Luís Nassif, diretor e fundador do Jornal GGN, receberá na próxima sexta-feira (14/11) o título de Cidadão Paulistano, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo a pessoas não nascidas em São Paulo que prestaram serviços importantes ao município nas áreas social, cultural, econômica, entre outras.
A iniciativa, do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB), visa a homenagear o trabalho e a carreira de Nassif no jornalismo brasileiro. A cerimônia de entrega será em 14/11, às 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, 8º andar – Bela Vista). Ao final do evento, haverá um sarau, com direito a “palhinha” de Nassif, que é também músico.
Esta não é a primeira vez que um jornalista recebe o título de Cidadão Paulistano. Antes de Nassif, também foram homenageados Milton Neves (nascido em Muzambinho-Minas Gerais) em 2003, Márcio Canuto (nascido em Maceió-Alagoas) em 2008, Audálio Dantas (nascido em Tanque d’Arca-Alagoas) em 2008, José Trajano (nascido no Rio de Janeiro) em 2011, Gary Neeleman (nascido em Utah-Estados Unidos) em 2015 e mais recentemente Frei Betto (nascido em Belo Horizonte-Minas Gerais) em maio de 2025.
Natural de Poços de Caldas (MG), Nassif teve seu primeiro contato com a carreira de jornalista aos 13 anos, editando o jornal do Grupo Gente Nova em sua cidade natal. Passou por jornais locais até se mudar para São Paulo para estudar. Foi estagiário da revista Veja, sendo efetivado em 1971. Três anos depois, em 1974, tornou-se repórter de Economia da revista. Formou-se pela ECA-USP em 1976.
Em 1979, assinou com o Jornal da Tarde, como pauteiro e chefe de Reportagem de Economia. Lá, foi responsável pela criação da seção Seu Dinheiro e o caderno Jornal do Carro. Em 1983, foi para a Folha de S.Paulo, onde criou a seção Dinheiro Vivo e participou do projeto de criação do Datafolha. Atuou também como colunista de Economia no jornal. Na década de 1980, apresentou ao lado de Paulo Markun e Sílvia Poppovic, o programa São Paulo na TV, umas das primeiras experiências de produção independente na tevê aberta brasileira, produzido pela Editora Abril e veiculado pela TV Gazeta.
Foi comentarista de Economia na Bandeirantes e na TV Cultura. Em 1987, venceu o Prêmio Esso na categoria Principal, pela série de reportagens em que abordou diversos aspectos da edição do Plano Cruzado. Em 2013, fundou o Jornal GGN, com o slogan O Jornal de Todos os Brasis.
- Leia também: SportsCenter, da ESPN, entra no Guinness Book por maior distância percorrida em programa de TV









