Raquel Capanema

    Raquel Capanema Thomaz Viana nasceu na capital do Rio de Janeiro em 17 de dezembro de1978. Ainda criança, mudou com a família para Minas Gerais. EstudouComunicação Social com habilitação em Jornalismo no Centro Universitário deBelo Horizonte (UniBH/ MG), onde também cursou pós-graduação em Criação eProdução em Mídia Eletrônica.

    O primeiro emprego no jornalismo foi comoestagiária na Prefácio Comunicação e Marketing, onde permaneceu até a suaformatura. Na época, foi convidada pelas proprietárias a fazer parte dasociedade da empresa, mas recusou o convite para concretizar o sonho de unir o mundodigital ao jornalismo na Indústria-i ? Criação e Produção de Websites, umaempresa especializada em comércio eletrônico e plataformas deportais.

    Atuou na Indústria-i duranteum ano. Foi Information Architect, redatora e produtora de conteúdo e peçasaudiovisuais.

    Em março de 2002, interrompeuas atividades jornalísticas e se dedicou exclusivamente ao cargo de professorade inglês na extinta Escola San Demétrio, função que exercia desde 1999.

    Em fevereiro de 2003, foicontratada pela empresa Superview para trabalhar como produtora de TV da TVAssembléia. Três anos depois, atuou como repórter na emissora, permanecendona função até 2009.

    Em 2008 foi convidada aassumir a apresentação do programa Emprego e Renda da Rede Minas. Posteriormente, foi promovida à Editora Adjunta do programa.

    No início de 2010, passou aancorar o Jornal Minas 2ª edição, na mesma emissora.

    Atualmente, é a Editora-chefe do noticiário e apresentadora durante a semana, além de ser a responsávelpelo fechamento das edições dos fins de semana e feriados.

    Raquel Capanema também é atleta e já participoude várias maratonas, incluindo as que acontecem em Londres.

     

     

    Atualizado em 10 de fevereiro de 2012 – Portaldos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pela própriajornalista.