Sérgio Rangel

    Sérgio Rangel nasceu em Inhaúma (RJ), no ano de 1971. Fez os cursos de Jornalismo, Esportes e Apostas Esportivas Online, em 2014, na Universidade de Michigan (EUA).
    Trabalhou durante muito tempo como balconista de farmácia antes de ingressar no Jornalismo. A carreira começou em 1993, quando foi estagiário na Assessoria de Imprensa do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1995, foi para o jornal O Estado de S.Paulo (SP), onde foi repórter de Esportes na sucursal carioca. Passou a cobrir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os grandes times de futebol fluminense. Além disso, já cobria a seleção brasileira.
    Dois anos depois, foi contratado pela Folha de S.Paulo, para trabalhar na sucursal do Rio de Janeiro. Participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol – Japão e Coréia do Sul 2002, Alemanha 2006, África do Sul 2010 e Brasil 2014 –  e já conheceu mais de vinte países como enviado especial.
    É vencedor de três Prêmios Folha de Jornalismo. Ganhou um deles pela reportagem sobre o Caso Pelé-Unicef, em 2001, quando divulgou, junto com Mário Magalhães, que uma empresa ligada ao Rei do Futebol tinha ficado com dinheiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A tal empresa recebeu dinheiro para organizar um evento beneficente para crianças carentes na Argentina, mas o evento não aconteceu. Esta e outra matéria do jornalista, sobre as irregularidades nas contas da CBF, que desencadeou uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional em 1998, foram publicadas no livro 11 Gols de Placa – Uma seleção de grandes reportagens sobre o nosso futebol (Record, 2010), organizado por Fernando Molica.
    Em 2012, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo com a série de reportagens O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira. Estavam na equipe Filipe CoutinhoJulio WiziackRodrigo Mattos e Leandro Colon. A série também venceu os prêmios Imprensa Embratel de Jornalismo Esportivo e o João Saldanha no mesmo ano.
    É torcedor do Everest, de Inhaúma, clube do subúrbio do Rio de Janeiro.
    Atualizado em setembro de 2016
    Fontes: