A Microsoft demitiu ao menos 50 jornalistas de suas equipes nas plataformas Microsoft Notícias e MSN.com, que serão substituídos por uma Inteligência Artificial que “procura, processa, filtra e sugere as histórias que devem ser transmitidas”. A informação é do Olhar Digital.
Boa parte dos funcionários demitidos fazia parte da divisão SANE, que reúne os setores de pesquisa, anúncios, notícias e Edge (seu navegador). A ideia agora é confiar a uma IA a tarefa de selecionar o conteúdo e notícias apresentadas em suas plataformas.
Um porta-voz da Microsoft declarou que a medida não está relacionada à pandemia do coronavírus: “Como todas as empresas, avaliamos nossos negócios regularmente. Isso pode resultar em aumento do investimento em alguns lugares e, de tempos em tempos, reimplantação em outros”.
Segundo o jornal Business Insider, as primeiras demissões ocorreram na última sexta-feira (29/5), nos Estados Unidos: cerca de 50 funcionários. O jornal britânico The Guardian contou que 27 demissões ocorreram na sede da empresa na Inglaterra.
Um ex-funcionário não identificado da Microsoft fez a seguinte declaração: “Eu passo todo o meu tempo lendo sobre como a automação e a IA vão assumir todos os nossos trabalhos, e aqui estou: a IA assumiu o meu trabalho”.