Rita Lisauskas

    Rita de Cássia Lisauskas nasceu em 26 de novembro de 1976 em São Paulo (SP). Descendente de família lituana, formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 1998.

     

    Ainda na faculdade, despertou a atenção de Gabriel Prioli que, após assistir a matérias que ela fazia para a TV PUC, convidou-a a apresentar o programa Intercâmbio, exibido no canal universitário.

    <o:p&ggt; 

    Em uma rápida passagem pela TV Cultura, trabalhou como rádio-escuta, cobrindo férias de colega e, já formada, ingressou no canal Rural, da NET.

     

    Em janeiro de 2000, foi contratada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo na cidade de Sinop, no Mato Grosso. Na emissora, realizou reportagens e apresentou o programa jornalístico MT TV nos finais de semana.

     

    Seis meses depois voltou a São Paulo e passou a integrar a equipe de reportagem da RedeTV! Logo em seguida, substituiu Milton Jung, como âncora do Leitura Dinâmica. Foi a primeira apresentadora do telejornal e ocupou o cargo por três anos.

     

    Transferida para o Jornal da TV! durante a licença-maternidade de Cláudia Barthel logo foi efetivada como apresentadora, ao lado de Augusto Xavier. Em 2005, com mudanças no jornalismo da emissora, o jornal recebeu o nome de Rede TV! News e ela passou a dividir a bancada com Marcelo Rezende.

     

    Em 2006, apresentou uma série especial de matérias sobre transplantes de órgãos no mesmo jornalístico, com destaque para a entrevista que fez com sua própria mãe, então na fila de transplante. A série foi finalista no 8º Prêmio Imprensa Embratel, na categoria Reportagem de Televisão.

     

    Apresentou o RedeTV News com Augusto Xavier de 2005 a 2011. Deixou a emissora no início de 2012, e foi contratada pela Rede Bandeirantes de Televisão poucos meses depois. Permaneceu no veículo até julho de 2013, quando foi convidada pelo portal Terra a ser âncora do Jornal do Terra (TerraTV). 

     

    É casada com Sérgio Santana da Costa, diretor-geral de Jornalismo da Rede Record em Santos (SP). Os dois se conheceram na Rede TV! em 2000, ele como editor-chefe e ela como repórter do Leitura Dinâmica na época.

     

     

    Última atualização: 07/2013

     

     

    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Ed. 907
    http://elasnatv.blogspot.com/2010/04/rita-lisauskas-rede-tv.html;

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rita_Lisauskas