Patrícia Cunegundes

    Patrícia Cunegundes Guimarães nasceu em Brasília, em 26/05/1972.  Cursou  Jornalismo na  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 1994 e 1997. Especializou-se em Economia, em 2000, pela Universidade Federal do Ceará, onde começou na profissão,  antes mesmo de se formar, em 1995, como repórter da Gazeta Mercantil. Depois, passou a editora, permanecendo no jornal até o início de 2003.
    Depois disso, veio para Brasília, para trabalhar na assessoria do deputado Fernando Ferro (PT-PE) onde, além de fazer o atendimento à imprensa, atuou na edição de jornal, produção de programa de rádio, estratégia de campanha eleitoral e também na tradução de textos em espanhol e inglês. Ficou na função até o início de 2007. Nesse mesmo período, até meados de 2010, atuou ainda como consultora da Abragef, na elaboração de artigos, contato com a imprensa, e reposicionamento da entidade.
    Ainda em Brasília, em fevereiro de 2007, assumiu como sócia-diretora da Liberdade de Expressão e Assessoria de Comunicação. Na agência, é responsável pela coordenação de produção de conteúdo, editoração eletrônica, comunicação interna, planejamento de comunicação corporativa integrada e mídias sociais. E desde o final de 2007, fundou e assumiu a diretoria de redação da Jacumã Comunicação, sendo responsável por planos de comunicação corporativa, coordenação de produção de conteúdo jornalístico (impresso e eletrônico), novas mídias digitais, locução de rádio. Em maio de 2009, fundou o Instituto Alvorada Cultural/Teatro Oi Brasília, do qual atualmente é diretora e integrante da curadoria, e responsável pela coordenação de divulgação e captação de novos negócios.
    Patrícia mantém o site Conceito Básico de foto e literatura.
    Atualizado em dezembro/2011 – Portal dos Jornalistas/Brasília