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quinta-feira, março 28, 2024

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Cruzeiro do Sul mergulha de cabeça no conceito digital first

“Todos são repórteres online, prioritariamente, e do jornal impresso, consequentemente” – é a nova ordem na Redação, que fez a audiência do portal saltar de 3,5 milhões para 4,2 milhões de acessos em um mês José Carlos Fineis é o novo editor-chefe do centenário Cruzeiro do Sul, jornal líder em circulação regional, publicado em Sorocaba pela Fundação Ubaldino do Amaral. Ele assumiu oficialmente em 1º/3, na vaga deixada por Eduardo Santinon, agora na Prefeitura da cidade. Profissional de formação prática, atua na imprensa local há 34 anos, 24 dos quais diretamente no Cruzeiro do Sul, onde ingressou em março de 1981, aos 18 anos de idade. Tem sob seu comando uma equipe de 65 pessoas, entre jornalistas de texto, repórteres fotográficos, arquivistas e estagiários. Para a função de editorialista, que ele vinha exercendo desde 2006, foi destacado Adalberto Vieira (Pardal); a produção de reportagens ficou aos cuidados de Marcelo Roma (chefe de Reportagem) e Rosimeire Silva (coordenadora de pauta). Armando Rucci Filho coordena a equipe de fechamento do impresso, que também passou por mudanças organizacionais. Agora, cada editor é responsável por sua editoria no portal, com autonomia para editar e modificar o site a qualquer momento. Segundo Fineis, a redação do Cruzeiro do Sul passa por uma das reformulações “mais radicais e estimulantes” que o jornal experimentou em seus 111 anos de existência. A tradicional reunião das 17h, em que são decididos os destaques da primeira página, foi mantida mas perdeu importância para a reunião de planejamento realizada diariamente às 8 da manhã entre o editor-chefe, o chefe de reportagem e a coordenadora de pauta (função criada especialmente para forçar o fluxo de notícias para o portal). Os horários da equipe foram antecipados e todos os repórteres passaram a produzir para a internet. Os fotógrafos agora circulam com microfones do tipo shotgun acoplados às câmeras DSLR e discutem técnicas de videografia. “Todos são repórteres online, prioritariamente, e do jornal impresso, consequentemente” – é a nova ordem implantada em 24/2, que alavancou a audiência do portal da média de 3,5 milhões de visualizações no final de 2014 e início de 2015 para 4,2 milhões em março. As mudanças incluem o treinamento de todos os repórteres e editores para que consigam publicar conteúdos e editar páginas diretamente na ferramenta de atualização da internet. O portal é abastecido ao longo de todo o dia com matérias novas, que mantêm aceso o interesse dos visitantes e se refletem diretamente na audiência online. As mudanças preparam caminho para os novos produtos digitais que estão sendo desenvolvidos por quatro empresas contratadas pela mantenedora. Com previsão de lançamento ainda neste semestre, estão um novo leiaute para o site (que inclui versões para tablet e smartphone); um e-paper inteligente que incluirá vídeos, galerias de fotos e anúncios dinâmicos; um novo portal de Classificados; e uma área de relacionamento onde o leitor poderá escolher um plano de assinatura e fechar negócio sem falar com um vendedor. O projeto de reorganização da Redação foi lançado em 20/2 já sob a coordenação de Fineis como novo editor responsável.   Leia mais + Repórter fotográfico é ameaçado por policiais no Rio de Janeiro + Versão impressa do jornal O Sul deixa de circular + Serasa oferece aos jornalistas monitoramento gratuito do CPF  

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