Robert Galbraith

    Robert Galbraith
    Robert Galbraith

    Robert Galbraith é sul-africano naturalizado brasileiro com bacharelado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) desde 1996.

    Iniciou a carreira assim que graduado como repórter de esportes e economia do Jornal do Brasil, na capital fluminense. Ali trabalhou até fevereiro de 2000.

    Um mês depois ingressou no Grupo Meio & Mensagem, em São Paulo (SP), onde ao longo de 12 anos cobriu os mais diversos temas do mercado publicitário que abrange a comunicação corporativa, marketing, propaganda e mídia, e ali se especializou nestes segmentos. Cobriu 6 vezes o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions e esteve na Copa do Mundo de 2010, de volta à terra natal, cobrindo as ativações das marcas patrocinadoras do evento.

    Como repórter do M&M, cobriu ainda vários eventos do mundo publicitário e entrevistou CEOS, executivos e dirigentes das maiores agências de publicidade brasileiras, como: John Hegarty, o Sir da criatividade e Fittipaldi: talento nas pistas e nos negócios.

    Posteriormente, passou a escrever também sobre temas da atualidade ligados a este mercado, entre eles, sustentabilidade e meio ambiente, negócios de novas tecnologias e mídias e marketing esportivo, conforme a publicação das seguintes matérias: Boo Box incorpora a argentina Popego, “Fifa está rígida demais”, diz consultor e A ilha digital onde quem sabe faz e ensina.

    Nos 12 anos de M&M, teve uma rápida passagem no ano de 2005 como assessor de imprensa da Neogama/BBH, uma das dez maiores agências do Brasil naquela época, na capital paulista.

    Em 2011 foi indicado, em equipe, como finalista do Prêmio Comunique-se na categoria Comunicação – Propaganda e Marketing, pelo Grupo Meio & Mensagem. Em 2012, foi contratado pela Textual Comunicação para integrar o time de atendimento ao projeto de patrocínio da Coca-Cola para a Copa do Mundo de 2014, mas acabou se mudando para São Paulo para fundar sua própria empresa de assessoria de imprensa, a Galbraith PR, tendo como principais clientes o grupo francês Webedia, YDreams Global, Epigram Superunion, MyFitnessPal e Wirthmann Vicente Advogados.

    Atualizado Junho/2019- Portal dos Jornalistas