Vinícius Sassine

    Vinicius Jorge Carneiro Sassine, natural de Goiás, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

    Trabalhou por vários anos no jornal O Popular, de Goiânia, na editoria de Cidades. Seguiu para Brasília onde em 2010 passou à editoria de Brasil do Correio Braziliense. Ficou lá por dois anos no Correio, tendo ali, em 2011, conquistado um Prêmio Esso. Deixou o Correio em junho de 2012 e foi para a sucursal de O Globo, em Brasília.

    Atua em reportagens investigativas e ambientais e, a partir de 2006, venceu vários prêmios regionais e nacionais de Jornalismo. Somente em 2011 venceu o Prêmio Esso de Jornalismo e conquistou mais três prêmios de jornalismo.

    Recebeu o Prêmio J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade com três trabalhos: Angra sob suspeita, A morte no berço das águas e Código Florestal em causa própria, publicadas pelo Correio Braziliense em 2011.

    O Prêmio Esso de Jornalismo 2011 ao anunciar os finalistas de sua 56ª edição indicou Vinicius Sassine duas vezes, com A morte no berço das águas e O trabalho fracassa o combate às mortes no parto, publicados pelo Correio Braziliense. Vinícius ficou entre os seus vencedores da ‘categoria Centro Oeste’.

    Ganhou no mesmo ano o Prêmio Embratel na ‘categoria Regionais, Centro-Oeste’ com Edson Luiz, dupla do Correio Braziliense. A reportagem vitoriosa foi A pobreza extrema no quintal de Dilma, que revelou a existência de invasões e acampamentos próximos aos espaços de poder por onde circula a presidente.

    Em outubro a ExxonMobil anunciou Vinícius entre os finalistas para disputar a final do Prêmio Esso 2012, e em 12 de dezembro divulgou a classificação dele na ‘categoria, Informação científica, tecnológica ou ambiental’ com o trabalho O Mal Esquecido publicada pelo Correio Braziliense.

    Em 2013 a Comissão de Seleção do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade anunciou a reportagem O desafio dos parques nacionais entre os trabalhos vencedores da 4ª edição do prêmio, na categoria ‘Mídia Regional Sudeste’, obra produzida por Flávia Milhorance, com Renato Grandelle e Vinicius Sassine (O Globo – RJ).

    Ainda em 2014 viriam mais dois prêmios: o 1º Prêmio ABP de Jornalismo, Associação Brasileira de Psiquiatria, desta vez com o trabalho Retratos da vida insana no cárcere, na categoria Impresso, publicado pelo O Globo; e o Prêmio Esso que foi para Vinícius ao lado de José Casado, Danielle Nogueira e Eduardo Bresciani, na categoria ‘Esso de Reportagem’, com o trabalho Farra de Aditivos na Refinaria Abreu e Lima, publicado no jornal O Globo.

    É coautor do livro Caminhos da Reportagem, sobre o jornalismo e seus bastidores, obra produzida com Deire Assis e Rogério Borges publicado pela Canone Editorial, 2010.

    No início da trajetória da conquista de tantos prêmios Vinícius foi agraciado com a Comenda dos Ipês pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás pelo trabalho que vinha desenvolvendo como repórter do jornal O Popular e “como um estímulo muito grande para continuar desenvolvendo ações em proteção ao Meio Ambiente”. Deu certo.

    A maioria dos prêmios recebidos por Vinícius Sassine estão na ‘Linha do Tempo’ deste perfil. Em 2015 Sassine aumenta a bagagem com mais um prêmio: venceu em maio de 2015 o Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos com a reportagem Retratos da vida insana no cárcere, publicada pelo jornal O Globo.

     

     

    Atualizado em maio/2015  – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 999

    http://deireassis.wordpress.com/carreira/obra-publicada/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=708

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1917