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segunda-feira, dezembro 15, 2025

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Prêmio Jovem Jornalista traz tema Desafios da Liberdade de Expressão em Direitos Humanos

O 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, que está com inscrições abertas até 5/5, traz como tema Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de hoje. Os estudantes autores das três melhores pautas desenvolverão a proposta sob a supervisão de seus respectivos professores-orientadores e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. Todos os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes e uma indicação para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou internet. As inscrições podem ser individuais ou de equipes de até três pessoas.

Memórias da Redação ? Dilemas de um chefe de Redação

A história desta semana é novamente uma colaboração de Milton Saldanha, que edita o jornal mensal Dance, dedicado à dança de salão, e mantém um blog de crônicas sobre assuntos variados. Dilemas de um chefe de Redação De longe, em relação a qualquer outra coisa, a pior experiência da minha vida foi a prisão política no DOI-Codi, em São Paulo, em 1970. Era editor no Diário do Grande ABC. Depois disso, guardadas a devida distância e proporções, foi ter que demitir algumas pessoas em redações que me foram confiadas a chefiar. Os piores momentos foram ter que dispensar dois amigos, caras de quem eu gostava muito, mas que eram incompetentes profissionalmente. Nos dois casos protelei, tentei ajudar, diria até que forcei a barra refazendo suas matérias inteiras, mas não teve jeito. O jornal era grande e exigente, e eu não poderia ficar encobrindo indefinidamente as deficiências deles em apuração e texto simplesmente porque eram meus amigos, ou simplesmente por afeto. Muito menos pela covardia de tomar uma decisão tão drástica. Numa equipe você precisa tratar a todos com isonomia e ser justo ao extremo, tanto para cobrar resultados como na hora de distribuir elogios. Nada disso pode ser vulgarizado. Se a equipe percebe que você protege alguém suas autoridade e respeito vão para o ralo. Só se faz distinção entre os repórteres na hora de distribuir as tarefas. As melhores pautas, claro, vão sempre para os mais capazes e brilhantes. Certa vez, chefiando reportagem na TV Globo paulista, levei bronca do meu diretor por ter dado uma oportunidade a um repórter de menor brilho no grupo. Reconheci o erro, o cara não foi capaz de sair da sua mediocridade. Funciona assim, e não há como ser diferente. Por isso, jovens, estudem, adotem como obrigatório ler bastante e de tudo, sejam bem informados e articulados. Não preciso dizer que minha decisão acabou com as amizades. Eles não aceitavam, o que é normal, ninguém admite a própria incompetência. Depois de consumadas as demissões, que tive que encarar com muita coragem e objetividade profissional, fiquei muito abalado. Disfarçava para a equipe não perceber. Até hoje, passados 40 anos, essas lembranças me incomodam. Eu próprio já tinha sido atingido por demissões em empregos anteriores, sabia o peso disso na autoestima e depois no bolso, com contas a pagar e responsabilidades familiares. Mas a vida é assim. Aprendi a separar o sentimento pessoal do senso profissional desde o dia em que, ao assumir o comando de uma redação, de cara, ela fracassou na cobertura de um acontecimento importante. Como eu tinha acabado de chegar, fui preservado, mas com um recado bem claro do chefe a quem me reportava: “De agora em diante, serão eles, ou será você”. No mesmo dia comecei a mudar a equipe. E juntei um grupo de feras, capazes de encarar qualquer desafio.

Cortes no Estadão atingem Jornal do Carro e Thais Villaça deixa publicação

A série de demissões anunciadas pelo Grupo Estado, que se calcula ter atingido cerca de 120 vagas em toda a empresa, chegou também ao Jornal do Carro, do Estadão. Após um ano na equipe de reportagem do caderno, Thais Villaça deixou a casa nesta 3ª.feira (8/4). “Apesar de relativamente curto, foi um período de aprendizado, conquistas e ótimas experiências”, comenta Thais. “Só tenho a agradecer a toda a equipe do Jornal do Carro pelo acolhimento, em especial ao editor Tião Oliveira e aos editores-assistentes Rafaela Borges e Diego Ortiz por acreditarem no meu trabalho”. Formada pela Universidade Mackenzie, ela começou a carreira no Agora São Paulo e teve passagens pelo site Carpress, revistas Car and Driver e Motor Quatro, agência Textofinal e assessoria de imprensa da Mitsubishi Motors. Como freelancer, escreveu para as revistas A, Quatro Rodas e Viagem&Turismo, entre outras. Seus novos contatos são [email protected] e 11-999-888-900.   Leia mais + Repórter fotográfico é ameaçado por policiais no Rio de Janeiro + Em pauta, os novos líderes da comunicação + Cruzeiro do Sul mergulha de cabeça no conceito digital first  

Repórter fotográfico é ameaçado por policiais no Rio de Janeiro

Desde a última 3a.feira (7/4), o repórter fotográfico Fabiano Rocha, do diário Extra (Rio de Janeiro), tem recebido ameaças de membros da Polícia Militar em redes sociais. As mensagens começaram após a publicação de uma foto, de sua autoria, que mostra um policial do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) usando touca ninja. Rocha registrou a imagem enquanto cobria os conflitos entre a PM e traficantes no Complexo do Alemão. Após a veiculação da foto, policiais divulgaram em páginas de uma rede social a imagem de Rocha e de sua família, além de dados pessoais e endereço do fotógrafo (que, segundo o Extra, eram falsos). Alguns chegaram a afirmar que ele “tem que tomar tiro na testa”, enquanto outros defenderam que ele deve ser intimidado para deixar de fotografar, chamando seu trabalho de “babaquice”. Em nota, a Abraji disse considerar grave a exposição de informações pessoais de Fabiano e de seus familiares na rede, pois coloca em risco a segurança do profissional. Mais graves ainda, de acordo com a entidade, são as ameaças e incitações à violência: nenhum jornalista deve sofrer intimidações ou represálias por realizar seu trabalho. 

Em pauta, os novos líderes da comunicação

Anuário ganhou importantes adesões nos últimos dias: BG Group, Centro de Convenções Rebouças, Klabin, MRN, RP Consult, RM Press, Santander, Scritta e Textual Novos líderes da comunicação corporativa em empresas e em agências são focalizados na pauta do Anuário da Comunicação Corporativa, que será lançado em 28 de maio no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, no Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. A pauta trará ainda opiniões de professores de escolas de comunicação e de administração sobre o perfil do novo líder nesse mercado. “Essa é uma das matérias que vai se debruçar sobre esse mercado e mostrará as mudanças recentes, assim como as tendências da liderança na comunicação corporativa”, diz Lena Miessva ([email protected] e 11-2679-6994), coordenadora editorial da publicação.  Prazo para pesquisa termina nesta 4ª.feira (8/4) – q Cerca de 200 agências de comunicação se inscreveram na Pesquisa Mega Brasil 2014, que se encerra na noite desta 4ª.feira (8/4), quando o sistema será bloqueado. A participação é voluntária e gratuita. Ao participar, além de contribuir para a produção de indicadores econômicos confiáveis do setor, as agências integrarão o Guia Nacional das Agências de Comunicação do Anuário, de livre consulta no site da publicação o ano inteiro, e terão direito a um exemplar grátis da publicação. Para preencher, basta acessar o site e clicar no link. O Anuário conta com o apoio de Aberje, Abracom, ABRH-SP, além deste J&Cia e da Maxpress. Já confirmaram participação comercial 38 organizações: 2Pró, ADS, Advice, Approach, BG Group, Brava, CCR – Centro de Convenções Rebouças, CDN, Convergência, Edelman Significa, FSB, Fundamento, Gargantini, Gerdau, Giusti, Grupo CDI, Grupo Máquina, Ideal, Imagem Corporativa, INFO4, In Press Porter Novelli, Ketchum, Klabin, Martha Becker, MRN, MSLGROUP, Original 123, Planin, Printer Press, RMA, RP Consultoria, Santander, S2 Publicom, Secco, Scritta, Temple, Textual e Voice. Contatos com a área comercial podem ser feitos com Daniel Coelho, pelo [email protected] ou 11-5576-5600.   Leia mais + Cruzeiro do Sul mergulha de cabeça no conceito digital first + Versão impressa do jornal O Sul deixa de circular + Serasa oferece aos jornalistas monitoramento gratuito do CPF

Cruzeiro do Sul mergulha de cabeça no conceito digital first

“Todos são repórteres online, prioritariamente, e do jornal impresso, consequentemente” – é a nova ordem na Redação, que fez a audiência do portal saltar de 3,5 milhões para 4,2 milhões de acessos em um mês José Carlos Fineis é o novo editor-chefe do centenário Cruzeiro do Sul, jornal líder em circulação regional, publicado em Sorocaba pela Fundação Ubaldino do Amaral. Ele assumiu oficialmente em 1º/3, na vaga deixada por Eduardo Santinon, agora na Prefeitura da cidade. Profissional de formação prática, atua na imprensa local há 34 anos, 24 dos quais diretamente no Cruzeiro do Sul, onde ingressou em março de 1981, aos 18 anos de idade. Tem sob seu comando uma equipe de 65 pessoas, entre jornalistas de texto, repórteres fotográficos, arquivistas e estagiários. Para a função de editorialista, que ele vinha exercendo desde 2006, foi destacado Adalberto Vieira (Pardal); a produção de reportagens ficou aos cuidados de Marcelo Roma (chefe de Reportagem) e Rosimeire Silva (coordenadora de pauta). Armando Rucci Filho coordena a equipe de fechamento do impresso, que também passou por mudanças organizacionais. Agora, cada editor é responsável por sua editoria no portal, com autonomia para editar e modificar o site a qualquer momento. Segundo Fineis, a redação do Cruzeiro do Sul passa por uma das reformulações “mais radicais e estimulantes” que o jornal experimentou em seus 111 anos de existência. A tradicional reunião das 17h, em que são decididos os destaques da primeira página, foi mantida mas perdeu importância para a reunião de planejamento realizada diariamente às 8 da manhã entre o editor-chefe, o chefe de reportagem e a coordenadora de pauta (função criada especialmente para forçar o fluxo de notícias para o portal). Os horários da equipe foram antecipados e todos os repórteres passaram a produzir para a internet. Os fotógrafos agora circulam com microfones do tipo shotgun acoplados às câmeras DSLR e discutem técnicas de videografia. “Todos são repórteres online, prioritariamente, e do jornal impresso, consequentemente” – é a nova ordem implantada em 24/2, que alavancou a audiência do portal da média de 3,5 milhões de visualizações no final de 2014 e início de 2015 para 4,2 milhões em março. As mudanças incluem o treinamento de todos os repórteres e editores para que consigam publicar conteúdos e editar páginas diretamente na ferramenta de atualização da internet. O portal é abastecido ao longo de todo o dia com matérias novas, que mantêm aceso o interesse dos visitantes e se refletem diretamente na audiência online. As mudanças preparam caminho para os novos produtos digitais que estão sendo desenvolvidos por quatro empresas contratadas pela mantenedora. Com previsão de lançamento ainda neste semestre, estão um novo leiaute para o site (que inclui versões para tablet e smartphone); um e-paper inteligente que incluirá vídeos, galerias de fotos e anúncios dinâmicos; um novo portal de Classificados; e uma área de relacionamento onde o leitor poderá escolher um plano de assinatura e fechar negócio sem falar com um vendedor. O projeto de reorganização da Redação foi lançado em 20/2 já sob a coordenação de Fineis como novo editor responsável.   Leia mais + Repórter fotográfico é ameaçado por policiais no Rio de Janeiro + Versão impressa do jornal O Sul deixa de circular + Serasa oferece aos jornalistas monitoramento gratuito do CPF  

Versão impressa do jornal O Sul deixa de circular

Mais um veículo promove mudanças em função da alta do dólar. Desta vez o aumento de custos atingiu o jornal O Sul, cuja versão impressa circulou pela última vez nesta 3ª.feira (8/4), no Rio Grande do Sul. O jornal, que passa a ser exclusivamente digital, informou na edição desta 4ª.feira (9/4) que “a disparada na cotação do dólar fez com que os custos industriais do jornal O Sul aumentassem vertiginosamente (papel, tinta e demais insumos). A receita publicitária não acompanhou este acréscimo expressivo de custos”. Os leitores podem continuar acompanhando o jornal pelo site, ou por meio do aplicativo Jornal O Sul, disponível em App Store, Google Play e Windows Phone Store.   Leia mais + Serasa oferece aos jornalistas monitoramento gratuito do CPF + #JornalistasLivres nasce com foco em reportagem e colaboração + Blogueiros e ativistas digitais têm encontro marcado em São Paulo

Serasa oferece aos jornalistas monitoramento gratuito do CPF

Em homenagem ao Dia do Jornalista, o Serasa está oferecendo gratuitamente, por três meses, o MeProteja, sistema que avisa por e-mail e SMS toda vez que o CPF for utilizado para compras, empréstimos ou abertura de empresa. De acordo com dados da empresa, em fevereiro houve 145.534 tentativas de fraude, conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito ou firmar negócios sob falsidade ideológica. O monitoramento, imediatamente ativado pelo site do Serasa, também emite alerta quando o titular do documento estiver prestes a ser negativado ou ao sair do cadastro de inadimplência. No site também é possível conferir um modelo do relatório. Dúvidas com Ana Greghi, pelos 11-2847-9504 e [email protected]

#JornalistasLivres nasce com foco em reportagem e colaboração

Laura Capriglione, Pedro Alexandre Sanches, Eduardo Nunomora, o fotógrafo Renato Stockler, além de grupos como Midia Ninja e Fluxo, entre outros, estão à frente da rede de coletivos #JornalistasLivres. Diz trecho do manifesto da rede: “Existimos em contraponto à falsa unidade de pensamento e ação do jornalismo praticado pela mídia tradicional centralizada e centralizadora. Pensamos com nossas próprias cabeças, cada um(a) de nós com sua própria cabeça. Os valores que nos unem são o amor apaixonado pela democracia e a defesa radical dos direitos humanos. Não agimos orientad@s por patrão, chefe, editor, marqueteiro ou censor. Somos noss@s própri@s patrões/patroas, somos noss@s própri@s empregad@s. Almejamos viver em liberdade e vivemos na busca incessante por liberdade”.

Blogueiros e ativistas digitais têm encontro marcado em São Paulo

Blogueiros e ativistas digitais têm encontro marcado nos dias 24 e 25 de abril, na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo (Barão de Itapetininga, 163 – 2º andar). Com o tema A Comunicação como direito humano, a segunda edição do Encontro Estadual de Blogueiros & Ativistas Digitais de São Paulo tem presença confirmada, entre outros, de Laura Capriglione, Laurindo Leal Filho (o Lalo), André Caramante, Luís Nassif, Rodrigo Viana, Palmério Dória e Renato Rovai.  As inscrições custam R$ 20 para o público geral e R$ 10 para estudantes, e incluem kit de material e almoço. Aos 44 primeiros inscritos, que residirem fora da capital paulista, será oferecida hospedagem.

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