Marcia Bongiovanni

Marcia Bongiovanni formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade de Campinas/SP (PUC). Começou a carreira como repórter na Rádio Jovem Pan, em São Paulo. Também atuou como repórter no Jornal da Manchete, da TV Manchete, e no Jornal Brasil,  do SBT- Sistema Brasileiro de Televisão.

Desde 1995 na TV Cultura de São Paulo, se dedicou à reportagens especiais na área de infância e adolescência. Foi apresentadora do Jornal da Cultura (2002 a 2005), que ainda apresenta eventualmente e do Boletim Cultura. Em 2005 começou a integrar a equipe de jornalistas do Repórter Eco, um dos primeiros programas sobre meio ambiente da televisão brasileira, onde atua até hoje como repórter e apresentadora.

É repórter e apresentadora do programa Repórter Eco, onde conquistou dois outros prêmios: o SOS Mata Atlântica, com matéria sobre a biodiversidade da região, e o Prêmio ABECIP- Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança com reportagem sobre tijolo ecológico.

Reportagens Premiadas:

Finalista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo de 2001 na categoria Televisão
com reportagem sobre adolescentes artistas da FEBEM.
Diplomada pela ANDI (Agência Nacional pelos Direitos da Infância) como “Jornalista Amiga
da Criança” (2001). Vencedora do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo em 2003, na categoria televisão com reportagem sobre DST e AIDS entre crianças e adolescentes em situação de rua.

Finalista juntamente com Cláudia Piche e Ana Costa Santos do Prêmio Imprensa Embratel
de 2005 na categoria Reportagem de Televisão com a matéria “30 anos sem Vladimir
Herzog”. No Prêmio SOS Mata Atlântica concedido pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Conservação Internacional (CI), ficou em terceiro lugar com reportagem sobre a Leida Mata Atlântica em 2007. Venceu o 5º Prêmio ABECIP de Jornalismo na categoria televisão com reportagem “Tijolos Ecológicos” em 2008.

Em 2014 voltou a vencer a 11ª edição do Prêmio ABECIP de Jornalismo, na categoria
televisão com reportagem “Retrofit” sobre revitalização do espaço urbano.
Foi finalista do 4º Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade com matéria sobre crianças e
consumo em 2014.Finalista do Prêmio Comunique-se na categoria Sustentabilidade nos anos de 2015, 2016,2017 e 2018. Na categoria Sustentabilidade ganhou, em 2018, o Prêmio Especialista da revista Negócios da Comunicação.

Atualizado em junho de 2019- Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia – Ed. 911

http://tvcultura.cmais.com.br/reportereco/marcia-bongiovanni

http://www.museudatv.com.br/biografias/Marcia%20Bongiovanni.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *