Maria Cândida

    Maria Cândida Damasceno de Barros Araújo nasceu em São Paulo (SP), em 22 de junho de 1971. Em 1992, formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Começou a carreira como estagiária na coluna Informe JB, do Jornal do Brasil, no Rio. Em seguida, em São Paulo, estagiou também na revista Veja SP e no Jornal da Tarde.

     
    Após um curso de vídeo no Rio de Janeiro e muita insistência para alcançar seu objetivo de trabalhar com Telejornalismo, foi chamada para trabalhar na TV Tribuna, afiliada à Globo em Santos (SP).
     
    Um ano depois voltou à São Paulo para trabalhar na TV Record. Foi repórter do Jornal da Record e apresentadora do Informe SP. Em 1995 foi para a TV Globo como repórter. Na Globo, apresentou durante dois anos o Globo Rural. Foi também âncora do SPTV e apresentou a previsão do tempo no Jornal Nacional, Jornal Hoje e Bom Dia Brasil.
     
    Fora do País, fez um estágio de quatro meses na CNN, onde foi colaboradora do programa World Report. Em 1999, foi âncora da Bloomberg, em Nova York.
     
    De volta ao Brasil, trabalhou no SBT, apresentando o SBT Repórter, além de cobrir eventos internacionais e fazer matérias para os principais programas jornalísticos e de variedades da rede.
     
    Em 2004, apresentou o programa sobre Cinema Ele Disse, Ela Disse, ao lado de Paulo Gustavo e de Aldrin Mazzei, na rádio Metropolitana (SP).
     
    No mesmo ano, deixou o SBT e voltou para a Record, fazendo reportagens especiais e apresentando o Domingo Espetacular. Foi apresentadora também do programa Guiness, o Mundo dos Recordes, do Programa da Tarde e do Doze Mulheres, além do Entrevista Record Música, na Record News.
     
    Está na RedeTV! desde julho de 2010, onde faz reportagens para o Programa Amaury Jr. Show.
     
    Lançou o livro Mulheres que Brilham – Histórias inspiradoras de 50 mulheres que fazem a diferença (Original, 2011), com prefácio de Hebe Camargo. A obra é resultado da escolha de 50 das 144 entrevistas que a repórter fez em 12 países para o programa 12 Mulheres, da Rede Record.
     
    A jornalista Maria Cândida viajou pelos quatro cantos do mundo a fim de investigar a mulher contemporânea. Entrevistou mulheres de países tão distintos quanto África do Sul, Filipinas, Vietnã, Tailândia, França, Holanda, Finlândia, Lituânia, Peru, Estados Unidos, México e Brasil. O livro mostra a versão da mulher atual: perseverante, que abraça a família e seus ideais, e enfrenta os desafios diários, sem perder a feminilidade.

    Maria Cândida lançou o livro Mulheres que Brilham com o patrocínio da Bombril. A abordagem foi tema do samba-enredo da escola paulistana Vai-vai no carnaval de 2012.

    Em 16 de janeiro de 2013 a apresentadoras Maria Cândida participou da campanha Dê à vida o que você tem de melhor. Doe amor, doe Sangue realizada pelo WTC-SP em parceria com o Hospital Sírio Libanês.  A ação atingiu 100% da capacidade de arrecadação de sangue.

     
     
     
     
     
    Atualizado em fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes: