implica riscos inéditos que ameaçam os negócios que não evoluem e não reaprendem com suficiente flexibilidade e sentido de urgência. As empresas líderes, seus executivos e administradores estão conscientes de que a natureza dessa mudança é essencialmente comunicacional. As receitas que serviam há apenas uma década já não funcionam para estabelecer relações. As líderes procuram novas fórmulas porque sabem que dependem dessa habilidade, de encontrá-las e colocá-las em prática, para alcançar as metas de negócio, crescer, proteger sua reputação e conseguir licença social para operar. As que atingem esse objetivo crescem de forma exponencial, defendem melhor sua licença para operar e melhoram seu prestígio”.

A nova oferta comercial inclui a integração completa de duas empresas incorporadas recentemente, Impossible Tellers e Arenalia. “Impossible Tellers se integra na LLYC através de uma nova área de especialidade que lhe permitirá crescer e executá-la de maneira mais orgânica, à qual chamamos Estúdio Criativo, seguindo nossa aposta pela criatividade e serviço end to end”, diz Llorente. “A experiência destes quatro anos foi tão positiva que a equipe integra-se na cadeia de valor da LLYC como uma nova linha de negócio que oferece soluções de visual experience através de projeto gráfico, produção e consultoria audiovisual. Já a Arenalia, com equipe dirigida por Oscar Iniesta, fornece sua experiência em Product PR, seu talento e criatividade a um novo setor, Lifestyle, que reforçará nossa oferta de Consumer Engagement e a competitividade de nosso escritório em Barcelona”.

Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, da Ideal, passam a integrar conselho mundial da H+K

Eduardo Vieira e Ricardo
Eduardo Vieira e Ricardo Cesar


Rede abre vagas de alto nível no exterior

Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, coCEOs do Grupo Ideal, passaram a integrar o conselho mundial de líderes da rede Hill+Knowlton, que tem quase 90 escritórios pelo mundo e mais de dois mil colaboradores. O conselho reúne líderes das cinco macrorregiões que funcionam como clusters globais: América Latina (Ricardo e Edu são coCEOs Latam), Europa Continental, Ásia, Países Nórdicos e Oriente Médio, Índia & África, além de cinco mercados-chave: EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha e China. É a primeira vez que dois brasileiros assumem essa posição global na Hill+Knowlton, que está entre as maiores redes de PR do mundo.

Segundo Ricardo, todos do comitê respondem aos copresidentes mundiais Richard Millar e Lars Erik Gronntun, os quais se reportam ao chairman e CEO global Jack Martin. “Como parte do comitê global de liderança também ajudamos a supervisionar contratações globais”, diz. “De cara já temos vagas em aberto no Oriente Médio, com elevado nível salarial, e que talvez possam interessar a muito colegas no Brasil que podem se candidatar e ir trabalhar lá”.

São três vagas para trabalhar na H + K de Abu Dhabi. Duas de diretores e uma de gerente:

Consultant – Account Manager – Experiência de cinco anos em agência de comunicação. Inglês fluente / Árabe é um diferencial

Senior Consultant – Account Director – Experiência de no mínimo sete anos no setor industrial (incluindo agência de comunicação). Inglês fluente / Árabe é um diferencial

Senior Generalist – Account Director – Experiência de no mínimo sete anos na indústria de óleo e gás ou similar (incluindo agência de comunicação). Inglês fluente / Árabe é um diferencial

Interessados devem enviar currículo para [email protected].

CEBDS disponibiliza conteúdo sobre Sustentabilidade na Agência Estado

Cebds

 O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a Agência Estado fecharam uma parceria para oferecer a veículos de mídia de todo o Brasil conteúdo sobre desenvolvimento sustentável ambiental e social. Chamado de Agência CEBDS, o canal publica diariamente artigos técnicos, releases, atualizações de projetos, lançamentos de publicações, entrevistas e matérias especiais sobre os temas de maior destaque relacionados à Sustentabilidade.

O CEBDS é uma associação sem fins lucrativos que reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do País, com faturamento equivalente a 40% do PIB. Atua por meio de cinco Câmaras Temáticas (fóruns), que trabalham na construção e desenvolvimento de projetos e estudos relacionados aos temas: Água, Biodiversidade, Clima, Impacto Social e Finanças Verdes. Os responsáveis de cada câmara escreverão artigos sobre pautas relacionadas aos tópicos.

Mais informações com Renata Mello (21-3461-4616 / 996-060-737 e [email protected]).

#Colabora publica série de reportagens 

Projeto Colabora

Uma associação entre os projetos #Colabora, Amazônia Real e Ponte Jornalismo originou a série de reportagens que o Colabora começou a publicar na última semana: um retrato dos brasileiros sem direito, ou aqueles que não têm acesso aos direitos assegurados pela Constituição. Eles representam 65% da população brasileira e não têm pelo menos algum dos direitos: educação, proteção social, moradia adequada, serviços de saneamento básico e internet.

Os dados foram extraídos das Pesquisas Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE. A série de reportagens mostra ainda que a situação de mulheres pretas ou pardas, sozinhas, e com filhos pequenos, é muito mais preocupante: atinge 81,3% delas. Entre os idosos, a gravidade da exclusão é praticamente a mesma: 80% deles estão à margem de tais direitos.

Para fazer a série, o #Colabora inspirou-se no modelo da ProPublica, dos Estados Unidos, que tem firmado pools com a mídia para grandes reportagens.

Prêmio Jornalista de Impacto divulga vencedores 

Prêmio Jornalista de Impacto

O Prêmio Jornalista de Impacto revelou em 26/3 os vencedores de sua primeira edição, no Teatro Cásper Líbero, em São Paulo. Lançado em novembro de 2018, o prêmio reconheceu produções de jornalistas que disseminam o tema de investimentos e negócios de impactono Brasil.

O evento também contou com o lançamento de uma publicação online com todos os finalistas e vencedores, disponível para download no site. Na mesma ocasião, foi lançada a Rede Jornalistas de Impacto, que conta com um grupo no Facebook.

Confira os vencedores: Categoria Audiovisual: Jussi Maria, da TV Globo,com a reportagemEmpresas e Sustentabilidade; Iniciativas em contextos periféricos e iniciativas comunitárias de jornalismo: Giacomo Vicenzo Fanasca, do UOL TAB, com CEOS da quebrada; Iniciativas inovadoras de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto: Eliane Trindade, da Folha de S.Paulo,com a iniciativaEmpreendedor Social (editoria); e Texto: Marcelo Moura de Souza, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios,com 30 negócios que fazem bem ao Brasil.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese