Marcos Castiel

    Marcos Cibelli Castiel começou no Jornalismo em 1988. Desde agosto de 1993 atua na rede RBS.
    Jornalista, blogueiro, articulista e apaixonado por futebol já passou por todas as mídias, entre elas, rádio, televisão, jornal e Internet. Foi repórter, redator, comentarista e editor além de ser especialista na área esportiva. Acompanhou clubes do Estado nas principais decisões regionais e empreitadas de nível nacional, seja como repórter ou editor.
    Foi setorista de Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Figueirense Futebol Clube, Avaí Futebol Clube e Criciúma Esporte Clube. Esteve na Copa América do Uruguai 2005 e nos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008 e Londres 2012, como enviado especial. É o titular da coluna Pódio, do jornal Diário Catarinense. Cobriu finais de Campeonato Brasileiro de Futebol e acompanhou a seleção canarinho em diversas jornadas pelo País e pelo mundo.
    Em 29 de janeiro de 2008 lançou o Blog do Castiel, que com o tempo passou a ser um dos mais acessados de Santa Catarina. Nele o torcedor pode acompanhar as polêmicas do mundo esportivo, principalmente do futebol.
    Comparando as duas Olimpíadas que presenciou, destacou no blog que “a primeira (…), em Pequim, foi fantástica. Muito mais acertos do que erros dos chineses. Mas houve problemas. Se tivesse uma nota para dar, diria que os irmãos do Oriente passaram, em 2008, com média 9, o que é excelente”. Já na segunda, “Londres abraçou estes jogos com uma incrível tarefa. Ser igual ou melhores que os chineses, que elevaram a régua lá no alto. Desde a chegada no aeroporto, passando pela cerimônia de abertura, pelos jogos, locais de competição, segurança, mobilidade, envolvimento da população, enfim, tudo, absolutamente tudo que você possa imaginar, os londrinos foram (quase) perfeitos. Eles venceram. Eu daria uma nota 9,9. E agora, o Rio precisa, no mínimo, ser 9,9, ou 10! Que responsabilidade!”
    Atualizado em dezembro/2012 ? Portal dos Jornalistas
    Fontes: