25.4 C
Nova Iorque
domingo, agosto 17, 2025

Buy now

Início Site Página 1019

Fora da Abril, Ricardo Anderáos foca em sua empresa, a Latitude 0O

Incluído no corte que a Editora Abril fez às vésperas do feriado de Corpus Christi, o diretor Editorial do Brasil Post Ricardo Anderáos agora foca sua atenção na empresa de comunicação digital Latitude 0O, na qual é sócio de Guilherme Werneck, com quem trabalhou no caderno Link do Estadão e na MTV Brasil. Criada em 1995, a Latitude hoje tem clientes como Odebrecht Ambiental e Plataforma Brasileira de Política de Drogas. “Nos últimos 20 anos, prestamos consultoria, fizemos gestão de mídias sociais e criação de web/mobile sites para instituições como Sesc SP, Tok & Stok, Ministério das Relações Exteriores e Senac, entre outras”, disse Anderáos a J&Cia. Recentemente, a empresa fechou parceria com a Trip para mudanças na produção de conteúdo digital da editora. “É tudo o que posso falar por hora”, despistou. Entretanto, Paulo Lima, diretor da Trip Editora, disse a J&Cia que a empresa “está trabalhando com a Latitude e com Bia Granja em várias ideias, para que haja uma aceleração/expansão das muitas frentes digitais e eletrônicas nas quais já atuamos há vários anos”. Segundo ele, só em 2014 a Trip desenvolveu, por exemplo, mais de 300 trabalhos em vídeo para as marcas próprias ou para grandes clientes: “Da tevê aberta ao youtube, as plataformas digitais/eletrônicas têm sido naturalmente cada vez mais alvo da energia da equipe, seja por estratégia  ou pela própria demanda dos nossos clientes e do nosso público”. Fernando Luna, diretor Editorial da Trip, informou que o projeto em curso é bem maior do que uma modificação no site: “Não é simplesmente criar um site novo. É transformar o processo de produção de conteúdo, dando protagonismo ao digital. Isso inclui desenvolver novos fluxos de trabalho e novas habilidades”. Luna garante que, com os novos processos, não serão deixadas de lado a relevância e a inovação do conteúdo: “Só há uma coisa mais importante do que usar muito bem todos os meios: a mensagem. O conteúdo precisa ser capaz de mobilizar, informar e emocionar o internauta, telespectador ou leitor”. Sobre a saída da Abril, Anderáos informou que sua vaga foi fechada no pacote de reestruturação da empresa, que incluiu eliminação de postos de trabalhos, demissões e venda de títulos. Disse ainda que “a parceria entre o Huffington Post e a Abril prossegue, sem a minha presença. A operação editorial continua sendo tocada pelo editor-chefe Diego Iraheta, agora se reportando a Alecsandra Zaparolli, que vai coordenar as marcas associadas a lifestyle na Abril. Como a decisão de minha demissão deveu-se exclusivamente à necessidade de enxugamento de custos da Abril, e dado o excelente relacionamento que mantenho com o estafe do Huffington Post internacional, continuo colaborando com o Brasil Post, agora como mais um blogueiro da rede de quase 800 colaboradores que ajudei a criar no Brasil”.   No facebook Em sua página do facebook, Anderáos comentou sua saída de Abril com o print de uma matéria do prórpio Brasil Post, intitulada Desemprego Recorde. Na imagem, incluiu seu cartão funcinal da Abril, ainda dos tempos da MTV. A manchete do Brasil Post (que continua sem minha presença) é simbólica deste momento em que saio da Abril e entrego meu crachá, ainda dos tempos da extinta MTV Brasil. É hora de me voltar com todas as forças a minha velha e boa www.latitude.com.br com o sócio Guilherme Werneck Se você que está lendo este post conhece alguém precisando dois caras foda na comunicação em plataformas digitais, indique a gente! Muito obrigado Abril por tudo que aprendi, com destaque para meus padrinhos Helena Bagnoli, Manoel Lemos e Victor Civita. Tks to The Huffington Post, with a special hug to Arianna Huffington, Nicholas Sabloff and Koda Mike Wang.         Ainda sobre as demissões Os sindicatos dos Jornalistas e dos Administrativos fizeram assembleia conjunta na noite do próprio dia 2/6, data em que ocorreram as demissões. Segundo o Sindicato dos Jornalistas, foi a primeira vez que as entidades representativas desses dois segmentos de trabalhadores se uniram. Na negociação realizada em 3/6, a Abril confirmou a demissão de 31 jornalistas e de 80 funcionários administrativos. Na reunião, os dirigentes sindicais, ainda segundo o SJSP, mostraram preocupação com os empregos e repudiaram as dispensas, pois a empresa já havia demitido 16 jornalistas em abril e 37 em maio, que, somados aos dessa semana, totalizam 84 demitidos. Quanto aos administrativos, o quadro ainda é pior: 97 demissões desde abril, totalizando 177 com as recentes. No total, 261 trabalhadores sem emprego em menos de dez semanas. Na assembleia, as entidades sindicais decidiram apresentar à Editora Abril uma pauta unificada composta por três pontos fundamentais: Proibição de demissões por três meses (estabilidade no emprego); Rescisão com pagamento de dois salários para os demitidos; Extensão do plano de saúde aos demitidos por seis meses. Além disso, o pagamento de todos os direitos trabalhistas, como aviso prévio, 13º salário proporcional, férias, adicionais e demais obrigações legais.

Evan Smith, Leão Serva e Matías Molina também estão confirmados no 10º Congresso da Abraji

Evan Smith, editor-chefe, diretor e cofundador do jornal independente e sem fins lucrativos Texas Tribune, participará da sessão especial Jornalismo sem fins de lucro, sustentável e próspero – o caso de êxito do Texas Tribune, em 2/7, das 11h às 12h30, no 10º Congresso da Abraji.

Smith mostrará como funciona o novo modelo de jornalismo sem fins lucrativos, rentável e próspero, com base no que tem vivenciado no Texas Tribune, criado em uma época de crise nos EUA, quando houve queda brusca no faturamento dos jornais, gerando demissão em massa de jornalistas e prejudicando a cobertura de temas de interesse público.

Quem também marcará presença no evento é Leão Serva, que ao lado de Matías Molina comandará o painel Jornais no Brasil: passado, presente. E algum futuro?, em 4/7, das 14h às 15h30. Molina apresentará as descobertas que fez após décadas de pesquisas sobre como se desenvolveu o jornalismo no Brasil, reunidas em seu livro História dos jornais no Brasil (Companhia das Letras), e discutirá sobre o futuro desse meio de comunicação juntamente com Serva, autor de A desintegração dos jornais (Reflexão).

Leão diz acreditar que “o jornal do futuro deve se inspirar em aspectos dos jornais do passado” e reforça ainda que sua abordagem é fruto da reflexão que tem feito com Marco Sabino na SA Y, empresa do grupo SA Kreab em que é sócio.

7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão anuncia vencedores

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão divulgou em 2/6 as pautas vencedoras de sua sétima edição, da qual participaram 232 estudantes, orientados por 91 professores de 71 escolas de comunicação de 17 Estados. As vencedoras foram: 6 e 7 de março de 2015: a história das 10 mortes da região do Parque Santo Antônio, zona sul de São Paulo, contada em mais de uma lauda Equipe: Lucas Vicente Torres Martins, Mateus Vasconcellos Nogueira Carvalho e Marcelo Rodrigues Santos de Souza Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) Professora orientadora: Denise C. Paiero Formato: revista O caso do Jornal Já – instrumento de censura, dano moral oferece risco de extinção a pequenas publicações Estudante: Joyce Heurich Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (São Leopoldo/RS) Professora orientadora: Luciana Kraemer Formato: documentário de TV Margaridas não se calam Equipe: Agnes Sofia Guimaraes Cruz e Letícia Ferreira Leite de Campos Instituição: Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP (Bauru/SP) Professor orientador: Danilo Rothberg Formato: Web Documentário Cada um dos projetos vencedores receberá o apoio de um jornalista mentor, indicado pelo Instituto Vladimir Herzog, que auxiliará na produção da matéria proposta, e esta deverá ser entregue até 20 de setembro.

Fórum aborda histórias contadas nas redes sociais

A nona edição do Fórum Permanente de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória, que será realizada na próxima 3ª.feira (16/6), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, debaterá histórias de vida contadas nas redes sociais. Com o tema Novas Mídias, Novas Histórias, o debate conduz os convidados Iara e Eduardo Xavier (Caçadores de Bons Exemplos), Vinicius Lima (SP Invisível) e Semayat Silva e Oliveira (Nós, Mulheres da Periferia) a compartilhar suas experiências na construção e registro da memória no contexto das mídias digitais, sob o ponto de vista da emoção e do senso crítico. O debate será mediado por Paulo Nassar, mestre e doutor em Ciências da Comunicação e diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).  O evento é uma iniciativa de Aberje, ECA-USP, Grupo de Estudo de Novas Narrativas, Museu da Pessoa e Memória Votorantim. Inscrições gratuitas pelo www.aberje.com.br/forum, até as 12h do dia 12 de junho. As vagas são limitadas.   SERVIÇO: 9º Fórum Permanente de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória Data: 16 de junho (3a.feira) Horário: das 8h30 às 12h Local: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo (parque do Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo, SP)

Mulher queima com cigarro o rosto de repórter do Channel 9

A repórter do Channel 9 Alex Bernhardt, que recebeu um balde de água fria em tentativa de entrevista no ano passado, foi novamente retaliada. Desta vez, teve seu rosto queimado com cigarro. Alex tentava entrevistar, em frente ao tribunal de Caboolture (Austrália), a amiga de um homem acusado de homicídio. Insatisfeita com a abordagem, a mulher – que estava fumando – queimou o rosto da repórter com o cigarro. Apesar do susto, Alex teve apenas uma queimadura leve, e a agressora foi indiciada por perturbação pública. Confira a agressão no vídeo abaixo:  

Depois de anunciar ida para o SBT, Acelerados reforça equipe com César Tizo

Um importante reforço chegou na última semana à equipe do Acelerados. Após sete anos na Motorpress, o editor-executivo da revista Carro César Tizo deixa a editora e encara agora um novo desafio: desde 1º/6 ele é o responsável pela gestão do novo projeto do canal de Gerson Campos, Cassio Cortes e Rubens Barrichello com o SBT. “Com a nossa ida para a tevê aberta precisávamos de um profissional experiente e organizado para gerir o projeto, mas que topasse a aventura e tivesse, como se diz, ‘sangue nos olhos’”, destaca Gerson. “Ficamos muito contentes em poder trazê-lo para a equipe. Além disso, é mais uma cabeça automotiva nos ajudando a fazer um programa voltado, antes de tudo, para o entusiasta”. Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, César começou a carreira como estagiário na própria Fundação e foi colaborador do site Autoestrada, de Jorge Meditsch, antes de chegar em 2008 à Motorpress, como repórter do Carro Online. Por lá, foi promovido à editor assistente da revista Carro, onde mais tarde assumiu o posto de editor executivo. “Vários motivos colaboraram para eu topar o desafio, o primeiro é a possibilidade de trabalhar com tevê, mídia com que ainda não tive contato. O segundo, o crescimento da importância de vídeos e conteúdo audiovisual na internet também pesaram a favor”, comenta César, que passa a atender pelo cesar@acelerados.tv.

Vaivém das Redações!

Veja o resumo das mudanças que movimentaram nos últimos dias redações de Rio de Janeiro e Minas Gerais: Rio de Janeiro Jeferson Ribeiro deixou em maio a agência Reuters em Brasília e está agora no Rio, na editoria de País de O Globo. Entrou na vaga aberta com a transferência de Leila Youssef, que passou para a editoria Rio do jornal.    Minas Gerais O Diário do Comércio começou a produzir conteúdo exclusivo para a coluna DC Notícias no portal do jornal. Os responsáveis são Thayane Ribeiro (thayaneribeiro@diariodocomercio.com.br), Carla Silva (carlasilva@diariodocomercio.com.br) e Breno Campos (brenocampos@diariodocomercio.com.br). A coluna aborda assuntos variados, dentre eles economia, gestão de negócios, tecnologia, turismo, veículos e entretenimento.   Lygia Calil, responsável pelo caderno Gastrô de O Tempo, estará de férias até 1º de julho. Nesse período, Rafael Rocha (ex-Veja BH) fica no lugar dela e recebe sugestões de pauta no orafarocha@gmail.com.   Na rádio Inconfidência, quem está de férias até 10/6 é Pedro Henrique Vieira, substituído por Velise Maciel nos programas Boa Cia. e Disco da Semana. Sugestões e pedidos devem ser enviados para velisemacieal@inconfidencia.com.  

Jorge Lanata falará sobre o caso Nisman no 10º Congresso da Abraji

O argentino Jorge Lanata vem ao Brasil para participar do painel O caso Nisman e jornalismo investigativo na Argentina, em 3/7, das 16h às 17h30, no 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, com mediação de Daniela Pinheiro, repórter da revista piauí. Muito conhecido em seu país, Jorge é colunista do Clarín, apresentador do DDT – programa de tevê que aborda notícias atuais da Argentina – e encabeça o Periodismo para Todos, tratando de temas ligados ao jornalismo investigativo, atualidades e entrevistas políticas. No painel, ele falará sobre as facetas que envolvem a morte do promotor Alberto Nisman, no começo de 2015, poucos dias depois de apresentar uma denúncia contra a presidente Cristina Kirchner e o ministro das relações exteriores Héctor Timerman. Jorge abordará ainda os desafios de fazer jornalismo investigativo em um país onde a circulação de informações é truncada. O Congresso da Abraji tem apoio de divulgação deste Portal dos Jornalistas e do informativo Jornalistas&Cia.

Pulitzer Center oferece bolsas para projetos de reportagens

O Pulitzer Center on Crisis Reporting aceita propostas de projetos de jornalistas, escritores, fotógrafos, produtores de rádio, cineastas ou freelancers interessados em cobrir internacionalmente populações que aparecem pouco na mídia. O programa financiará os custos de viagens internacionais associados a projetos de reportagens, oferecendo valores de bolsas de viagem individuais que podem variar de acordo com o projeto e planejamento do orçamento detalhado. A maioria dos prêmios está na faixa de US$ 5.000 a US$ 15.000. O candidato deve provar que sua matéria será distribuída nos Estados Unidos ou Europa. As inscrições podem ser feitas durante todo o ano.

40º Imprensa na Escola da ESPM abre inscrições

A ESPM abriu inscrições para a 40ª edição do curso gratuito Imprensa na Escola, em 23 e 24/6, das 8h30 às 13h, no campus Francisco Gracioso (rua Dr. Álvaro Alvim, 123), em São Paulo. Desenvolvida pela professora Letícia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios ESPM, e Marcelo Pimenta, professor de Gestão da Inovação da Pós-graduação da ESPM-SP, esta edição do curso terá como tema empreendedorismo, e abordará tópicos como incubação, inovação, crowdfunding, crowdsourcing e Net Explo/Unesco. Inscrições com Gislaine Felipe, pelo gislaine.felipe@spga.com.br ou 11-3078-2104. A inscrição será efetivada após a confirmação da vaga e o preenchimento da ficha.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese