Marcia Neder

    Marcia Neder é formada em Comunicação/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, desde 1974.

    Psicanalista, pós-doutora e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professora adjunta da UFMS, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação da USP (NUPPE), professora convidada da PUC-RJ e psicanalista supervisora da Escola Favinho e Mel (Rio de Janeiro).

    Entre 2004 e 2005 concluiu o Master of Business Administration – MBA em Executivo Internacional, Administração de Empresas pela Fundação Instituto de Administração, FIA/USP.

    Atuou no jornalismo por mais de 34 anos, período em que Publisher, na Editora Abril – de maio de 1979 a junho de 2013, em São Paulo. Neste período foi diretora de redação das revistas e Nova e Claudia, e publisher das revistas Boa Forma, Women's Health, Saúde é Vital, Bons Fluidos, Vida Simples, Estilo/In Style e Elle, voltadas principalmente para os temas de bem-estar, saúde, moda e beleza.

    Marcia deixou há dois anos as redações da Abril e montou a empresa ‘Todas as Mulheres’, para aprofundar nichos de comportamento feminino, área em que se especializou e à qual pretende dedicar-se exclusivamente, escrevendo, fazendo palestras e consultorias sobre o tema

    Em junho de 2015 lançou o livro A revolução das mulheresOs sete perfis que representam a geração dos 50+, 60+ que está reinventando a maturidade. Na obra, a autora aborda a revolução demográfica que está em curso com o envelhecimento e a chegada à terceira idade da geração chamada de baby boomers.

    Para desenvolver a obra, lançada pela Editora Senac São Paulo, Marcia fez mais de 50 entrevistas, acumulou mais de 100 horas de gravação e teve mais de 500 perguntas respondidas por e-mail, em quatro regiões do Brasil. Além disso, realizou, em parceria com o Club de Pesquisa, uma qualitativa para definir os sete perfis dessa nova geração de mulheres quinquagenárias e sexagenárias.

    Márcia lançou também outros livros, entre eles, Psicanálise e Educação. Laços Refeitos, Ed. Casa do Psicólogo/UFMS, em1998; A Arte de Formar: o feminino, o infantil e o epistemológico, Ed. Vozes, em 2002; coautoria em, Mestre-e-Cuca, a Angustiante Eclipsada, in O Impacto da Psicanálise na Educação, Org. Leny Mrech, Ed. Avercamp, em 2005; coautoria em A lição do abandono, in Winnicott. Seminários Cariocas, Org: Anna Melgaço, José Outeiral, Nahman Armony, editora Revinter, em 2008; Édipo tirano: o feminino e o poder nas novas famílias (Via Lettera, 2011); e Déspotas Mirins. O poder nas novas famílias, editora Zagodoni, em 2012.

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.marcianeder.com.br/index.php

    http://mulheresincriveis.org/estudos/depois-dos-50-as-mulheres-brasileiras-ficam-invisiveis/

    http://casadosaber.com.br/sp/professores/marcia-neder.html

    https://br.linkedin.com/pub/marcia-neder/7b/a77/794

    http://www.marcianeder.com.br/livros.php