Depois de cinco anos como diretora de Redação da Menu, Suzana Barelli (suzana@revistamenu.com.br) está voltando às origens e a partir deste mês volta a se dedicar à enologia, como responsável pelo caderno de Vinho da publicação, que tem em média 16 páginas mensais sobre o tema. Ela manterá sua coluna também sobre o assunto na IstoÉ Platinum e o blog sobre vinhos brancos e tintos no site da Istoé Dinheiro. Casada com Milton Gamez, diretor de Núcleo da Editora Três, a colunista terá com essa mudança mais tempo para cuidar dos dois filhos pequenos do casal. Beatriz Marques a sucede no comando da Menu.
Vera Barrero, diretora da Arquitetura & Construção, deixa a Abril
Vera Barrero, que contabilizava mais de duas décadas de Editora Abril, deixou há algumas semanas o comando da revista Arquitetura & Construção. A redatora-chefe Marianne Wenzel assumiu interinamente o cargo. Também deixaram a revista os editores Ana Weiss e Danilo Costa e os produtores (ali chamados de repórteres visuais) Eliana Medina e Edson Medeiros (que também trabalhava para Casa Claudia). Entraram duas repórteres, uma delas, Luísa Cella. Outra que deixou o Núcleo Casa foi Clara Vanali, repórter de Casa.com. O núcleo é dirigido por Lívia Pedreira.
Redação faz assembleia em SP e quer garantias da empresa
Uma assembleia reunindo os 25 profissionais da redação do Brasil Econômico em São Paulo, realizada na tarde desta 4ª.feira (6/3), analisou as propostas da empresa, que abrangem demissões com o pagamento de todos os direitos ou mudança para o Rio de Janeiro, sem o acréscimo de 25% estabelecido em lei. Não participaram da assembleia os nove editores, que farão uma negociação à parte com a empresa. Também não estiveram representados os dois colaboradores do Rio de Janeiro e os outros dois de Brasília. Estima-se que a empresa reduzirá a atual redação em São Paulo para uma equipe com no máximo 15 pessoas, contra as atuais 34, considerando-se todos os jornalistas em atividade (editores, repórteres, diagramadores e fotógrafos). E especula-se que só ficarão profissionais de texto, já que a hipótese mais provável é que todas as outras áreas migrem para o Rio – arte, ilustração, produção gráfica etc. Do Rio de Janeiro, o publisher da Ejesa Ramiro Alves informou por telefone a um integrante da redação que a empresa não tem ainda um cronograma detalhado da mudança da redação para lá, mas a estimativa é de que esse movimento aconteça entre um e três meses. Ele informou também que a Ejesa pediu uma lista com os nomes dos funcionários que voluntariamente aceitam mudar para o Rio de Janeiro e outra com os que querem ser demitidos. Aos primeiros, a empresa acena com uma semana de hotel e a manutenção do salário atual, sem nenhum acréscimo (o que contraria a lei, que obriga as empresas, no caso de transferência de domícilio, a pagar um adicional de 25% no salário). Aos demitidos, assume o compromisso de pagar todos os direitos legais da CLT, sem nenhum outro benefício adicional. Diante desta proposta, a redação decidiu paralisar o trabalho e discutir em assembleia que caminhos seguir. Debateram por cerca de duas horas e aprovaram o envio de uma carta à empresa em que solicitam maior clareza em relação ao cronograma de mudança e exigem por escrito garantias de que serão cumpridas todas as promessas. Também solicitam que a empresa seja mais clara sobre os núcleos que vai desativar em São Paulo e querem saber sobre o posicionamento oficial em relação ao adicional de 25% a que os trabalhadores têm direito em mudanças para outros estados. Há entre os profissionais desconfianças sobre o cumprimento do que diz a CLT, tendo em vista que há quatro meses o jornal passou a atrasar o recolhimento do FGTS, segundo disse fonte da redação a este Portal. Isso também afeta e deixa ainda mais preocupados os PJs, que querem da empresa um aceno sobre o que ela pretende fazer em relação a eles. Outra situação mais do que desconfortável apontada pela redação é a decisão do jornal de cortar a condução para a produção de reportagens, o que tem levado os fotógrafos a permanecerem em casa e os profissionais de texto a limitarem suas entrevistas ao telefone. O estado de greve chegou a ser cogitado, mas a assembleia decidiu rejeitá-lo neste momento, optando por aguardar um posicionamento oficial da empresa até 6ª.feira (8/3), quando a redação fará uma nova assembleia para avaliar o quadro e tomar decisões. Na dependência do que vier do Rio, a greve pode voltar à pauta dos jornalistas.
Seguem as incertezas no Brasil Econômico
Confirmada em nota emitida em 28/2, a informação antecipada por Jornalistas&Cia em sua última edição (886) sobre as saídas do publisher Ricardo Galuppo e do diretor de Redação Joaquim Castanheira e não desmentida a possível mudança da sede do Brasil Econômico para o Rio, funcionários do jornal em São Paulo enviaram carta a integrantes da cúpula da empresa solicitando informações acerca dos seus planos para o veículo. Segundo o Meio&Mensagem, a equipe aguardava uma resposta até esta 4ª.feira (6/3) para decidir sobre os passos seguintes. Vale lembrar que a nota da Ejesa informava ainda que Ramiro Alves, até então diretor de Redação dos jornais O Dia e Meia Hora, assumia a função de publisher da Ejesa e passava a responder também pelo Brasil Econômico; que o jornal teria a partir desta semana dois editores-chefes: Adriana Teixeira, em São Paulo, e Octávio Costa, no Rio de Janeiro, reportando-se ao novo publisher; e que o jornal “reforçaria sua presença no Rio”. Como a empresa não veio a público informar claramente o que significa, na prática, essa expressão nem qual o destino da redação do Brasil Econômico em São Paulo, é natural que surjam especulações. O resultado que a empresa espera de uma eventual mudança para o Rio é que a publicação se diferencie dos jornais tradicionalmente orientados para Economia. Com algumas exceções, entre elas o Jornal do Commercio do Rio, praticamente todos os dirigidos são feitos em São Paulo. A Ejesa está ancorada no Rio, e avalia que a cidade passa por um momento muito positivo. Setores como petróleo e gás, estatais como BNDES, grandes como a Vale, as áreas de cultura e eventos esportivos, todos têm pouca cobertura do ponto de vista macroeconômico, por falta de equipes dedicadas também nas agências de notícias. A hipótese, portanto, é de que a decisão representa para o mercado leitor uma boa opção. Resta saber se a empresa de fato não reduzirá a equipe editorial paulista e o peso de São Paulo na edição do jornal. Os rumores são de que ela concentrará em São Paulo a cobertura de economia e negócios passando as demais áreas para o Rio de Janeiro. O que fica claro com as mudanças em curso é que a Ejesa parece apostar em um plano ousado: um tom carioca mais forte do que o dos jornais tradicionais de Economia. Não se pode descartar também uma mudança de orientação no perfil dos negócios jornalísticos: num grupo que tem três jornais em papel, a compra de um dos mais importantes portais do País sinaliza uma inequívoca aposta no meio digital, que está no DNA de fundação da Ejesa, como disse a este J&Cia, antes mesmo do lançamento do Brasil Econômico, seu então diretor de Redação Ricardo Galuppo: “Vamos começar com o jornal em papel, mas a nossa vocação é ter um jornal digital que possa ser recebido por leitores de todo o Brasil ainda de madrugada. Não queremos que o papel seja um obstáculo para a nossa audiência, embora ele seja o ponto de partida da empresa”. Galuppo saiu, o iG chegou e uma série de mudanças está em curso. Provavelmente virão outras novidades por aí. A conferir. Veja mais: Redação faz assembleia em SP e quer garantias da empresa
Toninho Vaz autografa ?Solar da fossa? em São Paulo
Toninho Vaz recebe neste sábado (9/3) leitores e amigos para uma tarde de autógrafos de seu livro Solar da Fossa – Um território de liberdade, impertinências, ideias e ousadias, no Espaço Plínio Marcos, em São Paulo. O evento faz parte o projeto O Autor na Praça, que duas vezes ao mês recebe autores para um bate-papo descontraído com frequentadores da praça Benedito Calixto, em Pinheiros. A obra de Toninho conta sobre um casarão colonial de Botafogo, no Rio, que foi abrigo de jornalistas, poetas e artistas em meados dos anos 1960 e início dos 1970. Ruy Castro, que morou no Solar aos 19 anos, em dezembro de 1967, escreve a apresentação da obra. Segundo ele, o casarão colonial de dois andares “serviu de incubadora de talentos, ideias e ousadias e mudou para sempre os rumos da cultura brasileira”. Nos 85 aposentos Solar – demolido em 1972 para dar lugar ao primeiro shopping center da cidade, o Rio Sul –, os “loucos, cabeludos e desbundados”, vindos de todas as regiões do País, se encontravam e materializavam suas obras de arte, como as canções Alegria, alegria, de Caetano Veloso, e Sinal Fechado, de Paulinho da Viola. Além de Caetano e Paulinho, passaram por esse verdadeiro “caldeirão cultural” Gal Costa, Paulo Coelho, Paulinho da Viola, Paulo Leminski, Tim Maia, Betty Faria, Antônio Pitanga, Marieta Severo, Zé Kéti, Cláudio Marzo, Mauro Mendonça e Naná Vasconcelos. Gutemberg Guarabyra, outra personalidade que viveu no casarão – e que, junto aos amigos Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix, montou o trio Sá-Rodrix-Guarabyra –, fará uma participação especial na tarde de autógrafos na praça, contando histórias da época. Além dele, haverá apresentação da cantora Nanda Maya e do cartunista Junior Lopes, que fará caricaturas. SOBRE O AUTOR Curitibano nascido em 1947, Toninho Vaz foi por mais de 14 anos editor na Rede Globo. Também passou por Jornal do Brasil, O Globo, revista Manchete, IstoÉ, Diário do Paraná, Diário da Tarde, TV Bandeirantes e SBT. É autor das biografias dos poetas Paulo Leminski e Torquato Neto, além do livro O Rei do Cinema (Record), sobre Luiz Severiano Ribeiro. SERVIÇO Lançamento do livro Solar da Fossa – Um território de liberdade, impertinências, ideias e ousadias, de Toninho Vaz Data: sábado, 9 de março Horário: 15 horas Local: Espaço Plínio Marcos (praça Benedito Calixto, Pinheiros, São Paulo) Mais informações: Edson Lima (11-3739-0208 e oanp@uol.com.br)
RBS lança Liga dos Fanáticos
O Grupo RBS está lançando o projeto multimídia Liga dos Fanáticos, que irá atuar na cobertura jornalística, além de eventos e ações comerciais para preparar o espírito de gaúchos e catarinenses para a Copa do Mundo de 2014. No próximo sábado (9/3), o comentarista Ruy Carlos Ostermann participará do programa Supersábado, na Rádio Gaúcha, onde irá contar histórias sobre os 12 mundiais que cobriu. No domingo (10) será a vez de Zero Hora abrir espaço para o cronista recuperar por meio de sua visão pessoal e fanática por futebol assuntos que modificaram a história das copas. A iniciativa vai mobilizar todas as plataformas e veículos do Grupo RBS para fatos relativos à Copa até o início do evento, bem como os preparativos das cidades-sedes, notícias sobre as seleções e os craques que virão ao Brasil, os negócios, os investimentos em infraestrutura, a expectativa do turismo e diversos eventos que ocorrerão ao longo deste e do próximo ano. A programação e as ações previstas para 2013 estão disponíveis em http://bit.ly/ZbJnkV.
O Globo investe nos jovens com o caderno Formou!
Desde esta 2ª.feira (4/3) O Globo tem novo suplemento, dirigido ao público jovem, entre 16 e 25 anos. Sob o título Formou! vêm informações nas áreas de educação, comportamento e mercado de trabalho. O caderno vai circular toda primeira 2ª.feira do mês e terá assuntos pertinentes aos jovens que estão no período de transição entre a escola e a faculdade, e desta para a vida profissional. Na edição de estreia, o tema é tecnologia na educação: os efeitos da era digital nos métodos de ensino e nas novas oportunidades de emprego para jovens, e o jeito de ser e de se vestir de uma geração que amadureceu conectada. William Helal Filho, editor de Educação e de Formou!, conta com os redatores Lauro Neto e Karine Rodrigues. Antônio Gois, de O Globo, especialista em educação – prêmios Esso e Abdias Nascimento em 2012, entre outros – tem uma coluna fixa. Isadora Faber, autora da página Diário de classe no facebook, assina um artigo sobre a relação entre as redes sociais e a escola. O americano Salman Khan, autor do livro Um mundo, uma escola – A educação reinventada, e de videoaulas com milhões de visualizações no youtube, vem em entrevista exclusiva. A página de Educação no site do jornal também ganhou seções novas: alunos de escolas e universidades de todo o País podem enviar textos, fotos e vídeos, por meio da ferramenta Eu-Estudante, com denúncias de problemas em suas instituições ou divulgação de iniciativas interessantes.
ESPN estreia programação para 2013
A ESPN estreou nesta 2ª.feira (4/3) sua programação para 2013, que traz entre as novidades programas em seus três canais – ESPN, ESPN Brasil e ESPN + –, mantendo a identidade de cada um deles. Com foco em conteúdo jornalístico, a ESPN Brasil dará destaque aos esportes disputados no País e aos principais eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas. O pontapé inicial de sua nova programação pré-Copa do Mundo acontece neste sábado (9/3), com a estreia de O Brasil da Copa do Mundo da FIFA 2014. A atração trará reportagens comandadas por Helvídio Mattos, mostrando histórias, curiosidades e a cultura local de cada uma das cidades-sede do evento. Mais atuante na cobertura de esportes norte-americanos, na ESPN a novidade fica por conta da estreia do semanal Duetto, com Paulo Soares e Antero Greco, dupla que já comanda outra atração da casa, o Sportscenter. O programa, que vai ao ar das 20h30 às 21h, às 2as.feiras, traz os destaques do final de semana em formato informal e interativo, e a participação de convidados. Outra novidade no canal foi o retorno do Segredos do Esporte, que foi apresentado durante os Jogos Olímpicos de Londres e agora passa a fazer parte da programação fixa da emissora, indo ao ar toda 3ª.feira, das 20h30 às 21h30. A atração, que irá se aprofundar na importância do conhecimento científico na formatação das grandes competições internacionais, será semanal, ao vivo, com apresentação de Paulo Calçade e do tenista Fernando Meligeni. Mais recente no portfólio do grupo, a ESPN + foca em conteúdo premium, incluindo golfe e tênis, e será o canal dos esportes de ação, com programas, documentários e coberturas de eventos de esportes radicais. Para atender a esse público, a emissora anunciou o lançamento do X Center, telejornal de esportes de ação com notícias diárias e links no Brasil e no mundo. Com apresentação de Tiago Brant e Vivian Mesquita, e reportagens de Rafael Reis, a atração contará ainda com a presença de comentaristas especializados nas modalidades apresentadas. Todos os programas radicais dos canais ESPN, como Conexão Surf, Skate Paradise, Aventuras com Renata Falzoni, X-Treme TV e Mundo 2 Rodas, também passam a fazer parte da programação do canal. O X Center vai ao ar de 2ª a 6ª.feira, às 19h, com 30 minutos de duração. Vale lembrar que, as transmissões do futebol internacional, carro-chefe da emissora, continuarão com exibição ao vivo em todos os canais.
Jangadeiro inaugura emissora da Rede BandNews FM
O Sistema Jangadeiro terá diversas novidades a partir deste mês. A principal será a estreia, em 11/3, da rádio Tribuna BandNews FM (101,7). Eduardo Barão, chefe de Redação da rede em São Paulo, esteve em Fortaleza para comandar o início dos trabalhos da nova equipe. Na programação estão confirmadas quatro edições do Tribuna Band News, ancoradas por Lucas Leite (manhã), Nonato Albuquerque e Katiúzia Rios (primeira edição), Isabela Martin (segunda edição) e Fernando Grazianni e Dellane Ratts (noite). Também estão confirmados a apresentadora Ian Gomes (que terá um quadro ainda a ser estruturado) e os produtores e editores Vanessa Darj, Alex Mineiro e Ariane Cajazeira. A coordenação da equipe é de Liduina Sampaio. A marca Tribuna, oriunda do extinto jornal Tribuna do Ceará, foi resgatada e, além da rádio, dará nome ao novo portal do Grupo, que na mesma data substituirá o Portal Jangadeiro. A Rádio Beach Park FM, que ocupava a frequência 101.7, desde 1º/3 transmite exclusivamente na web, pelo http://beachparkfm.com.br/fm.
O Globo e Extra têm novos suplementos
A Infoglobo apresentou nesta 2ª.feira (4/3) dois novos suplementos nos jornais Extra e O Globo. Encartado de 2ª a 6ª.feira, o Mais Baixada, do Extra, propõe estreitar contato com os 13 municípios que compõem a Baixada Fluminense. A primeira página do jornal também ganha logotipo e chamada sinalizando o novo suplemento. Aos sábados, a revista Baixada, que já circula com o Extra, ganhará novas seções. Três colunas fixas fazem parte do Mais Baixada: Nossa Gente, que conta histórias de pessoas emblemáticas da região; a social Área Vip, escrita por Márcia Villanova; e Baixada em Foco, sobre educação, empreendedorismo, saúde e infraestrutura. O suplemento terá sucursal na Unigranrio, em Caxias. O jornal vem desenvolvendo com a universidade um projeto pedagógico com workshops e ciclos de palestras para estudantes selecionados que colaborarão na produção de conteúdo diário. Por tempo limitado, o jornal com o suplemento será vendido a R$ 0,70. O outro lançamento da Infoglobo, a revista mensal Formou, é dirigida ao público de 16 a 25 anos. Disponível nas diferentes plataformas do jornal, circula toda primeira 2ª.feira do mês com foco em assuntos pertinentes aos jovens que estão no período de transição entre escola e faculdade. A revista também promoverá bate-papos e concursos culturais em universidades, premiando os jovens com bolsas de estudos no exterior, por exemplo, ou a possibilidade de participar da produção da revista. No conteúdo online, a ferramenta Eu Estudante, em formato similar ao Eu Repórter, funciona como espaço para denúncias e sugestões, possibilitando o envio de fotos e e-mails. Também no site, o leitor tem acesso a conteúdo sobre vagas de estágio e trainee.