Como resultado da fusão entre as áreas de texto e vídeo, que desde 2013 atuam em conjunto, a equipe de Esportes do Terra promoveu em abril alguns de seus integrantes. Celso Paiva, no portal desde 2005, deixou o posto de editor assistente júnior da seção Web e agora atua como editor de vídeos de Esportes. Entre suas novas funções estão a produção do programa diário sobre futebol, sugestões de pautas, além de seleção e edição de vídeos on demand. Para o lugar dele foi promovido Allan Farina, no Terra desde 2010. Ainda como parte da movimentação, a equipe ganhou um novo redator, Bruno Landi, profissional que chega ao portal após passagem pela Gazeta Esportiva. E Felipe Held, redator de Esportes desde 2011 e pós-graduando em Marketing, aproveitou uma oportunidade interna e passou a integrar a equipe de Marketing de Performance. Leia mais + Tereza Cruvinel deixa o Correio Braziliense. Saída pode ser temporária + Por lucratividade, UOL corta 40 vagas + Margot Pavan começa no Valor.com.br
Tereza Cruvinel deixa o Correio Braziliense. Saída pode ser temporária
Tereza Cruvinel e o Correio Braziliense não chegaram a um acordo e com isso, após dois anos publicando sua coluna nos seis jornais dos Diários Associados, ela rescindiu o contrato. Com isso, o jornal perde um de seus três colunistas políticos, permanecendo Denise Rothenburg e Luiz Carlos Azedo. “Espero que essa decisão seja apenas um até breve”, diz o diretor de Redação Josemar Gimenez, pois se as condições econômicas melhorarem as negociações poderão ser retomadas, quem sabe para que ela passe a escrever aos domingos. Tereza está renovando seu contrato com a RedeTV, onde é comentarista do telejornal RedeTV News. Leia mais + Por lucratividade, UOL corta 40 vagas + Margot Pavan começa no Valor.com.br + Abraji prepara 9ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Por lucratividade, UOL corta 40 vagas
O UOL promoveu no início da semana um corte de 10% na folha de pagamentos, atingindo todas as áreas. A justificativa, segundo Portal dos Jornalistas apurou, não é crise, e sim atingir a meta de lucratividade. Foram aproximadamente 40 vagas (não 40 pessoas), pois, no processo, vagas em aberto foram fechadas e o portal suspendeu algumas reposições. Nesse número estão incluídos profissionais de interface (webmasters e webdesigners). Com os cortes, deixaram o UOL a editora de Saúde Tatiana Pronin, o gerente do BOL Roberto Moreno e a editora de Viagem Heloisa Ferreira.
Margot Pavan começa no Valor.com.br
Margot Pavan, que até dezembro de 2013 era editora de Estratégias Digitais do Grupo Estado, começou no Valor.com.br a convite da diretora de Conteúdo Digital Raquel Balarin. Margot entrou no Estadão em julho de 2011, e antes integrou a equipe que fundou o UOL, tendo permanecido no Grupo Folha por 12 anos, além de ter atuado por três anos como gerente de Estratégia para Mídia Digital da Editora Abril. Segundo Raquel, ”Margot será uma espécie de meu braço-direito, responsável por análises de BI (Business Intelligence), levantamento de oportunidades de produtos e projetos digitais, discussão de parcerias e outros. Juntamente com a editora Paula Cleto, a coordenadora de Produção Digital Luciana Alencar e o gerente de Desenvolvimento Web Rodrigo Paiva, fará parte do grupo que colocará em prática a evolução do Valor no meio digital, com levantamento de dados, análises, benchmarks e uso intensivo de design thinking, sempre sob a orientação da diretora de Redação Vera Brandimarte”. Ainda por lá, Renata Chiurciu, antes responsável por verter o conteúdo do impresso para o meio digital, passa a analista de produtos digitais, em substituição a Maiara Faigle, que saiu. No lugar de Renata entrou Cleber Arruda.
Abraji prepara 9ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
A Abraji vai abrir esta semana as inscrições para a nona edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que realizará em São Paulo de 24 a 26 de julho. Como em 2012, esta edição será no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do Ator, 275). A logomarca (ver foto) foi desenvolvida pela parceira Ogilvy. Este ano o participante poderá escolher via internet os painéis a que queira assistir, garantindo com antecedência vaga nas atividades desejadas. Todos os inscritos terão uma senha de acesso e poderão fazer alterações na sua grade até uma semana antes do evento. As inscrições estarão abertas ainda esta semana pelo www.abraji.org.br.
Ana Paula Padrão lidera quarta edição do Fórum Momento Mulher
Ana Paula Padrão e a empresária Tatianna Oliva estão à frente da quarta edição do Fórum Momento Mulher, que acontece em São Paulo no próximo dia 12. O evento, que reunirá executivos e empresas que acreditam na diversidade e apoiam o protagonismo feminino, faz parte do projeto Tempo de Mulher, criado por Ana Paula, em parceria com a Cross Networking, de Tatianna. Entre as presenças confirmadas estão lideranças executivas como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Fernando Fernandez (Unilever Brasil), Maria Cristina Potomati (Lukscolor), Alice Maria Ferreira (Casa Bombril), Donna Hrinak (Boeing), Olivier Murguet (Renault Brasil), Flavio Rocha (Riachuelo), Cyro Diehl (Oracle), Chieko Aoki (Blue Tree), Sônia Hess (Dudalina), Linda Descano (CEO Mundial do Women & Co. do Citi), Andrea Salgueiro Cruz Lima (Unilever) e o presidente do TSE Marco Aurélio Mello, que falará sobre a importância da participação feminina no processo político do País. Em nota, Ana Paula afirmou que “a proposta do evento corporativo é discutir de forma profunda e densa as novas ideias sobre a mulher e o que as grandes empresas têm feito nesse ramo, com o objetivo de reter funcionárias e reconhecer a mulher como grande líder, não só de empresas, mas como protagonista de sua própria vida”. SERVIÇO 4º Fórum Momento Mulher Data: 12 de maio de 2014 Horário: das 8h30 às 18h Local: Hotel Unique – av. Brigadeiro Luís Antonio, 4700, Jardim Paulista, São Paulo. Informações para imprensa: Catarina Seligman ([email protected]) Saiba mais sobre o projeto em www.tempodemulher.com.br/forummomentomulher
Jornalismo Digital: últimos dias para inscrições
Com início no próximo dia 19/5, o Programa Avançado em Jornalismo Digital, promovido pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) (que também organizada os programas Master em Jornalismo), está com seu prazo quase esgotado para inscrições. Sérgio Lüdtke ([email protected]) coordena o curso, em cuja grade do primeiro módulo constam aulas com os professores Ramón Salaverría (Universidade de Navarra/Espanha), Luciane Aquino (Terra), Guilherme Döring Cunha Pereira (Grupo Rede Paranaense de Comunicação/GRPCOM), Altair Nobre (ex-Zero Hora e editor da revista para iPad BeerArt) e Fernanda Leonardi, advogada especializada em Direito Digital, e ainda uma palestra com Ricardo Anderáos, diretor editorial do Brasil Post. Mais informações pelo www.iics.edu.br.
Motorpress anuncia mudanças e inicia novo direcionamento digital de suas marcas
A Motorpress Brasil está promovendo uma série de mudanças que envolvem desde alterações nos projetos gráficos de suas publicações até um novo posicionamento mercadológico de seus produtos. A primeira é no próprio nome da empresa, que a partir de agora passa a se chamar Motorpress Mídia Brasil. Apesar de aparentemente pequena, essa mudança deverá nortear todo o seu futuro, que segundo a fundadora e atual presidente do Conselho Editorial Isabel Reis “deixa de ser simplesmente uma editora e passa a atuar como uma empresa de soluções”. A posição é reforçada pelo presidente Adrian Lualdi, que aproveitou a edição de maio da revisa Carro, que chegou às bancas na última semana, para anunciar a nova missão da empresa: “Ser a maior e a melhor empresa de informação, comunicação e educação especializada em veículos motorizados no Brasil”. Com isso, a marca pretende reforçar a imagem não apenas de fornecedora de conteúdos, mas também de prestadora de serviços, e retoma uma tendência que já tentava emplacar desde quando ainda publicava a revista semanal Carro Hoje, descontinuada em novembro de 2012, e que era orientada para prestação de serviços. A própria revista mais tarde teve importante papel na definição do novo projeto do site Carro Online, que foi ao ar em agosto de 2013, e que trouxe entre suas principais novidades a criação de uma ferramenta que permitia aos usuários criar seus próprios comparativos de automóveis, selecionando até três modelos diferentes e conferindo a eles atributos técnicos, de equipamentos, preço e desempenho. “A partir de agora a gente passa não somente a oferecer conteúdo, mas também um trabalho 360º, até porque o próprio Carro Online já é mais voltado para orientação de compra, direcionamento que deve ser acentuado”, destaca Isabel. “Vamos oferecer ações casadas com determinadas marcas e modelos, de maneira que possamos reforçar as ações promocionais, e fazendo com que o internauta termine sua navegação pela nossa página com sua escolha de compra definida”. Mas se a empresa novamente aposta nessa tendência de serviços, desta vez suas principais fichas serão colocadas principalmente nas plataformas digitais e em sua integração com o impresso. Uma das principais novidades, adiantada no começo do mês durante a cerimônia de premiação do concurso Best Cars 2014, foi a parceria com a empresa norte-americana RevMaker, especialista em tecnologia e modelos de negócio no setor automotivo. A empresa trabalha para implantar até o final do mês, na página do Carro Online, ferramentas tecnológicas que analisam o perfil do usuário para oferecer anúncios mais alinhados com os seus interesses e auxiliam na conexão entre potenciais compradores e vendedores. “É algo nunca visto no Brasil em termos de performance, funcionalidade e modelo de negócio, capaz de auxiliar compradores de carros num patamar inédito”, destaca Andrés Bruzzone, que foi recentemente contratado e assume como publisher das publicações da Motorpress. “Para a indústria, trará novas formas de atingir seu público de maneira muito mais eficaz”. Formado em Ciências da Comunicação pela Universidad de Buenos Aires e Filosofia pela USP, Andrés foi editor da Playboy na Argentina e correspondente em Paris da Editorial Perfil, maior editora de revistas da Argentina, além de ter sido um dos responsáveis pelo lançamento da revista Caras no Brasil, tendo dirigido o escritório do Rio de Janeiro e eventos como a Ilha de Caras. Foi diretor superintendente da Editora Abril, período em que promoveu o lançamento da revista semanal Recreio e a criação da Abril Digital. Desde 2008 vinha atuando como consultor, desenvolvendo e implantando projetos para empresas europeias e americanas na região. Além Bruzzone e da equipe da RevMaker que passa a atuar integralmente na implantação do novo projeto, a Motorpress reforçou sua equipe com Félix Fassone (ex-Editora Abril, Caras e Contigo), Cacau Tyla (ex-Quatro Rodas) e Cláudia Cepukas (ex-WebMotors), e deve aumentar ainda mais a equipe nos próximos meses, como indicou Isabel Reis. Apesar da chegada de Andrés, a estrutura e autonomia das revistas seguirão inalteradas. Dessa maneira, continuam no comando das revistas os diretores de Redação Mário Sérgio Venditti (Carro), Venício Zambeli (Racing), Gabriel Berardi (Motociclismo) e Marcos Villela (Transporte Mundial). “As redações da Motorpress já contam com profissionais de grande calibre e experiência e que continuarão tocando o dia a dia”, lembra o publisher. “Minha intervenção terá mais a ver com a implantação de um novo pensamento estratégico digital, trazendo uma cultura digital para uma empresa que tem uma essência off-line. Na verdade a grande mudança está justamente em eliminar essa fronteira que existe entre as duas plataformas. Quando a gente elimina essa barreira, conseguimos focar na atenção à necessidade do usuário e temos melhores condições de oferecer ferramentas e soluções, sejam elas para o papel ou para o digital”. Novo projeto gráfico – Além das mudanças e das novas ferramentas implantadas em suas páginas na internet, os quatro títulos da Motorpress irão, gradativamente, apresentar novidades também em suas versões impressas. A primeira foi na edição de maio da Carro, que chegou às bancas com novidades na última semana. Além de crescer para 180 páginas, trouxe novas seções e aumentou a quantidade de dados analisados nas avaliações dos veículos. Sport Life – Única revista da Motorpress cujo foco não tinha nenhuma relação com o tema motor, a Sport Life trocou de mãos com a implantação do novo posicionamento estratégico da empresa e a partir de agora passa a ser editada pela Editora Alto Astral, que assume a licença da publicação. Vanessa de Sá permanece como editora-chefe na nova casa.
Cristiane Barbieri vence o Citi Journalistic Excellence Award 2014
Cristiane Barbieri, editora executiva de Época Negócios, venceu a edição 2014 do Citi Journalistic Excellence Award (CJEA), promovido há 32 anos. A matéria vencedora À meia-noite multarei sua empresa, publicada em 28/4/2014, concorreu com outras 95 inscritas, todas nas áreas de Economia, Finanças e Negócios. Como reconhecimento, Cristiane participará durante duas semanas de um seminário na Columbia Graduate School of Journalism – Columbia University, em Nova York. Além disso visitará a Bolsa de Valores de Nova York, o Federal Reserve, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Os vencedores dos anos anteriores estão em www.cjea.com.br.
Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero divulga vencedores
A Casa da Mulher Catarina e a Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos divulgaram os vencedores do Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero, que teve apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. A premiação integra a campanha Jornalistas dão um ponto final na violência contra mulheres e meninas e visa a incluir, promover e disseminar o debate sobre relações de gênero, em especial a violência. Os vencedores foram Órfãos da violência doméstica, de Kamila Silva de Almeida (Zero Hora), em Mídia Impressa; Tráfico de mulheres na região da Amazônia, de Gecilene de Aguiar Salles (Rádio Rio Mar/AM), em Rádio, Pedofilia em Coari (AM), de Monica Teixeira Marques (TV Globo), em Televisão, e O inferno das mulheres, de Ricardo Moraes Westin Pimenta (Jornal do Senado), em Outras mídias. O prêmio será entregue no próximo dia 16/5, durante o Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero, em Florianópolis.






