Patricia Travassos e Ana Claudia Konichi estão lançando Minha mãe é um negócio (Editora Saraiva), livro que conta a história de mulheres que, após a maternidade, abriram seu próprio negócio para ficarem mais perto dos filhos. “Acompanhar a vida dessas mulheres nos colocou em contato com uma realidade que já é uma forte tendência no Brasil”, explica Patricia, que ao lado de Ana Claudia faturou o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo 2013 com a série Mãe S/A, exibida pelo Fantástico. “Em países como a Inglaterra, os Estados Unidos e o Canadá, o empreendedorismo materno já tem relevância econômica e social. Aqui ainda não existem estatísticas oficiais, mas cada vez mais as mães buscam autonomia e flexibilidade de horários para acompanhar o crescimento dos filhos sem abandonar a carreira”. O livro aponta as principais características do empreendedorismo materno e mostra que as mulheres, quando empreendem motivadas pela maternidade, em geral cometem os mesmos erros, criam as mesmas ilusões e repetem muitos acertos na administração do próprio negócio. A obra traz dicas a partir da experiência de 35 mães empreendedoras. Com 152 páginas e preço sugerido de R$ 29,90, Minha mãe é um negócio – Histórias reais de mulheres que abriram a própria empresa para ficar mais perto dos filhos, será lançado em São Paulo nesta 4ª.feira (23/10), a partir das 19h30, no Shopping Pátio Paulista (rua Treze de Maio, 1.947). Mais informações pelo http://bit.ly/18FrVYM.
Vaivém das redações!
Confira o resumo das mudanças que movimentaram nos últimos dias as redações de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia: São Paulo: Bia Sant’Anna e Gabriela Dobner são as novas editoras de Home do iG. Bia, que era editora do iG Gente, trocou de posto com Carolina Gregnanin, que passa também a assinar a coluna Na TV.
Gabriela, ex-editora-executiva do Último Segundo, foi substituída por Ricardo Pieralini, cuja missão é dar continuidade e avançar na reforma do canal, junto com Alec Duarte, que chega como chefe de Reportagem. Gabriela e Bia atuarão ao lado do publisher Tales Faria e do diretor de Jornalismo Rodrigo de Almeida na coordenação das pautas e na organização da Redação.
Na Record News, Maria Clara Leite, que estava na reportagem do Departamento de Comunicação da Record havia quase três anos, assumiu a apresentação do Hora News, boletins de notícias que entram no ar ao longo da programação. Ela substitui a Roberta Marques, que foi para Porto Alegre como repórter da Record do Rio Grande do Sul. Michelle Giannella voltou nesta 2ª.feira (14/10) ao programa Gazeta Esportiva, da TV Gazeta, às 18 horas. Ela estava em licença-maternidade desde maio e vinha sendo substituída por Anita Paschkes, que continuará na emissora. Anita revezará com Thiago Oliveira e a própria Michelle no Mesa Redonda, além de comandar reportagens especiais sobre esportes urbanos.
Distrito Federal: Raphael Polito, que esteve por mais de sete anos na Record do Pará – lá apresentou o Cidade Alerta –, começou nesta semana na reportagem do SBT de Brasília. Recentemente. Polito sofreu tentativa de homicídio em Belém. Ele estava em frente à sede da Record quando um homem foi em sua direção e tentou atingi-lo com uma faca. Ninguém foi preso. Minas Gerais: Júnia Letícia, ex-Estado de Minas, agora responde pela Revista Wave, publicação bimestral que circula na Região Centro-Sul de Belo Horizonte com foco no público jovem. Os contatos dela são ([email protected] e 31-8567-1930.)
Com a mudança da repórter Gisele Araújo para a editoria Minas do Hoje em Dia, as pautas de imóveis e decoração devem ser enviadas para Émile Patrício ([email protected]). Rio Grande do Sul: Simone Santos, que havia sido desligada da TV Record/RS em junho, retorna à emissora. Natural de Caxias do Sul, é formada pela UCS, onde começou em 1999, na UCS TV. Passou também por Rádio Caxias AM e RBS TV Caxias, onde foi produtora, editora, repórter e apresentadora do Jornal do Almoço local.
Em Porto Alegre, a RBS TV foi, há oito anos, seu primeiro destino. Em seguida passou a integrar o time da Record. Bahia: O R7 estreou nesta 2ª.feira (21/10) o R7 BA, um portal dedicado exclusivamente às notícias da Bahia, sendo o quarto “filhote” regional da marca da Record, já presente em Rio, Distrito Federal e Minas Gerais.
A equipe do R7 BA deve produzir cerca de 60 matérias por dia, além de exibir todos os vídeos da programação local, como o Direto da Redação BA, Bahia no Ar, Balanço Geral BA, Se Liga Bocão, Cidade Alerta BA, Bahia Record, Bom D+ e A Bahia que a Gente Gosta. Antônio Guerreiro, diretor geral do R7, disse que “a chegada do R7 Bahia reforça o projeto de regionalização casado com conteúdo transmídia exclusivo, inteiramente produzido em nossas praças”. A equipe é composta por Shizue Miyazono (coordenadora), Karina Oliveira (repórter), Marcos Zurck (webmaster), Ricardo Alves, Carolina Oliveira e Thais Ribeiro (estagiários).
Prêmio CNI 2014 abre inscrições
Edição distribuirá R$ 310 mil para as melhores reportagens de tevê, rádio, revista, jornal e internet Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNI de Jornalismo 2014, que premiará as principais matérias sobre desafios e realizações do setor industrial, tendo como base os dez fatores-chave para o Brasil aumentar a produtividade e a competitividade, apontados pelo Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022: educação, ambiente macroeconômico, eficiência do Estado, segurança jurídica e burocracia, desenvolvimento de mercados, relações de trabalho, financiamento, inovação e produtividade, infraestrutura e tributação.
Em sua 3ª edição, o Prêmio CNI distribuirá um total de R$ 310 mil aos vencedores, sendo R$ 25 mil para as melhores reportagens de tevê, rádio, revista, jornal e internet, R$ 15 mil para as categorias regionais (Sul, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste), R$ 30 mil para cada uma das duas categorias especiais (Educação e Inovação), além de mais R$ 50 mil para o Grande Prêmio José Alencar de Jornalismo, que será entregue ao melhor entre todos os trabalhos inscritos.
Cada jornalista poderá inscrever até cinco trabalhos, que concorrerão em todas as categorias, destaques regionais, prêmios especiais e ao Grande Prêmio. Serão aceitos trabalhos publicados entre 1º/4/2013 e 25/5/2014; as inscrições vão até 30 de maio. O anúncio dos finalistas ocorrerá em 2/7 e a entrega dos prêmios está prevista para 29 de julho. Consulte o regulamento e inscreva-se no site www.premiocnidejornalismo.com.br. Mais informações na Gerência de Jornalismo da CNI pelos 61-3317-9578 / 8917 ou [email protected].
Memórias da Redação ? A revista Time
Eduardo Octaviano ([email protected]) enviou um caso curtinho mas engraçado. Ele por muitos anos trabalhou na Abril, onde chegou a comandar a Divisão de Revistas Infantis, e foi, entre outros, diretor de Comunicação do BFB e da TIM; hoje atua como consultor. A revista Time Corria o início dos anos setenta… Eu começava minha carreira na produção editorial da Abril, na Marginal. Nessa função, era responsável, dentre outras tarefas, pelo gerenciamento dos encartes que iriam fazer parte das revistas do Grupo. Ocorre que um dos encartes foi da revista Time, que estava lançando sua primeira edição em português, cuja capa era a famosa foto de Pelé, de perfil, com a camisa da seleção canarinho e usando o chapeú da guarda do palácio de Buckingham. Pois bem, algum tempo depois (é… naquele tempo tudo era pelos Correios) a área comercial da Abril recebeu uma carta irada de um dos leitores, que assinara a Time… Ele estava furioso, exigindo seu dinheiro de volta, dizendo que fora enganado, pois assinara uma revista de futebol, a Time, e recebera uma revista que não tinha nada a ver com futebol… É, acho que podemos dizer que a Time foi predecessora da Placar…
Eduardo Pincigher reúne em livro casos picantes da imprensa automotiva
Dezenas de viagens por ano, lançamentos, apresentações, feiras. Eventos que reúnem com frequência profissionais da imprensa automotiva em torno de uma causa nobre, a de informar. Mas se esses encontros geram notícias que ganham espaço na mídia especializada, também são um prato cheio para criar personagens, histórias e fatos que fogem do conhecimento do grande público.
Mas a partir da próxima semana muitas destas histórias sairão das memórias para as páginas de 43, livro há muito prometido por Eduardo Pincigher, diretor de Assuntos Corporativo da JAC Motors, e que finalmente ganha vida em forma de romance “com 85% de fatos reais”, como ele mesmo explica: “Desde a primeira redação em que trabalhei, a Quatro Rodas, venho ameaçando o pessoal, sempre em tom de brincadeira, de fazer um livro ‘dedurando’ todo mundo, em que iria contar as histórias mais picantes ocorridas durantes as viagens e lançamentos. Um dia, sem compromisso, comecei a jogar esses casos no computador, fui guardando e agora resolvi fazer de verdade”.
A obra conta a história de quatro personagens fictícios que, de alguma forma, vão passando por situações semelhantes àquelas já vividas por profissionais da área: “A graça disso tudo é que apenas quem viveu ou conhece o caso irá se identificar em cada trecho do livro. Esse foi o jeito que encontrei de imortalizar esses casos sem expor ninguém”.
Apesar dos temas polêmicos, Eduardo não teme retaliações ou ânimos mais alterados com a divulgação das histórias, porque, segundo ele, o enredo foi criado de tal forma que não há a menor chance dos personagens reais serem reconhecidos. “Até porque seria extremamente desrespeitoso e irresponsável de minha parte e eu não faria isso com meus amigos. No mais, todos já esperavam por esse livro há muito tempo e até se perguntavam quem estaria no ‘tal livro do Edu’, e o tal do livro saiu”.
Além do mistério em torno dos personagens e das histórias, o próprio significado do nome do livro, 43, também é um segredo que o autor não revela antes do tempo. “É uma circunstância que será explicada ao longo da obra”. Com 22 anos de carreira, sendo 19 deles no meio automotivo, além da Quatro Rodas Eduardo esteve em Motor Show e IstoÉ Dinheiro e nas áreas de Comunicação de Volkswagen e Mercedes-Benz, até chegar à JAC Motors, em março de 2011.
E foi justamente sua entrada na fabricante chinesa que indiretamente o motivou a colocar no papel os causos do livro: “Em meados de 2011 escrevi um livro sobre o lançamento da JAC Motors, com um título bastante audacioso, Como lançar uma máquina de sucesso em seis meses. Ele estava pronto quando houve a alta do IPI, que mudou da noite para o dia a história da JAC. Decidimos interromper o projeto e isso me deixou um gosto muito amargo, além de uma vontade enorme de publicar alguma coisa. Foi então que decidi dar vida ao 43.
A obra, que conta com prefácio de Jorge Tarquini, coautor de O doce veneno do escorpião – O diário de uma garota de programa, sobre a vida de Bruna Surfistinha, é uma produção independente do autor e boa parte dela deverá ser vendida diretamente. O lançamento ocorre em São Paulo nesta 3ª.feira (22/10), a partir das 19h, no A Lanterna Bar (rua Fidalga, 531). O livro, de 352 páginas, será comercializado apenas pelo facebook, por R$ 35, ou no dia do lançamento, em dinheiro ou cartão.
FAPSP promove Semana da Comunicação em São Paulo
A FAPSP – Faculdade de Comunicação promove de 21 a 25/10 a Semana de Comunicação da FAPSP 2013, com presença de Goulart de Andrade (apresentador do programa Vem Comigo, da TV Gazeta), Marcos Sérgio Silva (editor da revista Placar), Marcelo Caetano (Rede Record), Elmo Francfort (Pró-TV/Museu da Televisão), Maurício Pestana (cartunista e diretor da revista Raça Brasil) e Roberta Cesarino Iahn (autora do livro O Grotesco na Publicidade). A programação (veja abaixo) inclui ainda apresentações musicais e oficinas sobre documentário, cibercultura, jovens negros, tecnologias digitais, entre outros temas. O evento acontecerá em dois períodos – matutino (das 8h30 às 11h) e noturno (das 19h30 às 22h) – e terá 50 vagas abertas ao público externo, que pode solicitá-las mediante inscrição pelo 11-3355-4040. SERVIÇO Semana de Comunicação da FAPSP 2013 Data: de 21 a 25/10/2013 HORÁRIO: das 8h30 às 11h e das 19h30 às 22h LOCAL: Sede da FAPSP (rua Barão de Itapetininga, 163 – São Paulo) INSCRIÇÕES: 11-3355-4040
De papo pro ar ? Fim da MPB
Nos anos 1970, o sambista Martinho da Vila era um dos mais assíduos frequentadores da ponte aérea Rio-São Paulo, Santos Dumont-Congonhas. Ele e outros artistas. Num desses voos à capital paulista, com Chico Buarque, MPB-4, Beth Carvalho e Paulinho da Viola a bordo, um gaiato lá do fundo do avião falou: – Se esse avião cair acaba a MPB. O avião começou a balançar e o gaiato, agora com voz trêmula: – Mas esse avião não vai cair.
Best Cars tem edição comemorativa de 16 anos
Foi à rede na 6ª.feira (18/10) a edição comemorativa do 16º aniversário do Best Cars, que para ela preparou conteúdos especiais, como um comparativo de cinco modelos de luxo: Citroën DS5, Ford Fusion, Hyundai Azera, Peugeot 508 e Volkswagen Passat. O tema Vale a pena passar dos 120? refere-se não ao maior limite de velocidade vigente no Brasil, mas ao preço em milhares de reais, pois três dos modelos superam esse valor. Outros destaques são a avaliação do utilitário esportivo Audi Q5, agora equipado com motor de 272 cv, e a história dos modelos Mulsanne e Turbo R da marca inglesa Bentley, que se destacaram pelo conforto e desempenho nas décadas de 1980 e 1990. Lançado em 22 de outubro de 1997, o Best Cars é um dos sites de maior tradição no segmento de automóveis e precedeu em quatro anos a criação do próprio canal Carros do UOL, portal do qual é parceiro desde 1999. “O segredo de nosso sucesso está em cobrir o setor da maneira como apreciam os entusiastas por automóvel, com conteúdo técnico e profundidade de informações”, acredita o editor Fabrício Samahá. A equipe inclui o colunista Kleber Nogueira e os colaboradores Edilson Luiz Vicente, Edison Ragassi, Geraldo Tite Simões, Iran Cartaxo, Luiz Fernando Wernz, José Geraldo Fonseca e Paulo de Araújo.
Prestes a entrar no ar, R7 BA deve produzir 60 matérias por dia
Estreia na 2ª.feira (21/10) o R7 BA, um portal dedicado exclusivamente às notícias da Bahia, sendo o quarto “filhote” regional da marca da Record, já presente em Rio, Distrito Federal e Minas Gerais. A equipe do R7 BA deve produzir cerca de 60 matérias por dia, além de exibir todos os vídeos da programação local, como o Direto da Redação BA, Bahia no Ar, Balanço Geral BA, Se Liga Bocão, Cidade Alerta BA, Bahia Record, Bom D+ e A Bahia que a Gente Gosta. Antônio Guerreiro, diretor geral do R7, disse que “a chegada do R7 Bahia reforça o projeto de regionalização casado com conteúdo transmídia exclusivo, inteiramente produzido em nossas praças”. A equipe é composta por Shizue Miyazono (coordenadora), Karina Oliveira (repórter), Marcos Zurck (webmaster), Ricardo Alves, Carolina Oliveira e Thais Ribeiro (estagiários).
RAC descontinua site da Gazeta de Ribeirão
A exemplo do que fez com a versão impressa da Gazeta de Ribeirão, de Ribeirão Preto, que deixou de circular em março passado, a RAC descontinuou o site do jornal nesta 2ª.feira (14/10).
Segundo o diretor Editorial Nelson Homem de Mello, houve o desligamento de apenas um jornalista, o editor Luis Augusto Martins. “Guto Silveira, colunista político da Gazeta desde a edição impressa, já havia rescindido o contrato para se dedicar a uma revista da cidade”, diz ele. “O site era conduzido pelos dois, mais o correspondente Rene Moreira, com apoio das equipes do portal RAC e do site do Correio Popular. Rene continuará enviando matérias da região de Ribeirão Preto para nossas publicações digitais e para o iG Interior, que é editado pelo Grupo RAC”.






