Marco Aurélio Reis

    Marco Aurélio Reis nasceu em 22 de dezembro de 1968, em Petrópolis, RJ. Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (2010). Atualmente é doutorando em Teoria Literária (Ciência da Literatura) também pela UFRJ. 
     
    Começou a carreira em dezembro de 1987, no Diário de Petrópolis, da cidade natal dele, como repórter.
     
    A partir daí, desenvolveu toda a carreira na cidade do Rio: de 1995 a 1997, foi repórter da Rádio MEC; de 1997 a 2000, trabalhou em O Dia, como repórter (1997), colunista (1997-1998), redator (1999) e subeditor (1999-2000); de 2000 a 2001, foi coordenador de Economia do Jornal do Brasil; e, desde 2001, é coordenador de Economia de O Dia.
     
    Em 2004, começou a dar aulas na Universidade Estácio de Sá, no Rio. Em 2014 segue como professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, Coordenador do Curso de Especialização em Mercado Editorial da mesma instituição, professor substituto de Comunicação Empresarial da Faculdade de Biblioteconomia e Gestão da Informação da UFRJ e colunista especializado e Editor do jornal carioca O Dia.
     
    Reúne experiência de 19 anos (2014) de carreira em redações de jornais e emissoras de rádio do Rio de Janeiro, de nove anos (2014) como professor universitário e de quatro anos como responsável por um blog especializado, Força Militar.

    Foi vencedor com os colegas de redação Aline Salgado e Elcio Braga do Prêmio de La Sociedad Interamericana de Prensa de 2010, categoria Crônica Jornalística.

    Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Econômico, Comunitário, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, crônica, pauta, rádio, Carnaval e crítica literária.

     
     
     
     
    Atualizado em janeiro/2014 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
    Informações conferidas pelo jornalista.
    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).