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domingo, julho 20, 2025

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Gabriel Aguiar reforça a equipe da Toyota

O time de Comunicação da Toyota ganhou nesta sexta-feira (5/7) o reforço de Gabriel Aguiar. Ele entra na vaga aberta com a saída de Kelly Buarque, atualmente na Volkswagen, e atuará como assessor de imprensa focado em Produtos, respondendo ao gerente Marcelo Cosentino e ao diretor de Comunicação Corporativa e ESG Roberto Braun.

Com passagens por iCarros, Autoesporte, Quatro Rodas e Exame, Gabriel vinha atuando há pouco mais de um ano na área de Marketing (Comunicação e Marca) do Sem Parar. Nesse período, participou do processo de rebranding da marca e foi responsável pela sua estratégia nas redes sociais e com influenciadores.

“Eu já vinha preparando minha carreira para essa transição há alguns anos”, explica Gabriel. “Para mim é um orgulho poder trabalhar ao lado de pessoas que admiro há tanto tempo e que sempre foram verdadeiras referências para mim, além de fazer parte do maior fabricante de automóveis do mundo e protagonista da descarbonização no Brasil”.

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio FEAC

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio FEAC
Crédito: Ricardo Lima

Estão abertas até 25/10 as inscrições para o Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo 2024. Em sua 24ª edição, com o tema Fundação FEAC 60 anos – Um legado perene de transformação, o prêmio reconhecerá trabalhos jornalísticos sobre iniciativas sociais que promovam bem-estar equitativo e proteção social, apoiadas pela fundação.

Os temas incluem crianças e adolescentes em situação de violência, inclusão educacional e produtiva, capacitação e profissionais do sistema de promoção e proteção social, além de fortalecimento de entidades sociais.

Podem participar jornalistas registrados no Ministério do Trabalho, profissionais de comunicação, estudantes de graduação em comunicação social e organizações da sociedade civil com trabalhos produzidos por seus profissionais ou beneficiários em projetos de educomunicação. Serão distribuídos R$ 50 mil entre os vencedores das categorias Fotojornalismo, Impresso, Online, Rádio, Televisão e Web-série.

Os trabalhos devem ter sido veiculados de 1º de janeiro a 25 de outubro de 2024 na Região Metropolitana de Campinas ou em ambiente digital que alcance a região. Todos os conteúdos inscritos devem mencionar a Fundação FEAC. O anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios serão realizados em uma cerimônia no dia 13 de dezembro, em Campinas.

Inscrições e mais informações aqui.

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Abertas as inscrições para bolsas no Congresso da Jeduca

Abertas as inscrições para bolsas no Congresso da Jeduca
Crédito: Jeduca

A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) está com inscrições abertas para associados concorrerem a bolsas para participação presencial no 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. O encontro será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, em São Paulo.

Neste ano, o evento abordará temas atuais e relevantes como inclusão nas escolas, educação antirracista, cobertura de eleições, inteligência artificial, alfabetização e os impactos da crise climática na educação.

Para concorrer às bolsas é necessário ser jornalista associado à entidade, morar fora do município de São Paulo, atuar em um veículo de comunicação ou ser freelancer. Na seleção, além da pluralidade regional e de raça, serão priorizados profissionais que trabalhem na produção de reportagens ou conteúdos não institucionais.

A bolsa cobre despesas de transporte (passagens aéreas ou terrestres e traslados), hospedagem em São Paulo e alimentação durante a estadia. O objetivo é proporcionar a participação de profissionais de regiões distantes, promovendo um ambiente mais plural e diverso.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até 15 de julho.

Itaú Cultural sediará premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras

Itaú Cultural sediará premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras, Unilever confirma cota ouro
Crédito: Itáu Cultural

Unilever confirma cota ouro

A edição 2024 do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira já tem data, hora e local confirmados: 11 de novembro, 19 horas, no Itaú Cultural, em São Paulo. A premiação também já recebeu a confirmação da Unilever, que apoiou a primeira edição, em 2023, e que neste ano fechou com os organizadores a cota ouro de patrocínio.

Iniciativa conjunta deste Jornalistas&Cia com o portal Neo Mondo, o site 1 Papo Reto e a Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação (Rede JP), o Prêmio tem entre seus principais objetivos apoiar a diversidade no jornalismo, valorizar a presença dos jornalistas negros e negras nas redações do País e associar-se à luta antirracista, essencial para a reparação das injustiças que têm como origem os preconceitos e a discriminação racial ainda presentes, inclusive de forma estrutural, na sociedade brasileira.

“O espaço privilegiado do Itaú Cultural dialoga com muitos dos valores compartilhados pelos organizadores do Prêmio. Afinal, tem abrigado eventos que celebram a importância e o talento de brasileiras e brasileiros em geral, com destaque para integrantes da comunidade afro”, destaca Rosenildo Ferreira, fundador e editor-chefe do site de notícias 1 Papo Reto.

Outro destaque da premiação, conforme esclarece Oscar Luiz, presidente do Instituto Neo Mondo, é a preocupação com a agenda ESG, tendo em vista o próprio espírito do projeto e das organizações que o realizam: “Temos de dar o exemplo e por isso todo o ciclo do projeto será Carbono Neutro, conforme atestado por GSS Carbono e Bioinovação”.

Prêmio destaca profissionais e veículos

Realizado em dois turnos de votação – o primeiro de livre indicação e o segundo para a definição dos vencedores –, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira homenageia e distingue tanto profissionais quanto veículos de comunicação.

No caso dos profissionais, a premiação contempla as seguintes categorias:

  • TOP 50 Brasil – destacando os profissionais de redação que produzem conteúdo
  • TOP 5 Imagem/Vídeo – destacando os profissionais fotógrafos e cinegrafistas
  • Campeões Regionais – destacando, entre os TOP 50 Brasil, os profissionais mais votados em cada uma das cinco regiões do País (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)

No caso dos veículos, premia:

  • Veículos Gerais TOP 5 – categoria focada nos veículos de todas as plataformas informativas que tenham a pauta racial como prioridade editorial
  • Veículos Liderados por Jornalistas Negros TOP 5 – categoria focada nos veículos liderados por jornalistas negros que tenham a pauta racial como prioridade editorial

Todos os eleitos receberão Certificado de +Admirado e serão convidados para a cerimônia de premiação, ocasião em que serão anunciados os TOP 10 e o Pódio Brasil, entre os profissionais de redação que produzem conteúdo, além dos campeões regionais e dos campeões das categorias Imagem/Vídeo, Veículos Gerais e Veículos Liderados por Jornalistas Negros.

A iniciativa tem ainda três premiações especiais: os troféus Tim Lopes, concedido à Revelação do Ano; Glória Maria, à Personalidade do Ano; e Luiz Gama, ao Decano e à Decana do Jornalismo do Ano.

Leia também: Primeiro turno do Top Mega Brasil termina neste domingo (7/7)

Primeiro turno do Top Mega Brasil termina neste domingo (7/7)

Primeiro turno do Top Mega Brasil termina neste domingo (7/7)

O primeiro turno de votação do TOP Mega Brasil encerra-se neste domingo, 7 de julho. Até lá será possível indicar as agências de comunicação e os executivos de comunicação corporativa (só os das empresas clientes e outras organizações) de qualquer região do País.

Dessa votação sairão os finalistas que concorrerão no segundo turno aos TOP 10 Brasil e aos TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sempre nas duas verticais (Agências e Executivos).

A festa de premiação, que reunirá todos os vencedores e na qual serão conhecidos os campeões regionais e o Pódio Brasil (os três primeiros colocados entre as agências e entre os executivos), será realizada em 28 de agosto, na Unibes Cultural, véspera da abertura da 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

Outras informações pelos e-mails brunavalim@megabrasil.com.br ou clarafrancisco@megabrasil.com.br.

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Saúde de profissionais de Comunicação se agrava, aponta Conselho

Cristiane Reimberg, José Antonio de Jesus da Silva, Roseniura Santos e Hélio Neves na audiência do CCS (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
* Por Katia Morais, correspondente de Jornalistas&Cia no DF

 

As condições de saúde física e mental dos profissionais da área de Comunicação estão sendo agravadas nas últimas décadas, corroboradas pelas atuais organizações do trabalho e pela ausência de normas específicas. As afirmações são do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, durante audiência pública nesta 2ª feira (1/7).

No debate, foram apontados problemas que, segundo os participantes, são recorrentes e significativos, como flexibilização dos direitos trabalhistas, baixa remuneração, pressão e jornadas exaustivas.

De acordo com o conselheiro José Antônio de Jesus da Silva, que requereu a audiência e a presidiu, os problemas relatados como frequentes para os jornalistas também acontecem com radialistas, cinegrafistas e outros profissionais da comunicação. “O ambiente de trabalho nos adoece, nos enfraquece, nos pressiona. A gente precisa discutir no Congresso Nacional o impacto que essas pressões nos trazem no dia a dia”, afirmou.

Na ocasião, a também Analista em Ciência e Tecnologia da Fundacentro, Cristiane Reimberg apresentou os resultados da pesquisa que realizou em 2015 na USP, quando estudou a saúde dos profissionais da imprensa.

De acordo com Maria José Braga, conselheira e diretora da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e do Sindicado dos Jornalistas de Goiás, a situação continua preocupante. “Não estamos conseguindo estabelecer as normas ou estabelecer mecanismos de cumprimento e de fiscalização das normas para minimizar os impactos dessa mudança da organização do trabalho na saúde da classe trabalhadora”, enfatizou.

Já o conselheiro Davi Emerich apontou que é preciso equacionar a questão do apoio à saúde do trabalhador, “jogando pesado no fortalecimento do SUS como sistema ou criando mecanismos para que o trabalhador, mesmo que em relações precárias de trabalho, possa ter acesso a algum plano de saúde que pelo menos o cubra no exercício daquele trabalho específico que ele está fazendo”.

A Hora ocupará lacuna deixada pelo Diário Popular no RS

Redação do A Hora do Sul visita sede do Grupo em Lajeado (Foto: Felipe Neitzke)

O Grupo A Hora, que na última semana completou 22 anos de atuação no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, anunciou a expansão de suas atividades para Pelotas e toda a região Sul do Estado. De olho no espaço aberto com o encerramento das atividades do Diário Popular, tradicional jornal que circulou por 133 anos na Região, o grupo lançará no próximo sábado (6/7) A Hora do Sul.

Com versões digital e impressa, veiculada diariamente de segunda-feira a sábado, a nova publicação contará inicialmente com uma equipe de mais de 50 profissionais, distribuídos pela central de jornalismo, departamentos comerciais, logístico e administrativo. Boa parte destes profissionais, inclusive, fazia parte do time do Diário Popular, entre eles Régis Martin Nogueira, que será o diretor executivo da nova publicação.

Além dele, também já estão confirmados os nomes do editor-chefe Lucas Casarin Kurz e do editor de Digital Henrique Risse, dos repórteres Ana Claudia Dias, Cíntia Piegas, Douglas Dutra, Fernando Rascado, Gustavo Pereira, Heitor Araújo, Jô Folha, João Pedro Goulart e Victoria Fonseca, e dos diagramadores Guilherme Bueno e Luis Arthur Capra Juliani.

“Lamentamos muito o fechamento do Diário Popular, um jornal que se confundia com a história da região Sul”, destacou o diretor editorial e de produtos do Grupo A Hora Fernando Weiss. “Mas é justamente ali que nasce a oportunidade, pois Pelotas, Rio Grande e cidades vizinhas tem uma cultura muito orientada a leitura de jornal. Valorizam conteúdo jornalístico profissional e de valor. Abrir uma unidade em Pelotas é um passo importante. Ele potencializa nossa marca estado afora”.

Redação do A Hora do Sul visita sede do Grupo em Lajeado (Foto: Felipe Neitzke)

O início das atividades será um dia antes do 212º aniversário de Pelotas, comemorado em 7 de julho. A cobertura da região Sul inicia por meio do jornal e do portal, abrangendo 20 cidades. Juntas, elas somam mais de um milhão de habitantes.

TRE-SP tranca inquérito contra Artur Rodrigues e Joaquim de Carvalho

TRE-SP tranca inquérito contra Artur Rodrigues e Joaquim de Carvalho
Crédito: Tingey Injury Law Firm/Unsplash

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu em 27/6 encerrar um inquérito contra Artur Rodrigues, da Folha de S.Paulo, e Joaquim de Carvalho, do Brasil 247. A investigação estava em andamento devido à publicação de reportagens sobre o tiroteio ocorrido em Paraisópolis, durante a campanha do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em 2022, que resultou na morte de Felipe Silva de Lima.

Em decisão unânime, o tribunal afirma que não houve fundamentos para continuar com o procedimento penal. O promotor Fabiano Augusto Petean havia alegado que os jornalistas divulgaram desinformações que afetariam o eleitorado; contudo, a publicação referia-se ao fato de a equipe do governador ter pressionado um cinegrafista a apagar os registros do episódio.

O advogado Fernando Fernandes, responsável por defender Joaquim de Carvalho, utilizou a liberdade de imprensa em defesa dele: “A defesa que fizemos não é a do Joaquim de Carvalho apenas. Vai muito além dele. Defendemos nesta ação a liberdade de imprensa e, por isso, esta é uma vitória da sociedade, que vê fortalecido um dos pilares do Estado democrático de Direito”.

A decisão descarta a realização de uma audiência para um acordo de não persecução penal, inicialmente proposta pelo Ministério Público. Os advogados de Carvalho negaram, uma vez que, aceitá-lo também envolveria aceitar a existência de um crime.

Além de Fernando Fernandes, fazem parte da equipe de advogados Henrique Attuch, Guilherme Marchioni, Otávio Bazaglia e Kayo Sant’Anna. Nas redes sociais, Joaquim agradeceu aos profissionais e comemorou o resultado: “Não cometi crime algum. Fiz jornalismo. Vitória da liberdade de expressão”.

Leia também: Einstein passa a validar respostas de Alexa sobre condições de saúde

Einstein passa a validar respostas de Alexa sobre condições de saúde

Em uma nova e ousada iniciativa de comunicação, o Hospital Israelita Albert Einstein passa a “assinar” explicações dadas pela assistente virtual Alexa sobre diferentes condições de saúde. A partir de uma iniciativa conjunta, conteúdos sobre diferentes doenças − como causas, sintomas e formas de prevenção − passam a ter, a partir de agora, a chancela de especialistas do hospital.

Segundo informa o comunicado distribuído pelo Einstein, “as informações chanceladas perpassam por áreas como neurologia, infectologia, cardiologia, oncologia, gastroenterologia, ginecologia, doenças autoimunes e reumatológicas, além de saúde ocular e mental”.

Já são, nesse primeiro momento, mais de 900 os conteúdos disponíveis validados pelo Einstein, com assuntos definidos a partir dos temas mais consultados pelos brasileiros nos sites de busca. Assim, ao questionar a assistente virtual sobre um determinado tema, Alexa citará que a resposta tem como fonte o Hospital Israelita Albert Einstein.

Debora Pratali
Debora Pratali

Sobre a iniciativa, Debora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein, diz que a organização acredita que, munida de conhecimento, a população torna-se mais preparada para gerir sua saúde: “A disseminação de informação confiável e de qualidade é um compromisso de longa data da organização e quem ganha, no final, é o usuário. Quando falamos em inteligência artificial, é fundamental que se garanta uma base de dados segura – e é esse o papel do Einstein nessa iniciativa”.

O ganho é recíproco, pois também fortalece a atuação da assistente virtual, como explica Talita Bruzzi Taliberti, country manager de Alexa no Brasil: “Oferecer experiências em que nossos clientes possam confiar é fundamental. Essa colaboração com o Einstein reitera esse compromisso ao fornecer informações referendadas para consultas recorrentes. Seguimos evoluindo a experiência com Alexa em linha com as necessidades e funcionalidades para o bem-estar das pessoas”.

Até o final de 2024, a expectativa é que estejam disponíveis mais de 1.500 temáticas validadas pelo Einstein para a assistente virtual. Os assuntos de saúde não contemplados na iniciativa seguem sendo informados normalmente por Alexa, com créditos às respectivas fontes de informação.

Anunciados os vencedores do 3º Prêmio SRCG de Agrojornalismo

O Sindicato Rural de Campo Grande, em parceria com a Agro Agência e Assessoria, premiou em 22/6 os vencedores do 3º Prêmio SRCG de Agrojornalismo. A iniciativa tem como objetivo reconhecer reportagens de destaque que abordem inovações sustentáveis na cadeia produtiva do agronegócio no Mato Grosso do Sul.

Em Jornalismo Impresso o primeiro lugar ficou com Ariosto Mesquita, do Jornal Agroin, com a reportagem Os “pais” da ILP tropical brasileira; em Radiojornalismo o vencedor foi Carlos Guilherme, da Band FM Grande Dourados, com o trabalho Em nova era tecnológica, agricultura de precisão é protagonista no meio rural; na categoria Webjornalismo o prêmio principal foi entregue a Aliny Mary Dias, do site Midiamax, autora da reportagem Onda amarela que mobilizou multidão, girassol movimenta o campo e alimenta com saúde em MS; e em Telejornalismo a dupla Eder Campos e Marcos Rivany, do SBT MS, ficou com o primeiro lugar, com o trabalho Pecuária sustentável ganha força do Estado e garante aumento da produção.

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