Marcio Javaroni

    Marcio Javaroni nasceu Ribeirão Preto, SP. Cursou faculdade de Farmácia e Direito.

    O talento para o jornalismo manifestou-se ainda criança. Adorava produzir jornais sobre os torneios de futebol de botão que disputava com os amigos em Ribeirão Preto.

    Aos oito anos ganhou da sua dentista dois selos como “prêmio” por ter se comportado durante a consulta e assim descobriu a filatelia – arte de colecionar selos –, também praticada por seu bisavô e incentivada pelo padrinho.

    Bem mais tarde, a coleção o favoreceu a criar um blog sobre o assunto.  O blog Filatelia Ribeirão, em 2009, que se tornou o Portal Filatelia, com o objetivo de incentivar a prática e oferecer informações sobre o tema para filatélicos de todo o País. O Blog é mantido pelo jornalista filatélico que também é presidente do Grupo Filatélico de Ribeirão.

    Marcio começou a carreira de jornalista no jornal Tribuna, como repórter de Esportes, e em seguida foi subeditor no jornal Verdade.

    Em 2002, abriu a agência de comunicação Toque de Letra, que teve como primeiro cliente o Sertãozinho FC, clube que disputava naquele ano a primeira divisão do Campeonato Paulista pela primeira vez. Tornou-se responsável pelo Informativo Cocecrer que desenvolve para a Cooperativa Central de Crédito Rural do Estado de São Paulo (Sicoob Central Cocecrer) de Ribeirão Preto (SP). Criou ainda o Blog Toque de Letra Comunicação, em julho de 2011. 

    Márcio Javaroni tornou-se conselheiro e historiador do Botafogo de Ribeirão, após anos de pesquisa e viagens ao redor do Estado, em busca da história do clube. A trajetória do clube, que levantou, começa em 1918.

    Uma das histórias, que estão no site do Botafogo, é sobre o próprio nome do time. De acordo com Márcio existem duas hipóteses “a primeira que seria uma homenagem ao Botafogo do Rio, que era um dos principais times do Brasil na época”. A outra versão, bem mais interessante, dá conta que “durante uma reunião que originou o Botafogo, um ferroviário teria dado um soco na mesa e dito que botaria fogo em tudo, caso nada fosse resolvido a respeito do nome…” Daí, Botafogo.

     

     

     

    Atualizado em Janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:

    http://botafogosp.com.br/index/noticias/cat-/id-577/hist_ria__por_que_somos_o_botafogo_

    http://www.toquedeletra.com.br/files/customerfile/

    filateliaribeirao.blogspot.com/p/contato.html

    http://portalimprensa.uol.com.br/revista_imprensa/conteudo-extra/56079/coleguinhas+a+colecao+de+selos+de+marcio+javaroni+e+o+missologo+roberto+macedo

    http://toquedeletra.com.br/

    Blog: http://toquedeletra.com.br/blog