A plataforma Bora Saber lança o curso online Jornalismo investigativo. Apurar: populismo e fake news, ministrado pela repórter especial da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello. Em três aulas, ela discutirá como líderes populistas utilizam as redes sociais para criar grandes redes de desinformação e fake news. O curso será de 20 a 22 de outubro, das 19h às 20h30, na plataforma Zoom.
A primeira aula será sobre Fake News. A eleição do Whatsapp no Brasil, o assassinato de reputações. A segunda abordará a Ascensão do populismo no mundo e a pandemia. E a terceira e última tratará de Máquina do ódio. Bolsonaro e o manual de Viktor Obrán para acabar com a mídia crítica. O curso custa R$ 290. Inscreva-se!
O Knight Center lança o curso gratuito No rastro digital do dinheiro público: Como fiscalizar gastos da União, estados e Municípios, coordenado pelo economista Gil Castello Branco, fundador da ONG Contas Abertas. As aulas, online, duram quatro semanas, com início em 7 de setembro.
Natália Mazotte, diretora da Abraji, e Carlos Brenner, vice-secretário-geral da Associação Contas Abertas, também são instrutores do curso. O objetivo é capacitar jornalistas para que possam fiscalizar e analisar o fluxo do dinheiro público. O curso inclui videoaulas, leituras, fóruns de discussão, questionários e encontros no Google Meets. Inscreva-se!
A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) realizou em 25/8 eleição para a escolha de sua nova diretoria. O pleito foi com chapa única, Mercado Forte, liderada por Daniel Bruin, da XCOM, que tem como vice-presidente Zé Schiavoni, da Weber Shandwick, e Carina Almeida, da Textual, como secretária-geral.
Além deles, integram a nova diretoria Renato Salles, da FSB, como diretor de assuntos legais e Ana Julião, da Edelman, como diretora de finanças. No conselho fiscal estão Vitor Fortes, da In Pacto, Claudia Zanuso, da Duecom, e Beth Garcia, da Approach, tendo Gustavo Diamantino, da Press-à-Porter, como suplente. Na nova configuração de governança da Abracom, o grupo integra o conselho gestor.
A diretoria eleita nomeará para diretorias não estatutárias nas áreas de relações institucionais e governamentais, capacitação profissional, dados e parâmetros de mercado, expansão e mobilização e outros cargos dedicados à execução de um plano de trabalho, que tem como pontos centrais a melhoria do ambiente de negócios, ética e diversidade, e relacionamento institucional.
A nova gestão vai se encerrar em 2022, ano em que a Abracom completará 20 anos de fundação, representando um mercado que movimenta mais de R$ 2,5 bi ao ano e emprega cerca de 17 mil profissionais. A posse da nova diretoria já foi realizada no encerramento da assembleia. As diretorias estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul serão eleitas nos próximos dois meses em plenárias dos associados locais.
Em coletiva de imprensa virtual em 26/8, a rádio Jovem Pan (JP) anunciou a campanha Em setembro tem, que promove a estreia de cinco programas.
O primeiro é Tô na Pan, apresentado por Leo Dias e Ligia Mendes, com as últimas notícias do mundo dos famosos, participação de artistas e conexão direta dos principais assuntos nas redes sociais. O programa, que estreia na próxima segunda-feira (31/8), irá ao ar de segunda a sexta, às 11h30 no FM e às 12h na plataforma de streaming Panflix.
Na terça-feira (1/9), estreia Conselho do CEO, com o comentarista de negócios Carlos Sambrana, que dará semanalmente dicas sobre empreendedorismo e como abrir o próprio negócio, traçando paralelos com os cenários político e econômico atuais.
Posteriormente, Augusto Nunes estreia o Direto ao Ponto, programa de debates com um convidado por edição, que será entrevistado por uma bancada diversa de formadores de opinião. A atração, produzida por Paula Azzar, ex diretora do Roda Viva (TV Cultura), irá ao ar às segundas-feiras, às 21h30.
Com os correspondentes internacionais Érico Aires, de Portugal, Mariana Janjácomo, de Nova York, e Monica Yanakiew, da Argentina, o programa de variedades De Tudo um Pouco estreia em 14/9 e trará notícias sobre diversos temas, como moda, costumes, cinema, esporte, gastronomia, viagem, política, economia, relacionamentos, redes sociais e saúde.
A JP estreia ainda a série Tá explicado, que vai esmiuçar temas atuais sobre política, economia, saúde, tecnologia, entre outros, que interferem na vida das pessoas. A apresentadora Lívia Zanolini conversará com especialistas para esclarecer os assuntos de forma didática e confiável.
Luís Ernesto Lacombe (esq.) e Marcelo de Carvalho (Crédito: Reprodução)
Luís Ernesto Lacombe assinou em 26/8 contrato com a RedeTV. Ele reuniu-se com Franz Vacek, superintendente de Jornalismo, Esportes e Digital da emissora, para discutir propostas de formatos de programas que apresentará “a partir de setembro”, segundo nota da RedeTV. De acordo com a emissora, Lacombe “desenvolverá um projeto jornalístico amplo e multiplataforma 360º”.
Até junho passado ele era apresentador do programa Aqui na Band, da Bandeirantes, mas optou por rescindir seu contrato, que se encerraria em dezembro deste ano, após divergências ideológicas entre departamentos da emissora.
Lacombe iniciou a carreira em 1988, como estagiário da Bandeirantes no Rio de Janeiro. Trabalhou como repórter e apresentador na extinta Rede Manchete e, posteriormente, na Rede Globo, onde permaneceu por 20 anos. Em 2017, retornou à Bandeirantes.
O podcastO Assunto, apresentado por Renata Lo Prete (TV Globo), completa nesta quarta-feira (26/8) um ano de existência. Desde a estreia, foram 261 episódios, cerca de 105 horas de programa e mais de 360 convidados. Segundo a empresa Triton Digital, O Assunto é o podcast mais baixado da América Latina, superando 33 milhões de downloads.
O Assunto traz análises e debates com jornalistas e especialistas sobre os temas mais relevantes da atualidade. A equipe de produção é formada por Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar.
Em reportagem especial sobre o aniversário do podcast, Renata escreveu que “a multiplicidade e a pluralidade de vozes são sempre recomendáveis no jornalismo. Mas tornam-se imperativas quando a sociedade está tão polarizada, tão avessa ao contraditório”.
O episódio desta quarta-feira é sobre posse e porte de armas no Brasil. O Assunto está disponível em Spotify, Castbox, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e outras plataformas de áudio.
O Grupo FSB lança nesta quinta-feira (27/8) a plataforma Bússola, que desenvolveu em parceria com a Exame. O objetivo é ampliar o debate entre líderes de empresas e o mercado e oferecer um melhor contexto sobre os principais setores da economia à sociedade.
Hospedada no site da Exame, a plataforma vai compartilhar diariamente conteúdos para os setores de varejo, infraestrutura, saúde, educação, sustentabilidade, política, comunicação e marketing. Além do portal na internet, a Bússola conta com newsletters, webinars e podcasts. A plataforma, comercializada por FSB e Exame, está disponibilizando ao mercado diversas opções de publicidade digital e conteúdo patrocinado para alcançar uma audiência qualificada.
Lucas Amorim, diretor de redação da Exame, afirma que a parceria com o Grupo FSB “preserva a independência e qualidade jornalística da redação da Exame e, ao mesmo tempo, traz um conteúdo diferenciado, de empresas líderes, para entregar ainda mais conteúdo aos assinantes do portal”.
Alexandre Loures, sócio-fundador da Loures Consultoria e sócio-diretor da FSB, diz que “esse canal multiconteúdo deve ser uma parada obrigatória para as principais lideranças e instituições empresariais que buscam orientação e informação confiável. Nosso time de especialistas trará experiências, perspectivas e novidades dos setores, além de produzirem análises estratégicas. Seremos agora provedor de conteúdo de qualidade para o público final”.
Para Flavio Castro, sócio-diretor da FSB Comunicação, a plataforma Bússola reflete o DNA e valores do Grupo FSB: “Procuramos desenvolver estratégias alinhadas com inovação e tendências do mercado. Esse projeto será um norte para nossos clientes e para diversas instituições. É um passo que estamos dando para mostrar para o mercado nossa expertise e nos colocarmos como referência no setor de comunicação”.
São os seguintes os conteúdos da Bússola:
Webinar − Toda terça-feira, ao meio dia, reúne líderes e autoridades dos principais setores da economia para discutir temas setoriais e da atualidade. Transmitidos ao vivo pelos canais de Exame e Bússola no YouTube.
Bússola Covid-19 − Curadoria diária das principais notícias do dia, atualmente bastante focado na pandemia.
Análise & Conjuntura Política − Artigo semanal assinado pelo jornalista Alon Feuerwerker.
Comunicação e Marketing − Artigo semanal assinado por Alexandre Loures e Flavio Castro, sobre tendências desses mercados e da área digital.
Influência e Congresso − Ranking semanal produzido pelo Instituto FSB Pesquisa, acompanha publicações e engajamento dos deputados e senadores nas redes sociais.
Podcast A+ − Semanalmente, a equipe de jornalistas e analistas políticos da FSB discute os temas que estão na pauta de Brasília, e suas repercussões para a economia.
Podcast Digitalize − O programa traz as lideranças das equipes digitais da FSB Comunicação e convidados para discutir o mercado de transformação e comunicação digitais, e as melhores práticas da área.
Bússola está também em Twitter (@canalbussola), Facebook (@bussolacanal) e YouTube (@Bussola Digital).
Preconceito e racismo no mundo esportivo não nasceram com as mídias sociais, mas nelas encontraram campo fértil para proliferar. Agressões a atletas nas redes são uma triste consequência da possibilidade de comentar matérias publicadas nos canais digitais de veículos de comunicação. O espaço de comentários acabou virando ambiente propício para discurso de ódio contra minorias.
No Reino Unido a situação afeta particularmente as mulheres. Pesquisa feita pela BBC apontou que quase 1/3 das atletas de elite do país sofreram ataques nas redes sociais, incluindo a ameaças de morte. O percentual é o dobro do registrado em 2015.
Diante dos resultados, a rede − que tem 33 milhões de seguidores em seus canais digitais − anunciou uma iniciativa notável para combater esse mal: estabeleceu uma política rígida para controlar posts agressivos nas seções de comentários. No statement postado no Twitter, afirma que as plataformas devem ser um lugar para discussão, crítica construtiva, debates e opiniões pautadas pelo respeito.
Rigidez no controle de posts no Twitter
A BBC promete bloquear quem postar mensagens agressivas, reportar o caso às autoridades e trabalhar para manter o clima de respeito e cordialidade nos canais. Compromete-se ainda a aumentar o espaço dedicado a esportes femininos e a promover a discussão sobre igualdade no desporto.
O engajamento do público é parte importante da iniciativa. A emissora conclama as pessoas a sinalizarem via e-mail manifestações de ódio relacionadas a raça, cor da pele, gênero, nacionalidade, etnia, deficiência, religião, sexualidade, sexo, idade ou classe social.
Racismo nos esportes, uma questão social e política − O problema do racismo nos esportes é recorrente na Europa. Vem se agravando nos últimos anos, na esteira de movimentos de extrema-direita contrários a imigrantes que avançam na região, estimulados por políticos que adotaram a bandeira da intolerância, como Nigel Farage, no Reino Unido, e Matteo Salvini, na Itália.
Isso insufla pessoas que, veem imigrantes como ameaça ao país, sentimento que acaba se estendendo a esportistas de outros países ou descendentes de estrangeiros. Sem contar as mulheres, fortemente discriminadas por gente que chega a dizer que que esportes femininos não são de fato esportes.
Atletas femininas, alvo fácil para ataques − Para a pesquisa da BBC foram enviados questionários a 1.068 mulheres atuantes em 39 modalidades esportivas. Das 537 respondentes, 20% dizem ter vivido ou presenciado situações de preconceito racial e 65%, de preconceito de gênero. Mas apenas 10% declaram ter reportado o caso.
A imprensa não ficou bem na foto: 85% das esportistas creem que a mídia não se esforça o suficiente para promover o esporte feminino. Mas pelo menos 93% reconhecem que a situação melhorou nos últimos cinco anos.
O estudo classificou os tipos de abusos mais frequentes nas redes sociais: críticas à aparência física, à performance e sugestões machistas do tipo “volte para a cozinha”. Uma atleta contou ter recebido uma imagem do escudo de seu clube cheio de ferros de passar roupa.
Outra recebeu um comentário no Twitter sobre sua etnia, afirmando que “não era verdadeiramente britânica”. Foram registradas ainda recriminações nas redes pelo físico: “muito gorda”, “muito alta” ou “ombros muito largos”.
Algumas atletas que participaram da pesquisa autorizaram a divulgação dos ataques sofridos. A jogadora de dardos Deta Hedman contou sobre uma agressão racista depois de perder uma competição. O autor desejou que ela morresse de câncer.
Primeiro passo − É cedo para dizer se a iniciativa da BBC vai dar certo. Os próprios comentários no Twitter sobre o compromisso − muitos criticando, outros duvidando da eficácia e alguns colocando em questão a legitimidade da rede para adotar tais providências − é um sinal da complexidade da questão.
Mas fazer alguma coisa é sempre melhor do que não fazer nada. E quem sabe pode servir de exemplo para outras organizações de mídia ao redor do mundo.
Por determinação da juíza Beatriz Fruet de Moraes, do Tribunal de Justiça do Paraná, o site da revista Quatro Rodas teve de tirar do ar a reportagem Militec-1 pode ser corrosivo para o motor e não tinha registro na ANP.
A matéria, do editor assistente Henrique Rodriguez, foi publicada em 14/8 e retirada um dia depois, após pedido de tutela antecipada provisória em caráter antecedente determinando a sua suspensão.
O pedido foi feito pela Militec Brasil Importação e Comércio Ltda., representante do produto Militec-1 no Brasil. A liminar suspende a veiculação da matéria até o julgamento final do processo.
A Abril está avaliando as medidas que tomará.
Reportagem negativa sobre produto Militec-1 resultou em censura pela justiça paranaense
A Folha de S.Paulo informou que seu acionista Luiz Frias passou a ocupar, no jornal, o cargo de publisher, decisão que entrou em vigor nesta quarta-feira (26/8). Com isso, na prática, ele deixa de ter o cargo de presidente da empresa.
A decisão, segundo comentou Lauro Jardim na tarde dessa terça-feira (25/8), em sua coluna em O Globo, teria sido motivada pela disputa judicial que Frias trava com a irmã, Maria Cristina, sobre questões societárias do Grupo.
Segundo o Portal dos Jornalistas apurou, apesar de a informação ter suscitado diversas especulações sobre os desdobramentos da decisão, ela em nada afetará a dinâmica do jornal. A mudança mais visível será a de que ele passa a ser designado publisher no expediente da Folha.