Maurício Noriega

    Maurício Galízia Noriega, o Nori, nasceu em 1° de julho de 1967, em Jaú (SP). Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP), em 1989. Fez mestrado em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Estudos Sociais, em parceria com a Universidade de Navarra (Espanha). É filho do narrador e comentarista esportivo LuizNoriega (1930-2012).
    Começou sua carreira em 1987, trabalhando como repórter de Internacional do jornal Folha da Tarde (SP). Após dois anos, foi chamado para editar alguns textos na editoria de Esportes e, depois disso, poucas vezes escreveu sobre outro assunto.
    Nos anos seguintes foi repórter, produtor, colunista e editor de textos em diversos veículos, como A Gazeta Esportiva (SP), Lance! (SP), Diário Popular (SP), Sports Já! (SP) e rádio Bandeirantes (SP). Neste último, também atuou como comentarista de futebol.
    Em 2002 ingressou no canal por assinatura SporTV (SP) como produtor de programas. Logo passou a editor de textos. Foi convidado a fazer um teste como comentarista na transmissão no jogo União de Araras versus Caxias, pela Série B do Campeonato Brasileiro e foi aprovado.
    Desde então, já participou de diversas coberturas esportivas, sejam disputas de Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos, corridas de Fórmula 1, campeonatos de futebol, basquete ou vôlei, e até mesmo de assuntos fora do Esporte, como sequestros e eleições.
    Desde 2010, além de comentarista e apresentador do SporTV, do canal PFC e do programa Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, também escreve uma coluna para o jornal Diário de S.Paulo (SP) e para a Rede Bom Dia de jornais. Mantém, ainda, o Blog do Nori, no portal Blogger.
    É autor dos livros Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro (Contexto, 2009), Marques, o Messias (Belas Artes, 2011) e Kléber, o Gladiador (Belas Artes, 2011). Já recebeu cinco Troféus Ford/Aceesp, promovido pela Associação dos Cronistas Esportivos doEstado de São Paulo, como Melhor Comentarista/TV por Assinatura, em 2005, 2006,2007, 2010 e 2011.
    Fez parte da diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo no biênio 2007/2008.
    Atualizado em dezembro de 2012
    Fontes: