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De volta às redações, Rodrigo Tramontina acerta com o programa Auto+

O programa Auto+, veiculado semanalmente pelo portal Terra e pelo canal BandSports, anunciou em 27/1 um importante reforço na equipe: Rodrigo Tramontina, que deixou a Peugeot no final do ano, acertou seu retorno às redações após dez anos atuando em comunicação corporativa. Antes da fabricante, onde estava desde 2006, Rodrigo passou dois anos na Comunicação da Mitsubishi. Em seu novo desafio, vai se dedicar a todas as etapas de produção do programa e à edição do site de Auto+. “Apesar de tanto tempo longe das redações, acho que vai ser uma transição tranquila”, comenta. “Eu inclusive cuidava dos videorreleases na Mitsubishi e na Peugeot. O meu principal desafio agora será ‘mudar a chavinha’. Antes, minha preocupação era valorizar os produtos com os quais trabalhava; hoje, é e será encará-los com olhos mais críticos, como devem ser os da imprensa, para passar a informação de forma mais direta e isenta”. Antes de suas passagens pelas duas fábricas, Rodrigo fez parte da equipe que ajudou a desenvolver o caderno Divirta-se no extinto Jornal da Tarde, suplemento que mais tarde transformou-se no Guia da Semana, que até hoje circula encartado no Estadão. Esteve ainda na Editora Abril e foi repórter do site oficial do Corinthians e da revista da Unifesp. Sobre o convite, explica que recebeu com surpresa a oportunidade de voltar ao dia a dia das redações: “Para mim, o convite foi uma surpresa, até por estar há dez anos em comunicação corporativa. Mas apesar disso não tive muitas dúvidas em relação a conversar, entender e aceitar o desafio, em função de ser o programa que é, e por ser liderado pelo profissional que é o Benê Gomes. O natural seria buscar recolocação junto a uma multinacional, que é o que eu vinha fazendo, mas achei excelente essa oportunidade de trabalhar em um programa absolutamente consolidado, com perspectivas de crescimento e ao lado de pessoas sérias e que compartilham de três aspectos fundamentais para mim: trabalho, transparência e honestidade. Não é fácil encontrar tudo isso em um mesmo pacote, em um veículo já consolidado no mercado”, conclui Tramontina, que fez sua estreia nesta 5ª.feira (29/1), durante evento de lançamento do Nissan New March com motor de 3 cilindros.    

Rádios CBN, Bandeirantes e BandNews estarão na Campus Party Brasil

O segundo dia da 8ª Campus Party Brasil, que ocorre de 3 a 8/2, no São Paulo Expo Imigrantes, marcará também a estreia da CBN no evento, que estará presente com uma oficina de rádio, das 14h às 20h, até 7 de fevereiro. No espaço, visitantes poderão gravar reportagens e depoimentos, relatando sua experiência na festa digital, em áudio e vídeo, tendo à disposição trilhas e vinhetas da própria CBN. O material ficará arquivado no site da rádio e poderá ser compartilhado à vontade. Já as rádios Bandeirantes e BandNews FM, parceiras de mídia da Campus Party, terão uma programação exclusiva sobre a feira, transmitindo notícias durante os seus seis dias, diretamente de um estúdio especial montado no pavilhão. Na 4ª.feira (4/2), a repórter da BandNews FM Maria Teresa Cruz viverá uma noite de “campuseiro”, nome dado ao participante da Campus Party, e entrará com flashes na programação entre 23h e 7h da manhã do dia seguinte. O colunista de tecnologia Wharrysson Lacerda também estará no evento. A cobertura da Rádio Bandeirantes ficará a cargo de Marcelo Pascon, especializado em games e tecnologia. Durante a semana, as duas emissoras levarão ao ouvinte o conteúdo de algumas das palestras , como a do neurocientista Miguel Nicolelis na 4ª.feira, e a de Paul Zaloom, ator da série O Mundo de Beakman, na 5ª.feira. 

Está chegando o Carnaval

O desfile do bloco Imprensa que eu gamo, comemorando 20 anos de fundação, será neste sábado (31/1), com concentração das 15h em diante, na rua Gago Coutinho, ao lado do Mercadinho São José, em Laranjeiras. A camiseta, assinada pelo premiado diretor da Arte de O Dia André Hippertt, é uma bela peça gráfica. O samba-enredo, tradicionalmente escolhido na sede do Cordão do Bola Preta, este ano mudou de endereço, como avisou a coluna Gente Boa, de O Globo, em busca de um ar-condicionado mais possante. Nesta 3ª feira (27/1), em festa no Casarão Ameno Resedá, Tedinho e outros compositores ganharam o direito de ter seu samba 20 anos de prazer cantado pelos 15 mil participantes esperados. O bloco Pauta Quente, que reúne os jornalistas de Niterói e seus amigos, apresentou a camiseta deste ano no último domingo (25/1). O enredo de 2015 são os cartunistas, e os integrantes do bloco vão vestir na camisa o traço de Floriano Carvalho, trazendo caricaturas de Adail, Ykenga, Carias e do autor. O desfile será no sábado de Carnaval (14/2), com concentração às 16h na Estação das Barcas de Niterói, acompanhado de uma banda que vai tocar marchinhas carnavalescas. Assim, em vez de samba, o bloco sai este ano com a marchinha Um brinde à vida e à liberdade de expressão, de Agenor de Oliveira

Memórias da redação ? Huguinho, Zezinho, Luizinho e Fleury

Esta semana recebemos a colaboração de um estreante no espaço, Luiz Fernando Gomes, editor-chefe do Grupo Lance, que teve passagens por JB e O Dia, no Rio, e JT e TV Globo, em São Paulo. É um texto que escreveu em homenagem a Sérgio Fleury, falecido em novembro passado, para um grupo seleto de ex-JB que mantém uma página no facebook, “com algumas adaptações para o grande público”. Huguinho, Zezinho, Luizinho e Fleury Éramos três moleques. Eu, Bruno Thys, Jorge Antônio Barros. Sentávamos num mesão próximo à janela do velho prédio da avenida Brasil, 500. Bem distante da mesa da chefia de Reportagem, do outro lado do amplo salão. Era ali, naquele cantão, que a gente aprendia a lidar com a notícia naquela escola de jornalismo que, ainda nessa época, era o nosso JB.  Eu, Jorginho e Bruno estávamos sempre juntos. Um lia o texto do outro, um ajudava o outro a fazer o lide, a dar um fecho na matéria. Éramos focas numa redação onde os focas eram Paulo Mota, Roni Lima, Mônica Freitas, Alexandre Medeiros e tantos outros, que, claro, vou esquecer aqui. Cobríamos Cidade. Primeiro uma editoria, mais tarde um caderno pioneiro na grande imprensa brasileira. Por vezes, como nas guerras de traficantes que começavam a pipocar nas favelas do Rio ou nos quebra-quebras de ônibus a cada novo aumento do preço das passagens, no Centro do Rio, corríamos juntos. Eu gostava daquilo, da nossa “oficina coletiva” de trabalho. Muita gente na redação levava na brincadeira – não faltavam as tradicionais gozações vindas sobretudo dos mais velhos, o Heraldo Dias, o Israel Tabak, o Fritz Utzeri, E o Fleury. Quarteto da pesada. Fleury – só podia ser ele, quem mais? – foi quem melhor captou o espírito do que se passava ali no nosso cantão. E, com a espirituosidade de sempre, foi além das gozações. Criou uma marca. Numa noite de fechamento complicado, quando eu demorava a entregar uma matéria (Jorginho e Bruno dependurados nas minhas costas, ajudando no texto), ele soltou, lá da sua cadeira, alguma coisa assim: “Ô Huguinho, Zezinho e Luizinho, vão ou não vão acabar com isso?”. Não precisa dizer que a redação foi uma risada só. E os apelidos ficaram. Por anos. Nunca esqueci dessa história. Muitos que viveram aqueles tempos deliciosos e criativos da avenida Brasil certamente se lembrarão dela. Bruno, hoje diretor do Sistema Globo de Rádio, e Jorge Antônio, que até recentemente foi um dos parceiros de Ancelmo Gois na coluna do Globo, vão se lembrar mais do que todos. É assim que dá vontade de falar do Fleury-com-quem-convivi, com quem todos nós convivemos antes de cada um mudar de ares, tomar um destino na vida. E o JB degringolar. Fleury repórter, Fleury chefe de Reportagem. Mestre. Mas o Fleury que também era um pouco – ou muito – da alma e do espírito daquela redação. E almas e espíritos não morrem.

Mega Brasil repensa estrutura do Congresso de Comunicação, no ano da maioridade

Objetivos são ampliar a relevância, modernizar o formato, expandir o conteúdo, alargar as fronteiras temáticas, atrair nomes expressivos da área e de áreas afins, celebrar o setor e seus líderes, incrementar o intercâmbio profissional e flexibilizar a participação dos congressistas Nunca, em sua história, o Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa passou por tantas e tão profundas mudanças como acontecerá agora em 2015, na realização de sua 18ª edição. A começar pela transferência de local, porém sem mudar de endereço: ele será realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio no novo e recém-inaugurado Centro de Convenções Rebouças, um dos mais modernos e confortáveis espaços de eventos do País, com auditórios modulares para até 1.000 participantes e inúmeras facilidades tecnológicas e de acesso. E também pela decisão inédita dos organizadores de permitir inscrições por jornadas, de acordo com o interesse ou a disponibilidade de tempo dos participantes: apenas um dia, dois dias (1º e 2º; 2º e 3º ou 1º e 3º) e três dias. A partir deste ano, o Congresso passa a adotar o conceito de Festival da Comunicação Corporativa, buscando reunir em torno de si múltiplas e complementares iniciativas, como as que já estão programadas. “Mantivemos três dias de evento, mas trocamos a maratona pelo pentatlo”, explica Marco Rossi, diretor da Mega Brasil e presidente do Congresso, numa alusão à diversidade de iniciativas a que serão submetidos os congressistas. “Antes, distribuíamos pelos três ou quatro dias de evento uma série de palestras e conferências, submetendo os congressistas a uma verdadeira maratona de conteúdo, em que predominavam as práticas de mercado. Queremos, agora, ir além, avançando das receitas prontas para aprendizados mais consistentes e profundos, para uma ampla reflexão da atividade e do nosso papel profissional, para o exercício da inteligência e da relevância. O objetivo é dar um passo à frente, contribuindo para formar profissionais mais capacitados e talentosos”. Novo formato – q O 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, que debaterá o tema central Rupturas e conexões da Comunicação Corporativa, foi estruturado da seguinte forma: 1º dia (26/5) – Jornada de Míni Cursos, em que o objetivo será oferecer cursos inéditos e inovadores, com professores com alta especialização na matéria; serão seis mini cursos, três pela manhã e outros três à tarde (eles ocorrem simultaneamente em três auditórios, nos dois períodos). 2º dia (27/5) – Jornada de Debates e Reflexões, reunindo temas contemporâneos e de vanguarda da atividade em mesas-redondas com a participação de grandes profissionais do mercado; serão oito mesas-redondas, realizadas duas a duas, simultaneamente, sendo quatro pela manhã e quatro à tarde – todas terão, ao final, dentro do próprio auditório, um café com os convidados, favorecendo o acesso direto dos congressistas aos debatedores. 3º dia (28/5) – (pela manhã) Fórum do Pensamento, reunindo líderes da sociedade civil num debate sobre o Brasil e suas potencialidades – o evento também marcará o lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa; (à tarde) Jornada das Conferências, com a apresentação de temas de vanguarda por expoentes (nacionais e internacionais) da comunicação corporativa; (à noite) Jornada de Celebração, com a entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação e uma homenagem aos +Admirados da Comunicação Corporativa. Informações e inscrições – q A programação do Congresso está em fase de elaboração, devendo ser anunciada nas próximas semanas. As inscrições ainda não foram abertas, mas interessados poderão fazer pré-inscrição ou reserva de vagas na Mega Brasil, pelo 11-5576-5600 ou [email protected].

CDN vence licitação e seguirá atendendo à Secom no exterior

A CDN, que desde 2009 vinha atendendo à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no relacionamento com a imprensa internacional e relações públicas no exterior, venceu nova licitação e seguirá por mais um ano a desenvolver o trabalho de imagem e reputação do Brasil lá fora. O contrato, que poderá ser renovado por até 60 meses, prevê também serviços como planejamento estratégico de ações de comunicação, organização de atividades de imprensa por ocasião de viagens, monitoramento e análise de mídia, entre outros. A agência não terá estrutura fixa de atendimento e as equipes serão montadas por projeto. A coordenação da conta permanece com Alexandre Pinheiro, Érica Ferraz e João Paulo Oliveira. A CDN mantém parceria internacional com a Fleishman-Hillard. Vale salientar que ficaram para a final apenas duas agências, a CDN e a FSB, sendo as demais desclassificadas. Segundo Andrew Greenlees, vice-presidente da agência, ”o contrato prevê a utilização de até R$ 30 milhões, sendo que, destes, R$ 5 milhões referem-se a infraestrutura (viagens, equipamentos etc). Ou seja, há disponibilidade orçamentária para o atendimento de comunicação internacional de R$ 25 milhões, mas a efetiva aplicação desses recursos – não só para a CDN, mas também para a parceira internacional – depende de decisão da contratante”. O mercado, agora, aguarda e está de olho na licitação da praça Brasil, que a Secom-PR realizará provavelmente ainda neste semestre. As estimativas são de um contrato anual em valores inclusive superiores ao da conta internacional vencida pela CDN.

Dança de cadeiras na Receita Federal e nos ministérios da Fazenda e do Esporte

Liana Verdini e Maria Salete Cangussu são as novas chefes da Assessoria de Comunicação do Ministério da Fazenda. Vale lembrar que anunciamos em J&Cia 983 a nomeação de Fernando Thompson para a assessoria especial do ministro Joaquim Levy. Liana – ex-O Globo, Correio Braziliense e Brasil Econômico –, trabalhou com Thompson na Vale, na Transpetro e, mais recentemente, na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Salete – ex-TV Globo, Aneel e Light –, também o acompanhou na Transpetro e na Secom. Os demais integrantes da Ascom ([email protected]) ainda estão sendo nomeados.

Fernanda Catania, a Foquinha, cria programa no youtube

Após passagens por Rolling Stone Brasil e revista Capricho, Fernanda Catania, a Foquinha, estreou nesta semana seu programa digital, o Desafio com a Foquinha. Veiculado em seu canal do youtube, trará semanalmente um personagem famoso sendo desafiado a fazer algo a que o público não está acostumado. No episódio de estreia, o ator Caio Castro participou de um desafio no Centro de Paraquedismo de Boituva, no interior de São Paulo. Os episódios estarão na rede toda 2ª.feira, às 17 horas.

Leandro Beguoci inicia em NY estudos sobre Empreendedorismo em Jornalismo

Leandro Beguoci, editor-chefe do F451 (que produz os sites Gizmodo, Trivela, Kotaku e Extratime), está em Nova York para se dedicar ao programa de Empreendedorismo em Jornalismo promovido pela City University of New York Graduate School of Journalism. Durante quatro meses, ficará na Big Apple vivendo o que considera ser “um dos programas mais legais e desafiadores do mundo. […] É basicamente pensar em formas de fazer jornalismo na transição digital – com produtos, serviços e relevância pública”, disse a J&Cia. Criado em setembro de 2010, o programa Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism é financiado por The Tow Foundation e Knight Foundation. 

Brasil Post celebra um ano com mudanças na redação

Diego Iraheta, antes editor sênior de Notícias, passa a editor-chefe do site, no lugar de Otávio Dias Nesta 4a.feira (28/1) faz exatamente um ano que o Brasil Post – parceria da Editora Abril com o Huffington Post – estreou no Brasil. O mês de comemorações dos bons números de audiência (embora não tão bons de retorno do investimento) marca também o início de Diego Iraheta, antes editor sênior de Notícias, como novo editor-chefe do site, no lugar de Otávio Dias, que saiu e passa a cuidar de sua consultoria em estratégia de comunicação, gestão de imagem, relacionamento com a mídia e produção de conteúdo. Para a vaga de Iraheta chegou Luciana Sarmento, vinda do UOL. Outro que deixou o Brasil Post foi Thiago Araújo, editor de Mídias Sociais, que seguiu para a Trip Editora, abrindo espaço para a promoção do então repórter de Viral e Diversão Cleber Facchi. Contratações também estão na pauta do BP. O gerente de Marketing Edson Ferrão foi captado de Veja Online; Luiza Belloni veio do Infomoney para abordar Economia; e o site ainda busca um profissional para ser o primeiro da sucursal de Brasília. Comandados pelo diretor Editorial Ricardo Anderáos, completam o time a editora de blogs Tatiana Dias; os repórteres Ione Aguiar (Ciência e Saúde), Rodolfo Viana (Comportamento e Cultura), Andréa Martinelli (Comportamento e Outra Medida), Thiago de Araújo (Política) e Gabriela Bazzo (Mundo); o designer e editor de vídeo André Murched; as moderadoras de comentários Elizabeth Costa e Larissa Silva; e os estagiários Caio Delcolli e Larissa Baltazar.   ”Audiência já supera 21,5 milhões de pageviews”, diz Ricardo Anderáos Milhões de visitas e centenas de notícias depois, Ricardo Anderáos, diretor Editorial, faz um balanço do período, em que celebrou audiência mas viu uma receita ainda tímida e aquém da esperada: Os milhões do Brasil Post “Chegamos ao primeiro ano do Brasil Post batendo recorde de audiência. Neste janeiro, superamos nossa melhor marca mensal – que havia sido registrada em novembro – e já batemos 21,5 milhões de pageviews, com 5,1 milhões de usuários únicos. A expectativa é de que fechemos o mês com seis milhões de usuários únicos e 26 milhões de visualizações de página, se mantivermos o ritmo”. Audiência bombou em 2014  “A redação do Brasil Post é superpequena, integrada e está todo mundo muito animado. Como sabemos, 2014 foi um ano atípico e importante para o nosso meio, porque tivemos uma Copa do Mundo (aquela Copa do Mundo: no Brasil, em que sofremos um vexame) e eleições (aquelas eleições: em que os ânimos estiveram muito acirrados). Esses dois eventos foram muito legais pra nós. Já tínhamos o macete de fazer softnews de uma forma que gerasse audiência, e o nosso desafio, logo nesse primeiro ano, foi achar nossa veia de como abordar hardnews”. E o dinheiro? “O plano de negócios prevê que o retorno comece a vir depois do segundo, terceiro ano. Então, ainda é muito cedo para querer almejar um equilíbrio. O que eu posso dizer é que a meta está um pouco abaixo, em termos de receita, do que prevíamos. Ainda mais porque fazemos um tipo de publicidade diferente da convencional para sites, que é a publicidade nativa. A marca é nova, todo mundo está mais conservador… Mas estamos animados! Fechamos importantes parcerias, como a com a CVC”.   O novo editor-chefe q Escolhido para substituir Otávio Dias como editor-chefe, Diego Iraheta – até então editor-sênior de Notícias – também conversou com J&Cia e contou de sua expectativa para a nova função. Empolgado com ela, diz que 2015 começa com o desafio de consolidar a marca Brasil Post: Elegância: diferencial no Entretenimento do Brasil Post “Eu estou superempolgado! 2015 começa com um grande desafio porque vai ser o ano de consolidação do veículo, da marca. Estou feliz porque a briga de audiência que se vê nos portais tradicionais, recorrendo a uma coisa de nível cada vez menor, tem sido a praxe. E nós vamos na contramão. As nossas pautas são muito ligadas a direitos humanos, empoderamento de minorias e pró-diversidade. Enquanto portais tradicionais vão fazer a fofoquinha do papparazzo, da repórter que está com uma barriguinha [Diego se refere à polêmica nota publicada pelo R7 sobre a repórter Fernanda Gentil, da TV Globo], nós vamos com uma resposta superclassuda, sem citar o nome do portal, para dizer que dá pra fazer entretenimento com classe, com elegância. Claro que isso foi uma pauta coletiva e nós fomos só afinando os ponteiros”. Equipe em sintonia e hardnews pop “Essa é uma das equipes mais competentes, com mais senso de coletividade com que já trabalhei. Isso me deixou ainda mais entusiasmado. Estamos mesmo vestindo a camisa do projeto, que é de vanguarda, é de fazer jornalismo mais pop, saindo do padrão sisudo da notícia, e, ao mesmo tempo, informando. Dá pra fazer tanto entretenimento quanto eleição, que, como o Anderáos falou, foi o período em que mais crescemos em audiência. Daí a decisão de contratar um repórter em Brasília. Foi nesse período que percebemos que hardnews dá, sim, audiência. Estamos apostando em fazê-lo de forma mais pop. A repórter que trouxemos da Infomoney, por exemplo, tem pautas ligadas ao factual, à crise econômica, mas que vão muito bem, porque ela dá essa embalagem que remete ao dia a dia das pessoas”.   

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