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Júlia Correia é a nova Co-CEO do Grupo Catraca Livre

Júlia Correia é a nova Co-CEO do Grupo Catraca Livre
Júlia Correia e Marcos Dimenstein (Crédito Divulgação/Catraca Livre)

O Grupo Catraca Livre anunciou Júlia Correia como sua nova Co-CEO. Ela terá a missão de expandir as novas frentes de negócios da empresa. A novidade foi anunciada de forma oficial pelo CEO da Catraca Livre, Marcos Dimenstein.

Júlia atuou recentemente como CEO do iG e tem experiência em gestão de operações, branding, tecnologia de mídia e desenvolvimento de negócios. Trabalhou também em projetos em Grupo FTPI e Diários Associados.

“Quando penso na Catraca Livre, vejo a marca mais bonita da cidade, principalmente, porque quando cheguei em São Paulo, ela foi meu guia e fez dessa cidade um espaço mais acolhedor. Ser uma rede de soluções como eixo de conexão é um grande potencial de negócios”, declarou a nova Co-CEO.

Com cerca de 24 milhões de pessoas alcançadas mensalmente, o grupo compartilha informações sobre programação cultural, eventos, educação, questões sociais e dicas de atividades, inicialmente em São Paulo e depois em outras cidades. A empresa está ampliando suas iniciativas por meio de projetos como Gira Catraca, Catraca Lab e o próprio site Catraca Livre.

Carol Silvestre assume a Comunicação da Unico

Carol Silvestre assume a Comunicação da Unico
Crédito: Reprodução/Linkedin

Carol Silvestre iniciou agora em novembro nova jornada profissional, contratada para liderar a Comunicação da Unico, empresa de soluções tecnológicas para validação da identidade das pessoas. Não foi a única novidade por lá. Avançando na meta de reforçar o time de líderes mulheres, a organização também anunciou a contratação de Vilela Fabri (ex-Google), como diretora de contas estratégicas.

Carol esteve por último na Vtex, como líder global de comunicação e marketing de conteúdo, e também passou por Cargill, Oracle, Samsung, Mercedes-Benz e Santander.

Prêmio Autoinforme abre inscrições

Prêmio Autoinforme abre inscrições
Crédito: Reprodução/Prêmio Autoinforme

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo. Em sua 11ª edição, a iniciativa, que tem como objetivo apresentar o setor aos futuros profissionais, traz o tema Como a Inteligência Artificial pode ajudar na Mobilidade. Podem participar alunos do primeiro ao oitavo semestre de Jornalismo ou profissionais formados nos anos de 2022, 23 e 24.

Esta edição distribuirá R$ 6,5 mil em prêmios, sendo R$ 3,5 mil para o 1º colocado, R$ 2 mil para o 2º e R$ 1 mil para o 3º. Além disso, os dez finalistas serão convidados a conhecer a fábrica da Hyundai, patrocinadora do concurso, em Piracicaba. Inscrições aqui.

Trip FM comemora 40 anos no ar

(Crédito: O Papo/YouTube)

O programa de rádio Trip FM completa 40 anos de existência em 2024. No ar desde 1984, o projeto, comandado por Paulo Lima, conversa semanalmente com convidados das mais diversas áreas da sociedade brasileira, abordando temas como cultura, ciência, jornalismo, música, esportes e cotidiano.

Em comemoração aos 40 anos do programa, o produtor André Caccia Bava e a atriz Martha Nowill desenvolveram uma nova linguagem sonora para o projeto, incluindo vinhetas, aberturas e trilhas, que estreiam agora em novembro nas Rádios Eldorado (São Paulo), Beach Park (Ceará), Educadora (na região do Vale do Aço, em Minas Gerais), Clube FM (Erechim, no Rio Grande do Sul) e em Spotify, Deezer e outras plataformas de áudio.

Ao longo dos 40 anos no ar, foram entrevistados no Trip FM nomes como Amyr Klink, Bezerra da Silva, Fernando Meirelles, Sabrina Sato, Nathalia Timberg, Renato Russo, Sócrates, Glória Maria, Washington Olivetto, Angélica, Rickson Gracie e, mais recentemente, Alice Braga, Wagner Moura, Preto Zezé, Lilia Cabral, Marcos Palmeira, Marcelo Gleiser, Gustavo Borges e Paolla Oliveira. O programa recebeu prêmios como o de Melhor Programa de Variedades do Rádio pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Justiça condena Breno Altman por “antissemitismo” e determina remoção de posts sobre Israel e Hamas

Justiça de SP condena Breno Altman por injúria contra Alexandre Schwartsman e André Lajst
Breno Altman (Reprodução/Causa Operária)

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Breno Altman, do portal Opera Mundi, a pagar uma indenização de R$ 20 mil por antissemitismo e danos morais coletivos devido a postagens que fez sobre o conflito entre Israel e o Hamas. A Justiça também determinou a remoção de cinco posts de suposto cunho racista contra judeus.

A Confederação Israelita do Brasil entrou na Justiça com um processo contra Altman, que é judeu, pedindo R$ 80 mil em indenização, a remoção de 20 posts e a desmonetização do perfil do jornalista, sob a justificativa de que o conteúdo ultrapassava os limites da liberdade de expressão e era antissemita. O juiz Paulo Bernardi Baccarat concluiu que grande parte das postagens não era racista, mas em algumas delas entendeu haver conteúdo antissemita, com o uso do termo “rato” em referência ao conflito contra o Hamas.

A defesa de Altman declarou que vai recorrer da decisão e afirmou que a postura do jornalista é contra o genocídio promovido pelo governo de Benjamin Netanyahu, e não contra o povo judeu. Entidades defensoras da liberdade de imprensa como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) se solidarizaram com Altman, afirmando que “apontar os crimes de Israel, estado sionista e delinquente, não é ‘antissemitismo’ nem racismo: é jornalismo”.

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: Licenciosidade na cultura popular (LXXXV)

Por Assis Ângelo

Grandes brasileiras marcaram presença no campo minado da poesia erótica, como a paulista Hilda Hilst, a paulistana Adelaide Colombina e a carioca Gilka Machado. Todas fizeram o que bem quiseram, inventando ou narrando momentos por elas vividos entre lençóis.

Hilst respirava tesão que transformava em amor e cuspia palavrões com a graça de uma pavoa. Exemplo é Filó, a Fadinha Lésbica. Um fragmento:

Hilda Hilst

Ela era gorda e miúda.

Tinha pezinhos redondos.

A cona era peluda

Igual à mão de um mono.

Alegrinha e vivaz

Feito andorinha

Às tardes vestia-se

Como um rapaz

Para enganar mocinhas.

Chamavam-lhe “Filó, a lésbica fadinha”.

Em tudo que tocava

Deixava sua marca registrada:

Uma estrelinha cor de maravilha

Fúcsia, bordô

Ninguém sabia o nome daquela cô.

Metia o dedo

Em todas as xerecas: loiras, pretas

Dizia-se até…

Que escarafunchava bonecas.

 

O conteúdo aqui tem um quê do perfil do personagem de Memórias do Abade de Choisy Vestido de Mulher (1868), não? O título já diz tudo: o personagem se vestia como tal e como tal dava prazer à mulherada.

Colombina, que nasceu em 1882 e morreu em 1963, era de classe social abastada. Não deixou uma obra monumental, mas ainda assim bons poemas que ficaram na memória de quem aprecia o gênero. Um desses poemas, Intimidade:

 

Toda alcova em penumbra. Em desalinho o leito,

onde, nus, o meu corpo e o teu corpo, estirados

na fadiga que vem do gozo satisfeito,

descansam do prazer, felizes, irmanados.

 

Tendo a minha cabeça encostada ao teu peito,

e, acariciando os meus cabelos desmanchados,

és tão meu… Sou tão tua. Ainda sob o efeito

da louca embriaguez dos momentos passados.

 

Porém, na tua carne insaciável, ardente,

o desejo reacende, estua…E, de repente,

dos meus seios em flor beijas a rósea ponta…

 

E se unem outra vez a lúbrica bacante

do meu ser e o teu sexo impávido, possante,

na comunhão sensual das delícias sem conta…

 

Gilka Machado, por sua vez, fez barulho e tanto.

Gilka Machado

Nem o paulistano Mário de Andrade ficou indiferente ao ler o que Gilka escrevia. Ora falava mal, ora falava bem.

Ao contrário de Mário, o mineiro Carlos Drummond de Andrade foi direto ao referir-se à autora de Cristais Partidos, lançado em 1915: “Gilka foi a primeira mulher nua da poesia brasileira”.

Nessa mesma linha de enaltecimento à poesia de Gilka se sobressaem os escritores Henrique Pongetti, Agripino Grieco e Medeiros e Albuquerque.

Sobre a destemida e invulgar poetisa disse Albuquerque: “É impróprio o elogio do corpo masculino pela mulher, pois parece coisa brutal, luxuriosa, cínica”.

Mas não foram poucos os intelectuais que aplaudiram Gilka já nos seus primeiros poemas e livros. Entre seus admiradores mais entusiastas se achavam Lima Barreto, Afrânio Peixoto, Osório Duque Estrada e o cri-cri poeta e prosador Humberto de Campos, fundador da revista ilustrada A Maçã. Essa publicação durou nove anos, de 1920 a 1929. A sua característica óbvia era o erotismo. Carioca.

Sobre Lima Barreto já falamos um pouco. Mas não custa lembrar que na sua obra ele põe a mulher como em alto patamar. Heroína, quase deusa. Na visão dele, o homem beira o comportamento de uma besta. Não era brinquedo, esse Barreto. Ele próprio sentiu na pele os horrores de uma sociedade racista, machista, hipócrita.

No romance Cemitério dos Vivos, que não teve tempo de concluir, Barreto cita curiosamente uma mulher que viveu em tempos da Idade Média. Seu nome: Heloísa de Argenteuil (1092-1164). Essa mulher comeu o pão amassado por todos os diabos, depois de ser seduzida e desvirginada por um cara chamado Pierre Abélard (1079-1142). Era religiosíssimo, vejam vocês!

Heloísa conheceu Abélard quando tinha uns 17 anos de idade e ele uns 30.

Heloísa e Pierre trocavam cartas entre si de modo muito discreto. Em uma dessas cartas, ela diz a seu amado: “Eu preciso resistir àquele fogo que o amor instiga nos corações jovens. Nosso sexo (o feminino) não é nada além de fraqueza e tenho grande dificuldade em me defender, pois me agrada esse inimigo que me ataca”. Em outra carta, Heloisa desabafa:

Heloísa e Abélard

Enquanto gozávamos dos prazeres de um amor inquieto e, para usar um termo mais vergonhoso, mas mais expressivo, nos entregávamos à fornicação, a severidade divina perdoou-nos. Mas logo que legitimámos esses amores ilegítimos e cobrimos com a dignidade conjugal a ignomínia da fornicação, a ira do Senhor abateu pesadamente a sua mão sobre nós e o nosso leito imaculado não encontrou favor diante daquele que outrora tinha tolerado um leito manchado. Para um homem apanhado em flagrante adultério, a pena que sofreste seria suficiente como castigo. Mas o que outros merecem por adultério, caiu sobre ti pelo casamento, relativamente ao qual estavas convencido de já ter reparado todas as injustiças. O que as mulheres adúlteras fizeram aos seus fornicadores, a tua própria esposa fê-lo a ti…

 

Leolinda Figueiredo Daltro (1859-1935) foi uma das primeiras brasileiras a lutar em favor da cidadania feminina em todos os sentidos. Era baiana e de profissão enfermeira. Fundou jornais e pelo menos uma revista, Tribuna Feminina, no Rio, para onde se mudou em fins dos anos 80 do século 19. Promoveu discussão e até passeata que tinha a mulher como figura central.

Reproduções de Flor Maria e Anna da Hora


Justiça de SP condena Record a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais a vítima de enchente

Justiça de SP condena Record a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais a vítima de enchente
Crédito: Reprodução/Balanço Geral

A Justiça de São Paulo condenou a Record TV e dois de seus funcionários a pagarem uma indenização de R$ 20 mil por danos morais devido a ofensas contra um comerciante no programa Balanço Geral. O incidente ocorreu em outubro de 2023, após uma enchente em Franco da Rocha (SP), quando a emissora transmitia ao vivo os danos na região. As informações são do Terra.

Na ocasião, a repórter Marcela Munhoz informava o apresentador Eleandro Passaia sobre a situação local. Após mencionar os estragos em uma loja de celulares, onde o dono e sua esposa tentavam limpar o estabelecimento, o comerciante pediu para não ser filmado. No entanto, ao perceber que a equipe continuava registrando a cena, ele começou a jogar lama na repórter com um rodo.

Durante a transmissão, o apresentador chamou o comerciante de “ignorante”, “estúpido” e “covarde”, e câmeras de segurança teriam registrado Marcela fazendo um xingamento inaudível contra ele, identificado por leitura labial.

A juíza Melina de Medeiros Ros, do 1º Juizado Especial Cível, considerou que a equipe da Record cometeu ato ilícito ao filmar o comerciante contra a sua vontade enquanto ele estava em situação de vulnerabilidade.

Durante o processo, a defesa da emissora e dos jornalistas argumentou que o objetivo da reportagem era apenas divulgar as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes após a enchente e que, portanto, não houve invasão da intimidade do autor. Cabe recurso da decisão.

Procurada, a emissora ainda não se pronunciou. A matéria será atualizada caso haja resposta.

Trilogia com história da TV Globo ganha primeiro volume

Trilogia com história da TV Globo ganha primeiro volume

Já está disponível em versões física e digital A Globo: Hegemonia (1965-1984) (Autêntica). Primeiro volume da trilogia produzida por Ernesto Rodrigues, o livro traz uma imersão profunda e independente nos bastidores da maior emissora de televisão do Brasil, que completará 60 anos em 2025, quando serão lançados os outros dois volumes: Concorrência e Metamorfose.

A complexa relação com a ditadura no Brasil norteou grande parte do livro de estreia, que também destacou a importância da aliança estratégica com o grupo americano Time-Life, os bastidores de grandes produções da dramaturgia, como Irmãos Coragem e O Bem-Amado, e a ascensão dos programas jornalísticos, entre eles o Jornal Nacional e o Fantástico.

Com quase 50 anos de carreira, Rodrigues esteve por 15 anos na TV Globo, período em que atuou como editor, executivo de telejornais e programas e chefe da sucursal da emissora em Londres. Também passou por O Globo, Jornal do Brasil, IstoÉ, Veja e foi ombudsman da TV Cultura entre 2008 e 2010. É autor de Ayrton, o herói revelado (Tordesilhas, 2024), No próximo bloco… O jornalismo brasileiro na TV e na Internet (Loyola, 2005), Jogo duro: a história de João Havelange (Record, 2007) e Zilda Arns: uma biografia (Rocco, 2018).

Inscrições ao Prêmio IREE de Jornalismo terminam nesta sexta (15/11)

Terminam nesta sexta-feira (15 /11) as inscrições para o Prêmio IREE de Jornalismo, organizado pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE). A premiação tem o objetivo de reconhecer e incentivar trabalhos jornalísticos sobre a importância e o fortalecimento da democracia.

Podem concorrer trabalhos publicados entre 15 de novembro de 2023 e 15 de novembro deste ano. O prêmio tem três categorias: Principal, que concederá R$ 50 mil para o vencedor; e Política e Economia e Negócios, que premiarão cada uma seus respectivos vencedores com R$ 30 mil. Mais informações e inscrições aqui.

Por dentro da Comunicação Pública: ABCPública apoiou seminário que reuniu comunicadores públicos para debater inovação e comunicação

*Matéria com contribuições de Franciane Ferreira, Lília Gomes e Alessandra Anselmo

Créditos: Agência CLDF

Com foco em debater novas tecnologias para melhor informar e, principalmente, entregar demandas mais urgentes à população, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) reuniu, em 6 e 7 de novembro, 33 especialistas em comunicação e inovação para o primeiro ConectaCLDF: Comunicação 360º. O evento foi apoiado pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), que são parceiras institucionais.

Ao longo dos dois dias, representantes dos Três Poderes, da academia e do mercado, de diversas partes do país, trouxeram experiências de sucesso e alternativas inovadoras para combater a desinformação, uso de inteligência artificial para aperfeiçoamento da comunicação pública, entre outros temas. Palestras e mesas redondas do seminário seguem acessíveis pelo YouTube da TV Câmara Distrital.

Além da presença de comunicadores públicos associados da ABCPública, o evento também contou com a participação do presidente Jorge Duarte, que fez a mediação de um painel intitulado Relacionamento com a Imprensa para a Promoção da Cidadania. “A informação precisa ser bem embalada para ter receptividade. É necessário um esforço grande de comunicadores para pensar como fazer uma comunicação que gere impacto. Um bom exemplo é o caso da linguagem simples. A demanda é antiga, mas só recentemente ganhou visibilidade porque recebeu uma bela embalagem, que fez sentido para diversos públicos de interesse”, destacou Jorge Duarte.

Jorge Duarte (Crédito: Agência CLDF)

Diretor de Comunicação da CLDF, e idealizador do seminário, Cleyton dos Santos explica que o evento é uma forma de promover a troca de experiências e discutir comunicação pública à luz da imprensa profissional, das instituições públicas, da academia e da tecnologia da informação. “A multidisciplinaridade é uma característica da comunicação pública eficiente nos tempos atuais. Ao reunir profissionais que lidam com comunicação, com inovação, pretendemos aperfeiçoar o serviço prestado pela própria casa e também pelas instituições públicas que participaram do seminário”.

A coletânea de “boas práticas” para otimizar os relacionamentos com a imprensa e o cidadão que foi gerada durante os debates merece ser conferida principalmente por jornalistas que produzem conteúdo de serviços.

Diretor de Comunicação da CLDF, e idealizador do seminário, Cleyton dos Santos explica que o evento é uma forma de promover a troca de experiências e discutir comunicação pública à luz da imprensa profissional, das instituições públicas, da academia e da tecnologia da informação. “A multidisciplinaridade é uma característica da comunicação pública eficiente nos tempos atuais. Ao reunir profissionais que lidam com comunicação, com inovação, pretendemos aperfeiçoar o serviço prestado pela própria casa e também pelas instituições públicas que participaram do seminário”.

A coletânea de “boas práticas” para otimizar os relacionamentos com a imprensa e o cidadão que foi gerada durante os debates merece ser conferida principalmente por jornalistas que produzem conteúdo de serviços.

 

Fique por dentro de algumas das boas práticas divulgadas no Conexão CLDF

Para combater a desinformação e otimizar o trabalho de jornalistas, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA) tem inovado nas ferramentas de relacionamento, com a ajuda do uso de inteligência artificial e de linguagem simples. Dentre as iniciativas destacadas pelo representante da SVSA, Edgard Rebouças, estão os Infográficos de Saúde e o programa Saúde com Ciência para enfrentamento à desinformação.

Dados extraídos diretamente de bancos de dados oficiais, explicados em linguagem simples e conteúdo visual são as estratégias que o CNIE usa para produzir regularmente os Infográficos de Saúde. Em outubro foram disponibilizados dados sobre intoxicação por chumbo no Brasil, paralisia infantil, botulismo, raiva e MPox.

Para combater a desinformação e promover a ciência como base para políticas públicas de saúde, o programa Saúde com Ciência está estruturado em cinco pilares: comunicação estratégica, cooperação interinstitucional, capacitação de profissionais, análise e monitoramento da desinformação, e responsabilização. Entre as ações estão campanhas educativas e análise de conteúdo online para desmentir notícias falsas, oferecendo canais para que o público possa denunciar informações suspeitas e acessar conteúdo confiável. O portal Saúde com Ciência centraliza essas informações e divulga relatórios sobre desinformação, ajudando a reduzir o impacto dessas fake news sobre as políticas públicas de saúde​.

Comunicação se une à transformação digital para prestar serviços aos cidadãos no Recife

A prefeitura do Recife é a que mais interage com seus cidadãos pelo WhatsApp no mundo, segundo dados da Meta, dona do aplicativo de mensagens. São 1,2 milhão de pessoas que recebem mensagens da prefeitura, que também foi a primeira do país a ter o seu perfil verificado pelo WhatsApp. A cidade tem uma população de quase 1,6 milhão de pessoas. Essas informações foram dadas por Rafael Marroquim, secretário licenciado de Comunicação do município, no Conecta CLDF.

Em momentos diferentes, Marroquim e Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, detalharam a transformação da comunicação e as inovações digitais feitas pela administração municipal para que o foco da prefeitura fosse, efetivamente, a prestação de serviços ao cidadão. Ou o “cidadãocentrismo”, como definiu Figueiredo. Para isso, a prefeitura implementou a comunicação com o cidadão pelo WhatsApp, pelo aplicativo Conecta Recife e pelo site conecta.recife.pe.gov.br.

Associados da ABCPública no Conecta CLDF, da esquerda para a direita: Franchesca Bogo (Assembleia Legislativa MT); Franciane Ferreira (CLDF); Nilzete Brito (Câmara Petrolina); Kelly de Castro (TCE-CE); Alexandre Brandão (CLDF); Lília Gomes (MPT-MG); João Saraiva (CLDF)

Marroquim falou que, em geral, os sites das prefeituras são “jornadas do herói”, que mostram o prefeito inaugurando obras, recebendo pessoas ou fazendo outras atividades, mas que as pessoas procuram esses sites para resolver problemas: marcar consultas, tirar documentos, matricular crianças na escola, não para ver fotos do prefeito. “Essa fase já passou. É preciso informar o que importa para quem se importa com aquela informação”, disse ele. “A gente conseguiu trabalhar a comunicação como política pública, graças a três fatores. O primeiro é o entendimento de toda a administração que a função e a essência da comunicação no serviço público é a prestação de serviço com resultados”, afirmou.

Para que a prestação de serviço chegue ao usuário, ele disse que é importante usar uma linguagem com a qual o cidadão se identifique, seja simples, direta, com o uso de emojis, e que gere algum tipo de emoção – e esse seria o segundo fator que deu o norte da política de comunicação no Recife.

O terceiro fator que guia a política pública de comunicação no Recife, segundo Marroquim, é o entendimento do gestor de que a prestação de serviço vem em primeiro lugar, seguido do aprimoramento constante dos processos de prestação de serviço e, só depois, a expectativa de que o cidadão vá reconhecer o gestor como o responsável pela boa prestação dos serviços públicos na cidade.

“Nós trocamos a jornada do herói do prefeito pela jornada da vida do cidadão, nos lembrando dele ao ter o primeiro filho, na vacinação infantil, ao matricular os filhos na escola, ao precisar de documentos e em todas as fases importantes da vida dele”.

Confira todos os paineis do Conecta CLDF no canal da TV Câmara Distrital.

 

ABCPública faz parte da Comissão Julgadora do Prêmio EBC de Combate à Desinformação

O presidente da ABCPública, Jorge Duarte, é um dos jurados do prêmio da

Empresa Brasil de Comunicação (EBC), lançado este ano, que irá premiar projetos dedicados a combater informações que colocaram em risco os direitos fundamentais e a estabilidade democrática.

Os projetos foram analisados por comissões com representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação/Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, de organismo internacional e de instituições de pesquisa pública e privada.

O Prêmio EBC de Combate à Desinformação está dividido em duas vertentes. A primeira voltada para os veículos de comunicação, empresas ou organizações da sociedade civil, e a segunda direcionada aos profissionais das instituições parceiras da EBC que formam a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com peças de rádio e TV.

O resultado preliminar dos projetos selecionados para a próxima etapa (fase de avaliação) do Prêmio está aqui. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final acontecerá ainda em novembro.

Saiba mais no site oficial da premiação: https://premio.ebc.com.br/.

O 5º Prêmio Conexão Inova terá categoria para Comunicação Pública: inscrições até 24 de novembro

O Prêmio Conexão Inova é uma ação da rede Conexão Inovação Pública para reconhecer e valorizar pessoas, organizações e laboratórios de inovação que realizam ações inovadoras no setor público brasileiro e nos demais países lusófonos.

Em sua 5ª edição o Prêmio Conexão Inova é uma das maiores premiações do setor público. Uma das categorias é “Comunicação Pública”, onde serão aceitos projetos sobre comunicação pública, incluindo campanhas, redes sociais e comunicação para o público interno das organizações, sejam ideias ou ações em andamento ou projetos concluídos.

O prazo para inscrição vai até 24 de novembro pelo formulário: https://form.typeform.com/to/Cp8b94pG

Organizações públicas de qualquer poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), categoria (administração direta ou indireta), esfera (Federal, Estadual ou Municipal) e órgãos independentes (Ministério Público e Tribunal de Contas) podem enviar propostas.

Para mais informações, acesse a página do Conexão Inovação Pública: https://www.conexaoinovacaopublica.org/.

ABCPública participa de encontro para alinhamento estratégico na Codesvaf

Diretora regional da ABCPública-DF, Alessandra Anselmo (meio), recebe certificado de palestrante no evento Sintonia Estratégica das chefes da Assessoria de Comunicação da Codevasf, Marta Morosini (direita) e do Cerimonial do órgão, Izabel Sena. (Créditos: Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) convidou a ABCPública para participar do evento “Sintonia Estratégica”, promovido pela empresa em 6 de novembro. O objetivo do encontro foi alinhar informações e procedimentos de todas as unidades que lidam com a comunicação na companhia, incluindo as superintendências regionais, a partir do conceito da Comunicação Pública.

Na abertura do encontro, a diretora regional do Distrito Federal da ABCPública, Alessandra Anselmo, apresentou a entidade e falou sobre o surgimento do termo Comunicação Pública no contexto da redemocratização do  país e na centralidade que o cidadão deve ter em todas as ações de comunicação do poder público. Além disso, ela detalhou os 12 princípios da Comunicação Pública, elaborados pela ABCPública e lançados oficialmente durante I Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação, em 2021, para que, a partir desses conceitos, os servidores da Codesvaf pudessem conversar sobre suas práticas e seu planejamento estratégico para a comunicação da empresa.

Quem faz a Comunicação Pública pelo país?

A Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República em Minas Gerais tem nova chefia. Luiza de Castro Lambert, bacharela em Comunicação Social, é a assessora-Chefe desde outubro de 2024. Ela ocupa a vaga deixada pela jornalista Maria Célia Néri de Oliveira.


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