Márcia Rodrigues

    Márcia Rodrigues é formada em jornalismo pela Universidade Braz Cubas (UBC – Mogi das Cruzes/SP), além de ter especialização em política e relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Também possui um curso de economia para jornalistas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).

    Iniciou a carreira como repórter da revista Executivos Financeiros, passando a redatora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), em 2002.

    Em 2003, entrou no jornal Diário do Comércio, como repórter de economia, com especialidade em legislação, principalmente Tributação, e Comércio Exterior. Nos dois últimos anos (2005 a 2007), atuou como editora-assistente, passando pelas editorias de internacional, pela página Logo (que unia informações de todas as editorias), economia, tributação e legislação.

    Em 2007, transferiu-se para o jornal Diário de S.Paulo, onde  durante três anos foi chefe de reportagem de economia. Por conta da mudança de perfil do jornal, quando a editoria de economia perdeu espaço, a jornalista foi ser repórter especial, fazendo matérias que seguiam o novo perfil do veículo, sempre valorizando personagens da cidade.

    A partir de fevereiro de 2011 Márcia Rodrigues passou a responsável pelo Imóveis Já, suplemento do Diário de S.Paulo.

    Em novembro de 2011 foi para O Estado de S.Paulo, onde como subeditora fez o fechamento e a produção de matérias para os cadernos Imóveis, Empregos e Oportunidades.

    No mês de agosto de 2012 passou a integrar a equipe de assessores de imprensa da Partnersnet, que cuida da conta do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.

    Márcia Rodrigues ficou na Partnersnet como responsável interna pela conta do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, CRC-SP, até o dia 6 de março de 2013, quando assumiu a edição no Universo Online, do UOL Empreendedorismo. Em maio de 2014, o portal efetivou mudanças significativas na redação e demitiu 40 profissionais, entre eles, Márcia, que ocupava o cargo de editora.

    Durante algum tempo passou a atuar como freelancer para jornais, revistas e sites. Logo acumulou cobrindo uma licença-maternidade no Ipê Clube, onde ficou como gestora de comunicação de maio a dezembro de 2014.

    Neste período de frila, também, escreveu um livro como ghost-writer, função que segue desenvolvendo em outubro de 2015. O novo livro trata de empreendedorismo e está sendo produzido com o José Dornelas, colunista do UOL.

    Em setembro de 2015 voltou a trabalhar no Canal Empreendedorismo do UOL como repórter atuando no esquema home office. 

    Desde 2014 embala seu primeiro filho.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista.

    https://www.linkedin.com/pub/m%C3%A1rcia-rodrigues/32/451/869

    Jornalistas&Cia Edição 860

     

    Começou como repórter na revista ‘Executivos Financeiros’ em São Paulo. Foi assessora de imprensa na OAB/SP, repórter de Economia e Negócios no Diário do Comércio e Diário de S.Paulo. Trabalhou para Partnersnet, Universo Online-UOL como editora do ‘Uol Empreendendorismo’. Foi gestora de comunicação do Ipê clube e retornou ao portal Uol onde segue como editora.