A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), através do projeto Defensores Ambientais, oferecerá apoio financeiro a jornalistas interessados em desenvolver reportagens investigativas sobre a Amazônia Legal. Serão selecionadas três propostas de pauta, cada uma recebendo até R$ 15 mil para a realização das matérias. Interessados devem consultar o regulamento e se inscrever até 27 de agosto.
Os três jornalistas selecionados receberão, além do financiamento, mentoria e suporte técnico de especialistas indicados pela Abraji. As propostas devem abordar temas como desmatamento, mineração ilegal, crimes ambientais, e impactos em biodiversidade e populações locais.
Os participantes devem elaborar um plano de segurança em campo, além de orçamento com todos os custos da produção. A seleção dará preferência a profissionais que residam e atuem na Amazônia Legal. O resultado será divulgado em 4 de setembro.
A entidade também está recrutando mentores para apoiar os jornalistas selecionados no programa. Os mentores devem estar disponíveis para responder a dúvidas e oferecer orientações rápidas durante o processo de produção das reportagens. A mentoria terá uma carga de 10 horas até janeiro de 2025, quando as reportagens serão publicadas, com remuneração de R$ 5 mil por todo o período.
As inscrições para mentoria vão até 16 de agosto e devem ser feitas aqui.
- Leia também: De quem é a culpa pela violência da extrema direita no Reino Unido? Não é só das redes sociais