Teodomiro Braga

    Teodomiro Braga da Silva nasceu em Ceres (GO), em 31 de janeiro de 1952. Formou em Jornalismo na primeira turma do curso de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

    O primeiro emprego no Jornalismo foi como estagiário do Jornal do Brasil, onde posteriormente foi contratado. Foi correspondente de O Globo, em Londres, e do Jornal do Brasil, em Washington. Pelo JB foi também diretor das sucursais de Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

    Durante a ditadura militar, atuou nos semanários de oposição à ditadura Opinião e Movimento.

    Entre 2004 e 2011, foi diretor executivo da Sempre Editora, grupo mineiro de comunicação que publica os jornais O Tempo, Super Notícia e Pampulha. Em sua gestão, o Super assumiu o primeiro lugar entre os jornais mais vendidos do país, desbancando uma liderança de mais de três décadas da Folha de S.Paulo.

    Em setembro de 2011, foi convidado a assumir a direção de Jornalismo da TV Band Minas, da rádio BandNews FM e da edição belo-horizontina do jornal Metro, função que vem exercendo desde então.

    Profissional com vasta experiência em comunicação, é um dos jornalistas mais premiados de sua geração, segundo a revista Imprensa, com três Prêmios Esso (1986, 1988 e 1990), dois Prêmios Líbero Badaró de Jornalismo e um Prêmio White Martins, entre outros. Além disso, foi escolhido pela Gazeta Mercantil, em maio de 2002, um dos 20 jornalistas mais importantes de sua existência.

    É autor do livro O Sonhador que Faz (Record, 2002), uma biografia do político José Serra. A obra é composta por uma série de entrevistas conduzidas por Teodomiro e conta toda a trajetória de vida do biografado, da infância até a sua entrada na vida pública.

    É torcedor do América Futebol Clube (MG) e procura relaxar as tensões do cotidiano indo ao Estádio Independência para assistir aos jogos do Coelhão, como os torcedores chamam o time.

     

    Atualizado em 23 de julho de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte:

    Informações fornecidas pelo próprio jornalista