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quarta-feira, dezembro 10, 2025

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Inscrições ao Prêmio sobre Violência de Gênero vão até 31/1

Encerram-se em 31/1 as inscrições ao Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero, que distribuirá R$ 20 mil em prêmios a reportagens produzidas a partir de 11/12/2012. Promoção da Casa Mulher Catarina, de Santa Catarina, com o apoio do Sindicado dos Jornalistas do RS, o concurso tem quatro categorias – mídia impressa, televisão, rádio e outras mídias – e integra a campanha Jornalistas dão um Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas, que visa a incluir, promover e disseminar na categoria de jornalistas profissionais e na sociedade o debate sobre relações de gênero, em especial a violência de gênero como um problema que impacta a vida e a cidadania das mulheres. Saiba mais sobre regulamento e inscrições

Ricardo Lombardi assume como head of media do Yahoo no Brasil

Depois de nove anos na Abril, os últimos cinco dirigindo a redação da Vip, Ricardo Lombardi deixa a empresa no final de janeiro e já no início de fevereiro assume o recém-criado cargo de head of media do Yahoo no Brasil. No novo posto, será responsável, entre outras atribuições, pela direção estratégica e editorial de todo o conteúdo publicado com a chancela da multinacional norte-americana, buscando novas parcerias e trabalhando próximo a outros times de mídia global, especialmente da América Latina e da comunidade hispânica dos Estados Unidos. Na Abril, Lombardi também chefiou a Bravo e as publicações das marcas Guia do Estudante e Almanaque Abril, e antes passou por Estadão, JT e AOL, Seu sucessor na Vip deve ser escolhido no mês que vem. Renato Krausz, redator-chefe, assumiu interinamente o comando da redação. Lombardi continuará editando seu blog Desculpe a poeira, com sugestões de leituras e outras dicas culturais, atualmente hospedado no Estadão.

Paulo Oliveira vai lecionar em Moçambique

Paulo Oliveira, secretário de Redação do Grupo A Tarde (BA), sai de licença – sem previsão de retorno – e segue para Moçambique, onde ensinará técnicas de jornalismo investigativo. Luis Lasserre, editor-coordenador de Local, assume o lugar dele, mas ainda não tem substituto definido. Quem também deixou A Tarde foi um dos editores de Esportes, Márcio Martins, que partiu para novos desafios em São Paulo. Esta semana, o jornal anunciou que terá página de gastronomia todas as 5as.feiras, dentro do caderno 2+. O conteúdo será composto por reportagens sobre técnicas culinárias, ingredientes e novidades em restaurantes. No time de colunistas estão os chefs Tereza Paim, Beto Pimentel e Edinho Engel. Compõe o grupo o cronista Cláudio Nogueira. Também passa a circular em A Tarde a partir do próximo domingo (19/1) a coluna carnavalesca Chame-Gente, sob a responsabilidade de Juracy dos Anjos, repórter do online. A coordenação de pauta é de Maira Azevedo, do Jornal Massa.

Memórias da Redação ? O livreiro, o refresqueiro e o cigarreiro da Abril

A história desta semana é de Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal dos Jornalistas. O livreiro, o refresqueiro e o cigarreiro da Abril             Quem como eu trabalhou na Abril nos anos 1970 e 1980 (talvez até 1990) lembra muito bem daqueles carrinhos chegando em horários determinados trazendo utilidades intelectuais e físicas para os funcionários. A Abril sempre teve uma alma liberta nesse sentido, permitindo várias informalidades que em outras empresas era impossível ver – futebol nos corredores, gravatas incompatíveis com qualquer tipo de elegância, horários malucos, reembolsos generosos de táxi e os tradicionais carrinhos que frequentavam seus andares, seus corredores, suas redações e suas baias. Era uma festa e quem viveu aquele ambiente tem isso gravado na memória de forma carinhosa.             São muitas as histórias e é possível que a publicação desta incentive outros colegas que passaram pela Abril a escreverem as suas.             Antes, um parênteses. Lembro muito bem do carrinho do livreiro, que passava na empresa umas duas vezes por semana, sempre em horário de pico, ou seja, no período da tarde, quando as redações estavam com quase todos os seus profissionais. Era como abelha em colmeia: todos indo ao carrinho para ver os livros, folheá-los e, eventualmente, comprar. E praticamente todos tinham crédito, pois o livreiro parcelava as compras, jogava os pagamentos para o vale, para o começo do mês, no salário, e além disso aceitava de bom grado encomendas, que sempre trazia na visita seguinte. Tomou, é certo, alguns canos, mas nunca reclamou pois conseguia um bom volume de vendas nas redações enquanto por lá esteve, e foram muitos anos.             A história que vou relatar me foi contada por Sérgio Duarte, da SD Press, num almoço de amizade que marcamos. E Sérgio a presenciou nos tempos em que estava na Quatro Rodas, ou seja, lá pelos anos 1970.             Além do livreiro, do refresqueiro e do cigarreiro, a história tem como personagem o saudoso Marco Aurélio Guimarães, o Jangada, conhecido pelo folclórico mau humor. “Era só de fachada o mau humor dele, fazia tipo, pois era um companheiro muito querido”, diz Sérgio, lembrando que Jangada, carioca e carnavalesco, tinha muita ligação com o samba e as escolas de samba paulistas. E era compositor.             Mas vamos à história, nas palavras do próprio Sérgio:             “Toda vez que o refresqueiro apontava no corredor, o pessoal saía das redações, sob o comando do ‘maestro’ Jangada, para saudá-lo entonando o ‘cântico’ que fez especialmente para ele. Era mais ou menos assim:             – Caju, caju, ô refresqueiro, você vai tomar no c…!!! Caju, caju, ô refresqueiro, você vai tomar no c…!!!             O refresqueiro ficava lá meio sem graça, mas como a coisa ficou folclórica ele já nem mais se incomodava com a ‘calorosa e comportada’ saudação e entrava na brincadeira. Com isso, ia faturando com a venda de seus refrescos, inclusive o do caju da rima.             Sabendo do ‘sucesso’ do refresqueiro, o cigarreiro um belo dia reclamou que nunca cantaram pra ele. Foi a deixa. Alguns dias depois, quando ele entrou no andar com seu carrinho de cigarros, Jangada pulou na frente dele e começou a cantar a saudação que fez para corrigir aquela ‘tremenda injustiça’. Acompanhado pelo coro de todo o andar, cantou:             – Ô cigarreiro, ô cigarreiro, sua mãe foi dar o c… pro refresqueiro!!! Ô cigarreiro, ô cigarreiro, sua mãe foi dar o c… pro refresqueiro!!!”             Essa era a Abril daqueles tempos – de um profissionalismo inquestionável num ambiente de grande liberdade. Inesquecível, como lembrou Sérgio Duarte e como eu próprio testemunhei.

Correção põe Ismael Machado (Diário do Pará) entre os dez mais premiados de 2013

Um erro durante a divulgação dos resultados do Prêmio Vladimir Herzog 2013 acabou interferindo na pontuação final do repórter Ismael Machado, do Diário do Pará, autor da reportagem Os suruí e a guerrilha do Araguaia. O site do Vladimir Herzog indicava o trabalho como tendo sido vencido em equipe. Como a mesma matéria havia faturado o Libero Badaró, o status de individual para equipe foi alterado pela nossa pesquisa durante o cruzamento das informações. Dessa maneira, ao contrário dos 45 pontos de cada premiação individual, ele acabou recebendo apenas 22,5, de equipe, somando um total de 45 pontos em 2013. Com a alteração, Ismael não apenas duplica seus pontos, mas também empata na oitava posição entre os Mais Premiados Jornalistas Brasileiros em 2013, com 90 pontos, ao lado de Mauro Beting e Carlos Alberto Sardenberg. Nos rankings da Região Norte, ele manteve e ampliou sua liderança entre os mais premiados de 2013 e ainda subiu para a nona posição no geral de todos os tempos.

Jornalistas&Cia unifica seus sites

Desde o começo do ano o Portal dos Jornalistas passou a ser o site oficial de Jornalistas&Cia, função que dividiu com o www.jornalistasecia.com.br nos últimos dois anos. Com a unificação, os dois endereços estão agora direcionados para o mesmo conteúdo, o deste Portal, que foi concebido não só para ser a face de Jornalistas&Cia na internet, como também para oferecer às redações e assessorias de comunicação um novo serviço: os perfis biográficos dos jornalistas brasileiros, antiga aspiração do mercado. Hoje já são mais de 5.200 perfis cadastrados, produzidos e atualizados periodicamente por equipe própria, sempre seguindo uma padronização adotada para facilitar a consulta e garantir relevância às informações publicadas. Os perfis estão distribuídos por editorias (Economia, Esporte, Política etc.) e por algumas das funções exercidas (Âncoras, Blogueiros, Correspondentes Estrangeiros, Executivos de Redação e Jornalistas Escritores); e abrangem profissionais de todo o País e das mais diferentes mídias. Em pouco mais de dois anos de vida o Portal sextuplicou a audiência, saltando de dez mil visitantes únicos nos primeiros meses para a média de 60 mil nos últimos três. Parceria mantida com a Maxpress, que apoia o Portal, garante a distribuição diária, de 2ª a 6ª.feira, de uma e-letter com as principais notícias do dia, enviada para os 55 mil jornalistas em atividade no País.

Master em Jornalismo abre inscrições

Este ano, o Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) promoverá novas edições do Master em Gestão Estratégica e de Marcas e do Programa Avançado em Jornalismo Digital. O primeiro, nascido como Master em Jornalismo para Editores, está prestes a completar duas décadas de existência. Com um calendário bem apertado por causa da Copa do Mundo e das eleições, ambos já têm datas definidas: com coordenação de Pedro Sellos, o Master em Gestão será realizado em março, abril, maio, agosto e setembro (uma semana por mês); e o Jornalismo Digital, sob o comando de Sérgio Lüdtke, em maio, julho, agosto e setembro (idem). As condições para pagamento foram facilitadas. Informações e formulário de inscrição estão no www.iics.edu.br.

Mais premiados de todos os tempos por categoria

Pela primeira vez desde o lançamento do Ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros e de suas variações as principais publicações também foram divididas por segmento de atuação. Com isso, pode-se perceber quais os veículos mais premiados não apenas no geral e por região, mas também pelo formato, como televisão, jornal, revista, rádio, internet e agência de notícia.Para efeito de divisão, privilegiou-se o formato e não apenas a plataforma; dessa maneira, webtvs ou webradios são classificadas, respectivamente, como televisão ou rádio.  Outro ponto importante é em relação à categoria internet. Nela figuram apenas os chamados veículos puro-sangue, ou seja, aqueles que se dedicam exclusivamente a essa plataforma, como portais, blogs etc..  Veículos online vinculados a marcas do jornalismo impresso têm suas pontuações computadas na plataforma impressa, que é a predominante, como são os casos de publicações como Folha de S.Paulo, Estadão, Zero Hora, Veja, entre outras.

Dança de cadeiras nas sucursais cariocas de Folha e Estadão

Denise Luna deixou a reportagem da Folha de S.Paulo e começou em 13/1 como assessora da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), estatal de serviços e estudos para subsidiar o planejamento do setor, incluindo eletricidade, petróleo e gás, e carvão mineral. Denise começou na Agência Globo, esteve na Reuters entre 1998 e 2011 e, nos dois últimos anos, na Folha. Ela substitui a Óldon Machado, que saiu em dezembro, depois de oito anos na empresa. Mariana Sallowicz, que tem origem em São Paulo mas passagem pelo Rio na Economia da Folha, cobrindo a área de Negócios, vai para o Estadão, e ali começa na próxima 2ª.feira (20/1). Entra em vaga aberta na reportagem com a ida de Irany Tereza para Brasília e a subida de Mônica Ciarelli a chefe da Agência Estado no Rio, no ano passado. Ao Esporte do Estadão, chegam Marcio Dolzan e Ronald Júnior, ambos egressos do Curso de Focas do jornal. 

Imagem da Globo, além da telinha, está agora consolidada na internet

Colhem-se os primeiros resultados da implantação do projeto Rede Globo de Internet, para unificar a imagem das afiliadas da emissora na web. Claudia Quaresma, diretora de Relacionamento com Afiliadas desde 2003, falou ao Portal dos Jornalistas sobre os desdobramentos desse trabalho, concluído no final de 2013. Portal dos Jornalistas – Qual é o alcance do projeto? Claudia Quaresma – A Rede Globo é composta por 122 emissoras. Destas, cinco são da Globo e estão localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife. As outras 117 são afiliadas, e estão espalhadas por todos os estados. Portal dos Jornalistas – Como era a exposição na web no início do projeto? Qual o inconveniente desse formato? Claudia – Cada afiliada ou emissora da Globo tinha sua oferta de internet de forma independente. Não existia uma identidade visual uniforme, os sites eram desenvolvidos por diferentes parceiros de tecnologia e as ofertas de vídeos não seguiam um padrão de formato e qualidade. Portal dos Jornalistas – Quais foram os principais desafios enfrentados nesses anos de desenvolvimento do projeto, que teve início em 2011? Claudia – O primeiro foi desenvolver um sistema que oferecesse ao usuário um padrão visual e de navegação e, ao mesmo tempo, valorizasse a identidade e o conteúdo de cada região. Depois, considerando as dimensões continentais do nosso país, o desafio foi implantar o sistema em todos os estados, mobilizando centenas de profissionais que passaram a produzir conteúdo exclusivo para a web. Portal dos Jornalistas – Como é a produção de conteúdo regional agora? Quem coordena, a partir de onde, todas as equipes locais? Claudia – Cada afiliada ou emissora da Globo é responsável pela cobertura de sua região e conta com um coordenador de jornalismo exclusivo para cada uma das ofertas. Além das páginas de G1 e Globoesporte.com, esses profissionais também são responsáveis pela maior cobertura de futebol do País, com mais de 300 páginas de clubes e de todos os campeonatos estaduais e nacionais. Existe uma equipe de rede, em São Paulo e no Rio de Janeiro, responsável por selecionar as pautas relevantes de cada região e divulgá-las nas capas nacionais de G1 e Globoesporte.com. Portal dos Jornalistas – Noticiamos que foram criadas novas páginas. Pode dar os exemplos mais significativos? Claudia – A cobertura regional que as afiliadas realizam é o grande diferencial do projeto. Foram mais de 4 bilhões de pageviews nestes três primeiros anos, e isso só foi possível porque contamos com equipes espalhadas por todo o Brasil, presentes onde o fato acontece. Acessar as páginas regionais é muito simples: *No g1.globo.com, basta clicar em Sua região na barra de menu superior e escolher uma das ofertas; *No globoesporte.globo.com, você deve clicar no ícone de menu, depois em Seu estado e escolher um estado ou região; *E para ter acesso à home de cada emissora, acesse redeglobo.com.br e na barra de menu superior clique em Sua TV local e selecione a emissora desejada. Portal dos Jornalistas – Que resultados a Globo começou a colher? Claudia – O principal resultado foi estender para a internet o sucesso da parceria que a Globo já tem com suas afiliadas na tevê. Trata-se de uma ação pioneira, que consolidou a liderança do projeto nas categorias Notícias, Esporte e Entretenimento na internet, além de garantir a maior produção de conteúdo regional na web do País. E tudo isso com a mesma identidade visual, alto padrão de qualidade de vídeos, valorização e respeito à diversidade do Brasil.

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