Sérgio Carvalho

    Sérgio Carvalho é bacharel em Comunicação Social, Jornalismo pela Faculdades Integradas Helio Alonso, Rio de Janeiro.

    No início da trajetória no jornalismo atuou como repórter, produtor executivo e coordenador de Esportes no Sistema Globo de Rádio a dezembro de 1988, no Rio de Janeiro. Ficou na emissora por quase cinco anos período em que foi apresentador e produtor do programa 98 no Esporte, na Rádio 98FM; apresentador dos boletins Fórmula 1 nas rádios 98FM, BH FM e Eldorado. Participou das coberturas especiais em eleições, carnavais e transmissões esportivas (futebol e fórmula 1). Ficou na emissora até agosto de 1993.

    Como produtor executivo migrou para a rádio JBFM, além de produtor executivo e redator nas emissoras Cidade FM, JB FM e Rádio FM 105. Lá também integrou coberturas especiais como transmissões esportivas e carnaval e apresentou o programa Esporte 105.

    Foi trainee nas áreas de atendimento, criação e planejamento da agência no escritório do Rio de Janeiro J. Walter Thompson Worldwide. Lá integrou o grupo de New Business da JWT até 1995.

    Em novo dial, rádio CBN/Sistema Globo de Rádio passou a atuar como coordenador de programação.  Durante quase três anos foi responsável pela CBN como a primeira emissora all news do Brasil – notícia o tempo todo. Participação da unificação da programação nacional, criação de novos programas, definição de estratégia de programação e da implantação de emissoras afiliadas à rede CBN e do Sistema Globo de Rádio. Apresentou e produziu o programa CBN Esporte Brasil. Cobriu as Olimpíadas de Atlanta, capital do estado norte-americano da Geórgia, em 1996 e coordenou um pool de emissoras do Sistema Globo de Rádio (Rádio Globo Rio, Rádio Globo de São Paulo, Rede CBN, Rádio 98FM, Rádio BH FM, Rádio Globo FM Rio e emissoras afiliadas ao SGR).

    Como gerente de programação trabalhou para a Rádio Nativa FM, a partir de maio de 1999. Na emissora foi responsável pela programação e produção. Coordenou o projeto de alinhamento de marcas da antiga Tupi FM para a marca Nativa FM em agosto de 2000: a Super Rádio Tupi. Trabalhou em dois momentos, o segundo foi entre agosto de 2002 e abril de 2003.

    Na rádio Jornal do Brasil FM foi responsável pela criação, desenvolvimento, direção e produção do programa Rock Bola, em 2002.

    Coordenou o jornalismo da Rádio Paradiso FM em 2003/2004, período em criação, formatou, produziu e apresentou o programa Marketeria.

    Segue em 2015 em várias frentes de realização. É professor do curso de Comunicação Social nas disciplinas de rádio, redação e mídias digitais, nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Produção Audiovisual na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, desde 2003.

    É diretor e apresentador do O Negócio é Esporte desde julho de 2013. Em julho de 2015 o programa, que é voltado para o marketing esportivo, estreou em multiplataforma e em QR Code – um novo código de barras em 2D, de incorporação, em uma imagem quadrada, HTML, que possibilita alta capacidade para armazenamento de dados. Além da web, o programa é transmitido na rádio Bradesco Esportes (FM 91,1 Rio e 94,1 SP) e está no Diário Lance! todas às terças.

    Assumiu em janeiro de 2002 como CEO (da sigla inglesa de Chief Executive Officer, Diretor Executivo, em Português) da StartCom, onde permanece. É fundador da empresa que foca em comunicação completa. Em mais de 13 anos no mercado atua em relações públicas, geração de conteúdo (rádio, TV, online e impresso) e publicidade.

     

     

    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.010 – julho/2015

    https://www.linkedin.com/pub/sergio-carvalho/30/553/12b