Roberto Brenol Andrade

    Roberto Brenol Andrade nasceu em Porto Alegre (RS), estudou Jornalismo na instituição de ensino Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

    Repórter experiente que já trazia na bagagem coberturas internacionais e oito anos de atividades na empresa Caldas Júnior, Roberto ingressou no Jornal do Comércio, aos 28 anos, como repórter.

    Depois de conciliar o trabalho com o comando da imprensa da prefeitura de Porto Alegre, na gestão de Telmo Tompson Flores, passou a se dedicar apenas ao jornal, quando assumiu a redação no final dos anos 1970.

    Em 1973 foi promovido a chefe de reportagem. Atuou como editor-chefe por vários anos e em mais de uma oportunidade, a mais recente no início dos anos 1990.

    Nas últimas décadas, tem se dedicado a produzir e editar o espaço de opinião do jornal. Editor do setor, seleciona artigos, cartas e escreve o editorial do JC, texto que formaliza a posição do jornal a respeito dos mais diversos temas.

    Assina a coluna Palavra do Leitor que faz a interação entre a comunidade dando divulgação às preocupações e demandas enviadas pelos leitores.

    Venceu o Prêmio Press na categoria Jornalista do Ano em novembro de 2014, ano em que Brenol completou 73 anos e 45 no Jornal do Comércio.

    Escritor, Roberto lançou o Batalhão Suez em 1985 pela editora Ari Corag.

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/roberto.brenolandrade/about

    http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=191153

    http://www.novoshorizontesfm.com/noticias/view/id/3047/conhecidos-os-melhores-do-jornalismo-gaucho.html