A décima edição da Mostra SP de Fotografia homenageia o fotojornalista Lilo Clareto, falecido em 21 de abril do ano passado, em decorrência da Covid-19. O evento retorna às ruas da Vila Madalena, após um hiato de dois anos, com o tema Amazônia Viva.

Lilo trabalhou por 20 anos ao lado de Eliane Brum, a mais premiada jornalista de 2021 e da história. Desde 2017, após mudar-se para Altamira, no Pará, buscou abordar a defesa da Amazônia e do meio ambiente em seus trabalhos.

Aberta nessa terça-feira (25/1), dia do 468° aniversário da cidade de São Paulo, a mostra distribui 16 trabalhos de fotógrafos de diversas regiões do Brasil por galerias, lojas, restaurantes e muros do bairro. Além de Clareto, participam da edição Alessandra França, Ana Mendes, Anderson Souza, Araquém Alcântara, Christian Braga, Edu Simões, Gisele Martins, Levi Bianco, Mauricio Lima, Paula Marina, Raphael Alves, Renato Soares, Rodrigo Petrella, Rogério Assis e Victor Moriyama. Os curadores são Fernando Costa Netto, Mônica Maia, Leão Serva, Ivana Debértolis e Paulina Chamorro.

“Antes da pandemia, quando iniciamos as conversas sobre o tema da mostra 2020, a Amazônia era consumida pelo fogo em milhares de pontos”, disse Fernando Costa Netto. “O desmatamento atingia picos inéditos. O desmantelamento dos órgãos de controle e monitoramento, o fogo, a expansão dos garimpos ilegais, os ataques aos guardiões ancestrais, mais que dobraram. Dentro desse cenário, escolhemos prestar uma homenagem a nossa extraordinária floresta e a toda a forma de vida”.

Além da visitação gratuita às exposições, a mostra terá um ciclo de conversas com Bruno Kelly e convidados, visita guiada e o lançamento do livro O Retrato da Fotografia Brasileira, do fotógrafo Ale Ruaro. Catálogos com mapa das instalações e endereços podem ser retirados na ZIV Galeria (rua Afonso Gonçalo, 119, Beco do Batman) ou no Bar do Beco (rua Aspicuelta, 17). Ver também no Facebook.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments