Mônica Maia

    Mônica Maia nasceu em São Paulo e mora em na capital paulista. Estudou Artes Plásticas na instituição de ensino Fundação Armando Álvares Penteado –FAAP-SP.

    Trabalhou na Revista Afinal [1986/1987] como arquivista, laboratorista e repórter fotográfica. Foi fotógrafa dos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde entre 1987 e 1989.

    Em 1990 assumiu a Editoria de Fotografia da Agência Estado, que representava os jornais do Grupo Estado, onde foi responsável pela produção, distribuição e comercialização de fotos até 2007.

    Participou da criação do projeto e implementação do Fotorepórter, do Estadão, inciativa pioneira de 2005. Coordenou a área de fotografia do Núcleo de Revistas da Folha de S.Paulo até dezembro de 2010.

    Em 1999 foi a primeira brasileira a ser jurada do maior prêmio mundial de fotojornalismo, o World Press Photo, que acontece anualmente em Amsterdã (Holanda), desde 1955 e desde então é membro do Joop Swart Masterclass. É jurada do Prêmio Esso de Jornalismo.

    Atua na área de consultoria de Banco de Imagens Corporativos. Colaborou com diversos livros e exposições. Organizou a primeira exposição de fotos de Instagram no Brasil quando o aplicativo não tinha três meses. Criou e coordenou ações colaborativas em redes sociais com destaque ao InstaSampa, uma cobertura fotográfica da cidade de São Paulo.

    Foi curadora do 3º Encontro de Coletivos Fotográficos Íbero-Americano. É produtora executiva da Mostra São Paulo de Fotografia, desde 2010.

    Sócia da DOC Galeria, ao lado de Fernando Costa Netto, escritório de fotografia e espaço expositivo inaugurado em junho de 2012, com foco na fotografia documental e jornalística. Além de fotografias a galeria oferece uma intensa programação de oficinas.

    No aniversário de São Paulo em janeiro de 2014, foi produtora executive e curadora da 5ª edição da Mostra SP de Fotografia, realizada entre 25 de janeiro e 23 de fevereiro, com 40 exposições em diversos pontos da Vila Madalena. O projeto, uma realização da DOC Galeria, acontece anualmente no bairro e faz parte de diversas ações, como o lançamento da Academia Paulista de Fotografia, um workshop da agência Magnum Photos, que pela primeira vez visita oficialmente o Brasil, noites de projeção, ciclos de conversas, cursos e caminhadas fotográficas, entre algumas ações.

    Ao lado do sócio Fernando Costa Netto faz a gestão cultural da Galeria Nikon, primeiro projeto da marca japonesa na América Latina.

    Mônica Maia faz parte do júri do concurso de fotografia Metro Photo Challenge em de novembro de 2014, promovido pelo Metro Jornal, que vai premiar brasileiros com uma expedição fotográfica por Nova York. Com o tema Vida na Cidade, o MPC 2014 conta com o apoio global da Organização da Nações Unidas (ONU) e possui três categorias: Magia da Cidade, Fuga Urbana e Cidade Verde, esta última patrocinada pela ONU.

     

     

    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/docgaleria

    http://blog.alemdoolhar.com/2014/01/5-mostra-sp-de-fotografia.html